Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1) (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Discuto aqui duas diferentes interpretações acerca do que seria uma teoria do direito natural. A primeira interpretação se caracteriza pela tese da “inseparabilidade” do direito e da moral, ao passo que a segunda se caracteriza pela tese segundo a qual existiriam “leis naturais”, i.e. leis cuja existência independeria da existência de instituições humanas. Tento mostrar que as duas teses são falsas. Procuro mostrar inicialmente que a confusão entre as duas teses se deve a uma má compreensão da distinção entre frases do tipo “estar obrigado a”, e “ter a obrigação de”. Em seguida, mostro como a teoria moral contratualista nos permite resolver de modo satisfatório algumas questões que não são resolvidas adequadamente em nenhuma das duas versões do jusnaturalismo que apresento.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Fundamentação Dos Direitos Humanos Entre Natureza E Contrato.André da Silva - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (2):238-255.
A Fundamentação Contratualista Dos Direitos Humanos.Marcelo de Araújo - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (3):9-23.
Berkeley: Uma física sem causas eficientes.Silvio Chibeni - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (2).
O viés político da tese de Arendt sobre Agostinho.Rodrigo Ponce Santos - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):89-106.

Analytics

Added to PP
2019-04-12

Downloads
19 (#775,535)

6 months
8 (#352,434)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcelo Araujo
Rio de Janeiro State University

References found in this work

No references found.

Add more references