Results for ' instrução'

34 found
Order:
  1. Instrução e Corrupção Moral pela Literatura: engajamento emocional e o valor epistémico da arte narrativa.Mariana Almeida Pereira - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):59-74.
    Pretende-se auscultar a possibilidade de instrução moral pela literatura. Defender-se-á que a arte narrativa é capaz de instruir moralmente pois 1) proporciona um tipo de conhecimento não-proposicional que permite o acesso a novas perspetivas, e 2) é capaz de cultivar e refinar os valores e as práticas morais dos leitores, através do engajamento emocional. Tentar-se-á mostrar que o poder inverso — o poder de corromper moralmente — não se verifica (ou não se verifica tão facilmente): apelar-se-á à resistência imaginativa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Instrução e mal radical em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2019 - Perspectivas 4 (1):72-85.
    O mal radical em Eric Weil compreende a suspeita a respeito das paixões: encontra-se nelas o motivo da ação? As paixões, entretanto, podem ser domesticadas. É nessa perspectiva que o mal radical se relaciona com a instrução. Para abordar essa relação, nosso estudo desenvolve um tratamento do mal, desafio para a filosofia, que em Weil tem como resposta o conceito de violência. Após situarmos o desafio do mal como violência, é possível entender no que Weil se difencia de Kant (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Instrução Pública no Piauí nas duas primeiras décadas do século XX.Pedro Pio Fontineles Filho - 2010 - História 9:07.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  29
    A Instrução Proposta por Caxias: Uma Análise do Panorama Educacional Rio Grandense do Século XIX.Hardalla Santos do Valle & Eduardo Arriada - 2012 - Dialogos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Os agentes da instrução pública.Flávia Obino Corrêa Werle - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):77-81.
    Discute a instrução pública a partir de seus agentes e os processos formativos de seleção, instrução, contratação, especialização e diferenciação que ao longo do tempo constituíram o professor contribuindo para a formação do cidadão e institucionalização da educação no Rio Grande do Sul.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Da proteção à instrução: Mobilizações prático-discursivas em torno da inf'ncia nos debates sobre gênero E sexualidade na educação.Amana Rocha Mattos & Rafael Cavalheiro - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-20.
    This article discusses how some childhood senses have been triggered in the confrontations about the legitimacy of gender and sexuality themes in education, considering the contemporary scenario in the country. For this, we aim to analyze two practical-discursive pitfalls that have been consolidated. The first, forged by the actors of the anti-gender offensive, consists of the narrative construction of vulnerable children, to be protected, and triggers moral panic against discussions about gender and sexuality in schools. The second, more subtle trap, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    As Conferências Públicas no projeto de Instrução Pública e Organização do Ensino de Condorcet.Eduardo Antonio Jordão - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 87.
    O texto situa em seu contexto as Conferências Públicas e apresenta o seu papel no projeto de Instrução Pública e Organização do Ensino, proposto por Jean Antoine Nicolas de Caritat, marquês de Condorcet , que deu origem ao decreto sobre Instrução Pública aprovado na Assembléia Nacional da França Revolucionária em 1792. Ao final, caberá uma breve comparação entre os objetivos das Conferências Públicas dispostos por Condorcet com o recente programa Escola da Família, do governo do Estado de São (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O Papel dos Professores na Primeira Reforma da Instrução Pública Paulista (1892-1896).Lidiany Cristina de Oliveira Godoy - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    Paulo e a Lei: A Torah de Israel, de Jesus, de Paulo: mais do que Lei, Instrução, Caminho de Vida, e que conduz ao Messias.Fernando Gross - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):17-27.
    By studying the new perspectives offered on Paul, this article proposes to revise some of them emphasizing Jewish information on the Torah, rescuing to the great Greek-Roman theologian native of Tarsus, how much there is of Judaism on Paul, overcoming a forensic unilateral view to understand his thoughts about the Torah. The Torah is good, holy and leads to the Christ!
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O Ensino elementar na Província do Paraná: a instrução para todos no discurso e na prática (1853-1870).Aricle Vechia - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 9.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  35
    Performance e Élenkhos no Íon de Platão.Fernando Muniz - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:17-25.
    No Íon, a autoridade e a sabedoria de poetas e rapsodos são confrontadas por meios indiretos. O caráter oblíquo dessa estratégia impede o acesso direto ao conteúdo do diálogo e provoca inúmeros equívocos de leitura. Um fato contextual estimula mais ainda leituras equivocadas. A poesia tratada no Íon difere muito da forma como nós, modernos, a entendemos. Na Antiguidade grega, de base aural, a poesia era o modo privilegiado de conservação da tradição herdada, e permaneceu exercendo essa função capital até (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  18
    Uma Vida dedicada à filosofia: As contribuições do professor luizir de Oliveira ao curso de filosofia da ufpi.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):36-40.
    Nós, seres humanos, somos a única espécie viva da face da terra que literalmente somos submetidos a um processo de instrução formal. E dentro desta amplo processo de formação cultural que experienciamos intensamente ao longo da nossa trajetória existencial - desenhada por meio dos traços intersubjetivos que estabelecemos com as instituições educacionais que contribuíram efetivamente para que nos tornássemos aquilo que somos do ponto de vista intelectual, afetivo, moral e profissional - arrisco a dizer que, todos nós, de algum (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  22
    Ética Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    O princípio regulador da prática moral do Alvissarismo é o método do meio-termo, que pode se estruturar em todos os formatos da existência humana: A prática moral e existencial de não extremismo: um caminho de moderação, equilíbrio e harmonia entre os opostos. O meio-termo entre as visões filosóficas, políticas, econômicas e religiosas; ou seja, entre a Esquerda e a Direita, o Alvissarismo representa o Caminho do Meio. Uma explicação da Angelitude ; um estado onde fica óbvio que todas as dualidades (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Os manuais escolares na frança E a formação do cidadão.Alain Choppin - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):183-192.
    O autor apresenta um rápido histórico do papel da instituição escolar na França na formação do cidadão: ele estabelece as finalidades, os objetivos e os conteúdos sucessivos de uma formação cívica que, há dois séculos, oscila entre a exposição de dados objetivos e a preocupação de suscitar a adesão a um sistema de valores que ora se fundamenta em outros conteúdos disciplinares ora constitui uma disciplina autônoma, com seus programas, seus horários e seus manuais. Neste artigo, é enfatizada a produção, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    A educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues.Vanessa Regina de Oliveira Martins - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Apresenta-se resultados de uma pesquisa desenvolvida na área da educação de surdos, realizada no período de 2015 a 2017, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A investigação aconteceu em salas de aulas do ensino fundamental II, com a presença de alunos surdos e intérpretes educacionais, de uma escola municipal inclusiva no interior do estado de São Paulo. Percebe-se em que medida o percurso escolar anterior dos alunos surdos facilitaram a interação com os profissionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Apontamentos retóricos sobre o conceito de oração em Teresa d'Ávila.Gustavo Piovezan - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1245-1266.
    Apontamentos retóricos sobre o conceito de oração em Teresa d'Ávila: rumo a uma pedagogia mística Resumo: Neste texto apresento algumas reflexões que se constituíram por meio de leituras do pensamento filosófico e religioso de Teresa D’Ávila. Meus objetivos concentram-se em identificar elementos teóricos vinculados à educação do pensamento renascentista-moderno na Espanha. Dentre os conceitos investigados, ressalto a relação entre ensino, oração e praxis no discurso cristão, inferindo, neste contexto, sobre a possibilidade de uma pedagogia teresiana. O foco de minha análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    A educação personalista e a transformação da sociedade: contribuições de Louis Althusser e Emmanuel Mounier.Antonio Glauton Varela Rocha - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):316-326.
    Este artigo apresenta a proposta de Emmanuel Mounier e a crítica de Louis Althusser em relação à educação capitalista e articula um contato entre essas duas posições. Não é um contato que tem como objetivo um consenso entre os dois autores, mas que procura apontar como podemos aliar a consciência do perigo de alienação na educação com a esperança que a educação pode representar se for desenvolvida com os devidos cuidados e tendo em vista uma concepção integral da pessoa, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Capitalismo publicitário: uma análise crítica dos cartões promocionais de LEMCO do início do século XX.Cecilia Molinari de Rennie - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):172-192.
    RESUMO Neste artigo, analiso um conjunto de seis cartões comerciais pertencentes a uma duradoura campanha de marketing da Liebig Extract of Meat Co. A análise crítica dos textos promocionais produzidos na virada do século XX oferece insights significativos sobre os mecanismos discursivos que contribuíram para a hegemonização do capitalismo burguês. Diferentemente de outras formas de publicidade, os cartões comerciais não são rapidamente descartados e esquecidos; pelo contrário, eles podem se distanciar dos produtos anunciados para se tornar parte dos discursos populares (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  29
    Disciplina na educação prática de Kant.Renata Andrade - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 179.
    A educação, segundo Kant, divide-se em física e prática. A educação física tem em vista os cuidados com o infante, a educação prática diz respeito à formação do sujeito . A formação ou educação prática, por sua vez, se divide, essencialmente, em dois momentos, disciplina e instrução. Pretendemos aqui investigar o papel da Disciplina no projeto filosófico da Educação Prática de Kant. Verificamos o constrangimento ao falar da questão da disciplina no âmbito pedagógico , desse modo, pretendemos elucidar o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    Os catecismos de Lutero e o uso da Escritura.Vicente Artuso & Carlos Jeremias Klein - 2017 - Horizonte 15 (45):204-236.
    A terceira década do século XVI assinala a implantação da Reforma protestante na Alemanha e na Suíça. O artigo trata inicialmente do contexto político e eclesial e das transformações religiosas na Alemanha, sob a liderança de Martinho Lutero. Para atender a premente necessidade de instrução religiosa do povo, o reformador publicou, em 1529, o Catecismo Menor e o Catecismo Maior. Em seguida, o artigo analisa a hermenêutica bíblica empregada nos catecismos. Destaca a primazia da Escritura na catequese adotando o (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A manutenção amorosa pelo viés dos phármaka gregos.Dulcileide Virginio do Nascimento - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):41-51.
    O período helenístico é marcado pelo sincretismo religioso e pela propagação do que denominamos magia, enquanto téchne. Encontramos o relato sobre magia amorosa em muitas obras literárias, como, por exemplo, na poesia de Homero, de Apolônio de Rodes, e de Teócrito, bem como nos Papiros Mágicos Gregos. Tais relatos, entretanto, não funcionam como manuais de instrução nos dias atuais, pois necessitam de uma pessoa que tenha sido iniciada. Neste artigo, portanto, refletiremos sobre o poder dos phármaka como ingredientes mágicos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Agricultores E frequência escolar obrigatória: Uma relação contraditória?Thérese Hamel & Michel Morisset - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):365-384.
    Este artigo analisa a posição de um grupo específico de cidadãos, os agricultores, face a uma legislação particularmente importante em educação: a instauração da frequência escolar obrigatória. O texto refere-se à realidade quebequense, mas trata de um tema que vai além das particularidades do contexto sócio histórico norte-americano. Em recente missão de trabalho no Brasil, foi possível verificar como a instrução obrigatória representa um momento importante do desenvolvimento do aparelho escolar brasileiro, em especial para o grupo dos agricultores. Espera-se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita.Cassandra Rúbia Marques da Silva & Luciene Maria Bastos Bastos - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1891-1916.
    Este trabalho visa discutir as representações femininas e o trajeto histórico da mulher em busca de emancipação mediante a instrução e a escrita. Tal discussão se insere no processo de expansão das fontes e dos objetos históricos. Este trabalho foi fundamentado na abordagem da História Cultural, tendo como referencial teórico fundamental o historiador Roger Chartier. Aqui também se objetiva compreender como as representações contribuíram para a construção dos papeis sociais femininos, bem como entender sua influência na manutenção/ transgressão desses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres.Romana Valente Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):581-606.
    O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres. The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres: The third-instructed: Ontophenomenology and education (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    O fim da espera sem fim: o teatro de Beckett.Marcela Oliveira - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este artigo investiga como, na trilogia teatral do pós-guerra Esperando Godot, Fim de partida e Dias felizes, Samuel Beckett apresenta uma espera sem fim, em dois sentidos. Primeiro, quanto ao conteúdo: é uma espera que não possui finalidade exterior às obras, como um significado total que possa ser depreendido e servir à nossa instrução moral ou cognitiva. Segundo, quanto à forma: a espera não termina, é sem fim, como um objetivo último a ser almejado pelos personagens no interior das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Desenho da Informação Na Perspectiva da Ciência da Informação.Nivaldo Calixto Ribeiro & Sarah Rúbia de Oliveira Santos - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):132-141.
    A Ciência da Informação tem apresentado campos de estudo e modelos de compreensão variados. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o conceito de informação na perspectiva da Ciência da Informação. As contribuições teóricas dos autores Saracevic e Wood, Adkinson, Borko, Buckland e Rayward foram adotadas para trilhar a narrativa deste relato. A metodologia adotada é do tipo descritiva e bibliográfica, de abordagem dedutiva baseada em artigos científicos, relatórios técnicos, correspondências por e-mail, obituários, currículos entre outros documentos. Com relação ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    La Femme, le conte de fées, la Ière République au Portugal.Fernando Ribeiro - 2011 - Cultura:257-266.
    Ana de Castro Osório, ao escrever Uma Lição da História (1909), traduz os saber, sentir e fazer literários segundo a sensibilidade feminina, à luz da vontade de consolidar a consciência nacional (sobremodo da mulher portuguesa nascida aristocrata ou burguesa). Ao analisar a narrativa, reflecte-se, no presente artigo, sobre a alegoria como estratégia literária mais adequada para promover pela instrução nacional a implantação da república – objectivo tão imperioso quanto o momento económico e político, carente de acção reformadora, assim o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  30
    A Instauração da Filosofia e da Ciência por Tales de Mileto.Miguel Spinelli - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (1):99 - 124.
    Antes da Filosofia, a Sabedoria era a que continha o "saber" humano haurido da experiéncia vivida. E, portanto, Sabedoria expressava mais ou menos o que hoje concebemos como Cultura. Ora, a Filosofia construiu-se mediante a operacionalização de uma passagem: do contexto da Cultura (a qual se expressava mediante um sistema simbolico próprio do mito, da religião e da literatura heróica) para o contexto da Ciencia (a qual se expressou, na dependència do antigo, através de um novo sistema simbólico conceitual, pelo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    A Política na Alcova: Ecos Espinosanos em Sade.Mario Videira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):9-22.
    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo investigar a recepção do Tratado Teológico-Político de Espinosa, bem como sua crítica da religião pelo Marquês de Sade, numa obra bastante peculiar e que desafia todas as tentativas de classificação: La Philosophie dans le Boudoir. Em seu "Quinto Diálogo", Sade insere um texto intitulado "Franceses, mais um esforço se quereis ser Republicanos". Através do emprego desse artifício metalinguístico - um livro dentro de um livro - a política é agora introduzida na alcova e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    As Ideias Pedagógicas na obra de Frei Manuel do Cenáculo.Francisco António Lourenço Vaz - 2017 - Cultura:185-203.
    Neste trabalho procuramos compreender as ideias que nortearam a ação de Frei Manuel do Cenáculo, enquanto reformador de estudos para diferentes níveis e bispo empenhado na formação do clero e dos fiéis da sua diocese. Tomamos como ponto de partida os anteriores trabalhos sobre a atuação política e pastoral de Cenáculo, para sistematizar a ação em defesa do ensino e o seu pensamento pedagógico. Como textos fundamentais para esta análise, salientamos os Cuidados Literários (1791), os documentos relativos ao plano de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    O cotidiano das crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atl'ntico: algumas considerações sobre a inf'ncia entre fins do século XIX e início do século XX / The children’s daily life in the both sides of the Atlantic ocean: considerations about childhood between the end of the 19th century and the early 20th century. [REVIEW]Claudia Panizzolo - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:135-155.
    Condições objetivas favoreceram a emigração, determinadas e muitas vezes acompanhadas de um conjunto bastante complexo de transformações que ocorriam na Europa. As crianças compuseram um grupo social que sozinhas, acompanhadas por adultos ou juntamente com seus pais, saíram da Península Itálica, na maioria das vezes, em meio à fome e à miséria. O presente texto tem por objetivo investigar o cotidiano marcado pelo trabalho vivido pelas crianças italianas, sobretudo, das camadas menos favorecidas, desde antes do embarque até a chegada em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    O monumental prédio do Jardim da Inf'ncia anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem. [REVIEW]Mirian Jorge Warde & Sandra Aparecida Melro Salim - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:111-134.
    Este artigo analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas que tinha como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e econômicas, e foi demolido em 1939. As razões da demolição deste prédio que pôs por terra a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark