Results for ' conversão'

68 found
Order:
  1. A Conversão da Consciência como princípio da moralidade.Konrad Utz - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):578-602.
    Kant mostra que uma teoria fundamental da normatividade e da moralidade não pode dar nem uma explanação nem uma prova da normatividade, mas apenas pode articular e explicitar sua origem. Ela pode fazer isso indicando o lugar ou o topos e a virada ou a trope de seu originar. Conforme Kant, o topos da normatividade é a vontade enquanto razão prática e sua trope é o uso geral desta razão que tipicamente é instrumental, no sentido da reflexão. A trope da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    A conversão ao pentecostalismo em comunidades tradicionais (The conversion to Pentecostalism in traditional communities) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p396. [REVIEW]Edin Sued Abumanssur - 2011 - Horizonte 9 (22):396-415.
    Em um primeiro momento, faço uma breve avaliação qualitativa da produção acadêmica sobre o pentecostalismo no Brasil. Em seguida, reflito sobre o processo de conversão ao pentecostalismo nos quilombos do Vale do Ribeira, São Paulo. A conversão em comunidades tradicionais, como as de caiçaras e quilombolas, tem se mantido como uma lacuna nas pesquisas dos estudiosos. No mínimo, as circunstâncias e os contextos em que se dão essas conversões não têm sido levados em consideração. Aponto aqui as relações (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    A Conversão em Clemente de Roma Metanoia, uma palavra chave.Pio G. Alves de Sousa - 1987 - Augustinianum 27 (1-2):33-44.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    A Conversão em Clemente de Roma Metanoia, uma palavra chave.Pio G. Alves de Sousa - 1987 - Augustinianum 27 (1-2):33-44.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Práticas de conversão e obras missionárias.Pablo Martín Pietro & Leandro Alves Teodoro - 2023 - Horizonte 20 (63):206302-206302.
    Em 1377, o célebre bispo de Oviedo, Gutierre Gómez de Toledo, celebrou um sínodo reformista em que se promulgaram diretrizes para a ação do clero, incluindo uma constituição sobre a ação catequética na diocese. Apregoava o prelado que “como, segundo as ordenações dos santos padres, a principal carga e cura devem haver os que têm alguns súditos” consistia em ensiná-los as lições pelas quais seriam salvos”. Por isso, os arciprestes e curas eram obrigados a apresentar “aos seus súditos e paroquianos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Da contestação à conversão: a punição exemplar dos réus da Conjuração Baiana de 1798.Patrícia Valim - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (18):14-23.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  76
    Maria no desígnio de deus E a comunhão dos Santos na história E na escritura – controvérsia E conversão.Pe Rodolfo Gasparini Morbiolo - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):141-143.
    GRUPO DE DOMBES. Aparecida: Santuário, 2010. O livro apresenta-se em duas partes. A primeira terá como tema uma leitura ecumênica da história e da Escritura, enquanto a segunda trabalhará as questões mariológicas controversas no diálogo ecumênico entre as Igrejas e, em quais pontos se é possível falar de conversão das denominações envolvidas.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O Mal e a Conversão Em a Religião Nos Limites da Simples Razão de Kant.Dilson Brito da Rocha & Kátia Simone Villanova - 2018 - Revista Guairacá de Filosofia 34 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    “Para a conversão das almas”: conquista espiritual, governo civil e defesa dos nativos nas Filipinas. A época missionária, 1565-1581.Carlos Guilherme Rocha - 2016 - Dialogos 20 (2):132.
    Este artigo analisa a atuação dos missionários agostinianos e franciscanos descalços na primeira fase da colonização espanhola das ilhas Filipinas. Através de correspondências e relatos dos freis e autoridades civis atuantes nas ilhas, são destacados os modelos de ‘bom governo’ projetados pelos religiosos, bem como os mecanismos pelos quais os eclesiásticos influenciaram ou tentaram influenciar o processo de conquista do arquipélago asiático, especialmente no que toca à incorporação dos nativos e à prática da encomienda.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    “Permanecei Fiéis A Terra”: a conversão filosófica em tempos de apocalipse.Gianfranco Ferraro - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):39.
    A experiência da conversão é habitualmente ligada ao contexto religioso.Contudo, autores como Pierre Hadot e Michel Foucault destacaram a presença de uma conversão filosófica, ao longo dos séculos. Se é possível verificar como nas tradições apocalípticas de caráter religioso se instaura uma conversão que visa alcançar uma manutenção do mundo em épocas de crise, também no contexto filosófico a diagnose nietzscheana do niilismo foi seguida por experiências filosóficas, como as de Simone Weil e de Georges Bataille, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Crença, descrença, conversão.Danilo Marcondes - 2020 - Discurso 50 (2):49-60.
    Embora a noção de crença e sua relação com a ação sejam bastante discutidas na literatura sobre o ceticismo, a descrença e as mudanças de crenças são pouco examinadas, apesar de bastante relevantes para a análise das crenças. Em que condições mudamos de crenças, abandonamos crenças anteriores e adotamos novas crenças? Examinaremos dois exemplos significativos e muito influentes na tradição que podem nos esclarecer quanto a isso: Agostinho e Martinho Lutero.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Usos políticos dos projetos de conversão na fronteira amazônica (Século XVII).André José Santos Pompeu - 2024 - Horizonte 21 (64):206304-206304.
    O presente texto versa sobre as utilizações políticas que a conversão dos grupos indígenas suscitou na fronteira amazônica. A fronteira a que aludimos aqui diz respeito aos rios Marañon, Solimões e Negro, onde os limites das colônias europeias se encontravam. Se por um lado havia o caráter espiritual, em reduzir os indígenas a fé católica, por outro, as conversões foram amplamente utilizadas pelos estados ibéricos para garantir sua zona de influência, além de garantir a supremacia econômica no vale amazônico. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A cura do corpo ea conversão da alma–conhecimento da natureza e conquista da América, séculos XVI e XVII.Heloisa Meireles Gesteira - 2004 - Topoi 5 (8):71-95.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Anotaçoes à pergunta agostiniana sobre a essência do tempo no Livro XI das Confissoes in Santo Agostinho. No XVI Centenario da sua Conversao e Baptismo.Gerd Haeffner - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):81-97.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Perspectivas e actualidade da filosofia augustiniana in Santo Agostinho. No XVI Centenario da sua Conversao e Baptismo.A. De Miranda Barbosa - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):3-15.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. The two Cities: St. Augustine and the Spanish Conquest of America in Santo Agostinho no XVI centenario da sua Conversao e Baptismo.David A. Brading - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):99-126.
  17.  30
    A beleza no ritmo pseudo-dionisiano da processão/conversão.Filipa Afonso - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):01-10.
    No contexto da Metafísica Medieval, a «beleza» foi pensada como um conceito ambíguo: ora atribuído a Deus, ora atribuído ao Mundo. O propósito deste artigo é clarificar o sentido desta ambiguidade no âmbito da filosofia do Pseudo-Dionísio Areopagita. Se, portanto, o conceito de «beleza» é, em primeiro lugar, despojado do seu carácter sensível e mundano, para ser apropriado à natureza divina, ele é, num segundo momento, aposto à própria criação, de forma a designar a manifestação visível da beleza transcendente e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A agostinizaçao do pensamento de Descartes. Precedida de uma breve genealogia do agostinismo nos séc. XVI e XVII in Santo Agostinho. No XVI Centenario da sua Conversao e Baptismo. [REVIEW]A. Menezes Veloso - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):127-161.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Agir da Linguagem. Observaçoes a proposito dos ultimos livros das Confessiones de Agostinho in Santo Agostinho. No XVI Centenario da sua Conversao e Baptismo. [REVIEW]Bernhard Casper - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):63-80.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  37
    A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral.Luiz Antônio Pinheiro - 2008 - Horizonte 7 (13):115-126.
    Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    Pastor versus Pajé.Donizete Rodrigues - 2023 - Horizonte 21 (64):216415-216415.
    Apoiado em teorias antropológicas e sociológicas, categorias conceituais e densa etnografia, e numa perspectiva comparativa e intercultural, o objetivo principal do artigo é discutir o processo de mudança religiosa que está em curso na Terra Indígena Sororó (Suruí-Aikewara), no Pará. Com a introdução do protestantismo pentecostal, e utilizando a sua cosmologia animista anterior, a maioria das aldeias, em fase de conversão evangélica, incorpora, ressignifica e cria novas expressões do sagrado. De uma disputa real e simbólica, entre o Pastor e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    Fé e crime na “quebrada”: pentecostais e PCC na construção da sociabilidade nas periferias de São Paulo (Faith and crime in the "quebrada": Pentecostalism and PCC in the construction of sociability in the outskirts of São Paulo).Edin Sued Abumanssur - 2014 - Horizonte 12 (33):99-120.
    Fé e crime na “quebrada”: pentecostais e PCC na construção da sociabilidade nas periferias de São Paulo (Faith and crime in the "quebrada": Pentecostalism and PCC in the construction of sociability in the outskirts of São Paulo). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p99 Tratamos, neste texto, da convivência em um mesmo ambiente urbano de fenômenos aparentemente díspares como é o caso do pentecostalismo de um lado e, de outro, o crime organizado e a violência como seu modus operandi , ambos representando expressões de sociabilidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    From «converso» to «novamente convertido». Political identity and difference in the Portuguese kingdom and empire.Ângela Barreto Xavier - 2006 - Cultura:245-274.
    Para estudar os processos de conversão e cristianização que se verificaram em Goa entre os sé­culos XVI e XVIII, e os seus impactos sociais, importa entender como é que na tópica dominan­te no reino se explicava a alteridade, como é que esta se manifestava no quadro legal e institu­cional, e, simultaneamente, se transplantava para os territórios imperiais. Com este estudo pretende-se mostrar que as atitudes da coroa portuguesa em relação às populações residentes nos territórios do império se inspiraram naquelas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Antonio Vieira e a pregação no século XVII.Marcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 20 (63):e206303.
    A teoria psicossomática aristotélico-tomista acerca das paixões constitui o fundamento principal da visão dos jesuítas nos séculos XVI e XVII. Tal conhecimento reflete-se na forma como o teólogo e pregador jesuíta Antonio Vieira (1608-1697) serviu-se de tais teorias, na arte da pregação, para mover os afetos, persuadir a razão e convencer os ouvintes. Desse modo, apresentamos os elementos essenciais que caracterizam a teologia da pregação, no período da Escolástica Barroca a partir do sermão das chagas de São Francisco. Neste sermão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Antonio Vieira e a pregação no século XVII.Marcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 21 (64):206303-206303.
    A teoria psicossomática aristotélico-tomista acerca das paixões constitui o fundamento principal da visão dos jesuítas nos séculos XVI e XVII. Tal conhecimento reflete-se na forma como o teólogo e pregador jesuíta Antonio Vieira (1608-1697) serviu-se de tais teorias, na arte da pregação, para mover os afetos, persuadir a razão e convencer os ouvintes. Desse modo, apresentamos os elementos essenciais que caracterizam a teologia da pregação, no período da Escolástica Barroca a partir do sermão das chagas de São Francisco. Neste sermão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  85
    A correspondência entre Espinosa e Burgh.Paulo Vieira Neto - 2000 - Discurso 31:463-496.
    O artigo procura analisar a correspondência entre Espinosa e A. Burgh, um recém-convertido ao catolicismo. Além de alguns aspectos teóricos da correspondência, são tratados os argumentos que Burgh apresenta em favor da autoridade dos artigos de fé e da Igreja, e da necessidade de conversão religiosa de Espinosa, contrapostos aos argumentos racionais baseados no que Espinosa chama de "minha filosofia” ( mea philosophia ).
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    The circulation of anti-Jewish and anti-semitic books in Colonial Brazil.Bruno Feitler - 2007 - Cultura:55-74.
    A conversão forçada dos judeus de Portugal em 1497 repercutiu de forma durável sobre toda a sociedade portuguesa da época moderna, funcionando como uma interferência, um elemento a mais, na complexa rede de distinções sociais da organização estamental da população de então, dado também válido para o ultramar português. Surge, neste contexto, uma vasta literatura de polêmica antijudaica e anti-semita. Para além de estudar a circulação dessas obras, veremos aqui como a mensagem que elas veiculavam se refletiu em textos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    De formula vitae honestae: Uma obra de caráter político-moral.Leila Rodrigues Roedel - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):355-367.
    O processo de conversão ao Cristianismo, em sua versão ortodoxa, dos povos bárbaros assentados em território do Antigo Império Romano, durante os séculos V e VIl, evidencia o empenho das autoridades religiosas capazes de forjar variadas estratégias na busca do seu intento. Nesse sentido, destaca-se a atuação de Martinho de Braga pelo seu sistemático trabalho de evangelização, do que fez parte a redação de variadas obras. Entre estas desejamos sublinhar De Formula Vitae Honestae, obra de caráter político e moral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Religião e fecundidade: uma análise do nível e padrão da fecundidade segundo grupos religiosos no Brasil em 2006.Angelita Alves Carvalho & Ana Paula de Andrade Verona - 2014 - Horizonte 12 (36):1086-1113.
    Studies on the association of demographic phenomena and religion have shown that religious institutions and religious identity of individuals can influence in various ways the demographic behavior of followers. This study aimed to identify and analyze possible differences in the fertility behavior and accordance religions among women between 15-49 years old in Brazil, including analyzes from the conversion and the frequency in religious worship and ceremonies. For this data from the National Survey of Demography and Health of Women and Children (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Kant e Schiller: Kritik der reinen Vernunft e ästhetische Briefe.Ralphe Alves Bezerra - forthcoming - Kant E-Prints:45-75.
    Embora Schiller reconheça a “origem kantiana da maioria dos princípios” que ele elaborou nas ästhetische Briefe [1794-95], specialistas reportam essa influência, em geral, à Kritik der Urteilskraft [1790]. Todavia, esse artigo aborda a importância das antinomias kantianas da Dialética Transcendental, da Kritik der reinen Vernunft [1780]. Com base nessa observação, levanta-se a hipótese de que há um vínculo direto entre o princípio regulador transcendental, que serviu para reorientar a passagem do condicionado ao incondicionado, e o conceito do belo de Schiller; (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  3
    Blaise Pascal.Henri Gouhier - 1966 - Paris,: J. Vrin.
    Havia sobre uma mesa folhas de papel em branco, tinta, uma pena. Ora, um dia, há sobre essas mesmas folhas o texto 'Discurso do método'. Aconteceu, então, alguma coisa, um texto que significa uma filosofia nova; apresenta-se então uma história dos acontecimentos da filosofia. Isto, sem dúvida, numa época em que as histórias tradicionalmente dos acontecimentos tentavam sê-lo o menos possível; mas por que não enxergar uma reação ao mesmo tempo análoga e de sentido contrário no caso de uma história (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    Dos interesses weberianos dos sociólogos da religião: um olhar perspectivo sobre as interpretações do pentecostalismo no Brasil.Paulo Gracino Júnior - 2008 - Horizonte 6 (12):69-92.
    Resumo O objetivo central deste texto é mapear a influência da sociologia weberiana na produção intelectual sobre o fenômeno religioso no Brasil. Mais especificamente, buscaremos compreender de que forma a prédica weberiana que estabelece a "afinidade" do protestantismo pietista com o "desencantamento" das imagens religiosas do mundo e a modernidade capitalista foi apropriada pela Sociologia da Religião, na tentativa de compreender o crescimento do pentecostalismo no Brasil. Assim, rastrearemos a produção sociológica, buscando estabelecer um paralelo entre as representações da sociedade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  34
    Amicitia nostra vera ac sempiterna erit: As fontes da Amizade Espiritual em Agostinho de Hipona.Maria Manuela Brito Martins - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):209 - 240.
    O presente artigo constitui um estudo do conceito de amizade em Santo Agostinho, em particular tal como ele se apresenta nas Confissões e nas Epístolas, tendo especialmente em conta a influência que a noção de φιλία ou de amicitia produziram no seu pensamento. Mostra-se também que o modelo teórico ciceroniano é uma das principais fontes de Agostinho, mas não a única. Nesse sentido, a definição que Cícero dá da amizade transforma-se em motivo para uma verificação da medida em que Agostinho (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    Autonomia do simbolismo inconsciente E expressividade nos sonhos segundo Merleau-ponty.Marcos José Müller - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):801-824.
    RESUMO Trata o presente artigo de um estudo sobre o modo como Merleau-Ponty busca extrair, da teoria freudiana dos sonhos, consequências ontológicas concernentes à vinculação expressiva entre as diferentes dimensões da experiência onírica, especificamente sobre o papel dos restos diurnos na descarga da libido, na realização do simbolismo ou, o que é a mesma coisa, na conversão do simbolismo em algo narrativo e sensível, especificamente afetivo. Conforme se mostrará, para Merleau-Ponty, seja no sonho sonhado seja no sonho relatado podemos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  62
    A hipotética linguagem ideal de Platão.Maria Carolina Alves dos Santos - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (2):93-107.
    Para que um discurso sobre o espetáculo do mundo transcendente seja acolhido como totalidade inteligível e coerente, urge desvencilhar-se da arbitrariedade do domínio de trêmulos contornos do sensível, esfera de opiniões apenas. É o que propõe Platão, na esteira das reflexões dos primeiros pensadores: para suprir deficiências que causam a elisão da realidade e transformar a linguagem num veículo de intelecção autêntica dos conceitos essenciais de um pensar filosófico, ele a coloca no centro de uma especulação rigorosa. Tal como seus (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Resenha: SOUZA, Ricardo Timm. Crítica da razão idolátrica.Judikael Castelo Branco - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44059.
    Crítica da razão idolátrica, de Ricardo Timm de Souza, representa, acima de tudo, um esforço para compreender um “mundo doente”. No entanto, é importante ressaltar que não se trata meramente de mais um exercício de diagnóstico desse mundo, ou seja, não é apenas uma nova abordagem dos inúmeros problemas que o cercam, embora essa tarefa seja sempre relevante. Na obra em questão, a crítica vai além da análise de um mundo enfermo e das suas condições; ela também aponta para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  34
    Verdade e Decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva (a partir de Kierkegaard).Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Guairacá 28 (1):09-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    Verdade e decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva.Gabriel Ferreira da Silva - 2013 - Revista Guairacá 28 (1):9-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a filosofia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  33
    Schafick Jorge Handal e a “unidade” do FMLN de pós-guerra: entre a memória e a história. El Salvador, 1992-2015.Carlos Gregorio López Bernal - 2016 - Dialogos 20 (2):13.
    Este artigo examina o papel desempenhado por Schafick Jorge Handal no processo de conversão política do Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional, no período de pós-guerra. Aqui são analisados os principais debates vinculados à redefinição política e ideológica do FMLN, à liderança do partido e à democracia interna. Este processo foi marcado por fortes disputas entre as lideranças das antigas organizações político-militares que compunham a FMLN. Handal foi o principal protagonista dessas lutas, nas quais que ganhou poder e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    A Noção de Ascensão na Filosofia de Plotino.Bernardo Brandao - 2013 - Dois Pontos 10 (2).
    Segundo Plotino, devemos subir novamente ao Bem, que toda alma deseja (En. I, 6, 7, 1-2). De fato, descobrimos nas Enéadas algumas importantes passagens a respeito da ascensão da alma em direção ao Intelecto e o Um. Não é claro, todavia, qual a natureza dessa ascensão: Plotino escreve sobre aspectos diferentes do processo nos diversos textos. Neste artigo, tento analisar alguns desses aspectos, pensando a ascensão como despertar, orientação das faculdades da alma, interiorização e conversão.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Spinoza e o Anticartesianismo.Carlos Wagner Benevides Gomes - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:127-146.
    A partir do estudo dos Princípios de Filosofia Cartesiana e da Ética de Spinoza, buscaremos explicitar o problema do anticartesianismo em três movimentos críticos específicos de natureza metódica, metafísica e ética: primeiro, a conversão do método empregado nos Princípios de Descartes; segundo, a crítica ao “dualismo substancial”; e, por fim, a crítica à teoria cartesiana do livre-arbítrio.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição metodológica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Da doutrina do interesse bem compreendido n'A Democracia na América.Roberta K. Soromenho Nicolete - 2019 - Araucaria 21 (42):449-474.
    Frágil é, segundo Alexis de Tocqueville, o equilíbrio em que se encontra a liberdade em um estado social de igualdade de condições. Tomados pela sua maior paixão, a da igualdade, os homens democráticos podem assistir a conversão da liberdade em despotismo ao se entregarem à busca exclusiva de seus interesses e bens privados, ao abdicarem da faculdade de julgar, deixandose guiar servilmente pela opinião da maioria, a fonte da autoridade em tal estado social. Em face disso, este artigo sustenta (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  57
    Plato's hypothetical ideal language.Maria Carolina Alves dos Santos - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (2):93-107.
    For a discourse on the spectacle of the transcendental world to be received in its comprehensible and coherent totality, its needs to get rid of the arbitrariness of the dominion of tremulous shapes of the sensitive, which is merely the sphere of opinions. This is what Plato suggests, following the course of reflection of the first thinkers: in order to compensate the deficiencies that entail elision of reality and to transform language into a vehicle of authentic intellection of the fundamental (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Depuração dos sentidos e ascese no Livro VI do Diálogo sobre a música de Santo Agostinho.Nilo César Batista Silva - 2020 - Sofia 8 (2):145-157.
    RESUMO: o artigo visa propor uma breve reflexão sobre a doutrina das sensações em Santo Agostinho, a partir do Diálogo sobre a música. O De musicaé considerado um grande projeto agostiniano no âmbito das artes liberais resultante de seu magistério de retórica durante sua estadia em Milão. Nele podemos identificar elementos importantes para se pensar uma ‘estética’ agostiniana, com bases nas estruturas mentis neoplatónicas, cujo enfoque maior se dá no carácter ascensional da alma e seus sentidos. Na concepção neoplatónica assumida (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    As naturezas simples E a metafísica cartesiana: Uma crítica a Jean-Luc Marion.William De Jesus Teixeira - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:321-338.
    O objetivo desse artigo é analisar e refutar a opinião de Jean-Luc Marion acerca da relação entre a doutrina das naturezas simples e a metafísica cartesiana. Em primeiro lugar, apontaremos alguns problemas com o método estruturalista empregado por Marion. A seguir, mostraremos a impossiblidade de se converter noções epistemológicas em noções ontológicas. Por fim, sugerimos que o método empregado por Descartes na conversão das naturezas simples em sua metafísica das _Meditações_ foi o introspectivismo ou disciplina da interioridade tomada emprestada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  28
    Drama and Conversion: Raymund Schwager's Dramatic Theology as an Exercise of Bernard Lonergan's Functional Specialty of Foundations.Nikolaus Wandinger - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):1203 - 1222.
    Raymund Schwager SJ suggested a dramatic way of looking at the Christ event, as recorded in the New Testament, in order to clarify the meaning of it and provide a coherent picture. Bernard Lonergan SJ developed a theological methodology for our day. In this article, the author tries to determine how Schwager's approach relates to Lonergan's methodology. He wants to investigate the question: what functional specialty is Schwager engaged in in his main work? The answer shall be that this is (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    “Nobres per geração”“Nobres per geração”. Consciousness and Identity of Portuguese elites in 17th century Goa.Ângela Barreto Xavier - 2007 - Cultura:89-118.
    A partir de uma leitura contextualista de um tratado argumentativo redigido pelo frade franciscano frei Miguel da Purificação, na quarta década do século XVII, e vinculando-me a alguma historiografia que, nas últimas décadas, repensou as articulações entre religião e imaginação política em contexto imperial, procuro discutir, neste artigo, alguns dos efeitos que o processo de conversão ao Cristianismo das populações de Goa teve sobre as identidades dos portugueses aí estabelecidos. Não são apenas as posições que os diferentes grupos ocupavam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    A determinação de um novo modo de vida em Espinosa e em Pascal.Gabriel Frizzarin de Souza - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:203-245.
    Espinosa e Pascal, respectivamente no proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto e no opúsculo Sobre a conversão do pecador, colocam em cena a explicação de um processo que implica a instituição de um novo modo de vida e que representa, para a alma ou para a mente humana, uma profunda renovação de valores. Nessa explicação, ambos os autores abordam temas como a consideração por um bem verdadeiro, a perturbação entre tal consideração e a estima pelo que até então (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Economicidade da Técnica e Tecnicidade na Economia Neoclássica: uma Interlocução com Heidegger.Antônio José Nascimento - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo sustenta que é plausível se fazer derivar da analítica da técnica em Heidegger uma economicidade que radica no nexo metafísico-produtivista do caráter ontológico de ‘des-ocultação’ da figura da técnica moderna, a qual, por sua vez, atua tanto na gênese da ciência moderna quanto na constituição mesma da economics como dictum racionalizador do incondicionado da vontade de poder da técnica. Não por acaso, a economics leva a cabo a conversão do homem em demandante compulsivo, em subjectum autodeterminado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 68