Results for ' Devir'

96 found
Order:
  1. En ʻod Milevado.Yishai Shaʼul Devir (ed.) - 2008 - S.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Devir e destruição: pensando a relação indivíduo-cultura a partir de Freud e Spielrein.Carlos Eduardo de Moura - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):274-299.
    Partindo da afirmação de Freud de que devemos pensar nos mecanismos psíquicos estruturantes de uma personalidade sondando-os dinamicamente, isto é, considerando a ação conjugada entre dimensão constitucional (destino, forças internas) e vivências contingentes (poderes externos), a oposição entre psicologia individual e psicologia social perde sua nitidez. A série complementar necessidade-contingência requer uma reflexão sobre o processo de individuação que envolve tanto as representações de um passado filogenético (verdade pré-histórica) quanto as vivências casuais de uma biografia (verdade individual). É apoiado nesse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Devir na escola: Quando O cotidiano nos mostra possibilidades de encaixes do tempo.Luciana Marques & Alan Jesus - 2015 - Educação E Filosofia 29 (58):771-796.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    O devir-criança de Graciliano Ramos: uma leitura de Inf'ncia a partir de Deleuze.Bruno Henrique Alvarenga Souza - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):144-174.
    Este artigo tem por objetivo realizar uma leitura do livro Infância, de Graciliano Ramos, a partir de conceitos cunhados pelo filósofo Gilles Deleuze. Desse modo, será discutida a escrita memorialista de Graciliano em confluência com a concepção deleuziana de impessoalidade na literatura, culminando na hipótese de que o escritor realiza em Infância, por meio de sua divisão entre menino-protagonista e adulto-narrador, aquilo que Deleuze chama de devir-criança.Palavras-chave: Graciliano Ramos. Gilles Deleuze. Memória. Devir.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Devir-professor brasileiro em tempos de pandemia.Meirilene Dos Santos Araújo Barbosa, Laís Helena Garcia & Ana Maria Monte Coelho Frota - 2021 - Childhood and Philosophy 17:01-18.
    This paper seeks to explore the processes involved in becoming a teacher in this particular historical moment of global pandemic in Brazil. What are the challenges, limitations, possibilities and opportunities that the pandemic presents to the process of teaching work and teacher formation? A review of the literature that included contributions from Caponi, Kohan, Larrosa, Neuscharank, Vaz, Arroyo and Abramowicz suggests a dialogue between pedagogic theory, philosophy of education and the contemporary experience of political and social events in the pandemic (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Sefer Devir ha-ḳodesh: maʼamare agadah u-musar.Natan Tsevi Zukhovsḳi - 2017 - Bene Beraḳ: [N. Zukhovsḳi].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    O devir e o lugar da filosofia: alguns aspectos da recepção e da crítica de Nietzsche ao idealismo transcendental via Afrikan Spir.William Mattioli - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):321-348.
    A recepção de Nietzsche da filosofia transcendental de Kant é intermediada por diversos autores de diferentes tendências filosóficas que se viam em continuidade com o projeto kantiano de uma filosofia crítica. Um desses autores é Afrikan Spir, filósofo que levou a cabo um programa de renovação da filosofia crítica que ia na contramão da tendência hegemônica na segunda metade do século XIX de naturalização do kantismo. A influência de Spir na construção de algumas das teses epistemológicas centrais do pensamento de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Michel Foucault: Devir Do Pensamento E Multiplicação De Práticas.Gustavo Ruiz da Silva (ed.) - 2023 - Campinas, SP - Brasil: Editora Pontes.
    > Tradução do Livro (colaboração com Maurício Pelegrini): Michel Foucault: Devir Do Pensamento E Multiplicação De Práticas (Editora Pontes, 2023) ||| o Capítulo (Inglês – Português): Foucault e a genealogia do saber moderno sobre a sexualidade: De São Paulo às Confissões da Carne | Autor: Daniele Lorenzini ||| Capítulo (Inglês – Português): Os Sujeitos do Capitalismo: De Marx a Foucault | Autor: Johana Oksala ||| o Capítulo (Inglês – Português): A práxis filosófica de Michel Foucault: Sobre o devir (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  96
    Devir.Victor Mota - forthcoming - Lisbon: Bubok.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Nietzsche e o Heráclito que Ri: Solidão, Alegria Trágica e Devir Inocente.Jelson Roberto de Oliveira - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):217-235.
    Analisa-se a interpretação de Nietzsche a respeito de Heráclito como o mais grego e anti-platônico dos filósofos pré-platônicos, a partir da afirmação dos opostos no jogo agônico do devir. Representante de uma atitude originariamente helênica, Heráclito é interpretado como um filósofo verídico, na medida em que captou intuitivamente o fluxo do devir a partir de um processo de interiorização do conhecimento, traduzido por uma investigação de si mesmo. Nessa perspectiva, a interpretação nietzschiana se contrapõe à tradição que descreveu (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos.Alexandre Filordi Carvalho & Ellen de Lima Souza - 2021 - Childhood and Philosophy 17:01-28.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Devir, Nathan P., "New Children of Israel. Emerging Jewish Communities in an Era of Globalization". Salt Lake City, The University of Utah Press, 2017, 336 pp. ISBN: 978-1-60781-584-6. [REVIEW]Marina Pignatelli - 2018 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 23:362-365.
  13.  39
    Gérard Lebrune o devir da filosofia.Bento Prado Jr - 2005 - Discurso 35:277-296.
    O autor mostra neste ensaio quais são suas afinidades com a obra de Gérard Lebrun - obra animada por uma interrogação propriamente filosófica sobre a "ilusão como destino do pensamento" - e quais os aspectos em que dela se distancia: o "ponto de controvérsia" pode ser percebido na leitura distinta que ambos fazem da filosofia de Wittgenstein de Merleau-Ponty.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Gérard Lebrune o devir da filosofia.Bento Prado Junior - 2005 - Discurso 35:277-296.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A música eo Devir.Maria Teresa Teixeira - 2010 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 36:93-108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Um Filosofar-Devir Entre Experiências e Inf'ncia.Carla Patrícia Silva & Walter Matias Lima - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:4-26.
    A pesquisa Os enigmas de infância e experiências em uma escola pública da cidade de Maceió/AL: o que revelam? é uma pesquisa de Mestrado, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, realizada entre 2014 e 2016. O objetivo desta, foi problematizar infância e experiências no cotidiano de uma escola pública no município de Maceió/AL de outra maneira. Para isso, usou a concepção de filosofia presente no filósofo Friedrich Nietzsche, a concepção de infância em Walter Omar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Além do Devir-animal: a co-criação egoísta da individualidade em um enterro budista de cachorros robôs | Beyond becoming-animal: the egoist co-creationof individuality in a robot-dogs Buddhist funeral.Guilherme Castro Nunes Mesquita & Newton de Oliveira Lima - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):313-337.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Cartografias e devires: a construção do presente.Tania Mara Galli Fonseca, Patrícia Gomes Kirst & Angela Peña Ghisleni (eds.) - 2003 - Porto Alegre: UFRGS.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  24
    Rousseau E Nietzsche: De como a ideia de natureza estabelece O devir.Lucia Schneider Hardt - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:207-218.
    O texto estabelece um diálogo entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Nietzsche no que diz respeito ao conceito de natureza e sua relação com o devir.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Entre acidentes e explosões: indeterminação e estesia no devir da história.Paolo Demuru - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):81-106.
    RESUMO O artigo propõe uma releitura cruzada dos conceitos de acidente, desenvolvido por Landowski no âmbito de sua teoria sociossemiótica da interação, e explosão, elaborado por Lotman em seus últimos escritos de semiótica da cultura. Longe de ser um fim em si mesmo, este confronto almeja esboçar uma síntese teórico-epistemológica que possa contribuir à análise dos processos comunicacionais-discursivos que regem o devir dos sistemas socioculturais, bem como ao seu enquadramento conceitual. A minha hipótese é que a cifra desta articulação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  11
    Pensando as figurações feministas e o devir-mulher a partir da arte.Jacqueline Amadio de Abreu & Roberta Stubs - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):269-301.
    Este artigo tem como objetivo pensar as figurações feministas e o devir-mulher a partir da arte para refletir sobre subjetividades inventivas. Em seu conteúdo, aborda-se o contexto do lugar da mulher na arte, desde o apagamento das mulheres até a reapropriação desse espaço pelos movimentos feministas. Para refletir sobre a arte, são apresentados os conceitos de devir e de figuração, bem como artistas que dialogam com esses conceitos. Sob o aporte teórico feminista, o trabalho aponta a arte como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  44
    Nietzsche e o Heráclito que Ri: Solidão, Alegria Trágica e Devir Inocente.Jelson Roberto de Oliveira - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):217-235.
    We are discussing the interpretation of Nietzsche about Heraclitus as the most Greek and anti-Platonic of the pre-Platonic philosophers, from the statement of opposites in the agonic game of becoming. Representative of an attitude originally Hellenistic, Heraclitus is interpreted as a true philosopher, as he intuitively captured the flow of becoming as a process of internalization of knowledge, translated by an investigation of himself. Accordingly, the Nietzschean interpretation goes against the tradition that had described Heraclitus as tearful and dark and (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Da Configuração Antropológica da Filosofia Ao Pensamento Do Acontecimento: Devir, Inf'ncia e Educação.Rodrigo Barbosa Lopes - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:89-108.
    Este artigo tem o objetivo de propor em linhas gerais uma alternativa ao discurso antropológico-humanista do pensamento filosófico, que predominava em fins do século XIX, e que ainda hoje estende seus efeitos ao pensamento da filosofia sobre a educação e sobre o tema do sujeito e da constituição da subjetividade no processo educativo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Comentário a “Impulso criador e drama vital em Bergson”: A dialética do devir e a dramatização do elã vital.Pablo Enrique Abraham Zunino - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (2):275-280.
  25.  8
    Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga.Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues & João Pereira Matos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019026.
    Neste texto pretendemos explorar a ideia de devir a partir da novela “A metamorfose” de Franz Kafka. Pela leitura, evidenciamos a presença da animalidade na sua escrita, de maneira que nos chama a atenção a insistência em dar voz às questões emergentes da sociedade e do modo de vida, não somente animal, mas humano: A metamorfose de Gregor Samsa, que acorda numa manhã transformado em um inseto. Partimos, também, da concepção de devir para os filósofos Deleuze e Guattari (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    Falso E verdadeiro self: Pensar para além dos avós. Ou: Espírito livre E autoconsciência: Si-próprio como devir.Oswaldo Giacóia Jr - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  36
    Construindo e desconstruindo a supervisão de estágio com o devir-imperceptível das sensações mínimas do corpo.Nara Lúcia Girotto - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23:81-87.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Kosova'da Meşhed-i Hüdavendig'r ve İlk Devir Osmanlı Mimarisinde Türbe Geleneği.Hamza Gündoğdu - 2014 - Journal of Turkish Studies 9 (Volume 9 Issue 10):615-615.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    Winnicott: uma psicanálise da experiência humana em seu devir próprio.Alfredo Naffah Neto - 2005 - Natureza Humana 7 (2):433-454.
  30. Breves notas sobre A paz perpétua: ética, polí­tica e devir.Antonio Basílio Novaes Thomaz Menezes - 2009 - Princípios 16 (25):157-169.
    Este ensaio se define antes de tudo por um experimento mental: ler A Paz Perpétua com as lentes foucaultianas da problematizaçáo do poder, nos termos de uma “ontologia crítica do presente”. Voltado para uma caracterizaçáo crítica da atualidade na análise da do quadro de desconstruçáo histórica da razáo como avalista da paz e do universal como fim último do projeto iluminista, este ensaio tem por objeto reconstruir o tema da Paz Perpétua , naquilo que ainda o torna possível hoje sob (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    As Práticas Adultocêntricas Nas Políticas Públicas Destinadas Às Inf'ncias No Brasil: Pistas Para Aproximações de Um Devir-Erê.Matheus Magno Dos Santos Fim & Janaína Mariano César - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-26.
    This article problematizes work practices with children, analyzing especially adult-centric practices and the ways in which they characterize public policies aimed at childhood in Brazil. Our study was based on the cartography method, which made it possible to monitor the uncertain psychosocial landscapes caused by the Covid-19 pandemic. It used methodological concepts from Institutional Analysis and the Sociology of Childhood, which intersected with elements of Afroperspectivist philosophy, such as represented among the Ibeji and the Erês. The methodological tool adopted was (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Dialética dos conceitos em Gilberto Freyre – Casa-Grande & Senzala: o devir da democracia racial.Antônio Charles Santiago Almeida - 2017 - Odeere 1 (2).
    Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala, pensador polêmico, mas singular no que se propõe - tradução da realidade brasileira à luz da miscigenação. Pode se dizer que nos textos desse recifense existem mais do que contradições, são, no sentido de determinados conceitos, debates dialéticos. Desse modo, o artigo aqui proposto intenta pensar o termo democracia racial por meio de um procedimento filosófico, a saber, dialética conceitual. Assim, não se pretende fazer uma defesa do autor em questão, mas para além (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  27
    A Stirring Alphabet of Thought José Gil O Imperceptível Devir da Imanência – Sobre a Filosofia de Deleuze, Lisbon: Relógio D’Água. [REVIEW]Marcelo Svirsky - 2009 - Deleuze and Guatarri Studies 3 (2):311-324.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  15
    Ética espinosana E filosofia da educação.Homero Santiago & Fernando Bonadia de Oliveira - 2020 - Cadernos Espinosanos 43:15-53.
    O objetivo do texto é apresentar o interesse e algumas possibilidades do diálogo entre a ética espinosana e a filosofia da educação. Para tanto, propõe-se uma apresentação da filosofia espinosana com ênfase em certos aspectos que possam ser úteis ao estabelecimento desse diálogo, por exemplo o lugar privilegiado da figura da criança em algumas passagens da Ética. Por fim, trata-se de sugerir uma articulação entre o conceito espinosano de alegria e a prática pedagógica, discutindo o problema central do devir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  6
    Duas Imagens da Inf'ncia.Ivair Fernandes de Amorim - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 17:38-58.
    Este trabalho busca refletir, por meio de duas imagens: uma literária e outra iconográfica, a respeito das concepções de infância. Para melhor atingir este propósito este trabalho remete a conceitos como: Devir criança e Infância da Educação. Por fim é brevemente discutido o emprego educacional da filosofia e da literatura como alternativas que possibilitem novas perspectivas a respeito da infância e da educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Um começo para o começo: início absoluto, aufhebung, necessidade e contingência em Hegel.Rosmane Gabriele Albuquerque - 2022 - Griot 22 (3):128-148.
    _RESUMO:_ O presente artigo tem como objetivo indagar e talvez responder – com auxílio dos comentadores – dois pontos relevantes na lógica de Hegel. O primeiro, diz respeito à concepção de fundamentação de um sistema filosófico sem um começo: a ideia de um pressuposto incondicionado. O segundo, concerne à condiçõe das modalidades de necessidade e contingência numa lógica que se propõe absoluta. Como método absoluto, a ciência da lógica expõe o devir como condição do puro pensamento e Aufhebung [suprassunção] (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Metamorfoses simbiopoiéticas em Paul B. Preciado. De sujeitos a simbiontes políticos.Bryan Axt - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (7):e230108.
    Este artigo investiga as diferentes concepções de “Sujeito” de acordo com o corpus teórico do filósofo Paul B. Preciado. As categorias analisadas são: os processos subjetivos e técnicos de sujeição social e servidão maquínica na era farmacopornográfica; o sujeito Playboy e petrosexorracial; a Multidão, seus múltiplos devires e as micropolíticas de resistência à opressão; a metamorfose dos sujeitos em agentes revolucionários e os simbiontes políticos, postulados por Preciado em seu mais recente livro publicado, Dysphoria mundi. Como Preciado articula todas estas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  48
    The dance of the mind. Physics and metaphysics in Gilles Deleuze and David Bohm.Alberto Gualandi - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):279-307.
    Over and above differences in terminology and cultural background, we try to show that the quantum physicist, David Bohm, and poststructuralist philosopher, Gilles Deleuze, shared a common aim in thought: to replace the classical image of reality, which is still dominant in our time, with a metaphysics finally in agreement with the concepts and results of relativity, quantum mechanics andcontemporary biology. For these two thinkers, the world of things that are well individuated in space and time, and ordered according to (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  39.  9
    O Prólogo da Fenomenologia Do Espírito de Hegel Como Propedêutica da Filosofia.Paulo M. Barroso - forthcoming - Revista Dialectus.
    O Prólogo da Fenomenologia do Espírito é um texto relevante e emblemático do sistema hegeliano. O Prólogo enquadra o pensamento filosófico de Hegel e constitui um trabalho propedêutico para a filosofia e para a ciência, pois enfatiza o início do saber. O enfoque da Fenomenologia do Espírito é “o saber em devir” ou “o espírito que aparece”. Como o título designa, é uma fenomenologia do espírito como experiência da consciência, uma preparação científica ou exercício propedêutico. O Prólogo é um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Antropologia da Individuação. Estudos sobre o pensamento de Ernst Cassirer.Joaquim Braga & R. Garcia (eds.) - 2017 - Porto Alegre, RS, Brasil: Fi.
    Centrada na reflexão sobre as diversas formas culturais que geram o liame simbólico entre homem e mundo, a filosofia cassireriana está, simultaneamente, comprometida com uma “antropologia da individuação”, através da qual é possível vislumbrar as possibilidades de formação da consciência humana face ao universo mediado pelo símbolo. Tal como Cassirer inúmeras vezes reitera, é no interior desse universo que devem ser procurados os principais nexos individuantes subjacentes à energia criadora do espírito. Daí que, no próprio conceito de cultura cassireriano, as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Cartografia do pensamento queer.Rafael Leopoldo - 2020 - Simões Filho, BA: Editora Devires.
    Este livro instala-se no território do pensamento queer para cartografar suas linhas de constituição. Em movimentos abertos de experimentação, composição, montagem e desmontagem, Rafael Leopoldo lança o seu olhar nos entre-lugares das geografias dissidentes, criando um mapa possível da teoria queer. Trata-se, é preciso dizer, de um mapa aberto e em movimento. Um mapa de fluxos, devires, extratos, linhas de fuga, poderes e resistências. Uma escrita-menor que forja possibilidades potentes para compreender e analisar o pensamento queer nas paisagens micropolíticas do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    O valor volta á política: discutindo a política a partir da filosofia e da história.Renato Janine Ribeiro - 2023 - São Paulo: Edições Sesc.
    Quais são as causas do descontentamento das pessoas com a política, pergunta-se o filósofo Renato Janine Ribeiro na abertura de O Valor Volta à Política, coletânea de artigos escritos entre 2011 e 2015, num momento de forte otimismo com um país que, após consolidar a democracia, parecia destinado a fortalecê-la e se desenvolver. O retrocesso que o atingiu - assim como a outros países - substituiu a política pelo ódio. Mais que o antipetismo, o maior triunfo desse furor foi a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    A (não) questão do tempo na tradição chinesa.Maria Trigoso - 2006 - Cultura:209-219.
    A filosofia chinesa, tal como de resto a língua (em que ela é elaborada), sugerem que o Tempo, desde sempre no centro do debate filosófico ocidental, não é uma questão colocada na e pela tradição chinesa. Livre da categoria linguística da flexão verbal, que obriga a opor/separar os tempos (presente, passado e futuro) entre si e a escolher, necessária e exclusivamente, uma modalidade temporal, a língua chinesa presta-se melhor a dar conta do processo contínuo das coisas. Não será, portanto, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    Deleuze: Uma filosofia para além da dívida.Milla Benicio - 2015 - Synesis 7 (2):110-118.
    Gilles Deleuze se apropria do conceito nietzschiano de dívida, ou, em alemão, Schuld, em sua dupla dimensão de promessa e culpa, para criar uma filosofia da potência, da pluralidade e dos agenciamentos. Aqui, não apenas o universo conceitual deleuziano é marcado pela demanda de emancipação da dívida, com noções como rizoma, desterritorialização ou corpo sem órgãos: a própria irreverência dessa filosofia investe na descontinuidade e no devir.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Entre iniquidade e sofrimento.Alexandre Marques Cabral - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):22-37.
    O presente artigo tem como objetivo primordial articular as experiências de iniquidade e sofrimento a partir da operacionalização de alguns conceitos decisivos das obras de Hannah Arendt e Byung-Chul Han. Nesse sentido, pretendo mostrar que uma das formas hegemônicas de experiência do mal na contemporaneidade se revela na produção de vidas descartáveis em meio a sistemas político-culturais violentos, que se caracterizam por estar em constante devir e por reduzir os devires à própria descartabilidade humana. Isso se revela tanto no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    O entre-lugar de Ponciá Vicêncio: O vazio como resistência.Roberta de Araújo Lantyer Duarte - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):182-201.
    Este artigo discute a imagem do vazio da personagem Ponciá Vicêncio no romance de mesmo nome, escrito por Conceição Evaristo. A sensação de vazio da personagem será pensada como resistência a partir da ideia de banzo, um estado em que o tempo do sujeito não é o tempo opressor da sociedade capitalista. Além disso, na narrativa, esse estado de alma permite a rememoração das dores e lutas dos antepassados de Ponciá – pensados a partir do personagem Vô Vicêncio. Por fim, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Ontopolítica e diagramas históricos do poder: maioria e minoria segundo Deleuze e a Teoria das Multidões segundo Peirce.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo procura desenvolver o âmbito da assim chamada ontopolítica como contribuição original do pensamento do G. Deleuze para a filosofia política contemporânea. Com este objetivo, veremos que Deleuze toma o conceito de poder em Foucault e lhe confere alçada ontológica. Este conceito de poder dá acesso a outro elemento importante da filosofia política deleuzeana, ou seja, o estudo dos diagramas históricos do poder nas denominadas sociedades disciplinar e de controle. Com o diagrama de funcionamento das mesmas podemos entender qual (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  23
    Emmanuel Levinas and the Human Person: On the Philosophical Conditions of War and Peace.April D. Capili - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):697 - 711.
    The article starts with the recognition of the fact that each human being is driven by the tendency to auto-preservation and, thus, to persevere in being, secure the corresponding living space and safeguard the proper place under the sun. Societies are understood as societies of self-preserving individuals wherein each member is after his or her own interests. This drive to realize oneself, however, may happen at the expense of the self-realization of others. Violence includes but is not limited to physically (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O projeto da Ciência da Lógica de Hegel e o problema do início da Filosofia.Werner Ludwig Euler - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (1).
    Neste texto, refero-me principalmente à forma madura da Ciência da Lógica, isto é, ao seu primeiro livro da edição revista do ano 1832. O objetivo de meu trabalho reside em demonstrar que a ilustração do problema do início da filosofia por Hegel é indiretamente uma chave para o entendimento da ideia fundamental de sua concepção da lógica como método científico da filosofia. Para atingir esse objetivo exponho, em primeiro lugar, as principais ideias do programa de Hegel por uma revisão da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  36
    Ontopolítica e diagramas históricos do poder: maioria e minoria segundo Deleuze e a Teoria das Multidões segundo Peirce.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo procura desenvolver o âmbito da assim chamada ontopolítica como contribuição original do pensamento do G. Deleuze para a filosofia política contemporânea. Com este objetivo, veremos que Deleuze toma o conceito de poder em Foucault e lhe confere alçada ontológica. Este conceito de poder dá acesso a outro elemento importante da filosofia política deleuzeana, ou seja, o estudo dos diagramas históricos do poder nas denominadas sociedades disciplinar e de controle. Com o diagrama de funcionamento das mesmas podemos entender qual (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 96