Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio

Aletheia 54 (2):44-54 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

As mídias facilitam as aprendizagens e oportunizam a expressão das Habilidades Sociais dos estudantes. Este estudo objetiva caracterizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as Habilidades Sociais de 456 estudantes de escolas privadas do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, Questionário de Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes Del-Prette. O celular/ smartphone e as redes sociais foram as principais tecnologias utilizadas. Destaca-se maior frequência nas Habilidades Sociais de Civilidade e Desenvoltura social e menores frequências em Empatia, Autocontrole, Assertividade e Abordagem Afetiva. Além de alta dificuldade na emissão de Empatia, Autocontrole e Assertividade. Sugere-se estudos clínicos para desenvolvimento de maior repertório de habilidades sociais nesta população para fins de prevenção de comportamentos problemáticos relacionados a baixos níveis de habilidades sociais e alto uso de mídias.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Ensino Médio e a Filosofia.Geraldo Adriano Emery Pereira - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:61-70.
Notas sobre o Ensino de Filosofia na Pós-Modernidade.Ingrid Müller Xavier - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação:3-13.
Avaliação da Aprendizagem Em Filosofia.Carlos Augusto Pereira de Souza - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:33-41.
Sobre o Lugar da Lógica na Sala de Aula.Patrícia Del Nero Velasco - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:64-75.

Analytics

Added to PP
2023-09-15

Downloads
8 (#1,299,968)

6 months
7 (#417,309)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references