P. F. Strawson e a Tradição Filosófica

Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta coletânea é um tributo a Peter Frederick Strawson pelo centenário de seu nascimento (1919-2019). Diferentemente de outras coletâneas, esta propõe colocar em relevo a interlocução de Strawson com a tradição filosófica. Em outras palavras, por um lado, queremos evidenciar as discussões que Strawson travou com os seus contemporâneos (Austin, Quine, Russell e Wittgenstein), e, por outro, a influência que recebeu e as críticas que dirigiu àqueles que o precederam na história da filosofia (Aristóteles, Descartes, Hume, Kant). Poderíamos ter enriquecido a lista acima com o nome de muitos outros filósofos com os quais Strawson teve contato, mas julgamos que o trabalho ficaria bastante extenso. Por esse motivo, optamos por aqueles nomes mais significativos que figuram na construção da história intelectual de Strawson. O presente volume reúne nove capítulos que levam como título o nome de Strawson e do filósofo com o qual ele dialogou ao longo de suas obras. Essa opção na nomeação dos capítulos por si só já permite colocar em evidência os principais filósofos pelos quais Strawson se interessou e com os quais se confrontou ao longo de seu trabalho filosófico. Com exceção do capítulo sobre Wittgenstein, que é uma versão revisada de um texto publicado anteriormente, todos os outros capítulos são inéditos e foram escritos especialmente para esta coletânea. O volume inclui na abertura a tradução de “Um fragmento de autobiografia intelectual”, de P. F. Strawson. Quando elegemos como título desta obra, Strawson e a tradição filosófica, não estamos insinuando que Strawson é um historiador da filosofia e muito menos que se interesse por historiografia. O título desta obra apenas quer indicar que Strawson, por um lado, transita na história da filosofia com alguma facilidade, além de nutrir um grande apreço por ela e, por outro, que ele discute com os principais nomes da história da filosofia no que concerne aos temas de seu interesse. A sua proposta filosófica é alimentada e irrigada por esse conhecimento, o que lhe dá a possibilidade de assumir na maioria das vezes posições ponderadas e equilibradas acerca de temas complexos por ele tratados. ​ ISBN: 978-85-5696-689-6. Nº de pág.: 244

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ensaios sobre Strawson.Carlos Caorsi & Jaimir Conte - 2014 - Ijuí, RS, 98700-000, Brasil: Editora da Unijuí.
Truth. [REVIEW]G. P. V. - 1964 - Review of Metaphysics 17 (4):640-640.
Strawson and the Refutation of Idealism.Gordon Steinhoff - 1990 - Idealistic Studies 20 (1):61-81.
Strawson and Kant on Being 'I'.Jan Kuneš - 2009 - Organon F: Medzinárodný Časopis Pre Analytickú Filozofiu 16 (4):493-509.
O Conceito de Pessoa em Peter F. Strawson.Jacson Jonas Faller - 2011 - Publicações Eletrônicas ediPUCRS: Anais.
Strawson, Russell, and the King of France.Herbert Hochberg - 1970 - Philosophy of Science 37 (3):363-384.
Ceticismo e naturalismo: algumas variedades.P. F. Strawson & Jaimir Conte - 2008 - São Leopoldo, RS, Brasil: Editora da Unisinos.
Strawson and Schaumann on the Metaphysics of Transcendental Idealism.Scott Stapleford - 2008 - South African Journal of Philosophy 27 (3):273-279.

Analytics

Added to PP
2019-09-25

Downloads
578 (#26,748)

6 months
77 (#49,566)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Jaimir Conte
Federal University of Santa Catarina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references