Traduçoes de filosofia medieval em portugal: Boletim de publicações recentes

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):725-731 (1998)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A tradução de textos filosóficos constitui um elemento central, embora geralmente negligenciado, da constituição do campo filosófico em cada época e dentro de uma determinada tradição lingüística. As traduções, antes de tudo, contribuem para a formação e a renovação do corpo de conceitos sem os quais não há pensamento articulado, nem especulação, nem a emergência do novo. A Idade Média, especialmente com as traduções arabo-latinas e greco-latinas dos séculos XII-XIII, fornece-nos uma poderosa ilustração do contributo das traduções para. a formação do léxico filosófico e sobretudo para a renovação literária e científica da filosofia. Nesses séculos não assistimos apenas à recepção de uma biblioteca até aí desconhecida em latim, mas sobretudo à constituição de uma rica e dinâmica reserva de conceitos. É sob o impulso das traduções que se abre e se constitui no final da Idade Média outra tradição filosófica, no interior da qual germinarão, também por via de tradução para as novas línguas latinas e anglo-saxónicas, as múltiplas linhagens filosóficas modernas e contemporâneas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Traduções de filosofia medieval no brasil 1980-2002.Cléber Eduardo dos S. Dias & Luis Alberto De Boni - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):425-439.
Prolegómenos ao léxico filosófico português.Tomás N. Castro - 2016 - Charles University in Prague / Karolinum Press.
Obras Completas De Aristóteles Em Língua Portuguesa.António Pedro Mesquita - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:187-192.

Analytics

Added to PP
2019-09-10

Downloads
11 (#1,110,001)

6 months
5 (#629,136)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

José Meirinhos
University of Porto

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Conscience.Timothy C. Potts - 1982 - In Norman Kretzmann, Anthony Kenny & Jan Pinborg (eds.), Cambridge History of Later Medieval Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 687--704.

Add more references