Results for ' defensor do vínculo'

1000+ found
Order:
  1. O problema da autenticidade do conhecimento: uma breve apresentação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Sképsis 9 (13):85-103.
    Minha proposta, nesta introdução a “Autoconhecimento e os limites da autenticidade”, texto de Sven Bernecker traduzido e publicado neste número de Sképsis, é dar razões para que defensores do anti-individualismo que sejam partidários da estratégia do autoconhecimento básico, no que diz respeito ao debate sobre a compatibilidade entre anti-individualismo e conhecimento de si, mudem de posição, e passem a defender anti-individualismo com teoria da autenticidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Presentismo, referência ao passado e proposições.César Schirmer dos Santos - 2011 - Investigação Filosófica 2 (2):1-8.
    Os presentistas nos dizem que os únicos objetos percorridos pelos quantificadoresde escopo mais amplo são aqueles que existem no presente, o que leva seus críticos aperguntarem o que torna verdadeiros os enunciados sobre o passado, como “Sócrates foi umfilósofo”. Em defesa do presentismo, e seguindo a proposta de Fiocco (2007), argumentamosque o que torna verdadeiro um enunciado sobre o passado é uma proposição, que proposiçõesnão existem no tempo, e que nada na teoria presentista compromete seus defensores com atese de que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Do sentimento de semelhante ao compromisso político.Helena Esser dos Reis - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:109-118.
    Nosso propósito é tematizar um possível vínculo entre a natureza e a sociedade a partir da análise do sentimento espontâneo de piedade ou comiseração.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  18
    Rousseau, um democrata radical?Helena Esser Dos Reis - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Inúmeros autores afirmam que Rousseau é um democrata radical, entretanto, ele mesmo, não parece apoiar um governo democrático. Instigados por esta situação buscaremos elucidar em qual sentido podemos considera-lo um defensor da democracia. Para isso, procuraremos seguir o pensamento político de Rousseau reconstituindo as condições originárias da existência humana, discutiremos as condições do pacto de associação e a investigaremos a manutenção do estado republicano por meio da ação política de legislar. Tentaremos, finalmente, elucidar o problema proposto, em primeiro lugar, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como agir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    O discurso missionário de Mt 10,5-16 e a eclesiologia missionária de Francisco.Solange Maria do Carmo & Júnior Vasconcelos do Amaral - forthcoming - Horizonte:608-608.
    O presente artigo se propõe a perceber na eclesiologia do Papa Francisco os elementos teológicos que fundamentam o envio missionário dos Doze presente no segundo discurso de Jesus conforme relato do Evangelho de Mateus. Para fins de estudo, primeiramente foi feito um recorte textual, delimitando Mt 10,5-16 dentro do discurso missionário. A organização da perícope, o sentido de suas principais palavras e sua mensagem final indicam o teor da missão dos Doze. Em seguida, alguns escritos de Francisco foram vasculhados, principalmente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Lugar da Filosofia visado por Platão no íon.Miguel Antonio do Nascimento - 1997 - Princípios 4 (5):199-213.
    A presente abordagem é uma pressuposiçáo de que Platáo se ocupa do conteudo da arte mas, com isso, determina a instância da filosofia. Os argumentos do dialogo Ìon sáo entendidos aqui como articulaçáo de um vinculo necesserio entre saber da inspiraçáo divina e saber de arte-ciencia. Indaga-se aqui, como isto se dá?
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    O saber filosófico em enfoque hermenêutico.Miguel Antonio do Nascimento - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (17):226.
    No artigo busca-se mostrar que o saber filosófico se diferencia dos saberes que consistem no exame direto das coisas. Ressalta-se o surgir da filosofia nisso como o tipo de compreender que explica a determinação das coisas. Enfatiza-se aí a dificuldade de se exprimir o conhecimento filosófico e de se preservar, simultaneamente, sua diferenciação em meio às outras formas de saber. A expressão “amor à sabedoria” é tomada aqui como tendência natural à superação desta dificuldade e vínculo entre o caráter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O Riso Grotesco e o Riso de Charivari Na Sociedade Humorística: A Paródia Social No Filme “Coringa”.Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):57.
    Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do riso no filme Coringa (Todd Phillips, 2019) enquanto paródia de elementos constituintes da sociedade atual, a qual incorpora uma sociedade humorística nos termos de Gilles Lipovetsky (2014) e onde os fenômenos do riso grotesco e dos Charivaris marcam presença sob formas reinventadas. Coringa apresenta diversos pontos de reflexão, dentre os quais, destacaremos o contexto social, onde a “leveza do humor” e o vínculo entre riso e violência prevalece. A atmosfera do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Dependência e dinamismo no pluralismo ontológico fenomenológico-hermenêutico.Róbson Ramos dos Reis - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43028.
    No presente artigo, é abordado o problema da unidade de determinações pertinentes a modos de ser diferentes em um mesmo ente. Assumindo o pluralismo ontológico formulado por Heidegger, é examinada a unidade dos modos de ser da vida orgânica e da existência histórica, que se torna conspícua na experiência da enfermidade. Essa unidade é analisada com base na distinção entre composição e constituição. O vínculo entre as determinações componentes e constituintes é concebido como uma relação de dependência ontológica, mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. The Marquis of Pombal and the shift of Paradigm.José Augusto dos Santos Alves - 2006 - Cultura:177-192.
    Num século "ideofágico" e "mitofágico", em que "desconhecidos" agitadores, anti-escolásticos e defensores de ideais subversores, aparentemente não coniventes com o poder, lançam a discussão no seio do Estado e da Sociedade e tentam o centro, o meio-termo, à boa maneira de um eclectismo pontual que não esquece a visão conservadora, mas mantendo-se abertos às inova­ções, o pombalismo aparenta-se a um marco miliário que apresenta características transforma­cionais e, muitas vezes, polémicas ao nível das várias esferas, como a literária, por vezes mora­lizadora (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  38
    Litígios intermináveis: uma perpetuação do vínculo conjugal?Ana Lúcia Marinônio de Paula Antunes, Andrea Seixas Magalhães & Terezinha Féres-Carneiro - 2010 - Revista Aletheia 31:199-211.
    O presente trabalho focaliza o fenômeno dos longos litígios em Varas de Família, com o objetivo de discutir a inscrição do judiciário na trama conjugal. Ressalta-se que alguns casais, mesmo após o divórcio, ficam aprisionados numa dinâmica de repetição que atua por meio do litígio, representado nas ..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Martins Capela, um defensor do neotomismo.Amaro Carvalho Silva - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (2):321-347.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O Cândido, os idiotas e os hereges defensores dos direitos humanos.Giancarla Brunetto - 2010 - In Adriana Severo Rodrigues, Giancarla Brunetto & Márcio Eduardo Brotto (eds.), Os hereges: temas em direitos humanos, ética e diversidade. Armazém Digital.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O vínculo entre nacionalidade E direitos hUmanos: Uma análise da apatridia à Luz do pensamento de Hannah Arendt.Ana Luiza de Morais Rodrigues - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    O VÍNCULO ENTRE NACIONALIDADE E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA APATRIDIA À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    O comum do paradoxo: notas sobre a produção de vínculos em comunicações mediadas.Camila Mozzini - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):02-14.
    O presente escrito busca, a partir da sensação de luto descrita por um rapaz frente à desativação do perfil em rede social de sua companheira, esmiuçar o território das materialidades corpóreas, dos vínculos e dos comuns em jogo nas atuais comunicações mediadas digitalmente. Como é possível que nos afetemos por presenças que não mais se restringem ao toque da pele? A partir desta questão, pretende-se acompanhar cartograficamente algumas pistas que possam visibilizar dos processos de produção de afetos que perpassam as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  23
    O papel do Valentior pars para a manutenção da liberdade em Defensor Pacis de Marsílio de Pádua.Manuel Mendez Alonzo - 2013 - Filosofia Unisinos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A Causa fi Nal Do Poder Do Principans No Defensor Da Paz De Marsílio De Pádua.Jose de Souza - 2009 - Scintilla: Revista de Filosofia e Mística Medieval 6 (2):91-118.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. El vinculo entre las competencias laborales y el ejercicio del servidor público, como una propuesta de formación (Link between labor competitions and exercise of a civil servant, as a training proposal).José Luis Hernández Juárez - 2010 - Daena 5 (2):1-15.
    Resumen. La presente investigación busca diseñar un modelo estratégico de formación de servidores públicos que propicie el crecimiento personal y profesional, encaminado al servicio civil de carrera. Apoyándose en criterios, conceptos y estrategias propios de Administración del Capital Humano, y Aprendizaje Organizacional aplicándolas al contexto de la Administración Pública Estatal. Para alcanzar este propósito se realizó un diagnóstico con beneficios claros, que dan la oportunidad de pensar y dialogar sobre la estrategia, los objetivos, las personas y el futuro de la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. El vínculo sustancial y las mónadas en Liibniz.Sergio Rodero Cilleros - 2011 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 37:73-84.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  54
    A valencior pars no Defensor Pacis de Marsílio de Pádua.Sérgio Ricardo Strefling - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):225-244.
    Marsílio de Pádua (1280-1343) foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o termo valencior pars , da obra Defensor Pacis . Marsílio parece definir essa parte preponderante como sendo a representação do conjunto dos cidadãos que não tem uma natureza débil. Isso sugere que a valencior pars é tanto qualitativamente superior quanto uma maioria numérica dos cidadãos. O apelo a uma mistura de considerações quantitativas e qualitativas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  65
    Valencior pars in the Defensor Pacis of Marsilius of Padua.Sérgio Ricardo Strefling - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):225-244.
    Marsílio de Pádua (1280-1343) foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o termo valencior pars, da obra Defensor Pacis. Marsílio parece definir essa parte preponderante como sendo a representação do conjunto dos cidadãos que não tem uma natureza débil. Isso sugere que a valencior pars é tanto qualitativamente superior quanto uma maioria numérica dos cidadãos. O apelo a uma mistura de considerações quantitativas e qualitativas era familiar (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    ¿Es Francisco Suárez un defensor de la propiedad comunitaria? Una revisión de la interpretación de Eduardo Nicol.Mauricio Lecón - 2017 - Dianoia 62 (78):183-201.
    Resumen: En este artículo reviso la interpretación de Eduardo Nicol de la teoría de la propiedad de Francisco Suárez. Para ello, presento la posición de Suárez acerca de la propiedad y la propiedad privada atendiendo dos cuestiones fundamentales. La primera es si la propiedad y la propiedad privada son derechos; la segunda es si ambos pertenecen a la naturaleza humana o no. Al final, argumento que la lectura de Nicol es insostenible, pues difícilmente puede admitirse que Suárez defendió algún tipo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  31
    Lo común en Kant: comentarios al margen del texto de Kersting.José Luis Villacañas Berlanga - 2009 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 42:89-104.
    El concepto de "comunidad" en Kant es mucho más complejo de lo que un pensamiento político apresurado nos sugiere. De las dos posibles acepciones que dicho concepto comporta, communio y commercium, referidas respectivamente a una comunidad sustancial predominante sobre el individuo y a una interacción recíproca entre individuos en sí mismos sustanciales, Kant se decanta por la segunda de ellas. Sin embargo, de ello no puede deducirse que la posición kantiana sea asimilable sin más a la de los defensores del (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Europa y Japón: socios con valores comunes en un mundo incierto.Maria Carmen Tirado Robles - 2023 - Araucaria 25 (53).
    En un escenario internacional cada vez más incierto, en el que todavía no se ha dejado atrás la pandemia de Covid-19, y hay que gestionar la ilegítima invasión rusa de Ucrania así como unas relaciones entre Estados Unidos y China cada vez más tensas, Europa y Japón han reafirmado sus vínculos históricos, económicos y políticos con dos acuerdos de asociación, uno de carácter económico y otro estratégico, en vigor desde 2019. El continente asiático se ha convertido además en el principal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  62
    Tres eternidades. Análisis del vínculo entre los conceptos fundamentales de tiempo y eternidad.Ángel E. Garrido-Maturano - 2003 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 8:41-60.
    El artículo distingue, primero, dos formas fundamentales del tiempo: isocronía y sincronía y establece la relación existente entre ellas. Luego analiza dos nociones de eternidad, a saber, atemporalidad y ultratemporalidad que resultan de negar el discurrir propio de la isocronía y la sincronía. Finalmente esboza un concepto positivo de eternidad como supratemporalidad. Describe el temporaciarse propia de esta supratemporalidad como diacronía y explicita en qué medida la esperanza testimonia esta eternidad positiva.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    Epistemología del duelo: reflexiones sobre la continuidad de vínculos.Alejandro Vázquez del Mercado - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (6):e21098.
    El periodo de duelo tras la pérdida de un ser querido presenta experiencias y actitudes inusuales que juegan un papel importante en la vida cognitiva de las personas dolientes; por ejemplo, la sensación momentánea de que la persona difunta se encuentra presente, así como creencias de carácter religioso o espiritual. Frecuentemente esto involucra el mantenimiento activo de un vínculo con la persona difunta a través de diversas prácticas en la vida cotidiana. Tanto los estados mentales relacionados con el duelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    Defensor's liber scintillarum: with an interlinear Anglo-Saxon version.Defensor - 1889 - Millwood, NY: Kraus Reprint. Edited by E. W. Rhodes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    De Paisagens Escritas e Paisagens Pintadas: vínculos conceituais entre a pintura de Hipólito Caron e o romance Inocência de Alfredo Taunay.Ana Carla de Brito - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):42-67.
    Neste artigo esboçaremos alguns vínculos conceituais entre palavra e imagem, que se evidenciam em uma obra literária de Alfredo Taunay e na produção pictórica de Hipólito Caron. Evidenciamos tais ligações recuperando um antigo paralelo entre a pintura e a literatura, cuja origem remonta à doutrina ut pictura poesis de Horácio no século I, que coloca a poesia em relação à pintura. Em seguida, demonstramos que o paralelo das artes está implicado na criação das Academias de Belas Artes e na valorização (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Livre d'étincelles.Defensor - 1961 - Paris,: Editions du Cerf. Edited by Henri Rochais.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Centralidade do dinheiro na espiritualidade neopentecostal.Drance Elias da Silva - 2008 - Horizonte 7 (13):19-38.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente Artigo tem como centro de sua reflexão a espiritualidade centrada no dinheiro. O referido objeto é “ferramenta de Deus” presente nos cultos diários das igrejas neopentecostais. E como tal compõe o arsenal das coisas ofertadas em altar. É símbolo religioso a costurar a relação vertical Deus-igreja-fiel. Mas, não está selecionado como objeto qualquer a tomar parte, como mediação, dessa relação. O dinheiro não é danação ou algo considerado como tal, mas é (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Uma defesa do Argumento da Terra gêmea Moral contra o Realismo Moral Naturalista.Silvio Kavetski - 2023 - Princípios 30 (63).
    O Argumento da Terra Gêmea Moral (ATGM) é o desafio semântico central para o Realismo Moral Naturalista (RMN). À fim de evitar tal problema, os defensores do RMN têm articulado uma série de réplicas ao ATGM. Neste artigo, abordo algumas dessas réplicas e defendo a tese de que elas não refutam o ATGM. Considero duas propostas em específico: o Argumento da Tradução, de D. Copp, e o Argumento do Fim da Investigação Moral, de A. Viggiano. Apresento essas objeções, mostro em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  30
    Dos caras de una misma moneda: Libertad y Poder en los escritos foucaultianos.Maria Luciana Cadahia - 2011 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 44:165-188.
    El objetivo de este artículo consiste en mostrar la importancia del concepto de libertad dentro del proyecto filosófico de Michel Foucault. a su vez, el eje que guiará esta investigación es el interrogante acerca de cómo este filósofo, especialista en las relaciones de poder y en el concepto de sujeto, ha pensado el concepto que nos proponemos trabajar. La cuestión es en indagar de qué manera la libertad emerge como un problema filosófico y se conecta con el eje del poder. (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  35. Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações.Milena Aragão & Lúcio Kreutz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):106-120.
    Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul, inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Encuentro en Rapa Nui. Posiciones de Alfred Métraux y José Imbelloni respecto a los vínculos entre Oceanía y América.Rolando Silla - forthcoming - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana.
    En este artículo se analizan las posiciones de José Imbelloni y Alfred Métraux respecto a la cultura de la Isla de Pascua. Abordar esta cuestión los llevaba a discutir sobre las relaciones que habían existido, o no, entre Oceanía y América. El debate que aquí desarrollamos se centra en dos elementos de la cultura material de la isla: los moais y las tabletas parlantes. El punto central, y en el que oscilarán ambos antropólogos, es entre la cuestión de la originalidad, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações.Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza & Lúcio Kreutz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul, inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Uma defesa do princípio da maioria no contexto dos debates sobre a legitimidade democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis.Martônio Mont'Alverne Barreto Lima & Paulo de Tarso Fernandes Souza - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):184-195.
    O principal objetivo deste artigo é realizar uma crítica ao argumento segundo o qual o princípio majoritário apresenta riscos à democracia, usualmente empregado pelos defensores da legitimidade democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis. Em uma sociedade democrática, onde os princípios da liberdade e da igualdade são adotados, o princípio majoritário fornece um critério justo para identificar os pontos de vista que devem prevalecer ao final de processos coletivos de tomada de decisão. As regras da unanimidade e da maioria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  38
    Argentina-indonesia: Creciente interdependencia comercial Y revitalización de Los víncuLos políticos (1999-2012).María Florencia Rubiolo & Ezequiel Rodrigo Ramoneda - 2012 - Astrolabio: Nueva Época 9.
    Las vinculaciones con Indonesia se han caracterizado por el bajo perfil político y la inestabilidad en el plano comercial desde finales de los noventas hasta mediados de 2000. Sin embargo, desde 2008 en adelante, Indonesia se convirtió en el principal destino de las exportaciones argentinas en el SEA y comenzó a despertar un mayor interés en el plano político-diplomático. La visita del Canciller Timmerman y la implementación de otras iniciativas bilaterales se convirtieron en indicadores del emergente protagonismo de Indonesia en (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Desumanização e a banalidade do mal.Leonardo Delatorre Leite & Gerson Leite de Moraes - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44191.
    O presente artigo apresenta como intuito primordial uma exposição acerca da temática da desumanização presente na literatura de testemunho de Primo Levi (1919-1987) e nas reflexões de Hannah Arendt (1906-1975), sobretudo em sua obra Eichmann em Jerusalém. A investigação acerca do fenômeno da desumanização no universo concentracionário nazista será realizada, primordialmente, a partir de sua relação com a tese da banalidade do mal, que aborda a impessoalização e a perda da consciência moral como integrantes do projeto totalitário de supressão da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    O problema do argumento do quarto chinês para a superinteligência de Bostrom.Gustavo Coelho De Oliveira - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):05.
    Um dos problemas a serem superados pelos defensores de uma IA forte é o argumento do quarto chinês de J. Searle. Este artigo propôs-se a analisar se o argumento estruturado no experimento de pensamento do quarto chinês foi refutado pelo modelo de superinteligência. Analisamos o modelo de N. Bostrom e o argumento de S. Bringsjord e verificamos não serem eles suficientes para rejeitar qualquer premissa do argumento de Searle.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Tradução: Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos.Martial Gueroult - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1).
    Sendo, como a ciência, um esforço para conhecer e compreender o real,a filosofia institui, como ela, uma problemática. Todas as grandes doutrinas podem se caracterizar a partir de problemas: problema do uno e do múltiplo entre os pré-socráticos; problema da possibilidade da ciência e da predicação em Platão; problema das causas primeiras, da demonstração, do método geral das ciências da natureza em Aristóteles; problema do fundamento da física matemática em Descartes; problema do fundamento da possibilidade das ciências e da metafísica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Duas traduções e um argumento - o 'sonho' do livre arbítrio segundo Espinosa.Lia Levy - 2012 - In Ética, política e esclarecimento público: ensaios em homenagem a Nelson Boeira. Porto Alegre: Editora Bestiário. pp. 257-278.
    Um argumento esquecido em um verdadeiro arsenal de guerra que Espinosa se dedicou a reunir contra o que considerava um dos maiores, senão o maior, empecilho para que os homens alcançassem a verdadeira felicidade, a saber, o falso conceito que possuem da liberdade humana quando a tomam por uma liberdade de arbítrio, contrária a toda e qualquer necessidade. Argumento forjado, certamente, com boa dose de ironia e ânimo polemista contra um objetor que se diz defensor do cartesianismo, e, portanto, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Schopenhauer e a Pessimismus-Frage: A influência da filosofia schopenhaueriana durante a controvérsia sobre o pessimismo na filosofia alemã do final do século XIX.Daniel Quaresma Figueira Soares - 2019 - Sofia 7 (2):252-274.
    A fim de celebrar o bicentenário da publicação d´ O mundo como vontade e representação, rememoraremos uma polêmica de grandes proporções na filosofia alemã ao final do século XIX: a Pessimismus-Frage. Originada pela recepção da filosofia schopenhaueriana, essa polêmica suscitou – sobretudo após a morte de Schopenhauer - extensos debates entre os partidários do pessimismo filosófico e seus críticos. Iniciaremos descrevendo algumas características do horizonte intelectual alemão da época. A seguir, apresentaremos traços do pensamento de três representantes da chamada escola (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Pressupostos fundamentais da tese dos dois aspectos.Tiago Fonseca Falkenbach - forthcoming - Kant E-Prints:220-243.
    No presente artigo, pretendo analisar uma das interpretações da distinção transcendental entre fenômenos e coisas em si mesmas, a tese dos dois aspectos [the two-aspect view]. Meu objetivo é indicar e esclarecer alguns pressupostos fundamentais dessa interpretação, nem sempre explicitados pelos seus defensores. Um dos maiores desafios dessa interpretação é explicar como é possível conciliá-la com a tese kantiana da não espacialidade das coisas em si mesmas. Pretendo mostrar que a conciliação pressupõe a satisfação das três seguintes condições: em primeiro (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Do Modo de Existência do Comum: o transindividual como colisão das teses de Simondon.Matheus Scartezini Pedrini - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    O presente artigo aborda o problema da unidade da obra filosófica de Gilbert Simondon propondo uma interpretação conjunta das duas teses de doutoramento, ILFI e MEOT, defendidas em 1958, a partir de uma mesma noção de transindividual enquanto vínculo ético-político que põe em relação individuações ou indivíduos físicos, biológicos, técnicos e psicossociais na medida em que ressignifica as noções de natureza, alienação, ética e informação. Para tanto, a obra de Muriel Combes acerca da individuação coletiva em Simondon torna-se um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A queda pandêmica do céu: contágios entre o palácio e a floresta.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85084.
    O que significa dizer, como fez o coletivo Indigenous Action em meio à pandemia de covid-19, que “o capitalismo é pandêmico” e que “nós [indígenas] somos os anticorpos”? Quais os vínculos entre crises pandêmicas, o capitalismo em seu estágio globalizado e a emergência climática que ficou conhecida como “Antropoceno”? De que modo esse vínculo é visto por aqueles, como os povos indígenas, que, não obstante à margem do processo, são os mais diretamente afetados por seus efeitos deletérios? Com base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    É possível o “domínio dos afetos” no trabalho docente? Considerações a partir de Espinosa e Marx.Gisele Toassa - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):130-155.
    Este ensaio debate os conceitos de afeto e vontade no trabalho docente e seus vínculos com o “voluntarismo pedagógico” presente em diversas concepções e políticas sobre a educação de crianças. Utiliza-se da doutrina espinosana dos afetos e também da noção de trabalho estranhado nos Manuscritos Econômico-Filosóficos de Marx para uma meditação sobre o perfil sociológico dos professores da educação básica brasileira. Suas considerações finais ressaltam a importância de Espinosa na crítica do “domínio absoluto dos afetos” e análise das atuais condições (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Aspectos educacionais do ensino de Filosofia.Marcos Von Zuben - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A proposta de reflexão sobre os aspectos educacionais do ensino da filosofia nos coloca diante de uma pergunta que podemos formular nos seguinte termos: qual o papel da filosofia na formação das crianças, dos jovens, dos adultos? ou qual o valor educativo do discurso e da reflexão filosófica? Dessa forma, se coloca a questão sobre a prática de um discurso filosófico e seus efeitos educacionais sobre as pessoas que se iniciam nela. Vê-se, de início, que a dimensão da formação do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  37
    Uma abordagem dos direitos humanos a partir de Hume e dos sentimentos morais/A human rights approach from Hume and moral sentiments.André Luiz Olivier da Silva - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    O presente artigo propõe uma abordagem dos direitos humanos a partir da perspectiva de Hume acerca dos sentimentos morais, ao mesmo tempo em que descarta a tese dos programas racionalistas de fundamentação dos direitos que chegam ao ponto de afirmar a existência de direitos naturais que todos possuiriam em razão de sua própria natureza humana. Contra esses programas, a postura cética e naturalista de Hume pode nos auxiliar a explicar o modo como os direitos humanos são enunciados por ativistas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000