Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença

ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste trabalho é mostrar como a modelagem das redes sociais fortalece a difusão de conteúdos negacionistas e de teorias conspiratórias. Para tanto, detalha-se como as redes sociais possuem uma lógica viciante. Isso se deve ao fato de que o modelo econômico das empresas de tecnologia é centrado na atenção dos usuários. A estratégia é gerar mais engajamento para intervir em comportamentos. Com isso, as redes sociais produzem formas personalizadas de exposição dos conteúdos, para gerar o maior tempo possível de engajamento. Em vista disso, os conteúdos mostrados geralmente são os mais populares, em detrimento daqueles que são cientificamente organizados. Para elucidar essa dinâmica, utiliza-se a narrativa distópica do filme “Não olhe para cima”, que caracteriza de forma interessante o modo como a centralidade da comunicação vai ocupando o papel da ciência. A partir disso, concluise que o negacionismo não é somente um relativismo do conhecimento científico, mas um tipo de indiferença aos critérios da verdade científica que promove uma diluição da noção de verdade em uma forma de comunicação, característica das redes sociais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,829

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Redes sociais na investigação psicossocial.María Piedad Rangel Meneses & Jorge Castellá Sarriera - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:53-67.
Tecendo as redes de apoio na prematuridade.Grace Andreani, Zaira Aparecida O. Custódio & Maria Aparecida Crepaldi - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:115-126.
Engajamento e falatório: das redes sociais à filosofia.Ericson Falabretti - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).

Analytics

Added to PP
2023-09-08

Downloads
26 (#610,229)

6 months
20 (#130,544)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references