De Paisagens Escritas e Paisagens Pintadas: vínculos conceituais entre a pintura de Hipólito Caron e o romance Inocência de Alfredo Taunay

Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):42-67 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo esboçaremos alguns vínculos conceituais entre palavra e imagem, que se evidenciam em uma obra literária de Alfredo Taunay e na produção pictórica de Hipólito Caron. Evidenciamos tais ligações recuperando um antigo paralelo entre a pintura e a literatura, cuja origem remonta à doutrina ut pictura poesis de Horácio no século I, que coloca a poesia em relação à pintura. Em seguida, demonstramos que o paralelo das artes está implicado na criação das Academias de Belas Artes e na valorização do desenho mediante a noção de desígnio no Renascimento. Por último, chegamos à discussão quanto à verossimilhança no romance e na pintura do século XIX, ligando-a diretamente às características do romance de Taunay e às pinturas de Caron.Palavras-chave: Pintura de Paisagem. Hipólito Caron. Narrativa. Alfredo Taunay. Paralelo das Artes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,891

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O cinema e Diderot.Fernando Guerreiro - 2015 - Cultura:151-170.
As linhas E as cores da história.Mary Murashima - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):17-35.
Correspondências e sinestesias quando Baudelaire aprecia Delacroix.Augusto Darde - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):115-143.

Analytics

Added to PP
2023-07-30

Downloads
15 (#947,122)

6 months
10 (#383,634)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references