Results for 'Interpretação de Copenhagen'

961 found
Order:
  1.  43
    Heisenberg and the doctrine of colors of Goethe and Newton.Alexandre de Oliveira Ferreira - 2015 - Scientiae Studia 13 (1):175-206.
    Este artigo destina-se a introduzir a conferência de Heisenberg "A doutrina goethiana e newtoniana das cores à luz da física moderna", proferida em 1941, cuja tradução é aqui publicada. Analisa-se primeiramente o projeto filosófico de uma ordenação da realidade, desenvolvido pelo físico no início da década de 1940, o qual subjaz à discussão sobre as doutrinas das cores em Goethe e Newton. No segundo momento, faz-se uma exposição de algumas das implicações filosóficas da teoria quântica, com ênfase na interpretação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  66
    Notas À Interpretação de Cirne-Lima Do Conceito de Contradição Em Hegel.Jaaziel de Carvalho Costa - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):53-67.
    O texto visa, a partir do último livro de Cirne-Lima, Depois de Hegel , produzir uma crítica à interpretação deste autor brasileiro quanto ao conceito de contradição na filosofia hegeliana. Para isso, tomamos como base de nossa argumentação o próprio texto de Hegel - Wissenschaft der Logik - no original.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Republicanismo inglês e a concepção neorromana de liberdade: a problemática interpretação de Quentin Skinner.Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros - 2022 - Discurso 52 (2):122-140.
    O objetivo do artigo é discutir a interpretação de Quentin Skinner no tocante à concepção de liberdade encontrada nos autores ingleses que defenderam o regime republicano estabelecido na Inglaterra entre 1649 e 1660. Em sua narrativa histórica, essa concepção de liberdade, caracterizada pela ausência de interferência arbitrária, seria inspirada na teoria romana dos Estados livres, expressa principalmente no pensamento republicano de Maquiavel, o que caracterizaria o republicanismo inglês como um momento maquiaveliano. A intenção é mostrar que essa narrativa é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta hermenêutica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. The Relationship between the Physical and the Moral in Man: Copenhagen Treatise 1811.Maine de Biran & Translated From the French by Joseph Spadola - 2016 - In Pierre Maine de Biran (ed.), The relationship between the physical and the moral in man. New York: Bloomsbury Academic.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  22
    Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem.Naim Rodrigues de Araújo & Charles Moreira Cunha - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:308-331.
    Este estudo apresenta uma abordagem aproximativa entre as discussões propostas pelo modelo social de deficiência e as concepções filosóficas do médico e filósofo Georges Canguilhem. A partir dos conceitos de doença, patologia, anomalia, normalidade e anormalidade, busca-se aqui, atualizar a discussão dialogando com as preposições do modelo social de deficiência. Elegemos como referencial teórico a obra O normal e o patológico, de Georges Canguilhem e as contribuições de Débora Diniz na obra O que é deficiência; além disso, uma busca na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  72
    As contribuições de Linda Zagzebski para a epistemologia Das virtudes contempor'nea.Sérgio Luís Barroso de Carvalho - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):27-35.
    Através deste artigo científico pretende-se expor as contribuições de Linda Zagzebski para a teoria da epistemologia das virtudes contemporânea, evidenciando sua inspiração na teoria das virtudes de Aristóteles. A inovação trazida por Zagzebski é a proposta de indistinção entre virtudes morais e virtudes intelectuais. Para a autora, as virtudes intelectuais são um subconjunto das virtudes morais, e assim merecem avaliação conjunta com estas. Por fim, argumenta-se que essa interpretação não implica em um reducionismo das virtudes intelectuais e que pode (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    O Cândido de Voltaire: militância e melancolia.Maria das Graças De Souza - 2012 - Doispontos 9 (3).
    Trata-se aqui de interpretar algumas passagens do Cândido no quadro das linhas de força do iluminismo francês, que dizem respeito ao modo de conceber a atividade do filósofo, orientado pela oposição entre as figuras do "filósofo de gabinete" e o "filósofo mundano." Do meu ponto de vista, esta oposição não encerra tão somente uma tomada de posição sobre a natureza da ação do filósofo, mas diz respeito mesmo a uma concepção do que é a "boa filosofia." Ao mesmo tempo, permitirá (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    A experiência musical e a interpretação simbólico-transcendental a partir de Ernst Cassirer e Susanne Langer.Ivanio Lopes De Azevedo Junior - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):230-246.
    O presente artigo tem o objetivo de aprofundar o debate sobre a noção de experiência musical, explicitando os aspectos epistemológicos de uma interpretação filosófica a qual chamamos de simbólico-transcendental. Trata-se do projeto teórico iniciado por Ernst Cassirer, e retomado por Susanne Langer, o qual defende que as manifestações da Cultura são formas simbólicas particulares, quais sejam: conhecimento, linguagem, mito, religião e arte, sendo a partir destas que é possível ao espírito humano significar o real de modo objetivo. A capacidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  62
    Towards a Neo-Copenhagen Interpretation of Quantum Mechanics.Willem M. de Muynck - 2004 - Foundations of Physics 34 (5):717-770.
    The Copenhagen interpretation is critically considered. A number of ambiguities, inconsistencies and confusions are discussed. It is argued that it is possible to purge the interpretation so as to obtain a consistent and reasonable way to interpret the mathematical formalism of quantum mechanics, which is in agreement with the way this theory is dealt with in experimental practice. In particular, the essential role attributed by the Copenhagen interpretation to measurement is acknowledged. For this reason it is proposed to (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  11.  8
    A Literatura Como Interpretação Do Brasil e da América Latina.Elise Aparecida de Oliveira - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:170-179.
    Darcy Ribeiro foi um dos maiores intérpretes da sociedade brasileira. A literatura é um dos atalhos que o intelectual encontrou para pensar o Brasil e, por extensão, a América Latina. Em alguma medida, o antropólogo-ficcionista extrapola o texto ficcional dialogando diretamente com o contexto histórico, cultural e social que ele traçou em sua obra antropológica, criando uma espécie de romance de tese, para instigar novas reflexões sobre os problemas persistentes no país.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Jogar e viver: correlações. Uma interpretação kantiana.Wagner Barbosa de Barros - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):55-69.
    Para Kant, os jogos desempenham um papel extremamente importante na vida humana, já que são responsáveis por colocarem o espírito em atividade e, ao fazê-lo, avivá-lo na direção da sociabilidade, da moderação e do refinamento. De acordo com suas Lições de pedagogia e de antropologia, os jogos não são uma mera distração, eles são uma ótima ferramenta para se aprender a viver. O objetivo deste artigo é o de, em um primeiro momento, recuperar alguns dados biográficos de Kant para aclarar, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Da organização cartesiana à desorganização sadiana: Sade e o conceito de organização nos séculos XVII e XVIII.Clara Carnicero de Castro - 2018 - Doispontos 15 (1).
    "Organização" é um conceito amplamente empregado nos romances filosóficos de Sade. O sentido do termo, contudo, parece mudar conforme a teoria do personagem. Tal polissemia não é uma invenção de Sade, pois pode-se discernir, em obras filosóficas dos séculos XVII e XVIII, pelo menos cinco significados diferentes para a palavra: um sinônimo de máquina cartesiana, uma disposição específica da matéria que possibilita a vida, a forma com que a matéria viva se dispõe num todo contínuo, um mero arranjo geométrico de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    Querer ter razão: vontade e intelecto na Dialética erística de Schopenhauer.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):63-79.
    Este artigo propõe uma interpretação acerca do embate entre intelecto e vontade na Dialética erística de Schopenhauer. Apresentamos a problemática advinda da crítica que esse pensador faz à faculdade de conhecimento humana, sobretudo à concepção que atribui a essa faculdade um status ontológico superior em relação às demais funções do organismo em seu conjunto, e propomos que a concepção de conhecimento em Schopenhauer comporta um proto-perspectivismo, ao supor que o intelecto seja direcionado pela vontade. Por fim, consideramos acerca da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    Merleau-Ponty leitor dos clássicos.Carlos Alberto Ribeiro de Moura - 2012 - Dois Pontos 9 (1).
    Este trabalho pretende comentar a doutrina que Merleau-Ponty expõe, em seus distintos períodos, sobre o que caracteriza a obra clássica e sua interpretação. Aponta-se como pressupostos dessa doutrina a admissão de uma certa filosofia da linguagem, bem como de uma particular teoria da produtividade. Em função disso, pergunta-se se, efetivamente, foi feita, ali, uma crítica radical da "filosofia da consciência", como usualmente se supõe.  .
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Luigi Pareyson, leitor de Kierkegaard e a tradição existencialista italiana: uma análise a partir dos Studi sull´esistenzialismo.Márcio Gimenes de Paula - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):41-62.
    Resumo: Lugi Pareyson (1918-1991) foi um dos mais importantes filósofos italianos do século XX. Sua imensa e erudita obra contribuiu significativamente para a discussão do idealismo alemão e do existencialismo em solo italiano e também na Argentina, onde ele trabalhou por alguns anos. O objetivo do presente artigo é avaliar alguns aspectos de sua leitura sobre um autor capital para o existencialismo, a saber, o dinamarquês Kierkegaard. Para tanto, delimitaremos nossa análise a investigar a presença do pensador na sua obra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  35
    Deleuze e o Eterno Retorno da Diferença.Ovídio de Abreu - 2011 - Doispontos 8 (2).
    Estudos sobre a abordagem da história da filosofia por Deleuze ainda serão bem vindos: pesquisas sobre a sua maneira de remontar dos conceitos aos problemas que lhes dão sentido, de indissociar-se dos pensadores que estuda de modo a produzir um campo de intensidades, uma região de indiscernibilidades, lá onde ele próprio, Deleuze, pode criar com eles, retomando, prologando e renovando o pensamento. O objetivo desse texto define-se como a incursão por essa zona de indiscernibilidades e tem em vista um problema (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Exposição metafísica do espaço­‑tempo imaginários em Pedro da Fonseca e Manuel de Góis.Mário Santiago De Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):131-146.
    Sem querer ser uma aproximação histórica e cultural ao tema indicado no título, este artigo visa discutir o seu quadro metafísico a fim de, em diálogo com uma interpretação de Miguel B. Pereira, fazer repercutir tal quadro mais na linhagem futura da análise leibniziana e menos na do apriori kantiano.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    Notas sobre o procedimento hermenêutico de Benedito Nunes.Fábio Fonseca de Castro - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):87.
    O artigo reflete sobre o procedimento hermenêutico utilizado pelo professor, crítico e filósofo Benedito Nunes em sua obra. Reconstruindo diálogos do autor com Nunes, procura-se compreender as peculiaridades da sua abordagem interpretativa em relação a três pensadores com os quais sua obra dialoga em permanência, Heidegger, Gadamer e Ricoeur. Compreende- se que a abordagem de Nunes procura superar alguns impasses da hermenêutica contemporânea por meio da problemática heideggeriana da co-referencialidade entre fundamento e abismo, tema presente na questão geral do conflito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Justiça como Equidade e a Família Contempor'nea: Uma Análise a cerca das Contribuições da Teoria de John Rawls para o Reconhecimento da Pluralidade Familiar.Beatriz Ferreira de Almeida & Maria Dos Remédios Fontes Silva - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):266.
    O artigo propõe uma análise acerca do reconhecimento de formas atípicas de família, a partir de contribuições extraídas da teoria da justiça como equidade de John Rawls. Apresenta a concepção de Rawls acerca da família, desenvolvida após as contribuições de Susan Okin. Expõe a evolução do conceito de família nas sociedades ocidentais até chegar à noção contemporânea de entidade familiar. Reflete acerca das contribuições que podem ser extraídas para o campo jurídico-dogmático. Conclui pela interpretação ampla do textoconstitucional e pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    O fundamento de deliberação moral e a dimensão da normatividade em Ser e tempo: a posição de Steven Crowell em face da interpretação de E. Tugendhat.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2023 - Griot 23 (1):191-208.
    Esse trabalho pretende apresentar a problemática da ação moral e da normatividade em Ser e tempo a partir da posição de Steven Crowell expressa no texto _Conscience and Reason: Heidegger and the Grouds of Intentionality_ [2007], em face da interpretação de Ernst Tugendhat, exposta no texto “_Wir sind nicht fest verdrahtet”: Heideggers “Man” und die Tiefendimensionen der Gründ_e [1999].
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    A regra E o jogo ou método E interpretação.Odone José De Quadros - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):147-165.
    A necessidade da regra, do métodoou de módelos teóricos de referência da interpretaçãotem suscitado um debate dentro e forada filosofia - na área das ciências érh geral e dasciências humanas - sobre o método como critériode rigor e científicidade do conhecimento. Nainterpretação, dentro da abordagem da filosofiahermenêutica, sé faz a discussão entre método eexperiência hermenêutica no âmbito da linguagem.Pretendo apresentar quatro dificuldades emostrar que onde não há método explicito podehaver rigor e regra e qual é esta autonomia derhétodo. Sobretudo, de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Caio Graco e sua relação com os equites (século II a. C.): breve análise da interpretação de Apiano de Alexandra.Alice Maria de Souza - 2009 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 3:11-19.
    We propose here an analysis of the Apiano's de Alexandria report about the relation between Caio Graco and the equestrian order in the end of the century II B.C. Apiano wrote his Civil Wars on the end of his life, during the reign of Marco Aurélio, in a time of internal peace, stability and expansion. In his report, Apiano shows friendliness for the reformist project of Caio Graco, and does an analysis about the transfer of power in the courts to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  39
    Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais.Marcelo de Araújo - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):161-184.
    Discuto aqui duas diferentes interpretações acerca do que seria uma teoria do direito natural (ou jusnaturalismo). A primeira interpretação se caracteriza pela tese da “inseparabilidade” do direito e da moral, ao passo que a segunda se caracteriza pela tese segundo a qual existiriam “leis naturais”, i.e. leis cuja existência independeria da existência de instituições humanas. Tento mostrar que as duas teses são falsas. Procuro mostrar inicialmente que a confusão entre as duas teses se deve a uma má compreensão da (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Filosofia No Brasil: Considerações Acerca Dos Perfis Iniciais de Um Acontecimento.Roberto de Almeida Pereira de Barros - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):16.
    A chegada e o estabelecimento da reflexão filosófica europeia no Brasil são indissociáveis do aristotelismo português trazido pelos jesuítas desde sua chegada ao então território colonial em 1549. A compreensão de determinados aspectos relacionados a este acontecimento não deve implicar na proposição de um fator determinista para a interpretação do modo como a filosofia é multiplamente tratada e pesquisada no país, mas certamente consiste em um fator imprescindível para a sua consideração. A argumentação a seguir visa indicar alguns aspectos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    propósito de um desacerto de interpretação sobre Boécio, em ‘La philosophie médiévale’.Mário Santiago de Carvalho - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (37):177-185.
  27.  6
    O pensamento conservador no Amazonas: a interpretação de Arthur Cézar Ferreira Reis sobre a formação do Brasil.Carlos Gileno, Rodrigo de Medeiros & Ricardo da Silva - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):166-190.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A interpretação: entre o sentido e o real.Maria Ruth Sousa Dantas de Araújo - 2003 - Princípios 10 (13):67-72.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Dimensão filosófica e política do pensamento ambiental contempor'neo.Antonio Teixeira de Barros - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto discute o pensamento ambiental contemporâneo na perspectiva filosófica e política. Tal pensamento tornou-se um quadro hermenêutico de referência para a compreensão e a interpretação de vários campos de conhecimento, do ponto de vista do ser, do conhecer e da ação política do ser no mundo atual, o que justifica o realce à relação entre Filosofia e Política. O pressuposto geral que orienta a discussão é que a atual configuração epistêmica do pensamento ecológico é tributária de um ideário (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Direitos humanos E interpretação em Chaim Perelman.Veruska Sayonara de Góis - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    DIREITOS HUMANOS E INTERPRETAÇÃO EM CHAIM PERELMAN.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    Perspectivismo e interpretação na filosofia nietzschiana.Roberto de Almeida Pereira de Barros - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (1):54-92.
    Although the few references to the term, Nietzsche's notion of perspectivism is an important assumption of his philosophical reflection. It is a notion, as it will be tried to demonstrate, significant for the understanding of many theoretical positions of the author concerning science and knowledge and decisively for the interpretation of both notions as interpretative perspectives The following argument aims to analyze the influences and assumptions of this notion, highlighting its Kantian (Neokantian), Schopenhaurian background, but also considering influences outside of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  13
    Justiça Distributiva, Desigualdades Sociais e Utilitarismo em Hume.Pedro Fior Mota de Andrade - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44013.
    Neste artigo, pretendo desafiar duas teses que compõem a interpretação padrão da teoria de justiça social de Hume. Primeiro, que esse entendimento não oferece recursos conceituais sufi cientes para se esboçar uma teoria de justiça distributiva e, segundo, que essa teoria é, em princípio, indiferente a ocasionais arranjos sociais fortemente desiguais. Contrariamente, proponho aqui um esboço para uma possível teoria de justiça distributiva em Hume. Argumento, com base em evidência textual, que Hume aborda sistematicamente questões como a distribuição inicial, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  44
    Morfologia genética em Schleiden e Grant: a célula vegetal e o animal elementar.Maurício De Carvalho Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):217.
    No presente estudo, discuto e sintetizo o conceito de célula vegetal de M. J. Schleiden e o conceito de animal elementar que elaboro a partir da ideia de “animal abstrato” sugerida por R. E. Grant. A elaboração e a interpretação que conduz a essa síntese é feita ampliando a ideia do desenvolvimento como um princípio regulador, proposta por E. Cassirer. Concebo tal ideia como expressão de uma racionalidade morfológica genética. O resultado geral obtido é que a célula vegetal e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A Explicação da Interpretação Humana (Portuguese).Fernando Mão de Ferro (ed.) - 2005 - Edições Colibri.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Perspectivismo E desenho: Objetividade expressiva.Vânia Dutra de Azeredo - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    This paper aims at analyzing the design of observation through the notions of interpretation and perspectivism in Nietzsche, trying to show the impossibility of a neutral position referring to the design that could capture its shades in an impartial way. We propose the concept of expressive objectivity as the necessary limit to human production and reading, mainly in the design of observation, making use of the Nietzschean conceptual apparatus.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Realism in energy transition processes: An example from Bohmian quantum mechanics.J. Acacio de Barros, J. P. R. F. de Mendonça & N. Pinto-Neto - 2007 - Synthese 154 (3):349-370.
    In this paper we study in details a system of two weakly coupled harmonic oscillators from the point of view of Bohm’s interpretation of quantum mechanics. This system may be viewed as a simple model for the interaction between a photon and a photodetector. We obtain exact solutions for the general case. We then compute approximate solutions for the case where one oscillator is initially in its first excited state (a single photon) reaching the other oscillator in its ground state (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    A virtude não se ensina, se evoca: uma reflexão sobre arete e paideia em Martin Heidegger.João Cardoso De Castro & Murilo Cardoso De Castro - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):252-263.
    Atendendo ao chamado de Heidegger por “outro início”, desde o pensamento originário grego, são reconsideradas as noções de paideia e de arete. À paideia exaustivamente investigada por Werner Jaeger é imposta a interpretação do próprio Heidegger e de Danielle Montet. Enquanto a arete é reexaminada através de uma nova luz lançada pela obra de António Caeiro. Enfim, devidamente preparado pelo pensamento inusual destes pensadores sobre paideia e arete, se reabre o debate sobre a possibilidade ou não da virtude ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    As contribuições dos sofistas para O fenômeno da educação numa perspectiva contemporânea.David Velanes de Araújo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):53-64.
    Os sofistas trouxeram grandes contribuições para a educação, tal como, os próprios fundamentos da pedagogia moderna. A sofística constituiu um fenômeno com um alto significado na história da educação, pois foi com os sofistas que a paidéia ganhou um sentido e um significado mais profundo, isto é, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional. Dessa maneira, este artigo busca uma interpretação positiva do movimento sofístico, diferente daquela deixada pela tradição socrático-platônica.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    A supremacia da razão tecnocientífica e a "inutilidade" como condição para o filosofar.João Cardoso De Castro & Murilo Cardoso De Castro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):18.
    Resumo: Nosso trabalho aborda um pensamento não raro, especialmente entre aqueles mais engajados na “vida ativa”, seja nos laboratórios da academia ou nos quefazeres mundanos, a “inutilidade da abordagem filosófica”, onde se considera imperativo e imediato “fazer” ou “agir”. Por se tratar o tema proposto filosoficamente, corre-se o risco de “inutilidade” de nossa abordagem do próprio tema. Todavia, diante do progresso irrefreável da técnica, e sua dominação por sobre todas as expressões da vida humana, aí incluída a própria filosofia, entendemos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Sobre tolerar e acolher.André Brayner de Farias - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):386-395.
    O trabalho articula alguns conceitos da ética e da filosofia política para pensar a crise dos refugiados. O que significa tolerar e acolher são questões que buscamos investigar para lançar luz sobre o campo de problematização da ética e da política. Se a pluralidade é a condição fundamental da política, o conceito de alteridade ética deverá funcionar como um dispositivo para uma interpretação consequente do atual estado de nosso engajamento ético-político. O conceito de natalidade, que em Arendt fundamenta a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  39
    Relativistic Quantum Mechanics as a Telegraph.O. Costa de Beauregard - 2001 - Foundations of Physics 31 (5):837-848.
    A derivation by Fröhner of non-relativistic quantum mechanics via Fourier analysis applied to probability theory is not extendable to relativistic quantum mechanics because Schrödinger's positive definite probability density ψ*ψ is lost (Dirac's spin 1/2 case being the exception). The nature of the Fourier link then changes; it points to a redefinition of the probability scheme as an information carrying telegraph, the code of which is Born's as extended by Dirac and by Feynman. Hermitian symmetry of the transition amplitude 〈ϕ∣ψ〉 between (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O papel da leitura, da interpretação e da escrita na formação docente e discente.Adriana Maria de Abreu Barbosa - 2011 - Saberes Em Perspectiva 1 (1):7-17.
    Partiendo del presupuesto que el lenguaje humano es forma y/o lugar de acción e interacción con el mundo y los otros, entendemos los procesos de lectura,interpretación y escritura como acciones cognitivo-sociales formadoras del sujeto del conocimiento. De ese modo, nos gustaría reflejar sobre los modos de leer y los modos de escribir practicados y enseñados durante la vida académica. Basados en nuestra experiencia docente, en un corpus de pesquisa en marcha en la UESB-Jequié, y en los enfoques teóricos adoptadas (Ingedore (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Os princí­pios de verdade no Livro IV da Metafí­sica de Aristóteles.Nazareno Eduardo de Almeida - 2008 - Princípios 15 (23):05-63.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Este artigo mostra que o princípio primário da ciência do ente enquanto ente, apresentado e defendido por Aristóteles no Livro IV da Metafísica , é constituído pela bi-implicaçáo necessária (modal) entre os princípios de náo-contradiçáo e do terceiro excluído, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  14
    Sobre a Educação.Rafael Lucas de Lima - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):375-408.
    Resumo: Este artigo pretende contribuir para a elucidação da nossa compreensão sobre a educação, sobre os fenômenos e processos educacionais, que constituem uma ocupação e uma preocupação humana fundamental. O método que utilizamos nesta pesquisa consistiu, num primeiro momento, de uma análise etimológica da palavra latina educo, da qual derivou a palavra educação em português, e, num segundo momento, da interpretação de alguns sentidos da palavra educo à luz de algumas ideias da filosofia da educação, encontradas em cada um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Narrating political opportunities: explaining strategic adaptation in the climate movement.Joost de Moor & Mattias Wahlström - 2019 - Theory and Society 48 (3):419-451.
    This article advances theory on social movements’ strategic adaptation to political opportunity structures by incorporating a narrative perspective. Our theory explains how people acquire and use knowledge about political opportunity structures through storytelling about the movement’s past, present, and imagined future. The discussion applies the theory in an ethnographic case study of the climate movement’s mobilization around the UN Climate Summit in Paris, 2015. This analysis demonstrates how a dominant narrative of defeat about the prior protest campaign in Copenhagen, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  18
    Nietzsche e o Heráclito que Ri: Solidão, Alegria Trágica e Devir Inocente.Jelson Roberto de Oliveira - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):217-235.
    Analisa-se a interpretação de Nietzsche a respeito de Heráclito como o mais grego e anti-platônico dos filósofos pré-platônicos, a partir da afirmação dos opostos no jogo agônico do devir. Representante de uma atitude originariamente helênica, Heráclito é interpretado como um filósofo verídico, na medida em que captou intuitivamente o fluxo do devir a partir de um processo de interiorização do conhecimento, traduzido por uma investigação de si mesmo. Nessa perspectiva, a interpretação nietzschiana se contrapõe à tradição que descreveu (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Outra batalha naval: Elementos para Uma Nova interpretação da fundamentação lógica E ontológica da liberdade em aristóteles (da interpretação, capítulo 9).Nazareno Eduardo de Almeida - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais.Marcelo de Araújo - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1).
    Discuto aqui duas diferentes interpretações acerca do que seria uma teoria do direito natural. A primeira interpretação se caracteriza pela tese da “inseparabilidade” do direito e da moral, ao passo que a segunda se caracteriza pela tese segundo a qual existiriam “leis naturais”, i.e. leis cuja existência independeria da existência de instituições humanas. Tento mostrar que as duas teses são falsas. Procuro mostrar inicialmente que a confusão entre as duas teses se deve a uma má compreensão da distinção entre (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. Alienações do mundo, de Rodrigo Alves Neto.Pedro Duarte de Andrade - 2009 - Princípios 16 (26):299-305.
    Resenha do livro de: ALVES NETO, Rodrigo Ribeiro. Alienações do mundo: uma interpretaçáo da obra de Hannah Arendt . Rio de Janeiro/Sáo Paulo: Editora PUC-Rio/Edições Loyola, 2009, 216 p.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    A Pintura Em Schelling e o Problema da Imagem.Fernando Ribeiro De Moraes Barros - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3).
    O propósito geral deste artigo consiste em mostrar, a partir de hipóteses globais de interpretação da natureza e da arte, o lugar da pintura na filosofia de F. W. J. v. Schelling. Submetendo a obra pictórica a condições teórico-especulativas inovadoras, a ponderação schellinguiana impele-nos, não raro, a um tratamento diferenciado do visível. Por isso, a título de exercício de reflexão, espera-se igualmente indicar que tal caracterização da pintura ecoa e antecipa, ao longe, questões levantadas pela filosofia contemporânea – em (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961