Results for ' cosmopolitismo do pobre'

1000+ found
Order:
  1.  15
    Cosmopolitismo(s) e cartografias pós-nacionais.Renato Cordeiro Gomes - 2018 - Cultura:33-47.
    Uma concepção de cosmopolitismo, de base eurocêntrica, é questionada por pensadores como K. A. Appiah, Walter Mignolo, Silviano Santiago entre outros, para buscar possíveis ressemantizações do termo no contexto contemporâneo, marcado pela globalização, pelo multiculturalismo e pela expansão das novas tecnologias de comunicação. Considerando esse confronto de noções de cosmopolitismo, indaga-se como se deu a interpretação do Brasil no início do século XX, quando recrudesceram as tensões entre cosmopolitismo e nacionalismo. Busca-se, por outro lado, confrontar tais interpretações (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Fronteras conceptuales, vallas mentales.Pedro Santa María de Abreu - 2018 - Cultura:131-149.
    A partir de las reflexiones que en su O cosmopolitismo do pobre desarrolla Silviano Santiago, propondremos un enfoque alternativo al actual modelo de enseñanza nacional, o nacionalista (cuya sinonimia asumimos), de las literaturas, las culturas e incluso de las lenguas. Para ello, procedemos a problematizar-deconstruir la estructura ideológica nacionalista (Anthony Smith, Hobsbawm, Anderson), defendiendo las ventajas científicas y políticas de un enfoque transterritorial de los estudios culturales, lingüísticos y literarios.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Deslocamentos reais e paisagens imaginárias.Silviano Santiago - 2018 - Cultura:15-31.
    Este trabalho visa reconsiderar algumas das minhas discussões prévias sobre o significado dos movimentos diaspóricos contemporâneos, elaboradas de modo amplo sob o tópico “o cosmopolitismo do pobre” (2002). Apresenta-se dividido em três partes: 1) Ressalta a importância a ser concedida ao trabalho artístico (literatura, filme, artes plásticas, etc.) no processo de compreensão da moderna complexidade do tópico; 2) Recomenda que, na teoria diaspórica, se reconsiderem as importantes discussões da responsabilidade de Roger Bastide e de Stuart Hall; 3) Acentua, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    A exportação de cérebros e outros acontecimentos.Isabel Araújo Branco - 2018 - Cultura:153-160.
    Neste artigo propomos uma leitura do conto “La exportación de cérebros” (Movimiento perpetuo, 1972), do guatemalteco Augusto Monterroso à luz do conceito de cosmopolitismo do pobre, do ensaísta brasileiro Silviano Santiago. Para isso, é feita uma análise crítica e abrangente do texto, relacionando-o com a realidade dos nossos dias.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Locke E o direito dos pobres.Christian Lindberg Lopes do Nascimento - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:89-106.
    A Inglaterra vivida por Locke é marcada, contraditoriamente, pelo crescimento da pobreza num cenário de prosperidade econômica. Esta situação fez com que o Estado investisse em políticas assistenciais, fato observado por ele com certa ressalva, já que o filósofo inglês diagnosticou que a pobreza é fruto da degeneração moral que marcava uma parcela da sociedade. Entretanto, sabe-se que o conceito lockeano de propriedade garante o direito à vida como natural a todos, direito garantindo mesmo após a passagem para a sociedade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    O Deus dos pobres!Emerson Sbardelotti Tavares - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):171-196.
    O Deus do Israel bíblico e de Jesus de Nazaré é o Deus dos Pobres, não é o deus do poder dominante! Há quatro perspectivas para responder a questão: a da interpretação a partir da Bíblia, a partir da teologia, a partir da pastoral e a partir da literatura. O objetivo é buscar os fundamentos da fé e mostrar racionalmente possíveis argumentos que dão sentido à crença no Deus libertador dos pobres. Não é possível conhecer a Deus negligenciando a dor (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    O Cosmopolitismo Kantiano: Uma Análise da Figura Do Refugiado À Luz Do Direito À Hospitalidade.Gabriela dos Santos Paixão - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):17.
    O objetivo é apresentar, do ponto de vista filosófico, a relação existente entre o cosmopolitismo kantiano e a figura do refugiado à luz do Direito à Hospitalidade. Orienta-se pelo procedimento da pesquisa bibliográfica. Apresenta o ideal filosófico de Kant para a instituição da Paz Perpétua com ênfase no Direito Cosmopolita. Demonstra a correspondência entre Direito Cosmopolita, Direitos Humanos e Direito Natural. Analisa o refugiado sob a perspectiva filosófica. Viabiliza o diálogo entre o cosmopolitismo e o refugiado. Por fim, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    O pão dos pobres E o terceiro setor.Leandro R. Pinheiro - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):35-39.
    Objetiva-se apresentar, aqui, alguns elementos da trajetória de integração da escola Pão dos Pobres com a comunidade porto alegrense, sobretudo no que concerne à manutenção de suas bases materiais, de modo a levantar alguns indícios iniciais da inserção desta instituição ao hoje denominado terceiro setor, fenômeno vinculado à promoção de solidariedade social e cidadania.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    Reseña de "O banqueiro dos pobres" de Yunus, M. & Jolis, A.Adriana Weber - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:210-213.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  31
    Locke E os pobres.Antônio Carlos Dos Santos - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:33-51.
    O objetivo deste artigo é analisar o projeto de lei de Locke sobre os pobres à luz do debate que se estabeleceu no século XVII inglês sobre o combate à pobreza. A leitura desse projeto de lei com outros textos de Locke, como o _Segundo tratado_, por exemplo, conduz o leitor a uma flutuação interpretativa que parte de sua visão moral, de salvação da alma_ per_ _si_, passa por uma perspectiva de cunho econômico-utilitarista, baseada no trabalho, e chega a uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    O clamor dos pobres: uma interpelação à consciência religiosa e à fé cristã.João Luiz Correia Júnior & Drance Elias da Silva - forthcoming - Horizonte:1503-1503.
    The cry of the poor, the theme of this work, challenges the humanitarian consciousness of the people and is a strong questioning of the religious conscience and the Christian faith. Nevertheless, the preferential option for the poor, consecrated in the Final Document of the Episcopal Conference held in Puebla of Los Angeles, is still the cause of much controversy inside and outside the Church. Bearing in mind this context, this article aims to present the resonance of the cry of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Medellín - Centralidade dos pobres na Igreja: clamores e resistências atuais.Francisco de Aquino Júnior - 2018 - Horizonte 16 (50):576-599.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO: a proposta do pão dos pobres.Ana Paula Brasil Vaz Madruga - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):15-19.
    O presente artigo tem como objetivo verificar as principais concepções relativas à construção das dimensões de cidadão e cidadania desenvolvidos pelo Orfanotrófio Pão dos Pobres, na década de 20, através da análise do impresso da escola - Boletim Pão dos Pobres -· bem como a sua relação com a realidade social da época, a fim de demonstrar como essas iniciativas procuravam atender às necessidades do novo contexto social emergente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Reconhecidos e violados pela lei internacional: os direitos humanos dos pobres do mundo.Thomas Pogge - 2006 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 5 (1):33–65.
    Various human rights are widely recognized in codified and customary international law. These human rights promise all human beings protection against specific severe harms that might be inflicted on them domestically or by foreigners. Yet, international law also establishes and maintains institutional structures that greatly contribute to violations of these human rights: Fundamental components of international law systematically obstruct the aspirations of poor populations fordemocratic self-government, civil rights, and minimal economic sufficiency. And central international organizations, like the WTO, IMF, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    As demandas do capital e formação de novas subjetividades no neoliberalismo: o caso do ensino integral e do programa “projeto de vida” em Pernambuco.Raphael Guazzelli Valerio & Luciano dos Santos Abreu - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023008.
    A escola de ensino de tempo integral tem assumido paulatinamente o lugar de referência para um novo modelo de educação pública nacional. Ancorada no desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos específicos, atitudes e qualidades pessoais, elementos constitutivos do capital humano, ela tem fornecido aos estudantes uma formação cuja centralidade está no Projeto de Vida e na empresa si mesmo, a fim de responder as demandas de economias virtualizadas, que por sua vez, estão baseadas na competitividade e concorrência, condicionadas pelo forte processo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    O discurso missionário de Mt 10,5-16 e a eclesiologia missionária de Francisco.Solange Maria do Carmo & Júnior Vasconcelos do Amaral - forthcoming - Horizonte:608-608.
    O presente artigo se propõe a perceber na eclesiologia do Papa Francisco os elementos teológicos que fundamentam o envio missionário dos Doze presente no segundo discurso de Jesus conforme relato do Evangelho de Mateus. Para fins de estudo, primeiramente foi feito um recorte textual, delimitando Mt 10,5-16 dentro do discurso missionário. A organização da perícope, o sentido de suas principais palavras e sua mensagem final indicam o teor da missão dos Doze. Em seguida, alguns escritos de Francisco foram vasculhados, principalmente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    O cosmopolitismo kantiano: do melhoramento dos costumes humanos à instituição da paz.Diego Carlos Zanella - forthcoming - Philbrasil.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  8
    Recuperar o corpo-mundo.Lílian do Valle - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1227-1256.
    A abstração da presença – a sublimação do corpo e a desconsideração dos sentidos – é, como diria Hans Gumbrecht, um dos efeitos da metafísica, pela qual realiza-se a “perda do mundo”, a radical descorporalização exigida pela razão moderna. Alimentada pelas concepções filosóficas da Modernidade, esta tendência foi constantemente enfatizada pelas teorias educacionais até hoje influentes nos meios pedagógicos, além de sedimentada pelas limitações próprias ao modelo escolar amplamente instituído. A crítica e a superação desse modo de ser configura-se hoje (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano II. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Apologia do cosmopolitismo.Louis P. Pojman - 2008 - Roman & Littlefield.
    Portuguese translation. Presents a positive vision for reinventing globalization, that out of adversity we can create a better future.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Institutional cosmopolitanism and cosmopolitanism of responsibility: spaces for human rights and duties.Jânia Saldanha & Valéria Ribas do Nascimento - 2024 - Araucaria 26 (55).
    El texto ofrece dos propuestas: el cosmopolitismo institucional y el cosmopolitismo de la responsabilidad. El primero, como sugiere el término, confía en el mantenimiento de las instituciones jurídicas y políticas, pero éstas deben reestructurarse para responder a las nuevas exigencias de la sociedad contemporánea. El cosmopolitismo de la responsabilidad subraya la importancia de construir efectivamente deberes y espacios de rendición de cuentas para todos los actores nacionales e internacionales. Como resultado, se vislumbran propuestas como la diligencia debida (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  98
    Para além do Cosmopolitismo kantiano: Hospitalidade e "altermundialização" ou a Promessa da "nova Inter-nacional" democrática de Jacques Derrida.Fernanda Bernardo - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3/4):951-1005.
    Seguindo de perto o traço deixado em aberto pelo pensamento de Jacques Derrida, a autora do presente artigo começa por sublinhar os limites da "hospitalidade universal" de Kant. Com efeito, o artigo pretende demonstrar até que ponto estes limites, apesar do espírito das Luzes que inspira Kant, lhe advêm dos seus próprios fundamentos onto-teológicos e jurídico-políticos, em virtude dos quais essa "hospitalidade universal" deixou de corresponder às urgências do nosso hoje cataclísmico. Num segundo momento, a autora tenta igualmente mostrar de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    A Construção Identitária Dos Adolescentes Pobres de Periferia Na Era da Sociedade de Consumo e da Indústria Cultural.Angela Maria Pires Caniato, Mônica Salci Palelasso & Naiara Valdelaine Balduino - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:19-28.
    O presente trabalho é decorrente do Projeto de Pesquisa Intervenção “Phenix – a ousadia do renascimento do indivíduo-sujeito – fase IV”, vinculado a Universidade Estadual de Maringá. As teorizações aqui realizadas partiram de encontros realizados entre graduandos e pós-graduandos de psicologia com adolescentes pauperizados de uma escola pública localizada na periferia de Maringá-PR, cujo foco foi propiciar uma reflexão crítica acerca do cotidiano desses adolescentes a partir de Psicanálise e de pressupostos da Teoria Crítica de Adorno. A princípio serão apresentadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A origem do conceito de cosmopolitismo.Diego Carlos Zanella - 2014 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 32 (1):166-176.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    O cosmopolitismo exclui a guerra? Leibniz crítico da ideia de paz perpétua.Paul Rateau & Abel Beserra - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:65-128.
    O objetivo deste artigo é examinar a natureza do cosmopolitismo leibniziano e os fundamentos sobre os quais ele repousa. Procura-se resolver a aparente contradição entre, por um lado, a defesa de um cosmopolitismo científico e teológico-moral e, por outro, um certo “realismo” político, orientado pelo conhecimento preciso das relações internacionais, com a consideração dos interesses particulares dos Estados e a preocupação de preservar o “equilíbrio da Europa”. O artigo busca mostrar como esse cosmopolitismo não implica uma rejeição, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    A opção preferencial pelos pobres diante da aporofobia: reflexões antropológicas para uma atualização da opção de Puebla.Lúcia Pedrosa de Pádua - forthcoming - Horizonte:1479-1479.
    O artigo atualiza um tema fundamental da Conferência de Puebla, a opção preferencial pelos pobres, através do diálogo com o tema da aversão pelos pobres, ou aporofobia, estudado pela filósofa Adela Cortina. Apresenta os significados da opção preferencial pelos pobres, inaugurada em Medellín e solenemente proclamada em Puebla e mostra como esta opção foi assumida pelo magistério posterior, tanto na América Latina quanto no magistério universal; em seguida, sistematiza os aspectos da aporofobia ressaltados por Adela Cortina e, ao final, propõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    O papa Francisco na agenda do Concílio Vaticano II: por uma Igreja servidora e pobre, a serviço do Evangelho e do Reino.Pedro Rubens Ferreira Oliveira & Degislando Nóbrega de Lima - forthcoming - Horizonte:582-582.
    Postulating that Pope Francis continues the unfinished agenda of the Second Vatican Council, the authors propose, through bibliographical analysis, a re-reading of three important texts, showing their relationship with the pontificate of Francis, from the perspective of the conciliar reception: the document still little considered of the Pact of the Catacombs is rescued but inseparable from the council and its reception, especially in our continent, revealing a path of conversion and commitment of the Church of the poor and for the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Por um novo espírito alter­‑mundialista (i) Do cosmopolitismo (Kant) à «nova internacional».Fernanda Bernardo - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):19-58.
    Este texto começou por estruturar uma conferência proferida no IX Ciclo ECATI sob o título A Constelação do Planetário – estava em questão referir como o cosmopolitismo repensado por Jacques Derrida tenta responder à exigência de se «pensar sob o modo da constelação», salientando as implicações desta exigência no plano do instituído. Desenvolvido e fundamentado, este texto tenta agora mostrar como, salientando os limites, as impotências e as graves deficiências do cosmopolitismo, a partir do levantamento dos seus pressupostos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    O cosmopolitismo em questão: Habermas versus Schmitt.Roan Costa Cordeiro - 2022 - Princípios 29 (60):235-253.
    Este artigo propõe investigar o confronto de Jürgen Habermas com Immanuel Kant e Carl Schmitt sobre os fundamentos de um projeto jurídico-político cosmopolita. Para isso, percorrendo o trajeto de Habermas entre A inclusão do outro (1996) e Sobre a constituição da Europa (2011), explora-se como ocorre esse enfrentamento e qual seu papel estratégico na conformação de um modelo jurídico-político pós-nacional. Diante disso, nota-se que Habermas, ao reivindicar o legado kantiano, tem de enfrentar os contrapontos teóricos levantados pelo pensamento de Carl (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Jesus. A biografia do homem que nasceu pobre e jurado de morte, revolucionou o mundo com suas ideias, foi perseguido, crucificado e retornou dos mortos para se tornar a pessoa mais importante da história.Carlos Ribeiro Caldas Filho - 2018 - Horizonte 16 (49):423-427.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  26
    A globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres - uma proposta de mudança para uma época de mudanças.Dimas de Macedo Filho - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):76-85.
    A sociedade está passando por uma época de mudanças significativas em todos os níveis. A Igreja que está nesse contexto histórico também vive um momento importante de mudança. A escolha recente do Cardeal Bergoglio para se tonar papa, a escolha do nome papal "Francisco", as atitudes práticas e os discursos deste Papa indicam este caminho de mudança. Esta proposta se insere no contexto de uma sociedade marcada pelo consumo desenfreado, pela idolatria ao dinheiro e, como ele mesmo afirma, por uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    ¿Pobres Y ricos de mundo? Repensando la noción heideggeriana de la animalidad.Hernán Neira & Diana Aurenque - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):315.
    Heidegger genera la idea de que el animal es “pobre de mundo”, a diferencia del Dasein, que es “configurador de mundo”. Sobre esta distinción entre animales y el Dasein caben dos hipótesis: si se trata de algo puramente descriptivo, no implica jerarquía de lo humano sobre lo animal. Si, en cambio, en la descripción se mezclan aspecto valóricos o agrega aspectos de dominio de lo humano sobre lo animal, entonces Heidegger restablece algunos rasgos de la metafísica de lo animal, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  13
    De objeto de políticas a sujeitos da política: dar voz aos pobres.Alessandro Pinzani - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (3):83-101.
    Este artigo pretende fazer algumas considerações preliminares e programáticas sobre a questão da cooperação entre filosofia política e ciências sociais empíricas; oferecer uma estratégia para chegar a uma definição de pobreza que independa de dados quantitativos específicos, embora aponte para a importância deles ; apontar para a necessidade de ouvir a voz dos pobres; mostrar as razões da exclusão política dos pobres. Obviamente não se pretende discutir tudo isso de forma exaustiva, mas somente indicar possíveis caminhos a serem explorados.The present (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  34. Apuntes filosófico-políticos sobre cosmopolitismo y justicia social.Mario Solís - 2010 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 48 (123):115-123.
    El artículo examina una serie de tensiones y conflictos propios del así llamado cosmopolitismo institucional y su correlato: la idea de la justicia global. Se persiguen dos tipos de reflexión, a saber, una reflexión propositiva respecto del sentido de la idea de justicia global y su vínculo con la justicia doméstica (nacional), y, por otro lado, una reflexión defensiva y dirigida a los escépticos respecto de la posibilidad de una teoría de la justicia conglomerante, según lo denomina Amartya Sen. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Cosmopolitismo y Paz: La brújula de la razón en su uso político.Adela Cortina - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):379 - 396.
    Nos seus tratados de filosofia prática, Kant propõe uma bússola para a vida política: a constituição de uma sociedade cosmopolita, que culmine o processo de republicanização dos Estados, evite a guerra e permita desenvolver as potencialidades humanas. Dois caminhos se oferecem para isso: a Sociedade das Nações e a República Universal. O artigo explora as possibilidades de um e de outro, e trata de mostrar de que modo a filosofia kantiana é uma filosofia da paz, tanto numa perspectiva noológica como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  40
    TIHANOV, Galin. Narrativas do exílio: cosmopolitismo além da imaginação liberal. Série Diálogos dirigida por Maria Isabel de Moura. Trad. Camila Caracelli Scherma; Marina Haber de Figueiredo; Mateus Yuri Passos; Michele Viana Trevisan; Nanci Moreira Branco; Rômulo Augusto Orlandini; Tatiana Aparecida Moreira. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013, 186 p. [REVIEW]Ekaterina Vólkova Américo - 2014 - Bakhtiniana 9 (2):217-222.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    Ciudad rica y ciudadanos pobres. La consideración de la riqueza en el republicanismo florentino.Jesús Luis Castillo Vegas - 2014 - Ingenium. Revista Electrónica de Pensamiento Moderno y Metodología En Historia de la Ideas 7:71-91.
    La lectura de los clásicos, el estudio de la historia y la atenta observación de la práctica política de su tiempo le llevarán a Maquiavelo a romper con la tradición humanista sobre la propiedad y a defender la necesidad de limitaciones sobre la misma. Su concepción republicana sobre la propiedad se concentra en el lema de que la ciudad sea rica y los ciudadanos pobres. Esto supone una política de moderación que excluye por igual la concepción oligárquica de quienes confunden (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Misericordia, amor a los pobres, colaboración en la construcción de la “casa común”.Fernando Chica Arellano - 2020 - Isidorianum 25 (49):29-56.
    El presente artículo aborda los temas de la misericordia, el amor a los pobres y la colaboración en la construcción del mundo que nos rodea, o “casa común”, a la luz de las enseñanzas del Papa Francisco, concretamente en su Carta encíclica Laudato si’ y otros documentos como Lumen fidei. Dos imágenes suyas sirven de punto de partida: plantar un árbol y abrir una puerta. La opción preferencial por los pobres es el denominador común, en este caso en relación con (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    A estética rica e a estética pobre dos professores franceses.Gilda De Mello E. Souza - 1978 - Discurso 9:9-30.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    Medellín: à luz do Vaticano II, qual é a missão da Igreja dentro do continente latino-americano?André Luiz Massaro - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):160-166.
    Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar a resposta que Medellín deu ao continente americano sob a luz do Vaticano II, em relação aos graves problemas que caracterizam a vida de seu povo. Por um lado, a miséria, opressão, dependência econômica, política e cultural, e, de outro, um desejo e clamor de misericórdia e libertação, de um povo impaciente por mudanças e transformações. O homem e a mulher são sujeitos da transformação do continente, como a Igreja pode ajudá-los; qual é a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    Ceticismo versus cosmopolitismo: uma análise das perspectivas de Robert Dahl e de David Held sobre o sentido da democracia no contexto da globalização.Alexsandro Eugenio Pereira - 2015 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (2).
    O propósito deste artigo é comparar duas perspectivas analíticas que interpretaram as possibilidades de democra-tização das organizações internacionais (OIGs) nos anos 1990 e 2000. A primeira dessas perspectivas é sustentada por autores como Robert Dahl e Philippe Schmitter que consideram improvável a realização da democracia fora do espaço dos Estados nacionais. Eles seriam “céticos”, para empregar o termo utilizado por Dahl para se referir à sua perspectiva. De outro lado, David Held sustentou uma interpretação mais otimista ao defender que a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    Pluralismo como cosmopolitismo.Ángela Calvo de Saavedra - 2008 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia):347-361.
    El pluralismo como factum es un pluralismo ético, de concepciones de vida buena -religiosas o no-, mientras el pluralismo como idea regulativa, es una tarea política que, desde la modernidad hasta el presente, exige al pensamiento y a la imaginación. Para abordar la temática que nos convoca en este Congreso, me propongo tener en cuenta las dos aristas -descriptiva y normativa- del pluralismo, es decir, asumir que las condiciones de la diferencia en el mundo moderno no eran ni tantas ni (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Ayer y hoy del cosmopolitismo kantiano.Juan Carlos Velasco Arroyo - 1997 - Isegoría 16:91-117.
    El ideal cosmopolita desarrollado por Kant en su breve escrito La paz perpetua , publicado en 1795, ha gozado de una inmensa influencia y conserva aún hoy una indiscutible vigencia. En su formulación original el ideal kantiano se encontraba íntimamente ligado a la necesidad de encontrar medios adecuados para superar el estado de guerra en el que la historia humana se ha instalado. Tres son las principales propuestas kantianas al respecto: la formación de gobiernos democráticos, la instauración de una federación (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    O monumental prédio do Jardim da Inf'ncia anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem. [REVIEW]Mirian Jorge Warde & Sandra Aparecida Melro Salim - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:111-134.
    Este artigo analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas que tinha como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e econômicas, e foi demolido em 1939. As razões da demolição deste prédio que pôs por terra a estrutura (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  62
    As religiões dos brasileiros.Pierre Sanchis - 1997 - Horizonte 1 (2):28-43.
    Há dois movimentos simultâneos no campo religioso brasileiro: um primeiro de distinção, multiplicação e rupturas; um segundo de relativa homogeneização. No campo cristão, o fenômeno mais visível é o da entrada maciça dos pentecostais, não só na arena religiosa em geral, mas nos seus pontos de alta visibilidade, especialmente populares. O significado da preferência dos pobres e do aparente trânsito do catolicismo ao pentecostalismo tende a representar o trânsito entre duas culturas: a tradicional católica afro-brasileira, e a cultura moderna de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46.  6
    BERNARDO, Fernanda: Derrida – em nome da justiça. Do cosmopolitismo à alter-mundialização por vir, Palimage, Coimbra, 2021, 396p. [REVIEW]Hugo Monteiro - 2021 - Agora 41 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    Dos estrategias contra el argumento del asociacionismo coercionista.Federico Germán Abal - 2020 - Praxis Filosófica 50:107-120.
    En este trabajo reconstruyo la estructura argumentativa del asociacionismo coercionista defendido por Michael Blake, que consta de dos premisas, una normativa y otra empírica. Sostengo que ambas premisas pueden ser rechazadas, de manera indirecta (en el caso de la premisa empírica) o directa (en el caso de la premisa normativa). La conclusión es que el asociacionismo coercionista no prueba la existencia de una discontinuidad normativa entre el plano doméstico y el plano global.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  30
    ¿Estamos violando los derechos humanos de los pobres del mundo?Thomas Pogge - 2012 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 17:10-66.
    Resumen Una violación de los derechos humanos implica un no cumplimiento de los derechos humanos y una relación causal activa entre agentes humanos y tal incumplimiento. Esta relación causal puede ser de interacción, pero también puede ser institucional, como cuando los agentes colaboran en el diseño y la imposición de arreglos institucionales que de manera previsible y evitable causan el no cumplimiento de los derechos humanos. Cierta evidencia de fácil acceso sugiere que (a) derechos humanos sociales y económicos básicos siguen (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  9
    Além do tempo.Keberson Bresolin & Carolina Moreira Paulsen - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44830.
    O objetivo deste artigo é analisar a concepção de Justiça Internacional em Kant e Rawls e colocá-las em diálogo. Os eixos de análise serão o direito cosmopolita (Weltbürgerrecht) de Kant e o direito dos povos de Rawls. Nesse sentido, os setores internacionalistas dessas teorias serão discutidos e comparados em seus principais componentes, como a visão dos autores sobre a guerra, a imigração e a obrigação de acolhimento de refugiados. Buscar-se-á, ao longo do artigo, colocar essas teorias lado a lado com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Medellín: inspiração para uma metodologia do diálogo inter-religioso.Roberlei Panasiewicz - 2018 - Horizonte 16 (50):677-697.
    A Conferência do Episcopado Latino-Americano de Medellín inaugurou um "novo tempo" para a Igreja Católica na América Latina. Realizada após o Concílio Vaticano II, recebe e atualiza as suas percepções e dá origem a "igreja dos pobres". Teve visão e prática proféticas ao compreender o pensar pastoral e teológico a partir "de baixo". O sofrimento dos oprimidos e seu grito por justiça foram escutados. Assumir o método ver-julgar-agir na estruturação do documento e no pensar a prática pastoral e teológica foram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000