Results for 'Patologias Sociais'

1000+ found
Order:
  1.  8
    Patologias Sociais.Patrícia Weiduschadt & Vitor Garcia Stoll - forthcoming - Dissertatio:33-48.
    Este artigo apresenta uma revisão de literatura, que possui como objetivo investigar como o fenômeno corpolatria está inserido em publicações científicas. Teve como lócus três portais de buscas (Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico) e recorte temporal de 2012 a 2021. Os dados foram analisados qualitativamente, no qual, averiguou-se a conceituação de corpolatria destacada na literatura e o local de origem dos estudos. A partir dos resultados, inferiu-se que a temática ainda é incipiente entre os pesquisadores brasileiros, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Observatório Global de Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci & Jovino Pizzi - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:234-245.
    A ética do discurso justifica o conteúdo de uma moralidade que salienta a simetria entre os sujeitos e a solidariedade entre todos. Para Habermas “a solidariedade é a outra face da justiça” (1999, p. 42), ou seja, são duas faces da mesma moeda. Esta é uma afirmação chave em relação ao conteúdo cognitivo do âmbito moral. A validade das normas pressupõe uma fundamentação normativa estruturada linguisticamente, de forma a vincular a justiça com a solidariedade. A ênfase está em uma razão (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  30
    Privacidade e patologias democráticas: Habermas e os desafios da democracia radical.Felipe Gonçalves Silva - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O artigo explora diferentes sentidos da privacidade e sua relação com o modelo discursivo de democracia radical desenvolvido por Jürgen Habermas em Facticidade e validade (1992), dedicando-se a pensá-la não apenas como componente normativo de uma concepção exigente de Estado democrático de direito, mas também como instrumento voltado à identificação e crítica de patologias democráticas contemporâneas.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  39
    Religião, patologia e feminilidade: uma análise da saudade em O homem (1887), de Aluísio Azevedo.Cristian J. Oliveira Santos - 2007 - Horizonte 6 (11):89-107.
    Resumo Os estudos literários têm comumente recorrido a ferramentas auxiliares ligadas às ciências sociais, mormente à filosofia e à sociologia. Tal postura tem dado origem a análises interessantes a respeito do discurso literário como produto ideológico configurador de verdades coerentes e totalizantes no que concerne a grupos sociais diversos, o que envolve, freqüentemente, a prática de estigmatização desses na tessitura da engenharia social. Nesse contexto, o presente artigo pretende trabalhar com a representação das beatas valendo-se da análise da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Entre decadência e afirmação. Uma autópsia da Lisboa oitocentista em “Patologia Social” de Abel Botelho / Between decadence and affirmation. An postmortem of the Lisbon eighteenth century in “Patologia Social” by Abel Botelho.El Hadji Omar Thiam - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):90-98.
    Abel Botelho, escreveu um conjunto de cinco romances naturalistas, incluindo Patologia Social. Nas suas obras, a cidade de Lisboa é representada através dos seus aspectos sociais, históricos e políticos. Nesse sentido, este artigo analisa as descrições da cidade de Londres, enfatizando seus aspectos decadentes revelados pelas caminhadas noturnas de Elvira, Mário e Isabel, personagens do O Barão de Lavos, O Livro de Alda e Fatal dilema. Em seguida, focará nos aspectos inovadores ou nas formas afirmativas dos personagens tirados em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Teoria crítica da sociedade em Jürgen Habermas.Daniel Valente Pedroso de Siqueira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:94-110.
    O presente texto observa a teoria crítica da sociedade desenvolvida por Habermas a partir da análise das duas teses apresentadas na Teoria da Ação Comunicativa, sobre a modernidade seletiva e sobre o desacoplamento das esferas socais tematizáveis, pretendendo compreender como o avanço dos imperativos funcionais do sistema (a burocracia administrativa estatal e a economia capitalista) têm extrapolado suas áreas de atuação e aumentado ainda mais sua dinâmica sistêmica sobre o ambito da reprodução simbólica nas sociedades capitalistas do século XXI. A (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Lugares.Christine Gryschek - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):708-717.
    As imagens produzidas e registradas aqui neste ensaio visual são resultado das reflexões sobre os processos históricos de políticas de apagamento dos discursos e das práticas artísticas das mulheres, bem como as ressonâncias e as patologias sociais resultantes dessas intercepções. Questiona, então, a reservada figura do feminino, o feminino abjeto, a objetificação das mulheres e a histeria.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    De leiden an unbestimmtheit à “erfolg an bestimmtheit”: um caminho possível da reconstru-ção normativa honnethiana?José Henrique Sousa Assai - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):226-244.
    Honneth propõe em seu livro Sofrimento de indeterminação reatualizar a filosofia do Direito hegeliano no sentido do argumento de que a ideia da vontade livre universal determina a esfera geral do Direito o que acarreta pensar a autodeterminação do indivíduo e suas condições intersubjetivas da própria autorrealização. Nesse sentido, a ideia básica é o conceito de liberdade. Se Honneth acerta no diagnóstico de propor uma reatualização da filosofia do Direito hegeliano com base na eticidade e não apenas na moralidade, não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    “Mais IDH” e Filosofia Social: Uma questão de justiça social.José Henrique Assai - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):71.
    A gênese constitutiva da pesquisa crítica tem como base a análise da realidade social bem como a orientação à emancipação mediante o diagnóstico das patologias sociais ocorridas no interior de uma determinada realidade. Mesmo diante de tal tarefa e tomando por consideração o “Zeitgeist” hodierno de uma sociedade eivada de contradições, o pensamento crítico não está imune a constantes revisões em seus pressupostos. A exigência de tal posicionamento revisor passa a se constituir como um repto para a própria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Axel Honneth e a virada afetiva na teoria crítica.Campello Filipe - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):104-126.
    Ao longo das últimas duas décadas, a amplamente repercutida proposta teórica desenvolvida por Axel Honneth sugere um modelo de racionalidade que, contudo, permanece em larga medida ainda implícito. No presente artigo, proponho que a abordagem de Honneth sugere o que podemos entender como uma virada afetiva na teoria crítica. Para tanto, desdobro minha exposição em quatro passos. Primeiramente, apresento como a categoria do reconhecimento, a partir do sentido adotado por Honneth de uma “transcendência-imanência” da teoria social, mostra-se como uma crítica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Análise Conceitual.Eduardo Dicke de Castilhos, Jovino Pizzi & Otavio Pereira D’Avila - forthcoming - Dissertatio:3-15.
    Honneth afirma que o léxico das palavras diagnóstico e patologia estão ligadas à medicina. Na área social, essas noções só podem ser interpretadas indiretamente, ou seja, através das narrativas literárias, do campo artístico e da cinematografia. O Observatório Global de Patologias Sociais propõe-se a superar esse déficit. Este artigo exibe não apenas a análise conceitual, mas também as percepções inovadoras oriundas de um questionário online. Foram três questões. Por um lado, trata-se de descrever uma conceptualização de patologia social. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Uma abordagem filosófica do capitalismo é possível? Limites E possibilidades de renovação da filosofia social contemporânea.Leonardo da Hora Pereira - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):789-808.
    RESUMO Neste artigo, procuraremos contribuir, dentro dos limites de um trabalho dessa natureza, para uma nova orientação para a filosofia social contemporânea. Com efeito, num primeiro momento mostraremos que a filosofia social recente tem se notabilizado pela análise de experiências negativas, com um acento no processo de formação da subjetividade, assim como pelo foco no diagnóstico de patologias sociais relacionadas aos padrões subjetivos de autorrealização pessoal. Num segundo momento, salientaremos que o problema é que, nesse quadro, o próprio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Apresentação.Jovino Pizzi & Maximiliano Sérgio Cenci - forthcoming - Dissertatio:1-2.
    Fatores C+T salientam a combinação criativa de palavras com o prefixo “co”, traduzindo-se em coparticipação, cooperação, colaboração, esforço coletivo, comunicação etc. Trata-se do quefazer coletivo que releva a coautoria conjunta entre diferentes participantes, inclusive de áreas distintas. No caso, o projeto do Observatório Global de Patologias Sociais, vinculado ao Print/UFPel, tem-se mostrado em exemplo de solidariedade conjunta entre pesquisadores de áreas distintas, como a educação, filosofia, odontologia e outros campos da pesquisa e do conhecimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Análise Conceitual.Eduardo Dickie de Castilhos - 2023 - Dissertatio 57.
    Honneth afirma que o léxico das palavras diagnóstico e patologia estão ligadas à medicina. Na área social, essas noções só podem ser interpretadas indiretamente, ou seja, através das narrativas literárias, do campo artístico e da cinematografia. A proposta do Observatório Global de Patologias Sociais quer superar esse déficit. Este artigo exibe não apenas a análise conceitual, mas também as percepções inovadoras oriundas de um questionário online. Foram três questões. Por um lado, trata-se de descrever uma conceptualização de patologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Efeitos patológicos do fundamentalismo: o religar como resposta à convivência saudável.Jovino Pizzi - forthcoming - Horizonte:1082-1082.
    The proliferation of sects has made in Brazil and Latin America a space for a renewal of religious foundations. Despite the secularity of modern democracy, much of society retains a marked religious symbolism. With the advancement of neo-Pentecostalism, the speeches of populist parties and groups managed to raise awareness in important sectors of society. These fundamentalist movements bring religion closes to politics and economics. Not infrequently, this staggering fundamentalism takes on a belligerent character. On de one hand, the text conducts (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  45
    Os bens sociais são sempre bens convergentes?Inácio Helfer - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):163-185.
    Uma interpretação corrente do fenômeno social ensina que todos os bens coletivos são bens convergentes. As concepções bem-estarista e utilitarista na economia e na filosofia, respectivamente, são os seus principais expoentes. A tese consiste em aceitar que “totalidades sociais” são inexoravelmente compostas de “partes” e que, por isso, na base de cada bem público ou social se encontrariam sempre os indivíduos, os quais seriam, em última análise, responsáveis pela sua existência. Assim, os bens públicos seriam bens para os quais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  18.  24
    Redes sociais na investigação psicossocial.María Piedad Rangel Meneses & Jorge Castellá Sarriera - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:53-67.
    Este artigo, de caráter teórico, apresenta uma discussão sobre as redes sociais. Para isto, comenta diversos organismos de pesquisa, publicação e divulgação sobre a temática, assim como faz uma apanhado geral de revistas e livros dedicados a explicação e conceitualização destas. Depois de apresentad..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Una patología social de la razón. Acerca del legado intelectual de la Teoría Crítica.Axel Honneth - 2005 - In Gustavo Leyva & Víctor Alarcón (eds.), La teoría crítica y las tareas actuales de la crítica. Rubí (Barcelona): Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Iztapalapa, División de Ciencias Sociales y Humanidades. pp. 444--468.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  20.  29
    Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional.Vanessa Barbosa Romera Leme & Alessandra Turini Bolsoni-Silva - 2010 - Revista Aletheia 31:149-167.
    A pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  66
    Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado.Adriana Benevides Soares, Lincoln Nunes Poubel & Thatiana Valory dos Santos Mello - 2009 - Revista Aletheia 29 (29):213-227.
    Este artigo tem como objetivo estabelecer as relações entre as habilidades sociais e as vivências acadêmicas necessárias à adaptação ao contexto universitário. A pesquisa foi realizada com 200 estudantes do curso de Psicologia de instituições públicas e privadas. Os dois instrumentos utilizados (IHS-Del Prette, 2001 e QVA de Villar, 2003) foram aplicados em conjunto em consonância com as normas do QVA. Os resultados permitem aÞ rmar que os alunos de instituições públicas apresentam melhor adaptação acadêmica do que os de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Affordances Sociais e a Tese da Mente Estendida.Eros Carvalho - 2018 - Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology 2018: Social Epistemology.
    A tese da mente estendida alega que ao menos alguns processos cognitivos se estendem para além do cérebro do organismo no sentido de que eles são constituídos por ações realizadas por esse organismo no ambiente ao seu redor. Um movimento mais radical seria alegar que ações sociais realizadas pelo organismo poderiam pelo menos constituir alguns dos seus processos cognitivos. Isso pode ser chamando de tese da mente socialmente estendida. Baseando-me na noção de affordance tal como ela foi desenvolvida na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    virtudes sociais no pensamento do filósofo e imperador, Marcus Aurelius.Eugénio Lopes - 2023 - Eikasia Revista de Filosofía 117:721-746.
    As virtudes sociais são sem dúvida alguma fundamentais para preservar a harmonia e o desenvolvimento social, bem como a nossa autorrealização. Apesar de nunca ter escrito um tratado filosófico sobre este argumento, recorrendo à sua obra, Mediações, podem-se conhecer as virtudes sociais às quais o filósofo e imperador romano, Marco Aurélio, dá mais importância, a fim de garantir-se o bem-comum. Portanto, neste artigo, exponho estas virtudes sociais, mostrando, assim, como elas fundamentais para criar-se uma sociedade mais harmónica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Estudos Sociais: thematic paths of a reformist impetus (1905-1911).Pedro Silva - 2009 - Cultura:173-214.
    Publicada entre 1905 e 1911, a revista Estudos Sociais nasceu no âmbito da acção desenvolvida pelo Centro Académico de Democracia Cristã de Coimbra e tinha como finalidades contribuir para a difusão do catolicismo social e para a implantação da democracia cristã em Portugal. Ao longo do período de sete anos em que foi editada, muitos foram os momentos em que se lançou um apelo à Igreja Católica para que ocupasse o lugar que lhe pertencia na civilização actual, reafirmando--se, sistematicamente, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Relações sociais e econômicas numa freguesia escravista da Zona da Mata mineira: Desembargador Canêdo, um estudo de caso.Vitória Fernanda Schettini de Andrade - 2018 - Dialogos 22 (3):149.
    Analisar as relações sociais e econômicas efetuadas numa dada sociedade é de vital importância para sua compreensão. Neste artigo o objetivo estará voltado para compreender as estratégias de sobrevivência utilizadas pela família de Antônio Augusto Bicalho Canêdo, o maior proprietário de escravos da freguesia de São Paulo do Muriahé. As fontes utilizadas serão os registros de batismos, casamentos e o inventário post-mortem relacionadas ao nosso personagem.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  29
    Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como a modelagem das redes sociais fortalece a difusão de conteúdos negacionistas e de teorias conspiratórias. Para tanto, detalha-se como as redes sociais possuem uma lógica viciante. Isso se deve ao fato de que o modelo econômico das empresas de tecnologia é centrado na atenção dos usuários. A estratégia é gerar mais engajamento para intervir em comportamentos. Com isso, as redes sociais produzem formas personalizadas de exposição dos conteúdos, para gerar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Patologia i terapia życia naukowego: praca zbiorowa.Janusz Goćkowski & Przemysław Kisiel (eds.) - 1994 - Kraków: Towarzystwo Autorow I Wydawcow Prac Naukowych Universitas.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. La patología el amor en la relación de pareja.Enrique Echeburúa Odriozola - 2010 - Critica: La Reflexion Calmada Desenreda Nudos 60 (966):39-43.
    Entre los ingredientes del amor se hallan el vínculo de la atracción sexual, los sentimientos de ternura y la comunicación. La pasión es la chispa que enciende el amor, pero no se puede vivir todo el día con el dedo metido en este enchufe. El amor hay que trabajárselo diariamente con "pico y pala". Lo difícil no es encontrar el amor; lo difícil no es encontrar el amor; lo difícil es mantenerlo vivo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Honneth e as patologias do direito.Delamar José Volpato Dutra - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:44-63.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    Patologias do social: Um programa de pesquisa.Vladimir Safatle - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):117-139.
    The aim of this article is to discuss the role of psychoanalysis in a reconstruction of a social critique based in a critique of reason. This requires an operation able to expose social critique as a critique of hegemonical forms of life. Such forms of life are orientated by claims of rationality that are presents in material practices, ways modes of social interaction and institutions.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Patologia e metafora politica. Alcmeone, Platone, Corpus Hippocraticum.Giuseppe Cambiano - 1982 - Elenchos 3:219-236.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  33.  28
    Redes sociais e redes humanas ou a lógica da insociável sociabilidade humana.Agemir Bavaresco, Tiago Porto & Giovane Martins - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):379-400.
    Social networks merge the real and the virtual in virtual actuality that forms the basis of human networks. In this sense, the anthropology of technology, in conjunction with cyberanthropology, allows the diagnosis of a new identity of human beingsstemming from the phenomenon of social networks. Do the intersubjective relations established in different contexts of publicity and pluralism of meanings emerging from the interface with social networks, which dilute the limits of human communication and boundaries, still allow usto understand the real (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Movimentos sociais e educação popular no contexto das sociedades complexas: desafios políticos e epistemológicos // Social movements and popular education in the context of complex societies: political and epistemological chalenges.Telmo Marcon - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):53-76.
    O presente artigo, de natureza bibliográfica, objetiva discutir alguns desafios políticos e epistemológicos postos aos movimentos sociais e à educação popular no contexto das sociedades complexas. Parte-se do reconhecimento que estamos vivendo, nas últimas décadas, transformações profundas que impactam em todas as dimensões da vida tanto individual quanto social. Esses processos ocorrem em espaços locais, mas impactam globalmente, assim como existem tendências globalizantes que impactam nos espaços locais, na subjetividade e nas relações intersubjetivas. O incremento de tecnologias acelera esses (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  37
    Habilidades sociais educativas parentais e problemas de comportamento: comparando pais e mães de pré-escolares.Alessandra Turini Bolsoni-Silva & Edna Maria Marturano - 2008 - Revista Aletheia 27:126-138.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  36.  6
    Patologia władzy.Maria Jarosz - 2020 - Civitas. Studia Z Filozofii Polityki 22:203-214.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Patologías de la expresión artística y diagnóstico social en los escritos tardíos de Nietzsche.Marina García-Granero - 2024 - Ideas Y Valores 72 (182).
    El artículo sitúa los elementos de la fisiología del arte de los escritos de madurez dentro del proyecto de transformación del ser humano que persiste a lo largo su trayectoria intelectual. En el contexto de este proyecto, la expresión artística funciona como síntoma de fenómenos que tienen un profundo origen a nivel fisiológico y que nos informan de la condición del artista creador y del público que lo acoge. El diagnóstico que Nietzsche elaborar de Wagner no sólo afecta a Wagner, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Movimentos sociais E cidadania no brasil hoje.Emil A. Sobottka - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):193-203.
    O texto parte da pergunta sobre como enfocar a problemática da cidadania e sua relação com a atuação dos movimentos sociais nas sociedades atuais. Frente à diversidade de definições de cidadania e a pluralidade morfológica dos movimentos, a proposição é mudar o enfoque, centrando-o em modelos de análise global da sociedade, no marco de propostas contratualistas. Reformas recentes no Brasil, com a descentralização ainda em curso, oferecem a oportunidade de visualizar o enfoque e mostrar por que ONGs e novas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  44
    Teologia e ciências sociais (Theology and Social Sciences) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1337.Francisco de Aquino Júnior - 2012 - Horizonte 10 (28):1337-1362.
    O artigo se confronta com a problemática da relação entre teologia e ciências sociais. Sua pretensão é formular adequadamente os termos dessa relação, explicitando a importância, a função e o lugar das ciências sociais na elaboração do discurso teológico e no produto teológico. Começa apresentando o debate sobre a relação entre teologia e ciências sociais na América Latina nas últimas décadas através de seus principais interlocutores: Gustavo Gutiérrez e Clodovis Boff; Juan Luis Segundo e Ignácio Ellacuría. E (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  33
    A influência das habilidades sociais no envolvimento de mães e pais com filhos com retardo mental.Alcides Cardozo & Adriana Benevides Soares - 2010 - Revista Aletheia 31:39-53.
    O estudo teve como objetivo comparar e correlacionar indicadores de habilidades sociais e do envolvimento de pais com filhos portadores de retardo mental. Participaram 27 casais com filhos portadores de retardo mental. Os pais responderam os questionários "Critério Brasil", "Qualidade da interação f..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  56
    Estudio Antropológico de la Patología de la Amistad Según Laín Entralgo.Victor Manuel Idoate García - 2006 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 9:63-66.
    Lain (antropölogo, filösofo e historiador de la medicina) define como relaciön amistosa una serie de actividades que en esencia son: desear el bien del amigo por el amigo mismo, igualdad entre los amigos, comunalidad y comunicaciön entre los amigos y consideraciön de una relaciön entre personas. De la misma forma establece que una vez producido el encuentro, para que exista la amistad, deben cumplirse una serie de reglas, tales como el respeto, la liberalidad, la franqueza, la imaginaciön y el discernimiento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Patologías de la identidad: personas y naciones.Angel Castiñeira - 2005 - Critica 55 (926):40-44.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Patologías globales. El planeta enfermo.Javier Castañeda - 2005 - Contrastes: Revista Cultural 39:126-128.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Patologías de la espeiritualidad.Valeriano de la Vega - 2007 - Critica 57 (944):51-55.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. La patologia mental in rapporto all'etica e al diritto.F. De Sarlo & G. Calò - 1911 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 71:322-323.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio.Ilana Andretta, Luana Thereza Nesi de Mello, Bianca Ledur, Myllena Diessy da Silva & Vanessa Trintin- Rodrigues - 2021 - Aletheia 54 (2):44-54.
    As mídias facilitam as aprendizagens e oportunizam a expressão das Habilidades Sociais dos estudantes. Este estudo objetiva caracterizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as Habilidades Sociais de 456 estudantes de escolas privadas do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, Questionário de Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes Del-Prette. O celular/ smartphone e as redes (...) foram as principais tecnologias utilizadas. Destaca-se maior frequência nas Habilidades Sociais de Civilidade e Desenvoltura social e menores frequências em Empatia, Autocontrole, Assertividade e Abordagem Afetiva. Além de alta dificuldade na emissão de Empatia, Autocontrole e Assertividade. Sugere-se estudos clínicos para desenvolvimento de maior repertório de habilidades sociais nesta população para fins de prevenção de comportamentos problemáticos relacionados a baixos níveis de habilidades sociais e alto uso de mídias. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Direitos sociais e cidadania.Alessandro Pinzani - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (43):119.
    O presente texto tenta oferecer uma fundamentação dos direitos sociais quer a partir de uma perspectiva neoliberal, quer a partir de uma visão mais substantiva de cidadania. Ao mesmo tempo, contudo, será salientada a diferença entre as duas posições apresentadas e defendida a segunda. Na primeira parte será discutira a noção hayekiana de Grande Sociedade, que representa um avatar da ideia de sociedade característica da tradição liberal. Em seguida, se chegará a uma visão mais substantiva e robusta da sociedade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  35
    Operações sociais da mente.André Leclerc - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2):108-125.
    Thomas Reid introduced the notion of social operation of mind in the theory of mind and language. Hhis friend James Gregory developed this notion and gave it a meaningful role in classical Uuniversal Grammar, especially in the General Theory of the Mmoods of Vverbs. Bbefore Reid and Gregory, the classical Philosophical Grammar presupposes, inter alia, that the mind is self-contained; in other words, that mental contents and operations are all independent from the natural and social environment. Ssome of these operations (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  20
    Democracia y universidad: patologías de un desgobierno.Víctor Alonso-Rocafort - 2015 - Isegoría 52:91-116.
    Diversas teorías contemporáneas de la democracia han puesto el acento en las tensiones que produce al ciudadano vivir en una comunidad política democrática y, sin embargo, pasar la mayor parte de su vida en espacios no democráticos. En este trabajo se analiza el persistente déficit democrático que en España arrastra una institución pública especial, la universidad. Según Thomas Hobbes la competencia, la desconfianza y el deseo de gloria originan las guerras entre ciudadanos; hoy se asume de manera natural su presencia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Retratos sociais e de fala como um método de estudo de russo de herança: emigrantes russos idosos em Harbin e seus descendentes.Elena A. Oglezneva - 2023 - Bakhtiniana 18 (1):140-160.
    ABSTRACT This article aims to describe the Russian heritage speakers in Harbin, elderly emigrants and their descendants, using the social and speech portraiting method. The Russian diaspora in China arose in the late 19th century when the Chinese-Eastern railway was built – a joint Russian-Chinese project. After 1952, a mass exodus of the Russian population from China began: repatriation or emigration to Australia, the USA and Brazil. In the early 21st century, less than ten members of the Russian diaspora remained (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000