Results for ' Portugal, liberalismo, Conselho de Estado, elite política'

999 found
Order:
  1.  11
    The State Council in the Portuguese Constitutional Monarchy.Pedro Tavares de Almeida - 2006 - Cultura:195-212.
    O artigo descreve sinteticamente as mudanças observadas nas funções e composição do Conse­lho de Estado durante a Monarquia Constitucional, procurando indagar a relevância política de uma instituição concebida desde o início para aconselhar o monarca. Não obstante a parcimó­nia das fontes coevas, e até alguns exemplos contraditórios, parece inquestionável que em vários momentos críticos as decisões políticas do monarca foram influenciadas pela opinião do­minante no Conselho de Estado. A finalizar, o artigo apresenta uma biografia colectiva dos 73 indivíduos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Soberania e constituição no liberalismo português de oitocentos.Rui De Albuquerque - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (2):1-12.
    O liberalismo português iniciou o seu longo período de implantação com a Revolução de 24 de Agosto de 1820 e com a aprovação, dois anos depois, da Constituição de 1822, a primeira lei fundamental do país, que deu começo à construção do seu Estado de Direito. Nos dezoito anos seguintes, Portugal aprovaria mais duas constituições (1826 e 1838), correspondendo, cada uma delas, a um paradigma do constitucionalismo liberal de oitocentos. Por essa razão o estudo deste período torna-se particularmente relevante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Conselhos Gestores de Direito: O Direito Fundamental À Participação Democrática.Fernando de Brito Alves & Livia Carla Silva Rigão - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):1.
    Este artigo objetiva apresentar os Conselhos de Políticas Públicas como instrumentos de aproximação da sociedade civil com o Estado. Busca-se debater se referidos institutos estão cumprindo de fato com sua função de efetivar o Estado Democrático de Direito. Para tanto, utilizou-se o método analítico-dedutivo, com enfoque em pesquisas bibliográficas e legislativas. Os conselhos, por serem instâncias formais na esfera pública, proporcionam a manifestação democrática por meio da participação ativa da sociedade no exercício de sua cidadania, conquanto seja necessária uma reconfiguração (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Las políticas clientelares en la etapa final del liberalismo: la Europa mediterránea.Margarita Barral Martínez - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (1).
    En los últimos años la historiografía incrementó su interés por el análisis comparado entre estados y evoluciones político-sociales, una excelente perspectiva para el análisis de la historia contemporánea. Las diferentes manifestaciones de clientelismo político que se desarrollaron en la Europa mediterránea desde el último cuarto del siglo XIX, caso del caciquismo español, el opportunisme francés y el transformismo italiano, vienen a ser la plasmación del pragmatismo político independientemente de la condición ideológica, y además, sirvieron de puente entre el fin del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Travessias atl'nticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal.Cândida Andrade De Moraes & Juliana Andrade De Moraes - 2023 - Odeere 8 (1):152-175.
    Esse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o estudo de caso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    La tolerancia liberal en la obra de John Rawls y de Friedrich A. Hayek.Paloma De la Nuez - 2014 - Isegoría 51:649-670.
    En la discusión actual sobre la tolerancia, la teoría política liberal predominante sigue muy ligada a los argumentos que ya se esgrimieron en el pasado en la discusión sobre la tolerancia religiosa. Como el desarrollo de la misma fue una de las raíces del liberalismo, muchos autores liberales asumen que la separación Iglesia/Estado proporciona el paradigma para abordar hoy otro tipo de diferencias. De hecho, eso es lo que ocurre en Liberalismo Político de J. Rawls en el que encontramos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Apologetics as a rigorous science. Critical analysis of Heidegger's writings in 1911.Francisco de Lara - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:35-56.
    Resumen: El artículo analiza los escritos de Heidegger de 1911 sobre el “juramento modernista” exigido por Pío X. En la discusión de Heidegger con el liberalismo encontramos tensiones políticas que se mantienen hasta nuestros días. La separación efectiva entre Iglesia y Estado, la pretensión de una educación laica, el rol neutro de un Estado al que grupos ultraconservadores acusan de parcial e ideológico, son algunos de los problemas que aparecen en esta polémica.: The article analyzes Heidegger's 1911 writings on the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Para além do Liberalismo: O Pensamento Político de Martin Heidegger.Alexandre Franco de Sá - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):43-58.
    O presente artigo procura esclarecer os traços fundamentais da relação entre o pensamento de Heidegger e a política. No contexto da emergência do nazismo na Alemanha, Heidegger recusará a compreensão do povo como “raça” e como “valor supremo”. Nesta linha, apropriando-se da concepção de Ernst Jünger do “trabalhador”, procurará pensar a relação deste trabalhador com um mundo, ou seja, a “mobilização total” do mundo por uma “vontade de poder”, para lá daquilo a que chama a “metafísica da subjectividade”, à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    El problema “de nacionalizaciόn” de la élite política como una comprobaciόn de la teoría de “los mejores” de J. Ortega y Gasset.Sergey Boyko - 2015 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (2).
    Sobre la base de la teoría de “los mejores” de J. Ortega y Gasset el autor trató de investigar el papel de los estratos superiores de la sociedad, de la élite nacional en la modernización del régimen político en los principios de la democracia y la poliarquía. Fue revelado el papel en los procesos del gobierno y la administración del poder político y ejecutivo del aparato estatal, que consiste en los funcionarios públicos, profesional y moralmente preparados y capaces asegurar el (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. The political Italy of the 18th century seen through Portuguese eyes.Alberto Antunes de Abreu - 2006 - Cultura:231-244.
    José de Sousa Pereira, membro do Conselho da Fazenda de D. Pedro II, foi enviado a Roma com a embaixada do Bispo de Lamego entre 1676 a 1682. Consignou as impressões da viagem A politica dos princepes de Itália em 1680, decerto com a finalidade de fornecer modelos críti­cos aos governantes portugueses. Da apreciação da política italiana ressaltam simpatias pela república veneziana, pelo Ducado de Saboia, mas também um conhecimento deficiente das políti­cas de Génova, Modena, Mântua, Parma e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  80
    Miguel Reale, from Integralism to Social Liberalism: the Defence of Freedom.José Mauricio de Carvalho - 2013 - Cultura:349-360.
    Neste trabalho examinamos o modo como Miguel Reale concebe a liberdade política e a forma como ao longo da vida a considerou. Ao pensá-la em sociedade, o pensador trata o problema como manifestação de um pensamento filosófico construído a partir do eixo subjetividade encarnada, ou circunstanciada. É este eixo que une suas posições integralistas da juventude com as posições liberais da maturidade. A questão se torna o grande desafio dos últimos trabalhos de Miguel Reale e fica para os seus (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Antero e o federalismo peninsular.Gustavo de Fraga - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (2):227-245.
    O autor analisa a posição de Antero de Quental perante o movimento iberista do século XIX, destacando a origem peninsular deste e a sua tradição, com raízes no liberalismo. Aponta a influência nesse movimento de um proudhonismo ingénuo, e destaca o papel de José Félix Henriques Nogueira como transmissor de um ideal federativo com base na concepção de uma "pátria espanhola comum", em que a federação tende no limite paraa fusão.A propósito conclui que a formulação dada por Antero a este (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino , de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo contexto: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino (1990), de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Dialogos 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo contexto: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    Liberalismo, multiculturalismo y estado de bienestar.G. Selamé & M. Villavicencio - 2011 - Ideas Y Valores 60 (146):111-140.
    Se examina si las políticas de la diferencia son compatibles con las políticas de redistribución que caracterizan el Estado de Bienestar. Se muestra cómo Brian Barry construye una versión caricaturizada del multiculturalismo, y se indaga si la dicotomía entre liberalismo y multiculturalismo admite a..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    A Atuação Das Agências Reguladoras de Energia Para o Desenvolvimento Sustentável: Análise Comparada Entre Brasil e Portugal.Veríssimo Nascimento Ramos dos Santos & Mariane Silva de Castro - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):336.
    O presente trabalho tem como objetivo relacionar o novo papel do Estado com o paradigma da regulação, frente aos desafios da sustentabilidade. A regulação no setor da eletricidade surgiu com a finalidade de promover uma gestão de mercado mais produtiva, contudo, no novo paradigma da sustentabilidade esta não poderia olvidar os aspectos assegurados pelas normas ambientais já existentes. Por isso, busca-se a análise da atuação das Agências Reguladoras da Energia para a concretização do desenvolvimento sustentável, fazendo uma análise comparada entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    Se Marx percebeu o processo de ideologização da política na sociedade burgue sa, faltou-lhe o aprofundamento da especificidade do político como objeto autônomo da análise filosófica. Marx insiste sobre a impossibilidade desta pretensão, pois na.Hegel Ao Liberalismo - 1995 - Trans/Form/Ação 18:105-119.
  18.  11
    Portugal Liberal Thought.José Manuel Moreira - 2008 - Cultura:177-197.
    O texto pretende dar-nos conta da evolução do liberalismo em Portugal centrando-se no confronto histórico entre duas concepções de ordenação da sociedade. Um confronto entre dois modelos-tipo de liberalismo – “francês” ou racionalista e “inglês” ou clássico – que, embora atravesse a história europeia, teve particular eco em Portugal.É a partir deste contraste, antecipado por Alexandre Herculano, que se procura compreender o por quê de durante quase dois séculos o nosso liberalismo ter sido vítima fácil da luta entre dois pólos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    A superação da concepção liberal de liberdade em Hannah Arendt.Edson Kretle Santos & Ricardo Corrêa de Araujo - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):202-214.
    Este artigo pretende confrontar duas noções acerca da noção de liberdade, temática central na Filosofia Política. De um lado, partiremos de algumas reflexões do liberalismo político, onde no primeiro momento, exploraremos a obra Dois Conceitos de Liberdade, de Isaiah Berlin. Para esse autor a liberdade negativa e, não a liberdade positiva, deve ser a maior preocupação dos corpos políticos, ou seja, o Estado deve existir para evitar que a liberdade individual seja reduzida pela própria interferência do Estado ou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Ética em mosaico: apontamentos para uma história do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará.Aristóteles Guilliod de Miranda - 2006 - Belém, Pará: CRM-PA. Edited by Maria de Fátima Guimarães Couceiro.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  41
    Jenaro Abasolo: Liberalismo y Estado social de derecho.Pablo Martínez Becerra & Francisco Cordero Morales - 2017 - Hybris, Revista de Filosofí­A 8 (2):105-133.
    El presente artículo muestra cómo la preocupación del filósofo chileno Jenaro Abasolo por la justicia social, le lleva a proponer una teoría de la justicia que anticipa la forma del Estado social de derecho. Pues su propuesta política, manteniendo los rasgos esenciales del liberalismo, conecta de manera particular los fines sociales con los políticos, hasta llegar a defender la necesidad de establecer leyes que regulen la esfera económica y la libertad de industria. En consecuencia, la crítica de Abasolo a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Élites y poder en Cuba, de la épica revolucionaria a la instrumentalización del Estado, 1959-1965.Martín López Ávalos - 2020 - ÍSTMICA Revista de la Facultad de Filosofía y Letras 1 (26):79-94.
    Se parte de la hipótesis que el Estado nacional cubano es el resultado de la acción de una serie de elites que siempre se han considerado revolucionarias. La construcción del Estado cubano abarca tres experiencias que explican el ejercicio del poder político por elites específicas en el siglo XX. Es la capacidad de agencia de estas elites la que explica la historia política del Estado, independientemente de las intervenciones externas de las que puede ser objeto. Lo que definimos como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Política Nacional de Ciência Aberta em Portugal: recomendações do grupo de trabalho sobre Avaliação da ciência.Lígia Ribeiro, Maria Manuel Borges & Diana Silva - 2021 - Arbor 197 (799):a591.
    El 24 de marzo de 2016, por medio de la Resolución del Consejo de Ministros n. 21/2016, el Gobierno de Portugal, a través del Ministerio de Ciencia, Tecnología y Educación Superior, anunció el compromiso de la ciencia con los principios y prácticas de Ciencia abierta. La misma resolución obligó al MCTES a crear un Grupo de Trabajo Interministerial con la misión de presentar una propuesta de Plan Estratégico para la implementación de una Política Nacional de Ciencia Abierta. El grupo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    O estado da arte das pesquisas sobre mulheres negras na alfabetização de jovens e adultos.Mônica Clementino de Menezes & Adenilson Souza Cunha Júnior - 2023 - Odeere 8 (2):92-120.
    Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento do tipo “estado da arte, ou estado do conhecimento” das produções acadêmicas sobre mulheres negras em processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. O inventário das produções, que teve como recorte temporal os anos de 2010 até 2020, foi realizado a partir dos catálogos de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), bem como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Sistematización de la sublínea de investigación en socialización política de la Maestría en Desarrollo Educativo y Social.Claudia Patricia Roa Mendoza, Víctor Manuel Portugal Ortiz & Nixon Armando Fandiño - 2013 - Revista Aletheia 5 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  42
    O Ateísmo Francês Contemporâneo: uma comparação crítica entre Michel Onfray e André Compte-Sponville (Contemporary French Atheism: a Critical Comparison between Michel Onfray and André Comte-Sponville) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p127. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal & Abraão Lincoln Ferreria Costa - 2010 - Horizonte 8 (18):127-144.
    Michel Onfray e André Comte-Sponville são os dois mais famosos representantes do ateísmo filosófico francês contemporâneo, que continua uma tradição iniciada no século XVIII de negação irreligiosa da noção monoteísta de Deus. Embora compartilhando várias ideias, como o naturalismo e, obviamente, a rejeição do monoteísmo, suas propostas têm diferenças importantes. Onfray imputa à religião a maioria dos males enfrentados pela humanidade, recusando-se a fazer qualquer concessão à tradição religiosa monoteísta, e propondo uma filosofia libertária de tipo hedonista e materialista. Comte-Sponville (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    “Nobres per geração”“Nobres per geração”. Consciousness and Identity of Portuguese elites in 17th century Goa.Ângela Barreto Xavier - 2007 - Cultura:89-118.
    A partir de uma leitura contextualista de um tratado argumentativo redigido pelo frade franciscano frei Miguel da Purificação, na quarta década do século XVII, e vinculando-me a alguma historiografia que, nas últimas décadas, repensou as articulações entre religião e imaginação política em contexto imperial, procuro discutir, neste artigo, alguns dos efeitos que o processo de conversão ao Cristianismo das populações de Goa teve sobre as identidades dos portugueses aí estabelecidos. Não são apenas as posições que os diferentes grupos ocupavam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Um percurso da construção ideológica do Estado: a recepção lipsiana em Portugal: estoicismo e prudência política.Martim de Albuquerque - 2002 - Lisboa: Quetzal Editores.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Filosofia política do pessimismo moderno: Estado e propriedade em Schopenhauer.Rafael José de Lemos - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e84910.
    Pelo menos desde o século XIX, a relação entre o pessimismo e a política tem suscitado o debate entre diversos filósofos, cujas leituras têm apontado para compreensões bastante opostas. Por um lado, há a leitura tradicional, que aproxima Schopenhauer, o fundador do pessimismo moderno, de uma concepção política conservadora, como é o caso das críticas feitas por Lukács. Por outro lado, há uma apropriação crítica, por parte de uma assim chamada “esquerda schopenhaueriana”, de aspectos desse pessimismo, como fazem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Política o razón de estado, , vol. XX.Diego Pérez de Mesa, L. Pereña, C. Baciero, V. Abril, A. Garcia & F. Maseda - 1981 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 171 (3):362-363.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Diderot e a educação como projeto de Estado.Fabiana Tamizari - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1401-1432.
    * Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Servidora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Colaboradora da Universidade de Coimbra, Portugal. Diderot e a educação como projeto de Estado Resumo: O Iluminismo, além de movimento intelectual, também se traduziu em intensa atividade política, sendo uma das faces desta ação o despotismo esclarecido: fruto da aliança entre filósofos, que buscavam divulgar seus ideais, e monarcas absolutistas, empenhados em melhorar a sua imagem pública. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    O modus operandi no conselho municipal de alimentação escolar em um município do noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil): reflexões sobre a sua institucionalização.David Basso, Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner, Denize Grzybovski, Indaia Dias Lopes & Roseli Fistarol Krüger - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):134-144.
    Este artigo tem como objetivo compreender a institucionalização e o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar enquanto um conselho gestor de política pública no município de Ijuí, localizado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bem como analisar sua atuação e os desafios da gestão. O referencial teórico utilizado foi de conselhos gestores de políticas públicas na perspectiva da gestão social. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja estratégia de investigação foi o estudo de caso único, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Filosofia, verdade e política em Alain Badiou.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):1-13.
    O artigo objetiva investigar as ideias fundamentais de Badiou acerca dos conceitos de filosofia, verdade e política. Apresenta como Badiou esboça os quatro componentes da filosofia e seus obstáculos na contemporaneidade; sua concepção de verdade enquanto produção genérica que cria subjetividade; o seu conceito de acontecimento enquanto ruptura com o estado da situação; e sua tese de uma política sem partidos. Para isso, toma como base precípua as conferências brasileiras Para uma nova teoria do sujeito.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Os institutos isolados de ensino superior do estado de São Paulo na visão do Conselho Universitário da USP (1947-1963).B. Westin de Cerqueira Leite - 1997 - História 16:255-278.
  35.  3
    Política democrática y cosmopolitismo en el pensamiento último de Julio De Zan.Jorge De Miguel - 2019 - Tópicos:40-50.
    El artículo trata acerca de la contribución del pensamiento último de Julio De Zan a la filosofía de la democracia y el cosmopolitismo. Las perspectivas abordadas se refieren al rol de la sociedad civil, a la legitimación del poder político y al cosmopolitismo democrático. Todas ellas son interpretadas en torno a la concepción de la sociedad civil contemporánea como el espacio público de construcción del poder democrático. Se destaca la defensa de De Zan de un orden político global no centrado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Sob ventos de mudança: o impacto do Concílio Vaticano II na oposição dos católicos «progressistas» ao Estado Novo português (1965-1974).(Under winds of change: the impact of Vatican II in the catholic opposition to" Estado Novo” in Portugal (1965-1974). [REVIEW]Ana Carina Azevedo - 2011 - Horizonte 9 (24):1148-1168.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo foram, de uma forma geral, caracterizadas pela sua estreita proximidade. No entanto, na década de 60, um sector católico começa a afastar-se das directrizes do Governo, nomeadamente no que diz respeito à sua política colonial, tornando-se protagonistas de iniciativas de oposição à guerra e ao carácter ditatorial do regime. Os (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Entre la teoria Y la practica de las razones de estado catolica: Las ultimas Cortes de Felipe II.Domingo Centenero de Arce - 2009 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 19 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    Resistência feminina negra indígena e política ambiental no Estado da Bahia: colonialismos contempor'neos.Jaqueline Souza De Jesus & Regina Marques de Souza Oliveira - 2021 - Odeere 6 (1):342-369.
    Neste artigo busca-se iluminar o papel e a resistência das mulheres nativas negro-indígenas do Litoral Sul da Bahia frente à atuação da política ambiental do Estado, posta por meio da criação do PESC – o Parque Estadual da Serra do Conduru –, pelo Decreto Estadual nº 6.227 de 1997, em áreas dos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. Considerando a historicidade do território e de suas populações tradicionais, almejamos apontar como a importação e a instalação de um modelo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    John Rawls e Hannah Arendt.Ricardo Corrêa de Araujo, Alceu Mauricio Junior, Carolina Matedi Barreira, Edson Kretle dos Santos & Gustavo Antonio Pierazzo Santos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e43776.
    Este artigo investiga as posições do liberalismo político de John Rawls e do republicanismo de Hannah Arendt em relação ao humanismo cívico e ao republicanismo clássico. Defende que o republicanismo de Arendt não deve ser considerado um humanismo cívico abrangente e que há uma proximidade entre o liberalismo político e o republicanismo clássico, pois sustenta que um perfeccionismo minimalista baseado em virtudes políticas informa as duas teorias.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sah - 2009 - Discurso 39 (39):85-106.
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Direito À Educação e Sistema Prisional: Um Estudo Sobre a Produção de Conhecimento Sobre Políticas Públicas de Educação Em Prisões No Brasil (2010-2020). [REVIEW]Carolina Bessa Ferreira de Oliveira & Vinicius Santana Muniz - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:134-147.
    Trata-se de pesquisa realizada em sede de iniciação científica em nível de graduação concluída no ano de 2022 com financiamento de uma bolsa, por doze meses, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Configurou-se como projeto de pesquisa básica multidisciplinar, envolvendo temáticas próprias das Ciências Sociais e Humanidades, notadamente Direito, Educação e Sistema Prisional. Caracterizou-se como uma metapesquisa, com abordagem exploratória, cujo objetivo foi identificar, por meio de revisão bibliográfica e documental abrangendo livros, teses, dissertações, artigos, relatórios de pesquisas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Individuo, estado y nación: la articulación actual entre liberalismo y nacionalismo.A. Castiñeira - 1997 - Diálogo Filosófico 39:303-308.
    Se propone una teoría según la cual es posible defender una política de reconocimiento que proteja la integridad del individuo en los contextos de la vida en los cuales se forma su identidad. Es decir, para garantizar todos los derechos fundamentales de las personas, los estados han de garantizar también la supervivencia y el progreso de aquella nación o cultura que ha otorgado y otorga identidad a los individuos. Individuo, estado y nación no tienen por qué ser incompatibles.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Problemas de filosofía política: estado, democracia, liberalismo, comunismo.Luís Cabral de Moncada - 1963 - Coimbra,: A. Amado.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    La cuestión nacional: una propuesta desde la ecología política.Manuel González de Molina & Francisco Garrido Peña - 2020 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 31:101-110.
    Desde la ruptura con la visión liberal decimonónica del fenómeno nacionalista, los autores emprenden la difícil tarea de reconstruir, aunque sólo programáticamente, el sentimiento nacionalista desde un punto de vista emancipatorio. Este es el único camino posible para enlazar con los nuevos movimientos sociales que, como el texto señala, generalmente rechazan el fenómeno nacionalista. En efecto, existe ya un nuevo nacionalismo, con un fuerte potencial emancipatorio y que está llamado a caminar junto a la idea de Ecología politica. La ruptura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    O caráter político da jurisdição constitucional: uma abordagem a partir de Carl Schmitt.Cláudio Ladeira de Oliveira - 2022 - Princípios 29 (60):163-189.
    Neste artigo, analiso o modo como Carl Schmitt define a natureza política da jurisdição constitucional a partir de seus trabalhos redigidos nos anos derradeiros da República de Weimar: “O Conceito do Político” e “O Guardião da Constituição”. Tento contrastar suas respostas com abordagens algumas contemporâneas. Em especial, sua tese sobre a diferença entre a “alta política” e “política secundária” são imprescindíveis para compreender sua defesa de uma concepção de Estado de Direito respeitosa à “separação de poderes” e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Alguns pensamentos sobre a leitura e os estudos destinados ao uso de um cavalheiro.Rodrigo Jungmann de Castro - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Escrito em 1703, no ano anterior à morte de John Locke, este breve ensaio nos fornece uma visão das concepções pedagógicas maduras de Locke, que de certa forma complementam aquilo que podemos depreender da leitura dos seus “Alguns Pensamentos sobre a Educação”, obra datada de 1693. Estritamente ancorado nas concepções empiristas de Locke, este último tratado se ocupa da educação da criança e de sua relação com os pais ou, alternativamente, os preceptores. O texto que o leitor tem em mãos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Dictadura del proletariado y la abolición del Estado en la teoría política de Antonio Gramsci.Orieta Caponi de Hernández - 1986 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 60:203-216.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior.Evelyn Santos, Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza & Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):37-63.
    Resumo: A inclusão no Ensino Superior é uma premissa de âmbito social, educacional e político. Muitos passos têm sido trilhados para que os discursos sobre equidade e igualdade possam ser proferidos e perspectivados, reconhecendo que o ajustamento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) precede-se de inúmeros fatores, entre eles, das políticas educativas. Para possibilitar algumas reflexões, o presente estudo, de natureza qualitativa, objetivou conhecer as percepções de colaboradores (n=85) de Instituições de Ensino Superior portuguesas sobre o papel das políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Do Presencial Para o Virtual: A Implantação Do Ambiente Virtual de Aprendizagem Do Primeira Inf'ncia Melhor (Pim).Cristiane Kessler de Oliveira, Karine Isis Bernardes Verch & Carolina de Vasconcellos Drügg - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo é um relato de experiência do processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, implantada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Entre as atribuições do Governo do Estado está a formação das equipes em mais de 200 municípios. Por causa das restrições impostas pela pandemia de coronavirus, a política deixou de realizar formações presenciais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Estimaciones de riesgo demográfico y políticas sociales en la población de grandes gerontes del municipio Tocópero, estado Falcón, Venezuela.Maribel Graterol & Blanca De Lima - 2011 - Kairos: Revista de Temas Sociales 27:1.
    ABSTRACT The disparity in the venezuelan demographic transition is a fact known by experts. On this setting, there are four municipalities in Falcón State with a high elder population, one of them is Tocópero. This research had as general objectives to study the estimations of demographic risks and the social politics for elders, people who are 75 and more, from Tocópero Municipality, considering that specialists indicate that, once the demographic oldness has arrived, it is important to study thoroughly the elder (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999