Results for 'Tradição filosófica'

1000+ found
Order:
  1.  9
    Wittgenstein e a tradição filosófica: aspectos metodológicos.Gilberto Ferreira de Souza - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):204-232.
    Uma das principais preocupações de Ludwig Wittgenstein, presente já desde as suas primeiras observações, é a autonomia do pensamento próprio. Nosso objetivo neste texto é indicar alguns aspectos metodológicos do diagnóstico e da crítica que o filósofo vienense opera em relação à tradição filosófica ocidental com vistas a possibilitar a obtenção de resultados seguros e pacíficos no universo polêmico da filosofia. Para tanto, indicaremos a importância de recuperar o papel que a tradição filosófica desempenha para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  4
    Breve Exame do Conceito de Tempo na Tradição Filosófica e Cultural do Ocidente até a Idade Média.Márcio Chaves-Tannus - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):5-10.
    […] Desde sua mais remota época a filosofia do ocidente se ocupou com a problemática expressa por um par de conceitos: os conceitos da permanência e da mudança. Conceitos opostos, mas que para nós humanos, apenas são concebíveis, psicologicamente captáveis, passíveis apenas de definição por um movimento, que refere um ao outro. De fato: por um lado, aquele que afirma a permanência, suprime no mesmo ato a ideia secular de tempo, a ideia do tempo trifásico: o tempo passado, o tempo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. P. F. Strawson e a Tradição Filosófica.Jaimir Conte & Itamar Luís Gelain - 2019 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi.
    Esta coletânea é um tributo a Peter Frederick Strawson pelo centenário de seu nascimento (1919-2019). Diferentemente de outras coletâneas, esta propõe colocar em relevo a interlocução de Strawson com a tradição filosófica. Em outras palavras, por um lado, queremos evidenciar as discussões que Strawson travou com os seus contemporâneos (Austin, Quine, Russell e Wittgenstein), e, por outro, a influência que recebeu e as críticas que dirigiu àqueles que o precederam na história da filosofia (Aristóteles, Descartes, Hume, Kant). Poderíamos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  34
    Philosophiae portus e arx philosophiae: apropriação e superação agostiniana da tradição filosófica Grego-Romana em relação à felicidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):131-142.
    Mantendo-se na linha de São Justino, o qual, apesar de valorizar a Filosofia Grego-Romana, defende ser o Cristianismo a "verdadeira filosofia", Agostinho fundamenta ou alicerça seu conceito de felicidade na tradição filosófica que o antecedeu, a qual é concebida por ele como um philosophiae portus . Entretanto, como pensador cristão, buscando superar o eudaimonismo grego-romano, ao distinguir sabedoria e Verdade, sendo esta última identificada com Deus, faz da Fé Cristã o arx philosophiae , a que chama de "nossa (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Deus, a Filosofia e as Universidades: uma história seletiva da Tradição Filosófica Católica.Elton Vitoriano Ribeiro - forthcoming - Horizonte:206117-206117.
    Resenha do livro: MACINTYRE, Alasdair. _Deus, a Filosofia e as Universidades: Uma história seletiva da Tradição Filosófica Católica_. Brasília: Editora Devenir, 2022.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    Considerações Sobre a Ideia de Natureza do Conhecimento Científico na Tradição Filosófica Ocidental.Cassiano Terra Rodrigues - 2006 - Cognitio-Estudos.
    Trata-se de fazer um recorte temático na história da filosofia ocidental, comparando três noções básicas de ciência: a aristotélica-tomista, segundo a qual ciência é conhecimento dedutivo, com base em certos princípios supremos, de estabelecimento de verdades; a baconiana, segundo a qual ciência é um procedimento indutivo de descoberta de verdades; e a peirciana, segundo a qual ciência é um modo de vida, uma atividade investigativa concreta, de descoberta da verdade. Aristóteles; Demonstração; Dedução; Tomás de Aquino; Princípios; Bacon; Indução; Peirce; Inquirição; (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    A Tradição Na Experiência Filosófica Nietzschiana.Lúcia Schneider Hardt - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:73-89.
    O texto tem como propósito realizar uma reflexão sobre a ideia da tradição, considerando a experiência nietzschiana. A tradição não é o oposto da contemporaneidade, não impede a reflexão sobre o presente. A tradição, em qualquer perspectiva filosófica bem como em qualquer dimensão cultural, é um recurso utilizado para explicar nossa inserção na história, poderá ser um recurso para reeditar esta inserção considerando os desafios atuais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  36
    Ortega y Gasset e a tradição filosófica / Ortega y Gasset and the Philosophical Tradition.José Maurício de Carvalho - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):175-203.
    In this article we examine the significance of the history of philosophy in raciovitalismo of Ortega y Gasset. The philosopher does not believe that no one thinks philosophically address both current problems and past tense systems, hence the history of philosophy is a discipline of philosophy. For him, no other science in the story acquires a meaning of its development as large as in philosophy. The article also shows how, for him, creating philosophical binds to cultural moment in which it (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Ortega Y gasset E a tradição filosófica.De Carvalho José Maurício - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1).
  10.  19
    O conceito de tradição na hermenêutica filosófica de Gadamer.Luciano Lima Maquiné Santiago & Luis Uribe Miranda - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):43-61.
    Gadamer resgata o valor da tradição e explicita o desprezo feito pela Aufklärung a mesma. A questão da reabilitação da tradição enquanto fundamental para a compreensão é o que está em questão neste artigo. Um dos problemas a ser analisado é se há incompatibilidade entre razão e tradição, e se não há de que forma podemos buscar resgatar o valor da tradição como algo fundamental para a compreensão de como se dá o processo do entendimento humano. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Parmênides, a tradição e o parricí­dio.Claudia Murta - 2005 - Princípios 12 (17):77-90.
    Com esse trabalho procuramos percorrer alguns fragmentos do poema de Parmênides com o objetivo de apontar para o surgimento de uma tradiçáo ontológica seguida de perto por Platáo. Analisamos em seguida a disposiçáo ao parricídio apresentada no texto de “O Sofista”. Em nenhum momento desse diálogo, Platáo confronta a verdade do que é. Para fazer isso ele deveria se opor à primeira via de Parmênides e isso ele náo o faz. Ao contrário, garantindo o pensamento de Parmênides, o que ele (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Tradição E Transição No Curso Conimbricense.Alfredo Dinis - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (4):535 - 560.
    Os autores jesuítas do Curso Conimbricense têm sido por vezes acusados de não terem ido além de uma monolítica e rígida repetição das teses filosóficas aristotélicas, característica pretensamente distintiva da Companhia de Jesus nos séculos XVI e XVII, cujos membros demonstrariam uma total incapacidade de dialogar com as correntes inovadoras, por exemplo, no campo da filosofia da natureza. O presente estudo, baseado numa análise do Comentário Conimbricense De Caelo, mostra conclusivamente que aquele ponto de vista resulta tanto de uma leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  14
    A aprendizagem filosófica na formação de professores.Alexsandro da Silva Marques - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):255-271.
    A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    A influência da tradição sem'ntica analítica na filosofia de Frege.Eduardo Antonio Pitt - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):325-337.
    O objetivo desse artigo é tentar esclarecer as origens e a importância filosófica do conceito de validade lógica objetiva no pensamento de Frege. Nosso argumento tentará localizar a filosofia de Frege dentro de uma tradição semântica analítica que surge no século XIX pelo pensamento de Bolzano e Lotze e que também se caracteriza pelo antinaturalismo, antipsicologismo e pela crença em uma objetividade a priori como característica de unidades logicamente válidas, mas não reais. O artigo irá identificar pontos em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    A reabilitação da Tradição Humanista como experiência de verdade em Hans-Georg Gadamer/The rehabilitation of the humanist tradition as experience of truth on Hans-Georg Gadamer.Cristiano Capovilla & Almir Ferreira da Silva Júnior - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):239.
    O trabalho parte da investigação de Gadamer sobre o desdobramento do projeto iluminista e sua pretensão de envolver a totalidade do saber humano, condicionando seus caminhos e determinando seus meios a partir do sucesso e eficácia do horizonte físico-matemático. As repercussões dessa influência na própria autofundamentação das ciências humanas representam um grande risco, pois transcende as questões das diferenças entre métodos, dizendo respeito aos próprios objetivos do conhecimento humano. Trata-se, pois, da finalidade do conhecimento, isto é, das questões referentes à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  36
    Narrar Deus - entre tradição e tradução: traços da hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur (Narrating God – between tradition and translation: traces of biblical hermeneutics of Paul Ricoeur) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1589. [REVIEW]Walter Ferreira Salles - 2013 - Horizonte 11 (32):1589-1604.
    Este trabalho aborda a narração de Deus como fonte de sentido para vida no contexto das tradições religiosas que se fundam na leitura e apropriação de textos tidos como sagrados. A partir da hipótese de que a fé monoteísta é fundamentalmente uma “fé textual”, o presente trabalho toma por referencial teórico o pensamento do filósofo francês Paul Ricoeur. O objetivo a que me proponho é apresentar de forma sintética traços de sua hermenêutica bíblica a partir da articulação entre interpretação, (...) e tradução. O percurso deste ensaio conduz inicialmente à teoria do texto de Ricoeur, em seguida aborda sua fenomenologia hermenêutica da consciência religiosa da falta, para enfim buscar a articulação entre tradição e tradução em uma leitura filosófica da bíblia. A articulação entre as hermenêuticas bíblica e filosófica aponta para a possibilidade do desenvolvimento de uma filosofia da religião que tem por propósito pensar mais e de maneira diferente a contribuição da leitura dos textos religiosos para a busca de sentido da existência humana. Para tanto, se faz necessário o respeito pela pluralidade de crenças e práticas no interior e fora das diversas tradições religiosas. Palavras-chave: Hermenêutica. Texto. Tradição. Tradução.This paper approaches the narration of God as a source of meaning to life in the context of religious traditions that are based on reading and appropriation of texts considered sacred. From the hypothesis that the monotheistic faith is fundamentally a "textual faith", this paper takes as a theoretical framework the thought of the French philosopher Paul Ricoeur. I intend to present in a synthetic trace his biblical hermeneutics from the relationship between interpretation, translation and tradition. This paper initially gets to the theory of Ricoeur’s texts, and then approaches his hermeneutic phenomenology of the religious consciousness of fault; finally it searches for the relationship between tradition and translation in a philosophical reading of the Bible. The articulation between the biblical and philosophical hermeneutics points to the possibility of developing a philosophy of religion that wants to think in a different way the contribution of reading religious texts in the search for meaning of human existence. Therefore, it is necessary to respect the diversity of beliefs and practices inside and outside of the various religious traditions. Keywords: Hermeneutics. Text. Tradition. Translation. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Metodologia e análise filosófica da ciência em Larry Laudan.Douglas Antonio Bassani, Cléria Maria Wendling & Osbaldo Washington Turpo Gebera - 2024 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 31:205-217.
    Esta pesquisa analisa alguns tópicos sobre a metodologia de acordo com a filosofia da ciência de Larry Laudan, além de examinar, na área da educação, esta proposta de interpretação filosófica. Trouxemos como elementos algumas considerações e definições sobre a metodologia em Laudan, isto é, da metodologia como um instrumento para a realização da axiologia (que são as metas e os valores cognitivos), porém, apresentando também interessantes relações para com as teorias específicas, como o de justificar as teorias específicas e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    A constituição hermenêutica filosófica das ciências humanas em Hans-Georg Gadamer.Paulo Thiago Alves Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):224-243.
    O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da obra Verdade e Método, as principais perspectivas que dão fundamentação para a tese gadameriana de uma hermenêutica filosófica inerentes as ciências humanas. A hipótese principal é que Gadamer desenvolve uma reflexão não-metodológica para as ciências humanas guiada pela relação inextricável entre hermenêutica crítica e a linguagem, entendida como o modo de ser dialógico da interpretação. Para desenvolver tal hipótese, três momentos são relevantes: primeiro momento apresenta o caminho não-metodológico de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    O Desafio da Filosofia Experimental à "Grande Tradição".Stephen Stich & Kevin Tobia - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (2):9-40.
    Abstract:Appeal to intuition has played an important role in philosophical debates. Recent research in experimental philosophy empirically investigates philosophical intuitions, the factors that affect them, and the psychological and neurological mechanisms that underlie them. We distinguish between two common ways in which intuitions are used as philosophical evidence and present experimental philosophical studies that problematize these uses of philosophical intuitions. These studies indicate the influence of various prima facie irrelevant factors, such as language and order of presentation, on philosophical intuitions. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  1
    A educação filosófica é cosmológica.Remi Schorn - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):9-25.
    Toda a filosofia importante visa compreender o universo, suas relações e nosso lugar nele, é cosmológica. Enquanto entidades de conhecimentos, constituímos nossa subjetividade na imbricação com os problemas e teorias de nosso tempo. Nessa objetividade teórica comum a todos os humanos a filosofia conjectura acerca da relação entre eternidade, perenidade e transformação. Sua missão é problematizar e relacionar criticamente nossas teses com as teorias vigentes nas mais diversas formas de conhecimento particular. Trata-se de encontrar o mote relacional entre tudo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Há Legitimidade Nos Preconceitos? Uma Reabilitação À Luz da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer.Talia Giacomini Tomazi - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):65-78.
    O pensamento filosófico moderno geralmente considerou os preconceitos como juízos sem fundamentação e que levam a mal-entendidos. Contudo, Hans-Georg Gadamer pretende restituir o potencial produtivo e o caráter condicionante dos preconceitos para a compreensão a partir de sua hermenêutica filosófica. Deste modo, o presente artigo retomará a discussão desenvolvida por Gadamer em Verdade e Método, sobretudo na segunda parte, e dará ênfase aos seguintes aspectos: a descoberta da estrutura prévia da compreensão (posição prévia, visão prévia e concepção prévia) e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    A razão filosófica.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    “Autor reescreve a história abordando temas polêmicos, como a origem de Deus no imaginário dos homens, a fábula de Cristo e a tradição judaica do santo Graal, sendo fonte de pesquisa para seus leitores.” Às vezes parece que é preciso ser um PhD para abrir um livro de filosofia e você pensa, é melhor deixar as questões filosóficas para os filósofos da mesma forma que a ciência para os cientistas. Frederico Rochaferreira entende que isso é trágico, para as nossas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    A hermenêutica filosófica e a experiência formativo-educacional.Almir Ferreira da Silva Junior - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-16.
    O presente artigo privilegia uma interface entre hermenêutica e educação considerando os fundamentos da filosofia de Hans Georg Gadamer. Seu objetivo é pensar, de modo propositivo, como a hermenêutica filosófica enquanto “sabedoria prática” pode contribuir para a discussão da experiência formativo-educacional em seu caráter dialógico e transformador. Tendo em vista a crítica hermenêutica dirigida à racionalidade técnico-científica e sua expansão na vida sociocultural, aborda-se alguns núcleos hermenêutico-conceituais (compreensão, experiência, tradição e diálogo) considerados fundamentos relevantes para pesquisas sobre o ensino-aprendizagem e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    Do Desenvolvimento Do Filosofar Às Implicações Sobre o Ensino da Filosofia.Vanderlei Carbonara - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:236-256.
    O artigo propõe-se a analisar aspectos da formação universitária do licenciado em filosofia em relação ao seu futuro campo de atuação profissional. Para tanto põe-se em questão a própria experiência filosófica vivenciada ao longo do processo formativo e sua possível vinculação com a constituição docente do egresso. Três aspectos são orientadores dessa reflexão: a atitude filosófica original, o papel da tradição filosófica na formação e a elaboração conceitual em diálogo com a tradição.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  52
    A crítica de Alasdair MacIntyre à concepção de linguagem das tradições filosóficas analítica e continental.Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):11-19.
    Em sua perspectiva filosófica, Alasdair MacIntyre, filósofo contemporâneo escocês radicado nos Estados Unidos, propõe o rompimento das fronteiras disciplinares acadêmicas convencionais, de modo a resgatar uma unidade das práticas com o auxílio da tradição, retraçando o lugar das virtudes na vida humana. Uma das etapas dessa tarefa consiste na análise da crise da linguagem da moralidade, que tem seu lugar de destaque no fracasso do projeto iluminista de justificar racionalmente a moralidade. Nesse sentido, podemos perceber a visão de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Dialética, experiência E intuição: Entre hermenêutica filosófica E filosofia budista.Luiz Rohden & Leonardo Marques Kussler - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (133):261-282.
    RESUMO Hans-Georg Gadamer retomou e elevou a atividade hermenêutica ao status de filosofia. Uma das suas idiossincrasias consiste em entrelaçar, no seu discurso, experiências de ordem ética, política, metafísica e estética. A hermenêutica filosófica pauta-se pela prática do diálogo sobre questões relativas ao pensar e à conduta humana. O presente artigo tem por meta realizar um exercício dialógico entre o projeto filosófico de Gadamer e o pensamento oriental - mais especificamente, o budismo zen da tradição da escola de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27. Arquétipos Morais: ética na pré-história.Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terrra à Vista.
    A tradição filosófica das abordagens da moral tem predominantemente como base conceitos e teorias metafísicas e teológicas. Entre os conceitos tradicionais de ética, o mais proeminente é a Teoria do Comando Divino (TCD). De acordo com a TCD, Deus dá fundamentos morais à humanidade desde sua criação e por meio de revelações. Assim, moralidade e divindade seriam inseparáveis desde a civilização mais remota. Esses conceitos submergem em uma estrutura teológica e são principalmente aceitos pela maioria dos seguidores das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A INSUPERÁVEL SEPARAÇÃO ENTRE SER E DEVER-SER EM HANS KELSEN E A NEGAÇÃO DE TAL DISTINÇÃO PELA TRADIÇÃO JUSNATURALISTA.Rubin Souza - 2013 - Revista Seara Filosófica 1 (7):65-75.
    A separação entre o ser, isto é, o ato, e o dever-ser, ou seja, o sentido de comando, permissão etc.. do ato é parte fundamental para o entendimento da epistemologia proposta por Hans Kelsen. Dessa discriminação entre o ser e o dever-ser há o principal argumento do autor para a separação do direito das ciências causais e, principalmente, a superação da falácia naturalista no âmbito teórico e moral. Nesse sentido, também o artigo se propôs a analisar a refutação de Kelsen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A INSUPERÁVEL SEPARAÇÃO ENTRE SER E DEVER-SER EM HANS KELSEN E A NEGAÇÃO DE TAL DISTINÇÃO PELA TRADIÇÃO JUSNATURALISTA.Rubin Souza - 2013 - Seara Filosófica 1 (7):65-75.
    A separação entre o ser, isto é, o ato, e o dever-ser, ou seja, o sentido de comando, permissão etc.. do ato é parte fundamental para o entendimento da epistemologia proposta por Hans Kelsen. Dessa discriminação entre o ser e o dever-ser há o principal argumento do autor para a separação do direito das ciências causais e, principalmente, a superação da falácia naturalista no âmbito teórico e moral. Nesse sentido, também o artigo se propôs a analisar a refutação de Kelsen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    Regime de constituição de objetos E desconstrução da relação de objeto.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):109-133.
    SÍNTESE - Na tradição filosófica a questão do objeto tem levado a discussões de importância no âmbito da análise do conhecimento. Na psicanálise a expressão relação de objeto herdou as dificuldades que o problema do objeto suscitava na filosofia. O ensaio pretende sugerir um novo tratamento para a questão através do uso de alguns elementos da analítica existencial. É assim que irá tratar do modo de ser-no-mundo e a perturbação da relação de objeto, partindo da questão da finitude (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Pre'mbulo à filosofia do sentir político.André Abranches - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (62):185-200.
    Ao analisar parte da tradição filosófica Ocidental e, em particular, contrapor o ensinamento de mestres e gurus do Oriente aos ensinamentos de escolas metafísicas e de ciência política do Ocidente, o presente artigo, poderá ser dito, insere-se na categoria de filosofia das civilizações. Não estando limitada, porém, a nenhuma dessas civilizações, a arte política, enquanto perícia daquele que governa ou leva a vida feliz, pode ser examinada no prolongamento das suas intersecções e enquanto questão filosófica independente. Neste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    O riso como parte do método filosófico.Jens Soentgen - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (1):39-66.
    A adoção do pensamento filosófico é frequentemente visto como um processo que deve ser levado a cabo com uma seriedade quase religiosa.Em contraste, o autor mostra com argumentos e exemplos históricos que formas de imitação jocosa, formas de paródia, desempenham um papel consideravel na tradição filosófica.O riso refresca e permite ao filósofo um novo começo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Condições de possibilidade para o pensar eo agir ético: a experiência da diferença e do outro.J. Ferreira Júnior Wanderley - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):13-33.
    Este texto analisa a experiência do pensar e do agir ético em tempos de morte do desejo de filosofar e do sujeito. Também o caráter da experiência de pensamento e a exigência de ruptura com uma determinada imagem do pensamento, consolidada pela própria tradição filosófica e por nossa prática como professores de filosofia e sujeitos éticos. Faz uma crítica à ética universal e à ideia de sujeito universal que lhe é subjacente num contexto em que se proclama a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Verdade, mentira e liberdade.Flávio R. Kothe - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Ter uma noção mais clara sobre o que possa ser a verdade é central não só para a ciência, também não só para a filosofia, mas também para a arte. Há uma longa tradição filosófica que diz, com Aquino, que o belo é o resplendor da verdade ou, com Hegel, que o belo é a aparição sensível da ideia. Para o idealismo alemão, a ideia tinha de ser verdadeira, pois se não ela seria apenas um palpite infeliz. Como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Alejandro Cerletti e o ensino de filosofia.Danilo Rodrigues Pimenta & Cesar Romero Amaral Vieira - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Com o objetivo de responder à questão sobre quais são as condições para que aconteça um filosófico ensino de filosofia, busca-se o diálogo com a obra _O ensino de filosofia como problema filosófico_, de Alejandro Cerletti. Critica-se o que ele denomina “pergunta filosófica” e valoriza-se sua proposta de ensino de filosofia como ensino da repetição criativa. Para construir esta proposta de um filosófico ensino de filosofia faz-se também a apropriação do conceito camusiano de embarcamento, utilizado por Albert Camus para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    As novas aventuras da filosofia - Marilena chaui lendo Merleau-ponty.José Marcelo Siviero - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:255-270.
    Trata-se duma leitura do ensaio Experiência do Pensamento, em que Marilena Chaui analisa a maneira como Merleau-Ponty lê e se posiciona a respeito da tradição filosófica em que desenvolve o seu próprio pensamento. Unindo dois termos polarizados pela tradição como dois opostos irreconciliáveis, Chaui mostra como os dois termos se articulam no interior da reflexão de Merleau-Ponty. Nosso objetivo aqui é investigar como um pensamento filosófico se constitui enquanto diálogo, interrogação e combate entre sistemas e correntes de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  30
    A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia.Rodrigo Marcos de Jesus - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):90-120.
    Este artigo analisa a chamada Modernidade apontando como seu estudo no ensino superior e no ensino médio apresenta uma historiografia marcada pela colonialidade do saber e pelo eurocentrismo. Propõe, assim, observar alguns problemas historiográficos da filosofia, entender suas causas e buscar ver o que está nas sombras da tradição filosófica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  69
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o tempo (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    O vocabulário com O qual Nietzsche debate a possibilidade da educação.Vagner Silva - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):279-314.
    Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a duas chaves conceituais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    O ‘programa fiduciário’ de Polanyi e a refutação do criticismo moderno.Maria Luísa Couto Soares - 2015 - Cultura:223-245.
    O “programa fiduciário” de Polanyi desafia o ideal da racionalidade moderna de alcançar uma completa justificação de todas as crenças, submetendo-as a uma crítica prévia à sua aceitação. Este requisito é um dos malefícios que está na raiz de preconceitos filosóficos e científicos que Polanyi se propõe superar. Este artigo apresenta o confronto entre o “modelo linear” da justificação do conhecimento, a partir de um princípio absoluto, com a alternativa do “modelo circular” proposto por Polanyi. Não se trata de uma (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Filosofia, ensino e emancipação // Philosophy, education and emancipation.Paulino Eidt & Eidt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):75-89.
    O texto apresenta elementos textuais dos escritos do jovem Marx, onde se encontra um núcleo conceitual que trata da problemática relação entre filosofia e mundo. Aspectos teóricos presentes já nos primeiros escritos do filósofo onde fica clara a exigência de promover a interação entre pensamento e realidade, ou seja, tratar da tradição filosófica sem descuidar do trato de temas e dilemas do contexto. Assim, o texto apresenta referências da posição filosófica pela qual Marx faz frente ao caráter (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant.Itamar Soares Veiga - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023012.
    _Resumo_: este artigo analisa a interpretação de Foucault sobre Kant com o foco na complexidade das relações entre o trabalho filosófico, em geral, e o mundo concreto. O escopo do artigo é delimitado por esta análise de Foucault, especialmente, sobre dois textos de Kant: _O que é o iluminismo? _e _Antropologia de um ponto de vista pragmático_. Investiga-se a possibilidade de um acesso a um espaço anterior a qualquer orientação ética específica, deslocando-se, assim, do conjunto de elaborações éticas da (...) filosófica. Primeiramente, destacam-se os diferentes posicionamentos possíveis assumidos pelos filósofos, em geral, em seu trabalho perante o mundo concreto. A seguir mostra-se a existência de uma ambigüidade latente no trabalho filosófico, a qual permite concluir que há sim um espaço prévio, dentro do qual o filósofo pode ou não compreender a sua situação histórica e o seu lugar no mundo. Todos estes elementos são expostos mediante o acompanhamento da análise realizada por Foucault. (shrink)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Entrevista: não podemos pensar na experiência negra no Brasil sem considerar suas relações históricas e contempor'neas com a Africa.Luca Bussotti - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):21-30.
    Resumo: Mergulhado numa profunda crise de valores, com uma classe política altamente corrupta e incapaz de oferecer perspetivas credíveis para o seu futuro, Moçambique viu os filósofos Ngoenha e Castiano abrir um debate inovador, mediante a proposta de um Manifesto ético-político. O Manifesto preconiza uma “terceira via” alternativa à primeira, assim como à segunda, de forma a re-fundar o sentido de uma identidade coletiva nacional abalada pela perda de um projeto comum à jovem nação moçambicana. O artigo aqui apresentado procura, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Filosofia da Educação a Partir do Diálogo Contemporâneo entreAnalíticos e Continentais.Catia Piccolo Viero, Amarildo Luiz Trevisan & Elaine Conte - 2004 - Abstracta 1 (1):92-107.
    O trabalho aborda questões bastante discutidas na contemporaneidade, buscando uma maior compreensão do pensamento filosófico na educação. Na tentativa de propor um entendimento da problemática em que se voltou a Filosofia da Educação, o estudo analisa as discussões controversas entre analíticos e continentais, reconhecendo em Habermas e Rorty a possibilidade de abandonar o pensamento idealista e subjetivo da tradição filosófica. O objetivo é refletir sobre as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas nessas discussões, identificando as contribuições que a hermenêutica, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Sobre a clivagem antropocêntrico/ecocêntrico na filosofia ambiental.Dante Carvalho Targa - 2023 - Griot 23 (2):210-226.
    A filosofia ambiental surge na década de 1970 movida pelo ímpeto de reflexão sobre a iminência de uma crise ecológica e suas causas mais profundas. E a questão central que motivou os trabalhos pioneiros neste campo foi a crítica ao centramento humano em termos de valor moral, isto é, a assunção de que o _homo sapiens_ constitui o único _locus_ de valor frente às demais espécies e à natureza mais que humana como um todo. A demanda por uma nova ética, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    A ascese radical da filosofia schopenhaueriana e a proposta salvífica do cristianismo.Jefferson Silveira Teodoro - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):116-132.
    Este trabalho tem como foco a filosofia de Schopenhauer em comparação com a proposta salvífica do cristianismo. Os grandes filósofos metafísicos que precederam Schopenhauer identificaram o objetivo maior do espírito com a realização de sua plenitude. Esta é indicada, paralelamente, no campo religioso, a partir da aproximação do homem com Deus. A novidade que este texto pretende apontar é que, diferentemente da tradição filosófica e religiosa do Ocidente, Schopenhauer realizou em sua metafísica um caminho para o espírito humano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    Para além do legalismo: Hannah Arendt e a desobediência civil.Mário Sérgio de Oliveira Vaz - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):284-294.
    Neste artigo, discute-se algumas das contribuições de Hannah Arendt para a reflexão acerca do fenômeno da desobediência civil. Inicialmente, interroga-se em que medida a contestação civil pode ser identificada com a objeção de consciência. Discutir essa questão permite compreender o desenvolvimento da argumentação de Arendt que visa ressaltar o sentido político dos atos de desobediência civil em oposição à caracterização negativa deste fenômeno, defendida por juristas, na tentativa de incluir pelo direito ações extralegais de contestação. Com efeito, essa leitura jurídica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  32
    Bergson and Kant: the problem of time and the limits of intuition.Aristeu L. C. Mascarenhas - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):103-124.
    Resumo: Este texto tem por objeto a análise da intuição, das especificidades das definições bergsonianas e suas distinções em relação à visão moderna, sobretudo da doutrina kantiana, buscando mostrar os pontos de rompimento e avanço de Bergson em relação a essa concepção. O que se nota, em um primeiro momento, é como a obra de Bergson está de certo modo intimamente ligada a alguns temas clássicos da teoria do conhecimento já amplamente trabalhados na obra de Kant, razão pela qual esse (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Filosofia e análise cinematográfica.Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos - 2016 - Discurso 46 (2):201-216.
    A relação entre filosofia e cinema está cada vez mais presente nas reflexões dos filósofos contemporâneos. Muitos deles escreveram livros que unem pensamentos filosóficos e análises fílmicas. Em geral, esta interdiscursividade lhes permitiu pôr na berlinda a concepção de imagem pressuposta tanto na filosofia como no cinema. Trata-se de examinar as teorias e a análise que Gilles Deleuze e Jacques Rancière fizeram de Vertigo, de Alfred Hitchcock, para entender a relação que ambos estabeleceram entre filosofia e prática fílmica analítica. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Traduçoes de filosofia medieval em portugal: Boletim de publicações recentes.J. F. Meirinhos - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):725-731.
    A tradução de textos filosóficos constitui um elemento central, embora geralmente negligenciado, da constituição do campo filosófico em cada época e dentro de uma determinada tradição lingüística. As traduções, antes de tudo, contribuem para a formação e a renovação do corpo de conceitos sem os quais não há pensamento articulado, nem especulação, nem a emergência do novo. A Idade Média, especialmente com as traduções arabo-latinas e greco-latinas dos séculos XII-XIII, fornece-nos uma poderosa ilustração do contributo das traduções para. a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000