Results for ' transição'

110 found
Order:
  1.  7
    Transição & Queda.Eduardo Montelli - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):313-324.
    Transição e Queda apresenta uma série de fotografias de observações cotidianas e pequenos experimentos que propõe uma reflexão poética sobre a passagem do tempo e suas transformações.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    A transição do princípio do prazer ao de realidade segundo Ferenczi e Spielrein.Fátima Caropreso & João Alves Maciel Neto - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    O psicanalista húngaro Sándor Ferenczi elaborou uma teoria sobre a transição do princípio do prazer ao princípio de realidade, que permite complementar e aprofundar as hipóteses freudianas sobre esses princípios. De acordo com a sua teoria, esse processo envolve uma série de estágios, ao longo dos quais, gradualmente, a diferenciação entre o eu e o mundo externo é estabelecida e o sentimento de onipotência é abandonado. Freud e Ferenczi, contudo, não focaram a questão da maneira como o desenvolvimento da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  48
    Conflitos climáticos, transição verde e a contenda com as liberdades.Diana Piroli - 2023 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 22 (2):597-622.
    É amplamente reconhecido que para mitigar a mudança climática antropogênica são necessários urgentes esforços institucionais em várias dimensões: tecnológicos, infraestruturais, mas também socioculturais. Isso significa que, para que haja a transição ecológica para uma sociedade mais verde e sustentável, um conjunto de mudanças estruturais econômicas, políticas e culturais deverão ser rearticuladas nos próximos anos. Por um lado, ao passo que é inegável que, para conter a mudança antropogênica, o uso do poder institucional deve ser usado de modo mais incisivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    A transição religiosa brasileira e o processo de difusão das filiações evangélicas no Rio de Janeiro.José Eustáquio Diniz Alves, Suzana Marta Cavenaghi & Luiz Felipe Walter Barros - 2014 - Horizonte 12 (36):1055-1085.
    Catholicism has been the hegemonic religion in Brazil. However, in recent decades the country is undergoing a major religious transformation, with a drop of Catholic affiliations and rapid growth of evangelicals, and a increase to a lesser pace, of other religions and no-religion. Hence, there is a growing religious plurality, although Christianity remains widely majority in the country. But within the Christian religion there is a change of hegemony between Catholics and evangelicals. An innovation of the dogma and the evangelical (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Cálculo e medida na transição de o nascimento da tragédia para Humano, demasiado humano: as paixões como questão.Paulo Cesar Jakimiu Sabino - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):174-189.
    O presente artigo discute as noções de cálculo e medida na obra de Nietzsche, mais especificamente na transição do seu período inicial para o período intermediário. Com isso, nossa intenção é explicitar como tais noções que soam tão pouco dionisíacas – e consequentemente, nietzschianas – podem fazer parte do conjunto da obra de Nietzsche e, mais ainda, serem essenciais para a compreensão de seu pensamento. Para que esse objetivo fosse alcançado, foram necessários os desdobramentos de conceitos como paixões e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Aurora: uma obra de transição no conjunto dos escritos de Nietzsche.Geraldo Dias - 2014 - Cadernos Nietzsche 34:231-254.
    Neste artigo, temos por objetivo analisar a hipótese de que o livro Aurora, no conjunto dos escritos de Friedrich Nietzsche, apresenta uma filosofia transitória. Nesse sentido, faremos ver que, justamente por causa de seu caráter transitório Aurora tem sido tão subestimada e obscurecida, principalmente quando comentada não a partir de seu quadro teórico transitivo, mas a partir de conceitos e projetos posteriores.In this article, we aim to examine the hypothesis that the book Daybreak, in all the writings of Friedrich Nietzsche, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    A questão fundamental da crítica de Tugendhat a Heidegger: falsidade, descerramento e a transição sem'ntica de ‘verdade’.Paulo Mendes Taddei - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36570.
    Reconstroem-se, neste artigo, as objeções de Daniel Dahlstrom e Rufus Duits à crítica de Tugendhat à tese heideggeriana de que o conceito primordial de verdade consiste na noção de desvelamento. De diferentes modos, ambos os autores mantêm que Heidegger, ao contrário das acusações de Tugendhat, seria capaz de dar conta da falsidade. Grosso modo, enquanto Dahlstrom propõe que Tugendhat não apreciou o caráter transcendental do conceito originário de verdade em Heidegger, Duits acusa Tugendhat de haver se prendido à perspectiva metafísica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  30
    Stress, coping e adaptação na transição para o segundo ciclo de escolaridade: efeitos de um programa de intervenção.Karla Sandy de Leça Correia & Maria Alexandra Marques Pinto - 2008 - Revista Aletheia 27:07-22.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Tradição E Transição No Curso Conimbricense.Alfredo Dinis - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (4):535 - 560.
    Os autores jesuítas do Curso Conimbricense têm sido por vezes acusados de não terem ido além de uma monolítica e rígida repetição das teses filosóficas aristotélicas, característica pretensamente distintiva da Companhia de Jesus nos séculos XVI e XVII, cujos membros demonstrariam uma total incapacidade de dialogar com as correntes inovadoras, por exemplo, no campo da filosofia da natureza. O presente estudo, baseado numa análise do Comentário Conimbricense De Caelo, mostra conclusivamente que aquele ponto de vista resulta tanto de uma leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  6
    Transições negociadas: o “Não” de Pablo Larraín e as memórias do plebiscito na pós-transição chilena.Tereza Maria Spyer Dulci - 2020 - Dialogos 24 (1):554-580.
    Este artigo procura lidar com as batalhas travadas pela memória na pós-transição democrática vivenciada pelo Chile a partir da análise do filme “Não”, de Pablo Larraín. O objetivo é pensar nas produções audiovisuais como um lugar privilegiado de disputa pela memória. Examinaremos como a obra, terceira de uma trilogia sobre a ditadura civil-militar chilena, procura retratar as campanhas do SIM e do NÃO antes do plebiscito de 1988, em que se decidiu sobre o destino da ditadura de Pinochet. Será (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    O limite proposicional como elemento de transição no pensamento de Wittgenstein.Léo Peruzzo Júnior & Bortolo Valle - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):693.
    Este artigo pretende sustentar que, em Wittgenstein, a noção de limite proposicional caracteriza um elemento de transição entre o não cognitivismo expresso no Tractatus e a filosofia posterior, especialmente nas Investigações. Neste sentido, podemos apontar que é o limite da dizibilidade que marca a ruptura na análise entre as proposições científicas e as “proposições éticas”. Enquanto as primeiras possuem valor de verdade, isto é, podem ser verdadeiras ou falsas, as demais carecem de sentido porque não podem ser expressas por (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Metáfora, metonímia e método na transição analógica da representação à vontade: o conhecimento da coisa em si na metafísica de Schopenhauer.Matheus Silva Freitas - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):362-376.
    Este artigo tem como objetivo geral comentar o estatuto do conhecimento da coisa em si na metafísica de Schopenhauer. De modo mais específico, visa analisar como se inserem neste debate, tradicionalmente enfrentado por estudiosos da filosofia schopenhaueriana como Julian Young, Paul Lauxtermann e David Cartwright, duas correntes interpretativas bastante discutidas neste ciclo, principalmente na última década; ambas lidam com o problema da coisa em si a partir de uma interpretação da transição analógica que Schopenhauer empreende do mundo da representação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    O espectador-internauta: desafios em tempos de transição.Gisela G. S. Castro - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    A “superação" schellinguiana do entendimento plotiniano da transição do bem para a matéria e o mal.Edrisi Fernandes - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:127-140.
    Este artigo consiste em uma avaliação da conjuntura e implicações da afirmação por Friedrich Wilhelm Joseph [von] Schelling, em suas Investigações Filosóficas sobre a Essência da Liberdade Humana (1809), de que Plotino teria descrito a transição do Bem originário para a matéria e o mal de modo perspicaz mas insuficiente. Vislumbrando a necessidade de refutar a concepção gnóstica da matéria sensível e do tempo- spaço como sendo maus, Schelling não apenas estimou as deficiências da teodiceia de Plotino, construída antinomicamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. As categorias marxistas no pensamento de Preobrazhensky: notas sobre uma teoria de transição.Rebecca Freitas - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):252-283.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Insurgências e ressurgências atuais: cruzamentos de sins e nãos num mundo em transição.Gilberto Freyre - 2006 - Globo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Neoliberalismo e Pedagogia das Competências na Transição entre os Séculos XX e XXI: O Passado Reeditado como Farsa?Marcos F. Zorzal - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    A trajetória dos primeiros embates do Movimento Pró-Participação Popular na Constituinte — MPPC : afetos e temores na “transição política”. [REVIEW]Ozias Paese Neves - 2019 - Dialogos 23 (3):176-195.
    Este artigo investiga algumas tensões que atravessam o período inserido nos anos 1980 no Brasil conhecido como o Momento Constituinte. Analisa a trajetória e atuação do Movimento pró-Participação Popular na Constituinte, a partir de fontes como as cartilhas de diferentes atores do período, sem esgotar o assunto. Exercita como ferramental teórico-metodológico um olhar sobre afetos, expectativas e temores externados nas fontes, assinala o conflito discursivo e as disputas políticas numa época conhecida no país como “de transição” e que representou (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    Conciliação e revanchismo ao término da ditadura civil-militar brasileira: a perpetuação do medo através do perigo da “argentinização” da transição política -doi: 10.4025/dialogos.v18i1.898. [REVIEW]Caroline Silveira Bauer - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    A “superação" schellinguiana do entendimento plotiniano da transição do bem para a matéria e o mal.Edrisi Fernandes - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:127-140.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  6
    A “superação" schellinguiana do entendimento plotiniano da transição do bem para a matéria e o mal.Edrisi Fernandes - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:127-140.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Da experiência à mediação: uma transição mínima em Theodor Adorno.Fabiano Leite França - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):59-73.
    Due to the naturalization of the protagonism of the concept of experience in the interpretation of Theodor Adorno's dialectic, this article intends to elucidate some lines of displacement from the category of experience to the category of mediation, from the critical appropriation of this category of Hegel's thought by Adorno; because, since all experience is mediated, mediation presents itself as a condition for the realization of the experience and, for this reason, mediation is established as a privileged instance in the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Pra Frente Brasil? Cinema, memória e “transição democrática” no Brasil dos anos 1980 - doi: 10.4025/dialogos.v17i2.759. [REVIEW]Ricardo Antonio Souza Mendes - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Sistemas agrários na Velha Província: O processo de transição para o trabalho livre sob o signo da Modernização Conservadora (1850-1888). [REVIEW]Daniel de Pinho Barreiros - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (17):22-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Da disciplina à necropolítica, o papel do trabalho e da seguridade em Foucault e na atualidade.José Eduardo Pimentel Filho - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):131-143.
    A transição do trabalhador da Idade Média para a Moderna forçou os meios de produção burgueses a criarem modos de positivar a cultura do trabalho. Para além das ideologias e da própria miséria como impulsionadores da cultura do trabalho, o que pretendemos neste artigo é jogar luz sobre o papel das previdências como instrumentos de subjetivação e normalização, originalmente disciplinares; utilizando então uma leitura foucaultiana do tema. Partiremos do como as técnicas disciplinares ajustaram os corpos trabalhadores para o trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror.Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Raquel Figueira Lopes Cançado Andrade, Mayara Vieira Henriques & Alexandre de Carvalho Castro - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61969e.
    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27.  19
    A negação da Vontade e o ponto de ebulição da água.Selma Aparecida Bassoli - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):06-18.
    A comparação entre a negação da vontade e o ponto de ebulição da água foisugerida por Schopenhauer a fim de esclarecer a transição da compaixão à ascese. Pois estatransição só acontece quando se atinge um determinado ponto, que revela a supressão completado principium individuationis e torna possível a negação da vontade como um fenômenoindependente do princípio de razão. O nosso objetivo é demonstrar como essa comparaçãocontribui para o entendimento desse tema e quais são os limites que temos que atribuir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented..Bruno Gonçalves Borges & Gatti Júnior - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):77-100.
    Este artigo parte do entendimento de que a cientificidade na pedagogia exigiu desta área do conhecimento suprimir a experiência como elemento vital da formação do homem, enquanto elevava a comprovação e regularidade do experimento ao patamar de destaque nos seus processos. A partir desta consideração, pretende-se tratar da transformação do conceito de experiência no campo educativo. Inicialmente, abordam-se as questões relacionadas à terminologia e significação do conceito “experiência” e sua possível transformação em “experimento”, e os desdobramentos dessa transição no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Transições dos estádios da vida em Kierkegaard e suas perspectivas teológicas.Lauro Ericksen - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26674.
    Aborda os três estádios da vida humana tal como propostos por Kierkegaard. Foca na possibilidade de transição entre os estágios e as aplicabilidades teológicas de cada posicionamento descrito. Analisa o caráter existencial e antissistemático do pensamento kierkegaardiano; considera esses aspectos como relevantes em uma defesa do cristianismo ante à filosofia. Argumenta que o estádio religioso é o ápice da existência humana provisionado pelo salto de fé, ainda que conectado com os demais estádios existenciais, independentemente de qual estágio um homem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  22
    Gerechtigkeit zwischen den Generationen: Globale Perspektiven.Peter Koslowski - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1/4):503 - 518.
    A justiça entre as gerações transformou-se num problema particularmente urgente nos nações industnalizadas devido ao decréscimo da população e à crescente divida pública. Isto verificase sobretudo em refoçao ao seguro social de reforma. O principal objectivo do presente artigo é investigar até que ponto o Estado Providência da Europa continental está possuído por urna tendência nele embutida a cair em ilusões acerca da sua verdadeira riqueza bem como acerca da sua efectiva e real protecção contra o problema que é o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  5
    Da Arquitetura da Inclusão (Sociedade Disciplinar) à Engenharia da Exclusão (Biopolítica): uma Análise a partir da Arqueologia/Genealogia do Poder em Michel Foucault.Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth & Mateus de Oliveira Fornasier - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    A partir da análise da arqueologia/genealogia do poder de Michel Foucault, o presente artigo propõe-se a discutir a evolução do conceito de poder disciplinar para o conceito de biopolítica, com base na transição que o filósofo identifica, no que se refere à organização do espaço urbano, da arquitetura e do urbanismo para a engenharia. Procura-se responder, com o artigo, à seguinte objeção: em que medida a arquitetura da sociedade disciplinar a partir da concepção de estruturas de disciplinamento dos corpos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    Adolescência, escola e o tempo na pandemia.Cláudia Braga de Andrade, Luciana Coutinho, Andréa Martello, Aline Araújo Lewenkopf & Daniel Bitencourt - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo se propõe a pensar o retorno dos adolescentes às escolas após a pandemia fazendo a articulação entre conceitos psicanalíticos e a importância da escola na transição que a adolescência representa para a constituição psíquica do sujeito. A partir de uma experiência de pesquisa-extensão em uma escola com estudantes do Ensino Médio, pensamos sobre como o laço social contemporâneo impacta os modos de subjetivação e a educação, relacionando-o ao mal-estar nos estudantes adolescentes nos contextos educativos brasileiros. Além disso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  33
    Um estudo prospectivo sobre o estresse cotidiano na 1ª série.Edna Maria Marturano & Elaine Cristina Gardinal - 2008 - Revista Aletheia 27:81-97.
  34.  67
    Of empty thoughts and blind intuitions Kant's answer to McDowell.Günter Zöller - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):65-96.
    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell's neo-Kantian position that intuitions are concept-laden.2 The focus is on Kant's twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the understanding. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  35.  13
    A ilegalidade de bens e direitos no sistema capitalista: uma análise a partir do pensamento de Michael Foucault.Márcio Bonini Notari - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):85.
    Michel Foucault embora não tenha sistematizado uma Teoria ou Filosofia do Direito em sentido estrito e, mesmo não sendo da área jurídica,construiu suas propostas em diversas obras, as quais acabam tecendo críticas e considerações acerca do Direito Penal e do Sistema de Justiça Criminal, a partir do modelo panóptico e das novas formas de punição no ambito do cárcere, envolvendo a transição do modelo feudal para o sistema capitalista de produção. Nesse sentido que se pode perguntar: qual a concepção (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Imagens de transformação: o fotojornalismo do Clube do Bang Bang e os últimos dias do regime de Apartheid, 1990-1994.Raquel Gryszczenko Alves Gomes - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo é um mapeamento inicial dos impactos do fotojornalismo do grupo que ficou conhecido como "O Clube do Bang Bang", na África do Sul, no período de transição entre o final da política de apartheid e as primeiras eleições democráticas no país, em 1994. Qual o papel assumido pelo registro fotográfico, com o senso de realidade que impõe àquilo que apresenta, na construção da memória política sul-africana? Palavras-chave: África do Sul, apartheid, fotojornalismo, memória.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    Um embate ideológico: Estado - igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Este artigo apresenta uma noção do embate velado entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro para dominar a sociedade civil na transição império – república, um para não perder sua influência secular, o catolicismo, e outro, o Estado, para não se deixar influenciar pela ideologia antagonista ao projeto positivista-liberal a ser implementado naquele contexto onde o slogan fala por si "ordem e progresso".
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  46
    Da metamatemática para a ciência cognitiva.Henrique de Morais Ribeiro - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):181-193.
    para o domínio da Ciência Cognitiva funcionalista neurocomputacional. A descrição de tal transição é feita por meio de uma breve análise das idéias de Post, Church, Gödel e Turing sobre a possibilidade de formalização do pensamento criador na matemática, enfatizando as contribuições deste último.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  34
    From metamathematics to Cognitive Science.Henrique de Morais Ribeiro - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):181-193.
    In this article, it is suggested a possible profile for the historical and philosophical migration of several issues from the metamathematical domain to the domain of functionalist neuro-computational Cognitive Science. The description of such a transition is accomplished by an analysis of the ideas of Post, Church, Gödel, and, in particular, Turing on the possibility of formalization of creative thinking in Mathematics.Neste artigo, propõe-se uma configuração possível para a transição histórico-filosófica de temas investigados no domínio da metamatemática para o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  54
    Adolescência em pacientes portadores de fibrose cística.Kátia Bones Rocha, Mariana Calesso Moreira & Viviane Ziebell de Oliveira - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 20:27-36.
    A adolescência é um período do desenvolvimento acompanhado de importantes mudanças na esfera física, psicológica e social, caracterizando-se como um momento de transição para a vida adulta. A presente pesquisa investigou algumas repercussões que uma doença crônica como a fibrose cística possui dentr..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Moralidade, biopolítica e educação em tempos de pós-verdade.Amarildo Luiz Trevisan - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:17-33.
    O artigo pretende abordar o tema da moralidade no campo da Educação a par tir da transição da discussão de Freud a Adorno, potencializada pela compreensão da biopolítica de Foucault e Agamben. O objetivo é fazer a crítica ao ato de discriminar e direcionar o destino das verbas públicas não para a Educação, e sim em prol de valores do mercado. O tema da moralidade está sendo utilizado largamente como expediente de formação de massas com características fascistas no Brasil (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A subjetividade na “Ciência da Lógica”.Konrad Christoph Utz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):116-129.
    O artigo tenciona explicar o conceito da subjetividade na Ciência da Lógica (CdL) a partir de sua forma inicial, diferentemente da maioria dos vários estudos sobre a temática, que discute as formas já mais desenvolvidas, que ocorrem dentro da Lógica do Conceito. Porém, como essa última, desde início, é “Lógica Subjetiva”, a subjetividade precisa ser constituída antes ou no ponto do começo dela. Essa subjetividade inicial e mínima explica-se por primeiro pela identificação de subjetividade e liberdade, por segundo, pela compreensão (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Livro eletrônico, acesso e autonomia: Potenciais e desafios.Miguel Said Vieira - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (2):p - 203.
    Este trabalho é uma breve análise do livro eletrônico ― tomado como meio de comunicação relevante para a educação e a cultura no futuro próximo ― centrada nos potenciais e desafios que ele apresenta em relação a acesso e autonomia. A análise visa apontar tendências gerais relativas às características das plataformas de leitura (dispositivos leitores e softwares), particularmente para leitores. Essas tendências são extrapoladas a partir de um pequeno número de exemplos ou casos já existentes. O trabalho avalia as restrições (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Niilismo, Suicídio e Valor da Vida Em Schopenhauer.Aguinaldo Pavão - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):107-125.
    O artigo propõe-se a apresentar e discutir o niilismo ínsito na filosofia de Schopenhauer. Defende-se uma necessária distinção entre dois tipos de niilismo, um que visa a afirmar verdades axiologicamente neutras sobre o mundo e a existência, outro que se compromete com uma tese valorativa que considera a negação da vontade o maior objetivo moral. O pessimismo metafísico, cuja tese básica consiste em arguir que a não existência é preferível à existência, incorpora os dois tipos de niilismo mencionados. O pessimismo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Humanistic Information Studies: A Proposal. Part 2: Normative Professionalization.Harry Kunneman - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):11-32.
    Beginning from a preliminary explanation in Part 1 (Logeion, v.1, n.2) about the transitional zone between system and world of life, this paper discusses the enrichment of the production of informational knowledge, focusing on the crucial role of normative professionalization and organizational cultures in Humanistic Information Studies. The concept of normative professionalization, initially constructed from Habermas analysis of ‘system’ and ‘world of life’, and Foucault’s analysis of ‘truth’ and power in the social sciences, was enriched by the dialog with Freidson (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  9
    A demanda racional da ética de Kant no início de 1760.Bruno Cunha - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):219-242.
    Meu objetivo nesse trabalho é apresentar uma linha distinta de interpretação do problema moral em duas das principais obras do jovem Kant, a saber, a Investigação sobre a Evidência e as Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime. Em contraposição à leitura tradicional, tento mostrar que, ao analisar a relação entre os aspectos formais e materiais da moralidade, somos capazes de constatar que existe, de fato, uma demanda racional subjacente ao problema ético nesse contexto. Isso mostra, por conseguinte, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Sociedade disciplinar e sociedade de controle.Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Ofélia Cristina Xavier de Andrade, Deise Maria Antonio Sabbag & Daniele Achilles Dutra da Rosa - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):82-99.
    A partir do século XVIII, a imposição do controle das principais instituições políticas e sociais à população passa a ocorrer precipuamente por meio de estratégias urbanísticas. A arquitetura revela o objetivo de disciplinamento dos corpos de modo a prepará-los para a inserção na incipiente sociedade capitalista, seja na forma das escolas, fábricas ou prisões. Objetivamos num primeiro momento refletir, por meio da trajetória histórica e arquitetônica da Biblioteca Pública Municipal de Marília, se a biblioteca antiga tem preponderância de uma instituição (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O sentido das normas para Kelsen.Rubin Souza - 2017 - Revista PERI 9 (1):158-176.
    O artigo tem como objetivo apresentar o problema da determinação do sentido das normas para o Kelsen considerando a flexibilidade do quadro de interpretações. Expõe, primeiramente, a suposta transição do conceito de interpretação normativa, passando de um formalismo-normativismo restritivo para um realismo jurídico a partir das suas últimas obras; em um segundo momento apresenta o decorrente conflito ainda atual constituído por essas reformulações. Finalmente, defende a hipótese de superação da dicotomia formalismo-normativismo versus realismo jurídico através de uma leitura realista (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Natureza e ontologia em Merleau-Ponty e Whitehead.Rodrigo Benevides Barbosa Gomes - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):408-420.
    No final da década de 1950, Merleau-Ponty desloca seu foco de investigação da fenomenologia à ontologia. Tal transição envolve a articulação de seus estudos prévios acerca da percepção e da corporeidade com os desdobramentos filosóficos dos postulados da física e da biologia da primeira metade do século. A partir de uma reformulação do conceito de natureza, fomentada não só pelas ciências supracitadas como pela metafísica de Whitehead, Merleau-Ponty propõe a admissão da natureza como um fluxo de expressividade temporal autoprodutora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Robert Burton on the Society of Jesus and Coimbra.Cláudio Alexandre S. Carvalho - 2021 - Revista Filosófica de Coimbra 30 (59):9-52.
    O presente artigo explora a attitude ambígua de Robert Burton face aos Jesuítas, centrando-se na sua leitura dos Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Iesu. Após uma contextualização da sua detecção da Companhia de Jesus nas peças teatrais de Burton, passo em revista as referências do académico à articulação da melancholia nos manuais do curso conimbricense ao longo da Anatomia da Melancolia. Por forma a identificar e compreender as especificidades da sua leitura, pautada por adaptações selectivas e imprecisões, empreenderei uma apresentação da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 110