Results for 'filosofía e infancia'

991 found
Order:
  1.  16
    Filosofía, educación e infancia.Olga Grau Duhart - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 11:3-13.
    El texto propone una perspectiva de articulación de la filosofía, la educación y la infancia en una suerte de trama de potencias que pueden concurrir fructíferamente en una propuesta que legitime y visibilice a niñas y niños como sujetos pensantes y productores de cultura. Se hace referencia al programa de Filosofía para Niños del filósofo Matthew Lipman y al valor de su proyecto educativo, como también al aporte de otros filósofos, especialmente el de Walter Kohan, que nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Reseña de: Agratti, Laura (2021). Devenir pregunta: filosofía e infancias entre la escuela y la universidad. Rio de Janeiro: NEFI. [REVIEW]Ángela Tettamanti - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-08.
    In "Becoming Question: Philosophy and childhood between school and university" Laura Agratti approaches the teaching of philosophy from the question: why and how was the presence and permanence of Philosophy with Children (PwC) possible in the Joaquin V. Gonzalez School? The author manages to contextualize and conceptualize her rich experience with the project, reviews and analyzes the historical path that allowed its development while traversing the intellectual path of her professor Guillermo Obiols, who inaugurated the debates and reformulated the proposals (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Inf'ncia, Filosofia e Pólis.Walter Omar Kohan - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:335-344.
    Exagerando uma certa tensão existente entre Sócrates e Platão em Diálogos como Apologia de Sócrates, Górgias e A República, este artigo busca pensar uma oposição mais profunda entre duas políticas da educação da infância em nome da filosofia: como conhecimento verdadeiro do bom e do belo (Platão), a filosofia aspira à conversão da infância; como forma de vida questionadora (Sócrates), ela abre um espaço de interrogação para escutar a infância. No artigo, mostramos como o programa Filosofia para Crianças, de Matthew (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Epistemología, educación e infancia: la resistencia silenciosa de Víctor de Aveyron.Rafael Maximiliano Calderón - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (2):1-19.
    Nuestro propósito en este artículo es analizar desde un punto de vista epistemológico el debate científico sobre el niño “salvaje” de Aveyron que se inicia en la Ilustración tardía, en el ámbito del método y prácticas médico-pedagógicas, y que se extiende a mediados del siglo XX en el campo de las ciencias sociales. Consideramos que la metodología de investigación científica y los tratamientos aplicados para educar y transformar al niño “salvaje”, a través del disciplinamiento de sus sentidos, la enseñanza del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Imaginarios apocalípticos e infancia en las novelas en voz baja de Alejandra Costamagna y La edad del perro de Leonardo Sanhueza.Cristian Montes Capó - 2019 - Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofia 47:279-289.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  42
    Campamento Filosófico: Experiencia Lúdica de Pensamiento Con la Infancia.Wilson Orlando Ladino Quiroz & Erika Viviana Castellanos Murcia - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-20.
    The article presents some of the results of the research project Lúdica y juego en la educación infantil: construcción conceptual–Play and Games in Early Childhood Education: A Conceptual Construct–financed by the Vicerrectoría de Investigaciones of the Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Boyacá, Colombia. The aim was to identify and explore the conceptions of what the Campamento Filosófico (Philosophy Camp) represents for its participants within the framework of the project Filosofía e infancia (Philosophy and Childhood). This study (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Corpo como potência e experiência na perspectiva de crianças pequenas: diálogos possíveis entre Filosofia e Educação Infantil.Márcia Buss-Simão - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):327-353.
    O presente texto procura colocar em diálogo reflexões do campo da Filosofia da Infância com os da Educação Infantil. Além das contribuições teóricas pretende fazer conexões com situações observadas em uma pesquisa de doutorado na qual as relações com o espaço e o tempo são entrelaçadas com as do corpo como experiência que surgem nas relações que as crianças estabelecem com seus machucados, ou como elas definem, seus ‘dodóis’. Nessas relações duas particularidades podem ser observadas: uma primeira é que as (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Formação humana e condição ontológica da infância.Claudio Almir Dalbosco - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):245-271.
    Resumo O ensaio reconstrói, na primeira parte, o conceito de descontinuidade da infância como condição ontológica da existência humana, amparando-se na definição desenvolvida por Walter Kohan, em seu livro Infância. Entre educação e filosofia. Procura mostrar, brevemente, o vínculo dessa tese, por um lado, com a noção heideggeriana de ontologia e, por outro, com a concepção foucaultiana de ontologia do presente. No que se refere à Heidegger, retém a noção de temporalização do Dasein como crítica à tradição metafísica ocidental. Essa (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Escutando crianças: o que elas nos deram a pensar?Silmara Lídia Marton & Dagmar de Mello E. Silva - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):267-282.
    Este artigo resulta das experiências vividas no decorrer da realização de nosso trabalho de "filosofia com crianças", que se apresentou a nós como uma rica experiência de pensamento. As crianças nos possibilitaram vislumbrar a filosofia como condição imanente ao infante, o que implica no encontro de si com o outro e na criação de novas formas de ser e estar no mundo. Atentamos para o fato de que a escuta da infância passa necessariamente pelo ato de parar para escutar a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915).Giana Lange do Amaral & Maria Augusta Martiarena de Olivera - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    A educação e as comemorações cívicas foram temas bastante discutidos em âmbito nacional. Tais temas não deixaram de fazer parte das páginas do jornal O Rebate que fazia oposição ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O presente trabalho dedica-se à análise das notícias sobre festas cívicas e educação cívica, publicadas no referido jornal, em 1914 e 1915, primeiros anos de funcionamento desse órgão de imprensa. Embora tal periódico constasse como "orgam independente", a filiação partidária de seu editor norteou as críticas e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O Perguntar Filosófico das Infâncias.Junot Cornélio Matos - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):363-379.
    O artigo se ampara na perspectiva da filosofia socrática de diálogo permanente na busca do conhecimento que a ninguém pertence e não se oferece de maneira plena e definitiva. A partir dão, tenta discutir uma possibilidade de compreensão da categoria criança e infância partindo do pressuposto que os contextos sociopolíticos diversos não permitem uma compreensão unívoca e, por isso, utiliza o termo infâncias. Faz, inicialmente, uma abordagem da antropológica com a premissa da inconclusão do ser humano e seu perene processo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Notas sobre la infancia y la literatura desde las filosofías de Deleuze- Guattari y Schérer- Hocquenghem.Samy Z. Reyes García - 2023 - Revista de Filosofía (México) 55 (154):248-295.
    El presente trabajo aborda el problema de la infancia dentro de la filosofía mo- derna y contemporánea, así como la relación conceptual que ésta tiene con la literatura, en especial, con lo que se analiza como novela infantil y novela familiar. Con apoyo de algunas ideas de Deleuze y Guattari, así como de Schérer y Hocquenghem, a la par de fragmentos de novelas, se busca establecer una crítica a las nociones de ontología y libertad establecidas en torno a la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Ressonâncias da infância (a escrita das “Confissões” em Rousseau e Santo Agostinho).Deniz Alcione Nicolay - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 372.
    Este ensaio trata da infância, de certa forma, das infâncias. E, por isso, pensa-acomo uma experiência estética do escritor. Um escritor que oscila entre a escrita e a leitura, a ficção e o real, o presente e o passado. Ou seja, mergulha na experiência formativa da infância a partir do texto das “Confissões”, reconstruindo fragmentos de subjetividade. Em tais fragmentos, as leituras da criança-aluno proporcionam o reencontro com o mundo-outro da imaginação. Nesse espaço, o exercício da escritura encarna-se no outro (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915).Maria Augusta Martiarena de Oliveira & Giana Lange do Amaral - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):62-75.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    Ensinar E aprender filosofias negras: Entrevista a Renato Noguera.Alexandre De Oliveira Fernandes, Emanoel Luís Roque Soares & Maurício De Novais Reis - 2018 - Odeere 3 (6):07.
    Uma boa entrevista precisa de uma entrada? Necessitamos aqui, realmente de uma apresentação de nosso entrevistado? Se sim, seremos sintéticos, porque estamos convencidos de que importa a fala de Renato Noguera. Deixaremos que a entrevista diga “algo” sobre ele que não possa ser pinçado rapidamente de seu currículo lattes, produção bibliográfica, palestras e bancas de trabalhos acadêmicos, não sem dizer, contudo, que Noguera é daqueles pensadores que aproximam o conhecimento das pessoas. Não escreve e nem fala como se estivesse em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    La infancia y el filósofo: entrada y salida de la perplejidad presente.Jorge Úbeda Gómez - 2012 - Madrid: Encuentro.
    «Desde el punto de vista del discurso moderno e ilustrado sobre el sujeto, para este todo es posible; sin embargo, el discurso contemporáneo sobre el sujeto devuelve la tesis de que todo lo posible es ya pasado. [...] De un modo intuitivo pensamos que ser niño es, en cierta medida, tener un campo de posibilidad abierto e indefinido ---todo es posible--- pero que ese campo de posibilidades no ha sido decidido ni elegido, ni siquiera creado por uno ---todo lo posible (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Que É Um "Bom Professor"?Paulo Ghiraldelli Jr - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):245-262.
    Resumo: O texto trata da evolução da ideia de "bom professor" no contexto da modernidade e da época contemporânea. Considera, então, três fases histórico-filosóficas: o professor segundo o discurso pedagógico humanista; o professor segundo o discurso pedagógico da era "sociedade do trabalho" e o professor segundo o discurso pedagógico "tecnicista". Palavras-chave: professor; filosofia; história; infância; pedagogia. Abstract: This paper deals with the idea of "good teacher" in the context of modernity and contemporary age. Three historico-philosophical phases are taken here under (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Da Configuração Antropológica da Filosofia Ao Pensamento Do Acontecimento: Devir, Inf'ncia e Educação.Rodrigo Barbosa Lopes - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:89-108.
    Este artigo tem o objetivo de propor em linhas gerais uma alternativa ao discurso antropológico-humanista do pensamento filosófico, que predominava em fins do século XIX, e que ainda hoje estende seus efeitos ao pensamento da filosofia sobre a educação e sobre o tema do sujeito e da constituição da subjetividade no processo educativo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre inf'ncia / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood.Luiz Guilherme Augsburger, Celso Kraemer & Helena Almeida E. Silva Sampaio - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020002.
    As muitas verdades sobre a infância de nosso tempo, das mais catedráticas às mais “inovadoras”, encontram-se compiladas em livros e artigos dentro e fora de nossas bibliotecas. Grosso modo, elas constroem dois tipos de niilismo. Um niilismo de tipo universalista, que suga a criança para fora da imanência da vida e da histórica e a torna refém de estereótipos universais. Outro niilismo de tipo relativista, que esquece a criança e apenas acusa os estudos da infância como mera invenção. Evitar esses (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Infancia, Una “Flora Abundante de Crueldades”.Leonardo Visaguirre - 2023 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 8 (1):1-17.
    El presente artículo aborda la historia de la educación argentina desde una perspectiva ligada a la historia de las ideas filosóficas/pedagógicas (Roig, 1993, 2009; Arpini, 2003; Ramaglia, 2020), tomando como objeto de estudio la representación de la infancia presente en los trabajos sobre criminología infantil del pedagogo positivista Víctor Mercante (1870-1934). Analizamos los elementos epistemológicos que articulan el discurso positivista e higienista del pedagogo normalista argentino y su relación con el complejo universo discursivo que lo entrama y promueve. Realizamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    A prática de filosofia na escola como oportunidade de redefinição mútua de crianças e adultos.Lucia Helena Cavazin Zabotto Pulino - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A partir da prática educacional filosófica nas escolas, sobretudo a que é proposta pelo projeto "Filosofia na Escola", o texto examina possibilidades outras de encontros entre adultos e crianças, repensando nossa própria relação com a infância.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Introdução da Ciência na infância: o caso da série "De onde vem?" // Introduction of Science in childhood: the case of series "De onde vem?".Flávia Brocchetto Ramos & Marcelo Prado Amaral Rosa - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):41-59.
    O objetivo do estudo é analisar a série De onde vem? , a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Notas para una memoria histórica sobre las infancias producidas por el conflicto armado en Colombia.Camilo Bácares Jara - 2020 - Aletheia: Anuario de Filosofía 11 (21):e073.
    La infancia es un hecho social y por este principio no se reduce a una única expresión. En Colombia, las investigaciones de la memoria histórica han omitido esta concepción sociológica al resumir la interacción de la guerra y la infancia al estudio del reclutamiento de menores de edad. Ante esto, este artículo invita a construir una memoria histórica de las infancias olvidadas y desprovistas de existencia en la narración del conflicto armado. Para tal fin, propone empezar por cuatro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Memorias de infancia.Julia Alcain - 2022 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 7 (2):1-12.
    ¿Qué queda de la escuela? La experiencia de la escuela primaria deja huellas que se memoran y narran tiempo después, dando cuenta de lo que ha afectado y atravesado las vidas en el tiempo de la infancia. A partir de la investigación narrativa y mediante entrevistas abiertas nos propusimos recuperar y analizar lo que los adultos memoran de ese tiempo. Sintetizamos los resultados del trabajo de campo, que ubican al disciplinamiento, al miedo y al respeto como los tópicos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  48
    Facticidad, apropiación y destino. Infancia de J. M. Coetzee bajo la mirada de la analítica existencial heideggeriana.Germán Darío Vélez López - 2015 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 25 (2):114-124.
    El propósito del presente artículo es proponer un diálogo entre la novela autobiográfica Infancia del autor sudafricano J. M. Coetzee, y la transformación existencial del ser-ahí heideggeriano, tal como esta es analizada e interpretada en Ser y tiempo. El camino que seguiremos consistirá en desarrollar un procedimiento hermenéutico de carácter especular, mediante el cual podamos articular el sentido de la obra literaria con el relato formal, ontológico, de la existencia del Dasein en Ser y tiempo de Heidegger. A través (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Inf'ncia. Entre a educação e a filosofia.Dante Diniz Bessa - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    O ensino de filosofia para/com crianças.Williams Nunes da Cunha Junior, Isabel Ferreira Freitas & Vanessa Do Rêgo Ferreira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):719-755.
    O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Cosas de niños en Arendt y Benjamin: resistir al mundo de la mano de la infancia.Ana Lanfranconi - 2023 - Hybris, Revista de Filosofí­A 14 (3):127-162.
    La relación entre generaciones que la educación concreta, articula los roles y expectativas que niños, adultos e instituciones escolares juegan en el entramado social presente y en la línea de transmisión de formas y relaciones necesarias para que el mundo sucumba o resista a las instancias devoradoras de la vida y de los procesos sociales automatizados. Sin embargo, las estrategias políticas de resistencia, que en Arendt se postulan como eminentemente adultas, son los textos de Walter Benjamin atravesados por niños los (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Imagens.Imagens Filosofia E. Pintura - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da inf'ncia na filosofia de Henri Bergson.Magda Costa Carvalho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):565-580.
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson Resumo: Numa passagem da obra Évolution Créatrice, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do élan vital. Estas referências fazem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  25
    O poder explicativo da infância no pensamento político de John Locke.Claudia Elias Duarte - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 18:89-111.
    This paper intends to analyze the basic assumptions that sustain John Locke’s refutation of patriarchalism. It will be shown that neither his idea of paternal power, nor his notion of family, departs from the lockean idea of human freedom. Against our expectations, these arguments go through a different path, departing from those two aspects of human life (dependency and weakness) that do not match with the image of an independent and capable man. Considering this, it will be possible to conclude (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Adultos inacabados y niños defectuosos: sobre la naturaleza y el valor de la infancia.Anca Gheaus & Lourdes Gaitán Muñoz - 2022 - Sociedad e Infancias 6 (1):77-89.
    Defiendo la opinión de que la infancia es intrínsecamente valiosa en lugar de tener valor solo en la medida en que conduce a una buena edad adulta. Ni la visión de los “niños como adultos inacabados” ni la más extravagante de “los adultos como niños defectuosos” son convincentes por sí mismas porque ambas son formas incompletas de contar la historia de la infancia y la edad adulta. Un breve artículo no puede resolver la cuestión del valor relativo de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    Proteção E reeducação dos menores abandonados, marginados E delinquentes, portugal - 1871 /1962.Ernesto Candeias Martins - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):349-364.
    Esta investigação histórica e documental enquadra-se no âmbito da História d Educação em Portugal. Trata-se de uma temática pouco usual, mas serve para uma melhor compreensão da criança nas sua problemáticas educativas, sociais, assistenciais e de reeducação no período entre 1871 - altura da primeira fundação da primeira Casa de Correção e Detenção de Lisboa ocupando-se a partir desse momento o Estado destas. Problemáticas infantis e juvenis da marginalidade, abandono, desamparo e delinquência até 1962. Neste estudo admitimos a existência especial (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Filosofia para Crianças.Bárbara Negrini Loureçon, Camila Timpani Ramal, Carina Alves da Silva Darcoleto & Marília Lopes Leite - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Este texto trata da possível relação entre Filosofia para Crianças e "desaparecimento" da Infância, buscando especialmente em Matthew Lipman e Neil Postman o aporte teórico para pensar o papel da Filosofia perante uma infância em "desaparecimento". Diante da complexidade da temática, não temos a intenção de alcançar respostas, e sim instigar maiores reflexões.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O Colégio de Aplicação da Ufrgs e suas precursoras: memórias apagadas // The Ufrgs School of Application and its precursors: memories deleted.Doris Bittencourt Almeida & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):141-163.
    Neste estudo, busca-se historicizar os primeiros tempos do Colégio de Aplicação, importante espaço educativo em Porto Alegre/RS, Brasil, considerando seus entrelaçamentos às Faculdades de Filosofia e de Educação, valorizando o papel de Graciema Pachedo e Isolda Holmer Paes, professoras idealizadoras da instituição na década de 1950. A produção de memórias de instituições de ensino permite que se teçam interconexões entre as diferentes histórias vividas pelos sujeitos em termos políticos, sociais e educacionais, fomentando assim reflexões sobre as condições materiais nas quais (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Entrevista com FILIPE CEPPAS - Atual coordenador do Grupo de Trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF-Brasil).Revista Sul-Americana de Filosofia E. Educação Resafe - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:109-114.
    O Grupo de Trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) surgiu em 2006 e vem se consolidando através de reuniões anuais, publicações, circulação de informações e debates em sua lista eletrônica. Nesta entrevista conferida à RESAFE, Filipe Ceppas, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colaborador do Programa de Pós-graduação da Universidade Gama Filho (UGF) e atual coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, descreve alguns dos principais desafios do ensino (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    En torno a la coordinación de parentalidad: ¿garantía o desprotección de los derechos de la infancia?Paula Reyes Cano - 2023 - Anuario de Filosofía Del Derecho 38.
    El objetivo de este artículo es alertar sobre el nuevo artefacto para la ocultación de la violencia de género: «la alta conflictividad» en las rupturas familiares. Desde estos planteamientos se pone el foco en la protección del interés superior de la infancia y adolescencia en los casos de ruptura familiar, escondiendo los daños sufridos por los hijos e hijas derivados de la violencia de género. Mostraremos cómo, para paliar los daños derivados de la «alta conflictividad», se está asentando jurisprudencialmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Duas Imagens da Inf'ncia.Ivair Fernandes de Amorim - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 17:38-58.
    Este trabalho busca refletir, por meio de duas imagens: uma literária e outra iconográfica, a respeito das concepções de infância. Para melhor atingir este propósito este trabalho remete a conceitos como: Devir criança e Infância da Educação. Por fim é brevemente discutido o emprego educacional da filosofia e da literatura como alternativas que possibilitem novas perspectivas a respeito da infância e da educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Educação das inf'ncias e crianças no Brasil.Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    O artigo faz uma reflexão crítica dos impactos da pandemia para as crianças da Educação Infantil no Brasil. Delineia algumas concepções de criança e infância nos discursos normativos, apontando possibilidades que valorizem a experiência infantil.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Inf'ncia e Ensino.César Donizetti Pereira Leite - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Este texto tem por objetivo refletir estas questões a partir da noção de INFÂNCIA, trabalharemos esta noção tendo como ponto de partida a idéia do in-fans, ou seja, aquele que não fala, o que não possui a palavra, o que não tem a razão. Procurarei indicar o caminho de uma discussão que nos permita ver as relações de poder que se efetivam nas trocas dialógicas dentro do espaço escolar. Neste sentido, partirei de uma situação real, concreta, de um evento ocorrido (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Um Filosofar-Devir Entre Experiências e Inf'ncia.Carla Patrícia Silva & Walter Matias Lima - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:4-26.
    A pesquisa Os enigmas de infância e experiências em uma escola pública da cidade de Maceió/AL: o que revelam? é uma pesquisa de Mestrado, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, realizada entre 2014 e 2016. O objetivo desta, foi problematizar infância e experiências no cotidiano de uma escola pública no município de Maceió/AL de outra maneira. Para isso, usou a concepção de filosofia presente no filósofo Friedrich Nietzsche, a concepção de infância em Walter Omar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Concepções de inf'ncia E a educação Das crianças da classe trabalhadora: Uma crítica benjaminiana ao projeto escola sem partido.Luciana Helena Monsores & Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (31):609-624.
    En el presente artículo buscamos sistematizar algunas contribuciones del filósofo Walter Benjamin con la intención de pensar las infancias y la educación de la clase trabajadora en el contexto en que se formulan proyectos de ley, como Escuela Sin Partido, en Brasil. Son proyectos elaborados en los últimos años, que guardan un fuerte cuño conservador y de control ideológico. Buscamos en Benjamin la noción de experiencia y cómo ésta entra en relación con la infancia y el área de la (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Fetichismo da Mercadoria e Fantasmagoria na obra “Inf'ncia Berlinense: 1900”, de Walter Benjamin.Alessandro Gomes Enoque & Ana Maria Said - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):455-504.
    Resumo: O pensamento de Walter Benjamin ocupa uma posição particular e, pode-se até dizer, especial na história do pensamento crítico moderno. Sua obra, fragmentada, inacabada, hermética, atual, anacrônica e complexa, possibilita um passeio sobre uma diversidade de temáticas que vão desde a literatura, passando pela sociologia, filosofia, arte, história, entre outras. O objetivo principal deste artigo consiste, assim, em estabelecer mais um olhar em direção a esse pensador. Trata-se, sobretudo, de compreender como as temáticas do fetichismo da mercadoria e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Modernidade, inf'ncia e linguagem em Walter Benjamin // Modernity, childhood and language in Walter Benjamin.Eloiza Gurgel Pires - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):245-274.
    Este estudo retoma os limiares de Walter Benjamin, nos escritos e espaços de errâncias que condensam o pensamento do filósofo em torno do processo de modernidade em um conjunto de transformações no tempo e no espaço da grande cidade. Interessam-nos, sobretudo, os estudos de cidade de Benjamin articulados à sua crítica do conhecimento. No rastro do pensamento benjaminiano, a cidade é pensada enquanto corpus de reflexão que envolve outras categorias para além do racionalismo que torna as imagens urbanas uma série (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de Merleau-Ponty.Aimberê Quintiliano - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):357-381.
    O presente artigo explora a filosofia de Merleau-Ponty, particularmente a ontologia do sensível e da percepção em busca de novos caminhos para a educação. Apresentando uma problemática geral sobre a questão da infância, o texto procura alternativas para pensar um processo educacional que seja mais adequado à natureza, tanto da infância quanto da própria educação no sentido que ela adquire para os filósofos. Partindo da dicotomia tradicional do ocidente, entre corpo e espírito, matéria e forma, existência e essência, e considerando (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Curiosidade, ambição intelectual e conhecimento.Roberto Unger - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):47-61.
    A curiosidade recebe diferentes considerações ao longo dos tempos: mau hábito, luxuria, vício, e virtude. As análises de diferentes épocas e autores perpassa a religião, preconceitos e, finalmente a ciência, que a consagra. É a faculdade mais ativa na infância e adolescência e possibilita o desenvolvimento das aptidões gerais da mente. No passado remoto foi condenada pela religião e considerada a responsável pela queda da civilização adâmica assim como o infortúnio da mítica Pandora. Na atualidade, pesquisadores apontam que a curiosidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa linha não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica.Alessandro de Melo & Débora Ribeiro - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019039.
    Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau, Sarmento, Walsh, Tomazzeti, Santiago, Akkeri e Marques, entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares.Emanuel Chaves Cameira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022004.
    Partindo de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, o vertente artigo procura analisar os primeiros anos do processo de construção social de um (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  33
    Os diagramas de Venn como recurso filosófico no jardim de infancia.Magda Costa Carvalho, Ana Isabel Santos & Renata Sequeira - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):727-750.
    This research lies within the scientific and pedagogic scope of Philosophy for Children, more specifically its implementation in a community of philosophical inquiry, the pedagogic and epistemological model of the Philosophy for Children, with pre-school children. The purpose was to research the type of answer this community of inquiry would give to some logic problems by resorting to Venn Diagrams. Specifically, the observation of problem-solving through the intersection of sets was under scrutiny, and the conclusion was that this logic resource (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991