Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia

Dialogos 24 (2):325-341 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do presente estudo são as comunidades cristãs da província da Ásia Proconsular, no território imperial romano, no século II d.C. O conceito de etnicidade é empregado no exame das cartas do bispo Inácio de Antioquia a comunidades cristãs da Ásia Menor de forma a iluminar possíveis motivações para uma manutenção da judaização entre não judeus crentes em Jesus em detrimento da forte recomendação de seu abandono pelas autoridades cristãs.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Comunidades cristãs: eco da voz de Jesus.Edélcio Ottaviani & Edi Gomes Ferreira - 2018 - Revista de Cultura Teológica 91:289-307.
A expulsão dos judeus da espanha nas crônicas cristãs da época.Maria Guadalupe Pedrero Sánchez - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):711-717.
Humildade e Diálogo.Catherine Cornille - 2008 - Horizonte 7 (13):161-179.

Analytics

Added to PP
2020-10-31

Downloads
11 (#1,113,583)

6 months
3 (#1,002,413)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references