Order:
Disambiguations
João Lupi [10]João Eduardo Pinto Basto Lupi [1]João Eduardo Lupi [1]João - Lupi [1]
  1.  19
    Comissão de filosofia medieval – 20 anos.José Antonio de C. R. De Souza, Luis Alberto De Boni & João Lupi - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (3):357-378.
    Neste texto, os três professores que presidiram até hoje a Comissão Brasileira de Filosofia Medieval fazem um histórico da mesma, salientando 0s encontros e congressos realizados, as publicações feitas e os projetos para o futuro.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    ORÍGENES: a ordem do mundo e o acaso.João Lupi - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):479-492.
    Defrontando-se com a questão do acaso, tal como proposto pela filosofia pagã, os pensadores cristãos sentiram-se ante um dilema: se existe o acaso, a ordem do mundo não é perfeita, mas, se tudo possui uma causa determinante, onde fica o livre-arbítrio? A resposta de Origenes é a mais completa e original, atestada pelos argumentos e pela terminologia utilizada; mas ela não coincide in totum com as propostas posteriores da Escolástica e do Renascimento.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    ORÍGENES: concepção do saber, plano e método.João Lupi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):475-482.
    SÍNTESE - Origenes é o primeiro pensador e mestre cristão sobre cuja obra escrita sistemática e ensino institucional é possível fazer uma apreciação criteriosa. Seu plano de estudos, por toda a vida, tem a Escritura como objeto único, enquadrado entre uma visão teórica integral e um destino apologético. A Sabedoria é o Logos, Cristo, e por isto a ciência total é a Teologia. O plano teórico do saber abrange a tríplice realidade: Deus, Mundo, Homem; e o programa de estudos segue (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    O homem E o mundo na antropologia teológica de orígenes.João Lupi - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):505-514.
    Orígenes é considerado como o maiordos pensadores greco-cdstãos. Do que restou desua vasta obra pode-se construir uma Antropologia,onde afloram noções fundamentais comocorpo, alma e espírito; livre-arbítrio e liberdade;racionalidade e paixões; união do homem e damulher, vida ética e outros temas mais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    O universo é um imenso animal.João - Lupi - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):311-319.
    Na compreensão de mundo de Giordano Bruno as teorias copemicanas a respeito de nosso sistema planetário são estendidas a todo o universo. Além disso, redefinem-se os conceitos de matéria e forma. Ele compreende a totalidade do universo como uma imensidão ilimitada dotada de vida e de energia. Na linha de alguns filósofos antigos, defende ele que entre os seres animados e o mundo existe uma analogia no que se refere à vida, vida esta que se manifesta através de muitas modalidades. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Sociéte Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale.João Lupi - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):905-906.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    O Tratado da Oração de Orígenes.João Lupi - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):137 - 152.
    Orígenes não foi só um teólogo criativo e inspirador, e o primeiro a redigir uma obra vasta e organizada, mas foi antes de mais um mestre de vida espiritual O testemunho de seus discípulos e comentadores mostra-o como um homem de Deus, intérprete da Palavra divina, trabalhador paciente no ensino e na escrita, austero e vivendo na oração. Não é de estranhar, pois, que o primeiro tratado cristão sobre a oração seja de sua autoria. Nele Orígenes discute os vários modos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark