Results for 'organização do saber'

1000+ found
Order:
  1.  17
    Violência escolar e racionalidade comunicativa.Adrielly Benigno de Moura, Francisco Ribeiro dos Santos Júnior & Edna Gusmão de Góes Brennand - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:292-307.
    Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  41
    System in Leibniz and Descartes.Celi Hirata - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):23-36.
    Descartes thinks that the true scientific order is that of reasons, in which one starts from the easiest and most evident truths and moves towards those that are more difficult and complex. Thus a unique, progressive, and irreversible order is established, where each member of the chain depends on those that precede it, and each thesis has a non-interchangeable place inside the doctrine. Leibniz, on the contrary, defends the idea that "une même vérité peut avoir beaucoup des places selon les (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  39
    Sistema em Leibniz E Descartes.Celi Hirata - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):23-36.
    Descartes concebe que a verdadeira ordem científica é a ordem das razões, na qual se parte das verdades mais fáceis e evidentes em direção às mais difíceis e complexas. Assim, estabelecese uma ordem única, progressiva e irreversível, onde cada membro da cadeia depende daqueles que o antecederam, de modo que cada tese possui um lugar não-intercambiável dentro da doutrina. Leibniz, ao contrário, defende que “[...] uma mesma verdade pode ter vários lugares, conforme as diferentes relações que pode possuir” (Novos Ensaios, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    “A guerra civil é a matriz de todas as lutas de poder”: o debate com o marxismo na analítica do poder de Michel Foucault.Lorena de Paula Balbino - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):281-294.
    Fazer a genealogia do poder nunca foi o propósito claro de Foucault. No entanto, a questão do poder foi tema recorrente em suas investigações a ponto de estudiosos do trabalho do filósofo sugerirem uma divisão e organização de seu trabalho a partir de três eixos teóricos. Dentro dessa perspectiva, a analítica do poder marcaria a trajetória filosófica de Foucault na década de 1970. De fato, até 1994, ano de publicação do conjunto de textos, entrevistas e conferências de Foucault no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Breve Ensaio Genealógico Sobre o Currículo Do Ensino Médio Integrado.Reginaldo Santos Pereira & Judácia da Silva Pimentel Carvalho - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:272-295.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar um ensaio genealógico da natureza histórica e discursiva sobre a educação profissional no Brasil, refletindo sobre a construção dos regimes de verdade do currículo do ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais e as relações de poder estabelecidas nesse processo. As considerações apresentadas dialogam com as teorias pós-críticas do currículo e com o movimento pós-estruturalista ao problematizar algumas condições históricas e discursivas do currículo do ensino médio integrado e observar de que maneira padrões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A organização do espaço E o direito.Daniella Maria dos Santos Dias - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Direitos humanos, propriedade privada e educação.Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1985 - Trans/Form/Ação 8:25-28.
    The present text constitutes a summary of a talk given by the author at the III Conferência Brasileira de Educação. It is here claimed that there is a need to discuss the roots of the idea of rights of the individual and of its link, in Locke's founding thought, with property and, moreover, with the freedom and autonomy of the human person. Furthermore, a discussion is made of the liberal-rationalist assumption of the optimum allocation of social resources through the clash (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. [REVIEW]Acir Mário Karwoski & Benedita Kátia de Araújo Santos - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):765-770.
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. Um dos mais novos trabalhos publicados pelos professores Orlando Fernández Aquino e Roberto Valdéz Puentes intitula-se Trabalho Didático na Universidade: estratégias de formação e apresenta como proposta a estratégia de trabalho metodológico para formação do docente universitário no contexto do desenvolvimento em serviço. O trabalho metodológico é, segundo os autores, além de um processo dinâmico e complexo, processo que pode ser utilizado com outras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Campo Educacional.Libânia Nacif Xavier - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):7-23.
    Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Editorial v.34 n.72–2020: O fim dos periódicos pode ser dito de muitas maneiras.Marcos César Seneda - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1041-1049.
    Muito se tem falado acerca de avaliação unitária do que é publicado, mas pouco se tem discutido acerca dos veículos que asseguram todo o processo de avaliação. Trata-se de um interesse ingente da época – e interesse parece uma roupa bem mais leve para encobrir a palavra moda – que recai sobre a cientometria, que é o Cíclope que domina e percorre o grande domínio da produção científica atual. Sua ingente tarefa é metrificar essa produção científica pelo número de citações. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Método científico e os paradigmas da pós-modernidade.Patricio Dugnani - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:138-148.
    Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre uma metodologia para analisar a relação entre pós-modernidade e comunicação. Com isso, busca fortalecer um método que pode auxiliar na compreensão da organização da sociedade pós-moderna, relacionada ao uso de dois meios de comunicação. Para atender a esses objetivos, pretendemos partir das visões de Marshall Mcluhan, estudamos dois meios de comunicação; Michael Foucault, sua Arqueologia do Saber constitui dois paradigmas de uma época; e por Giorgio Agamben e seu método (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Apresentação.Luis Alberto De Boni - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):473.
    O número do terceiro trimestre da revista Ventas, há diversos anos, é dedicado ao pensamento medieval. A qualidade dos trabalhos nele publicados, a periodicidade garantida e quantidade de colaboradores tornaram-no ponto de referência não só no Brasil, mas também no exterior. De fato, não são muitas, no mundo todo, as revistas que publicam anualmente um número voltado para a Filosofia Medieval.Como organizador da publicação durante todo este período, procurei ouvir outros colegas há mais tempo trabalhando na área e, em conjunto, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Armas teóricas e políticas.Leilah Santiago Bufrem - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:459-480.
    Considera a produção científica brasileira da Ciência da Informação (CI), de pesquisadores institucionalmente reconhecidos da área, para realçar movimentos de transformação e influências intelectuais sobre o quadro teórico por eles construído. Questiona os conceitos de pós-modernidade e pós-modernismo no contexto destas produções, analisando criticamente a produção científica periódica, indexada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A organização dos dados da pesquisa em cenas. En: MAV Bicudo.A. Detoni & R. Paulo - forthcoming - Fenomenologia: Confrontos E Avanços.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A organização da produção E do trabalho numa indústria manufatureira.Liliana Bueno Dos Reis Garcia - 1990 - História 9:59-81.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    Ética e Organização do Conhecimento.Lucas Andrade Sá Correa, Suellen Oliveira Milani & Natália Bolfarini Tognoli - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6934.
    Este artigo busca relacionar os fundamentos da Ética e da Organização do Conhecimento, percebendo-os como internamente conectados, para construir pontes conceituais entre os dois campos. O objetivo é propor uma caracterização da Ética e da Justiça Social, apontando as consequências de sua negação ou ausência na Organização do Conhecimento. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa que situa o debate ético em Platão e na formação da filosofia grega antiga, bem como apresenta o conceito de Justiça Social como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Do saber ao conhecimento: estudos sobre o Teeteto.José Trindade Santos (ed.) - 2005 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  39
    A organizaçao dos estudos no Mosteiro de Santo Tirso.F. Carvalho Correia - 2011 - Humanitas 63:427-450.
  19.  13
    ÉTICA EM ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO : categorização de termos fronteiriços em relação a gênero e sexualidade.Fabio Assis Pinho & Suellen Oliveira Milani - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):84-103.
    Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental sobre ética na organização do conhecimento que utiliza como escopo empírico um conjunto de termos considerados fronteiriços em relação a gênero e sexualidade. Para tanto, o objetivo foi categorizar termos considerados fronteiriços na questão de gênero e sexualidade, no intuito de formar uma base léxica para averiguar suas condições de organização do conhecimento, particularmente por ser uma reflexão ética. Dessa forma, os corpora investigativos foram 35 termos fronteiriços em relação a gênero (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Partilhas do Saber. Diálogos Entre Filosofia e Literatura.A. Magalhães - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (2):47-59.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber.Dannyel Teles de Castro & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):83-112.
    Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil – Código de Financiamento 001 Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber Resumo: O artigo pretende abordar as possíveis contribuições da filosofia latino-americana e das filosofias e pedagogias indígenas na descolonização epistêmica do saber. Para tanto, investiga o trabalho de libertação da filosofia proposto Enrique Dussel e Raúl Fornet-Bettancourt, bem como a noção de colonialidade do saber, pensada por diferentes teóricos da concepção decolonial. Identifica-se a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Base técnica e organização do trabalho na manufatura e grande indústria: inflexão, desenvolvimento desigual e reciprocidades.Elcemir Paço Cunha - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):41.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Engenharia do saber: Entrevista com Murilo Seabra.Lucio Verçoza - 2020 - Revista Guairacá de Filosofia 36 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    ORÍGENES: concepção do saber, plano e método.João Lupi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):475-482.
    SÍNTESE - Origenes é o primeiro pensador e mestre cristão sobre cuja obra escrita sistemática e ensino institucional é possível fazer uma apreciação criteriosa. Seu plano de estudos, por toda a vida, tem a Escritura como objeto único, enquadrado entre uma visão teórica integral e um destino apologético. A Sabedoria é o Logos, Cristo, e por isto a ciência total é a Teologia. O plano teórico do saber abrange a tríplice realidade: Deus, Mundo, Homem; e o programa de estudos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    O saber fazer enogastronômico do territorio do Vale dos Vinhedos/RS.Roberto Do Nascimento Silva, Monica Elisa Dias Pons & Vander Valduga - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):07.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  24
    As Conferências Públicas no projeto de Instrução Pública e Organização do Ensino de Condorcet.Eduardo Antonio Jordão - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 87.
    O texto situa em seu contexto as Conferências Públicas e apresenta o seu papel no projeto de Instrução Pública e Organização do Ensino, proposto por Jean Antoine Nicolas de Caritat, marquês de Condorcet , que deu origem ao decreto sobre Instrução Pública aprovado na Assembléia Nacional da França Revolucionária em 1792. Ao final, caberá uma breve comparação entre os objetivos das Conferências Públicas dispostos por Condorcet com o recente programa Escola da Família, do governo do Estado de São Paulo, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    O saber filosófico em enfoque hermenêutico.Miguel Antonio do Nascimento - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (17):226.
    No artigo busca-se mostrar que o saber filosófico se diferencia dos saberes que consistem no exame direto das coisas. Ressalta-se o surgir da filosofia nisso como o tipo de compreender que explica a determinação das coisas. Enfatiza-se aí a dificuldade de se exprimir o conhecimento filosófico e de se preservar, simultaneamente, sua diferenciação em meio às outras formas de saber. A expressão “amor à sabedoria” é tomada aqui como tendência natural à superação desta dificuldade e vínculo entre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge.Rogério Rodrigues - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):89-106.
    O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Especificidades e usos da noção de signo em Arqueologia do Saber.Erenildo João Carlos - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):617-642.
    Especificidades e usos da noção de signo em A Arqueologia do Saber Resumo: O reconhecimento da noção do signo em diferentes domínios do saber com significados, sentidos e usos diversos sinaliza sua relevância estruturante e operante nos processos de produção do conhecimento, da comunicação e da sociabilidade humana. Considerando esse fato, o presente ensaio objetivou identificar e localizar as formas de aparecimento da noção de signo em A Arqueologia do Saber (2008), a fim de analisar e sistematizar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    A estrutura de organização do corpo político na concepção de Hannah Arendt.José Luíz Oliveira - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (3):265-277.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Animais transgênicos–nova fronteira do Saber.Lygia da Veiga Pereira - 2006 - In Laurie Dimauro (ed.), Ethics. Greenhaven Press. pp. 732-36.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    A Real Biblioteca Pública da Corte e o Estado Moderno.João Luís Cabral Lisboa - 2017 - Cultura:91-101.
    Entre Dezembro de 1755 e Fevereiro de 1796, a aspiração de erguer em Lisboa uma biblioteca pública tem várias expressões, e o Alvará de Fevereiro de 1796 que cria a Real Biblioteca Pública da Corte representa, em certa medida, o culminar desse processo. António Ribeiro dos Santos, como responsável pela biblioteca, mostra como se entendia o que devia ser uma Biblioteca da Corte, os seus objectivos, os seus princípios de organização, o cuidado colocado na sua actualização, confirmando a centralidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O Institucional, a Organização E a Cultura da Escola.João dos Reis Silva Jr - 2004 - Xamã. Edited by Celso João Ferretti.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Heidegger: origem e finitude do tempo.Róbson Ramos Dos Reis - 2005 - Dois Pontos 1 (1).
    Neste artigo apresento os traços gerais da doutrina heideggeriana da temporalidade, em Ser e Tempo. Além de destacar os aspectos ontológicos que caracterizam tal abordagem, acentuo uma característica central da assim chamada cronologia fenomenológica, a saber: a identificação de modos do tempo e o a determinação de uma relação de dependência explicativa entre eles. A finitude da temporalidade e a gênese dos modos do tempo a partir da temporalidade originária do Dasein são analisadas com maior ênfase. O artigo é (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    O Enfraquecimento Do Estado Democrático e a Questão da Predação Estatal.Bartolomeu dos Santos Costa - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):53-66.
    O objetivo deste artigo é fazer uma discussão apontando para o enfraquecimento de Estados Democráticos como resultado de uma _Predação Estatal_. Predação estatal é utilizada aqui para designar um sucateamento e desordens no Estado como resultados de má administração, corrupção, entre outros fatores. Para tal, fez-se uma discussão/síntese inicial sobre a concepção de Estado/sociedade em John Rawls, buscando relacionar sua ideia de estado ideal com a concepção de Estado Democrático de Direito de autores como Rubens Casara, que, a princípio, dialoga (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  32
    A arqueologia do Saber e a constituição das ciências humanas.Roberto Cabral de M. Machado - 1974 - Discurso 5 (5):87-118.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Com Spinoza, pensar a complexidade e a auto-organização dos corpos: do físico ao político.Laurent Bove, Leon Farhi Neto & Monique Farhi - 2016 - Perspectivas 1 (1):15-28.
    Este artigo resulta de uma conferência realizada por Laurent Bove, na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas/TO, no dia 24 de novembro de 2014, no quadro do Colóquio Desafios da Pesquisa na Contemporaneidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    A filosofia hermenêutica de bachelard: do filósofo diante do processo do saber científico.Jonivan Martins de Sá - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):143-159.
    O seguinte trabalho tem por propósito uma breve análise acerca do pensamento do filósofo francês Gaston Bachelard. Para tal, inicialmente, retomarei de forma sucinta a trajetória biográfica deste, recuperando elementos históricos que teriam certa influência em sua construção teórica. Posteriormente, analisarei alguns daqueles que são considerados como conceitos centrais à obra de Bachelard e que buscam dar cabo das discussões a respeito do saber científico e de como este se daria sob o signo de uma ruptura. As análises que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    A educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar.Rogério Rodrigues - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):579-600.
    O objetivo deste artigo é analisar o processo formativo em interface à perspectiva interdisciplinar no campo educacional. Para tanto, parte-se da análise do “paradigma do muro”, como um problema que se evidencia enquanto representação emblemática do projeto da sociedade, pautada na interdição ou na exclusão do outro. No campo da ciência, existem outros muros que se erguem como barreiras que nos impedem de pensar o conhecimento para além da ciência disciplinar. Para analisar a educação entre muros e a transmissão do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  23
    Que é uma naçao justa, um mundo justo, uma empresa justa?Philippe Van Parijs - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1-4):129-149.
    A teoria da Justiça Social sofreu uma revolução ao longo dos três últimos decénios do século xx: discussões intensas levaram à formação de um rico conjunto de concepções acerca das exigências de Justiça ao nível da Nação. O presente artigo, porém, interroga-se sobretudo sobre a questão de saber até que ponto a resposta correcta, ou, pelo menos, a mais plausível, à questão acerca do que seja uma Nação Justa pode ser directamente transposta para o nível de uma organização, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  60
    Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico.Marcos Alexandre Alves - 2011 - Princípios 18 (30):181-198.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente artigo analisa a passagem da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Inicialmente, apresenta a crítica da hermenêutica à absolutizaçáo da lógica matemática como estrutura da pesquisa e produçáo de sentido na filosofia. A lógica matemática sedimenta a dinâmica da vida do homem por náo estar aberta às contingências da existência, porém a vida do homem náo se compreende sob a forma da lógica matemática. Posteriormente, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Michel Foucault: As lutas em torno do poder E a dinástica do Saber.Cesar Candiotto - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):659-675.
    RESUMO Neste artigo, objetivamos explorar os cruzamentos entre as lutas empreendidas por Michel Foucault no início dos anos setenta e o desenvolvimento de conceitos, como os de sobressaber e sobrepoder no curso "Théories et institutions pénales", a fim de entender como a insurreição dos saberes sujeitados, mencionada em "Il faut défendre la société", pode ser também identificada nos movimentos operários e em outras formas de luta, diante do excesso de saber posto ao serviço da concentração e burocratização do poder. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Ilustração, experimentalismo e mecanicismo: aspectos das transformações do saber médico em Portugal no século XVIII.Jean Luis Neves Abreu - 2007 - Topoi. Revista de História 8 (15):80-104.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado.Márcio Danelon - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):509-553.
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Nietzsche ea crítica ao Estado Moderno.Atílio Lúcio Malta - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):162-179.
    A crítica de Nietzsche ao Estado moderno traz algo peculiar ao debate político, a saber, a ideia de que todo o movimento moderno seria, em verdade, herdeiro da moralidade judaico-cristã e, portanto, enfraquecedor do humano. O filósofo que, no prefácio de Aurora, declarou guerra à moralidade cristã enxerga na organização política moderna elementos que enfraquecem a vida e, assim, tornam-se empecilhos para a cultura. O presente texto pretende mostrar em que medida a política moderna é herdeira do “platonismo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  19
    Cidade inteligente e governamentalidade algorítmica: liberdade e controle na era da informação.Marco Antônio Sousa Alves - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Partindo das reflexões de Michel Foucault no final dos anos 1970 e da noção desenvolvida mais recentemente de “governamentalidade algorítmica”, entendida como um novo regime de poder e saber baseado na coleta, mineração e cruzamento de grandes volumes de dados, o presente artigo pretende analisar criticamente as chamadas “cidades inteligentes”, nas quais a infraestrutura e os serviços são interligados de maneira supostamente mais racionalizada e eficiente, oferendo finalmente o sonhado bem-estar e a vida feliz. Essa utopia de organização (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  7
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Os descobrimentos e a ordem do saber: uma análise sociocultural.Luís Filipe Barreto - 1987 - Lisboa: Gradiva.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A ciència e a Virtude no noviciado da cotovia (1603-1579), organizaçâo do espaço, produçâo do discurso e sistemas epistémico. [REVIEW]Ana Luisa Janeira - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1):441-447.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    A estética dos extremos: notas sobre a relação entre a arte rupestre e a reprodutibilidade técnica em Theodor Adorno.Jéverton Soares dos Santos & Robson da Rosa Almeida - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):427-452.
    O artigo propõe uma aproximação entre dois campos de pesquisa distintos, mas com notórias afinidades eletivas: o campo da arqueologia e o da estética filosófica. Pretende-se saber de que modo, no interior do pensamento dialético de Adorno, articulam-se os conceitos de pré-história e proto-história, tendo como fio condutor a temática da arte rupestre e a sua contrapartida moderna, isto é, a reprodutibilidade técnica. Tal aproximação tem como ponto de partida um instigante parágrafo da obra póstuma de Adorno, “Ästhetische Theorie”, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000