Results for ' adecuación o correspondencia'

999 found
Order:
  1.  6
    Dos versiones de realismo en torno a Wittgenstein.María Sol Yuan - 2018 - Tópicos 35:120-139.
    El presente trabajo gira en torno a dos lecturas realistas del "segundo Wittgenstein", una de carácter no metafísico surgida en The Realistic Spirit de Cora Diamond y otra lectura "realista metafísica", presentada a partir de la interpretación de H. Mounce en "Wittgenstein and Classical Realism". A partir de la confrontación de ambas posiciones, el hilo de lectura crítica que conducirá nuestro trabajo será que no podemos sostener ninguna posición realista "metafísica" en relación con las tesis del segundo Wittgenstein. El trasfondo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O que Elisabeth da Bohemia perguntou a Descartes? Uma proposta de leitura da carta que inaugura a Correspondência.Katarina Peixoto - 2021 - Seiscentos 1 (1):91-108.
    Em maio de 1643, Elisabeth da Bohemia endereçou uma questão a Descartes que inaugurou uma Correspondência de seis anos, até a morte do filósofo. Ele dedica à Princesa o seu trabalho de maturidade metafísica (Princípios de Filosofia Primeira, 1644) e redige Paixões da Alma (1649) como um dos resultados do diálogo com a filósofa. O silenciamento dos últimos cem anos de historiografia sobre o legado de Elisabeth da Bohemia nesta troca epistolar causou distorções e, em alguns casos, lastreou o viés (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    O oculto (das verborgene): Uma enigmática preocupação de Heidegger nUma correspondência de 19451.Ernildo Stein - 2008 - In Ricardo Timm de Souza & Nythamar Fernandes de Oliveira (eds.), Fenomenologia hoje: bioética, biotecnologia, biopolítica. Porto Alegre: EDIPUCRS. pp. 203--239.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  63
    Correspondência de Antônio Vieira (1646-1694): O Decoro.João Adolfo Hansen - 2000 - Discurso 31:259-284.
    Os dois subgêneros epistolares desenvolvidos por Antônio Vieira entre 1646 e 1696, a carta familiar e a carta negocial, reatualizam os preceitos das artes dictaminis antigas. Escritas como imitação verossímil e decorosa de fala de pessoa natural, as canas produzem a presença do corpo e voz do remetente, reativando neo-escolasticamente as técnicas da sermocinatio latina. A comunicação tratará de categorias retóricas e teológico-políticas das articulações dos dois subgêneros: a - a enunciação ou o contrato enunciativo, em que caracteres e afetos (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Sobre o significado ea importância do pensamento de Nietzsche: a correspondência entre Max Horkheimer e Wolfgang Müller-Lauter.Ernani Chaves - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Correspondência Schelling-Hegel-Hölderlin.Fernando M. F. Silva - 2020 - Con-Textos Kantianos 1 (11):423-456.
    O presente texto, de que se dá em seguida a tradução portuguesa, consiste numa selecção da correspondência entre F. W. J Schelling, J. C. F. Hölderlin e G. W. F. Hegel, três colegas e amigos do Stift de Tübingen, três vértices de uma das mais interessantes e importantes unidades teóricas do idealismo alemão e, por conseguinte, três elementos cujos anos de aprendizagem filosófica se revelam hoje essenciais para a boa compreensão da génese da sua época.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  85
    A correspondência entre Espinosa e Burgh.Paulo Vieira Neto - 2000 - Discurso 31:463-496.
    O artigo procura analisar a correspondência entre Espinosa e A. Burgh, um recém-convertido ao catolicismo. Além de alguns aspectos teóricos da correspondência, são tratados os argumentos que Burgh apresenta em favor da autoridade dos artigos de fé e da Igreja, e da necessidade de conversão religiosa de Espinosa, contrapostos aos argumentos racionais baseados no que Espinosa chama de "minha filosofia” ( mea philosophia ).
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    A Classificação dos projetos e teorias da verdade e o lugar da teoria da correspondência e do pragmatismo.Eduardo Simões - 2019 - Perspectivas 2 (2):19-38.
    A proposta geral do presente artigo é a de verificar os vários projetos da verdade, nos quais se inserem as teorias da verdade, a fim de se estabelecer uma apresentação panorâmica dos mesmos. Entretanto, seu objetivo principal é o de chamar a atenção para o tema “teorias da verdade”, e para o problema intrínseco a elas, que é o da falta de unanimidade de respostas à pergunta “o que é a verdade”? Para tal, propôs-se uma apresentação panorâmica de tais teorias, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  80
    A correspondência entre Espinosa e Oldenburg, ou os equívocos de duas ideologias.Atiliano Dominguez - 2000 - Discurso 31:285-322.
    No século XVII, Espinosa desempenha um papel filosófico relevante porque vive em um período central (1632-77), está em relação com núcleos decisivos da cultura (Amsterdã, Londres e Paris) e sua melhor contribuição consiste em aplicar o método científico a todos os campos do saber, sem excetuar a política, a moral e a religião. Para nossa contribuição, escolhemos sua correspondência com H. Oldenburg (1620-77), secretário da Royal Society. Em consequência da cronologia das cartas e de seus temas, trataremos dos seguintes pontos: (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  48
    A correspondência entre Locke e Molyneux.Thomas M. Lennon & D. Anthony Larivière - 2000 - Discurso 31:157-200.
    A correspondência entre J. Locke e W. Molyneux é conhecida principalmente como a fonte da famosa questão relativa ao que pode ser aprendido por um homem cego de nascença e que depois ganha a visão. Curiosamente, a correspondência oferece muito pouco esclarecimento sobre a questão. Outros tópicos importantes, entretanto, são apontados e explorados: entusiasmo pela obra de Malebranche, liberdade e responsabilidade, identidade pessoal, etc. Além disso, a correspondência oferece um conhecimento profundo da recepção histórica do Ensaio de Locke, como estes (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. André de Resende e o Cardeal-Infante D.Afonso: Quatro Cartas Inéditas da sua Correspondéncia Latina.Sebastiao Tavares de Pinho - 2002 - Humanitas 54:289-318.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Correspondência entre René Descartes e Elisabeth da Bohemia.René Descartes, Elisabeth da Bohemia, Eneias Forlin & Luiz Nitsche - 2022 - Kant E-Prints 17 (1):151-157.
    Desde o ano de 1643, Descartes (1596-1650) e a princesa Elizabeth (1618-1680) já trocavam cartas a respeito da geometria, da metafísica e até da física cartesiana. Todavia, no ano de 1645, por conta de um grave estado melancólico da princesa, houve uma intensa correspondência entre ambos. À princípio, o debate se mantinha em torno das condições especificas da princesa. O tema central girava em torno de questões fisiológicas e morais (ou psicofisiológicas). À medida, porém, em que a troca de correspondência (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Correspondências e sinestesias quando Baudelaire aprecia Delacroix.Augusto Darde - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):115-143.
    O poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867) foi também tradutor, ensaísta e crítico de arte. Em relação à produção poética, é considerado o precursor do simbolismo, a partir da sua obra LesFleursdu mal, de 1857; na figura do ensaísta, elaborou o conceito de modernidade, referência para a criação artística, os Estudos Literários e a Filosofia. O presente trabalho explora a influência da linguagem poética no seu trabalho de ensaísta e crítico, e vice-versa, buscando compreender a noção das "Correspondências" exposta no poema (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    La crítica de la verdad como adecuación en Julián Marías.Enrique González Fernández - 2023 - SCIO Revista de Filosofía 24:173-204.
    Tanto Tomás de Aquino como Husserl coinciden, respecto a la teoría sobre la verdad, en pensar que (debido a la adecuación) el intelecto hace una copia exacta (absoluta) de una cosa siempre idéntica (igualmente absoluta), y que gracias a ello refutan el relativismo. Pero Julián Marías, entusiasta de la verdad, critica al absolutismo y al relativismo, y piensa que ambos están basados en la verdad como adecuación. La visión que sobre la verdad tiene Marías es consecuencia de su (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15. A política na correspondência de Espinosa.Pires Diogo Aurélio - 2000 - Discurso 31:229-258.
    O objetivo do artigo é discutir o pensamento político de Espinosa confrontando-o, por um lado, com o que poderíamos chamar a “ideologia dominante" da época, o pensamento cristão, aqui examinado a partir da correspondência com o dinamarquês N. Stensen, e, por outro lado, com o quadro teórico em que a questão política está então a ser recolocada, o pensamento de Hobbes. Além da conhecida explicitação do que o distingue em relação a Hobbes ( Carta L, a J. Jelles), é na (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  40
    A correspondência entre Lambert van Velthuysen e Espinosa.Edwin M. Curley - 2000 - Discurso 31:11-44.
    A análise da correspondência entre Espinosa e L. van Velthuysen pode ser bastante útil para aperfeiçoar nossa compreensão do Tractatus theologico-politicus e da filosofia de Espinosa em geral. Em sua correspondência, Espinosa é freqüentemente evasivo e lento para ver (ou, ao menos, para reconhecer) um ponto. É uma questão interessante como deveríamos dar conta destas deficiências em suas respostas, e sua correspondência com Velthuysen seria uma boa oportunidade para provar a perspectiva de Bennett. O artigo está dividido em três partes: (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  39
    A correspondência com a Princesa Elisabeth e a fundamentação da moral cartesiana.Jordino de Assis dos Santos Marques - 2000 - Discurso 31 (31):383-398.
    Meu objetivo é tratar a correspondência entre a Princesa Elisabeth e Descartes como um dos momentos propulsores do estabelecimento da moral cartesiano. Procuro mostrar por primeiro, como os temas propostos por Elisabeth se inscrevem no cerne mesmo do caetesianismo, na medida em que uma de suas preocupações era o modo de relação entre aIma e o corpo. Em seguida, será visto como se estabelece nesta correspondência uma reflexão moral com traços estoicos, mas que não prescinde de uma técnica médica, realizando, (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    La Guerra del Paraguay entre líneas. Los proyectos archivísticos y la correspondencia de Juan E. O’Leary y Luis A. de Herrera. [REVIEW]Liliana María Brezzo & Maria Laura Reali - 2020 - Dialogos 24 (3):155-177.
    Resumen La Guerra del Paraguay es uno de los grandes temas que circulan en el espacio epistolar del historiador paraguayo Juan E. O’Leary y de su par uruguayo Luis A. de Herrera. La extendida correspondencia que cultivaron entre los años 1905 y 1926, que alberga los respectivos archivos personales, es examinada en este trabajo para analizar el pensamiento de los dos historiadores haciéndose, a modo de taller de su escritura sobre la guerra y en tanto estadios eventuales de sus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  46
    Sobre a correspondência de Espinosa com Tschirnhaus.Marilena Chauí - 2000 - Discurso 31:45-88.
    A correspondência de Espinosa com Tschimhaus,` iniciada pouco antes da publicação do Tratado teológico-político e terminada alguns meses antes da morte do filósofo, é de marcada importância não só por conter os últimos escritos de Espinosa, mas sobretudo porque nela alguns dos temas mais importantes de sua filosofia são discutidos - nas primeiras, a relação entre necessidade e liberdade; nas seguintes, a distinção entre idéia verdadeira e adequada; nas últimas, o infinito atual, a possibilidade da exposição geométrica da metafísica e (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  52
    Entre a essência E a existência: A correspondência de espinosa a hudde.Juarez Lopes Rodrigues - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:373-399.
    O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo das Cartas 34, 35 e 36 da Correspondência de Espinosa a Hudde. Nele podemos perceber o esforço e engenhosidade do filósofo em conduzir o seu interlocutor a assentir à primeira definição da Ética, a definição de causa sui. Hudde, matemático de formação, se esforça em compreender como o filósofo pode demonstrar que a unicidade de Deus possa ser deduzida exclusivamente do fato de que sua natureza ou essência envolve existência necessária. É através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Leibniz: o infinito no corpo org'nico.Tessa Moura Lacerda - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:28.
    O corpo orgânico é concebido como uma unidade e pode ser pensado como substância corpórea. A relação entre alma e corpo não é apenas uma relação de harmonia preestabelecida entre uma mônada dominante e infinitas mônadas, mas também um vínculo substancial entre mônadas. A união substancial e a harmonia preestabelecida são duas explicações possíveis e compatíveis a respeito do mesmo. Embora a explicação do “vínculo” só compareça na correspondência entre Leibniz e Des Bosses, as grandes teses a respeito do corpo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  4
    O Papel da Linguagem Na Obra Verdade e Método de Hans-Georg Gadamer.Susan Karolaine Gonçalves Soares Barbosa - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):141.
    O presente artigo pretende discorrer acerca do papel da linguagem, enquanto fenômeno ontológico, na hermenêutica filosófica promovida por Hans-Georg Gadamer. A temática é proposta a partir da discussão sobre em que medida a linguagem encontra-se conectada com a tradição, o questionamento que movimenta a intenção da pesquisa é conduzido com a intenção de reconhecer a correspondência entre linguagem e tradição. Deste modo, visa-se apresentar no âmbito da experiência hermenêutica a ligação entre os conceitos de linguagem e tradição que resulta no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. El concepto de Sumak kawsay (buen vivir) y su correspondencia con el bien común de la humanidad.François Houtart - 2011 - Revista de Filosofía (Venezuela) 69 (3):7-33.
    El concepto de Sumak Kawsay ha sido introducido en la Constitución ecuatoriana de 2008, con referencia a la noción del ";vivir bien"; o ";Buen Vivir"; de los pueblos indígenas. Posteriormente fue retomado por el Plan Nacional para el Buen Vivir 2009-2013. Se trata entonces de una idea central en la vida política del país. Por esta razón es importante analizar su contenido, su correspondencia eventual con la noción de ";Bien Común de la Humanidad"; desarrollado en el seno de la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  44
    Cultura y arte, una correspondencia en proceso. El ideal del arte en Hegel, correciones a una interpretación establecida.Javier Domínguez - 2006 - Areté. Revista de Filosofía 18 (2):267-287.
    El ideal del arte suele entenderse como un arte ejemplar que se destaca en una historia del arte de concepción formalista, o como el arte que responde a la concepción programática de una estética normativa. La concepción de Hegel es distinta; en ella no hay la exigencia en un sentido enfático de condiciones ideales, ni del arte ni para el arte, sino que de acuerdo con su concepción del ideal, que no es otra cosa que la idea o lo verdadero (...)
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  25
    O que Mersenne aprendeu na Itália.Daniel Garber - 2000 - Discurso 31:89-114.
    Estudos sobre Marin Mersenne enfatizam freqüentemente o serviço prestado por ele à ciência européia, por ajudar na circulação das idéias, tanto pela correspondência como por suas publicações. Mas o próprio Mersenne foi uma figura importante na Revolução Científica com seu próprio programa intelectual. O propósito do artigo é discutir o papel que o contato epistolar com a Itália exerceu no seu próprio desenvolvimento intelectual. Quero discutir também que a transmissão da ciência italiana para a França feita por Mersenne, no final (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    O problema do erro (pseûdos), a possibilidade do discurso predicativo e a questão ontológica no Sofista de Platão.Rodrigo César Floriano, José Henrique Fonseca Franco & Richard Romeiro Oliveira - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):27.
    O trabalho analisa as relações entre discurso_ _e ser estabelecidas de forma dialética por Platão em seu diálogo tardio _Sofista_. Os sofistas defendiam a impossibilidade de provar a falsidade ou veracidade dos discursos. Tais pensadores baseavam-se no interdito ontológico de Parmênides de Eleia, que preconizava, em linhas gerais, a existência de uma estrita correspondência entre tudo que pode ser dito e o ser, de forma que seria, assim, impossível, dizer algo que não é, ou seja, um não-ser. Contrariando tal perspectiva (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    ‘Crimen obicere’. Retórica forense y correspondencia antidonatista de Agustín. Un resumen del autor.Rafał Toczko - 2022 - Augustinus 67 (2):389-399.
    El artículo es una recensión del autor del libro Crimen Obicere: Retórica forense y correspondencia antidonatista de Agustín (2020), presentado cómo los elementos esenciales de la retórica que Cicerón había recogido en su obra De inventione marcaron no solo la formación sino también la obra de san Agustín. Se expone la teoría de los status así como los diferentes tipos de status o contitutiones que enuncia el mismo Cicerón. Posteriormente se aplica dicha teoría a las cartas antidonatistas de san (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    La vida privada en el occidente de México en el siglo XIX. Correspondencia de mujeres.Vázquez Parada Lourdes Celina - 2019 - Argos 6 (17):65-74.
    Durante el siglo XIX la correspondencia no fue solamente el medio más utilizado para transmitir información sino, en muchas ocasiones, el único. Las cartas son un ejemplo de los documentos personales -diarios, memorias, autobiografías o fotografías- que nos muestran la historia vivida en su dimensión más humana. Por su carácter íntimo, no tienen el afán de convencer a terceras personas ni de llevar a la posteridad a sus autores. Son, en su mayoría, epístolas sinceras; algunas en calidad de confesión, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  50
    O argumento cartesiano do sonho.Eneias Forlin - 2001 - Discurso 32:235-248.
    Este artigo examina o argumento do sonho que aparece na Meditação primeira , procurando mostrar que ele não põe em causa a objetividade intrínseca ao mundo de nossa experiência, mas apenas a sua correspondência com uma realidade exterior. Isto significa que a utilização que Descartes faz de um tal argumento não deveria sugerir aquela imagem negativa que se costuma fazer do ceticismo.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  30. Transitando entre o público e o privado: estratégias ficcionais de Ana Cristina César.Ilva Maria Boniatti - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):97-117.
    O ensaio tem como objeto o estudo das estratégias ficcionais presentes na correspondência da poetisa, missivista e tradutora Ana Cristina César, com o intuito de dar visibilidade aos espaços públicos e privados na literatura da contemporaneidade. Como fonte de pesquisa dos novos limiares existentes entre esses espaços foi escolhida a obra Correspondência incompleta, de 1999. De uma perspectiva historicizada, o ensaio traça o percurso teórico-crítico de definição desses espaços. Analisa alguns exemplos, tomados das cartas, para apresentar o entrecruzamento desses espaços, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    O tonto e o louco. Notas sobre a cena cultural contempor'nea.Pampa Arán - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):141-156.
    RESUMO Em seu livro Cultura e explosão, no qual analisa a dinâmica cultural, Lotman utiliza as figuras do “tonto” e do “louco” como termos paradigmáticos de atitudes humanas que encarnam as formas de mudança social. Imersos no espaço de uma semiosfera, os atos humanos ganham significado em relação à totalidade desse universo. O autor propõe considerar a estrutura ternária tonto/inteligente/louco como um continuum que permite visualizar graus de adequação individual e coletiva à norma. Neste texto, sintetizarei a múltipla descrição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    É possível pensar o campo político a partir de Descartes?Abel Beserra - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:209-234.
    O presente artigo procura debater se é possível pensar o campo político a partir de Descartes. Em geral se considera que: 1) o tema teria sido praticamente ignorado por Descartes; 2) há indicações do que o filósofo pensa a respeito dessa temática, quer em sua correspondência, quer ao longo de seus trabalhos. Nossa posição se aproxima da segunda alternativa, pois Descartes teria conferido um lugar ao campo político por meio das implicações e desdobramentos relativos à união da alma e do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    O eterno retorno do mesmo e a subversão da noção de fatalismo.João Evangelista Tude Melo Neto - 2018 - Discurso 48 (2):121-133.
    Tradicionalmente, ‘fatalismo’ é compreendido como uma doutrina que ensina a rigidez de um fado que anula o poder das ações humanas. Essa acepção de fatalismo não é, contudo, corroborada por Nietzsche. O autor, entretanto, não abandona o termo e passa a compreendê-lo num sentido subvertido. Levando isso em conta, os objetivos de nosso trabalho consistem em: 1) examinar de que forma Nietzsche compreende o termo ‘fatalismo’ em alguns momentos de sua obra; 2) tentar mostrar que as acepções de fatalismo nesses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Del ensayo literario al ensayo audiovisual: correspondencias y estrategias.Isleny Cruz Carvajal - 2021 - Arbor 197 (801):a611.
    Este artículo refleja el estado de la cuestión de las correspondencias conceptuales, formales, lingüísticas y sociopolíticas del ensayo fílmico / audiovisual respecto a los cánones del ensayo literario. Resume los aportes teóricos esenciales en ambos campos. La exploración descifra cómo unos patrones de base permanecen idénticos por compartir una misma raíz en la experiencia reflexionada por el sujeto, pero su traslación al medio audiovisual, aun manteniendo una indudable convivencia de equivalencias, da cuenta de diferencias lingüísticas relativas a las propiedades de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  63
    Considerações sobre o problema da Verdade em Espinosa.Marcos André Gleizer - 1994 - Discurso 24:129-146.
    Este artigo examina alguns aspectos do pensamento de Espinosa que tomam possível o estabelecimento de uma relação de complementaridade entre as noções de adequação e correspondência em sua concepção da verdade, procurando opor esta relação àquela existente entre as noções de evidência e verdade na concepção cartesiana.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    La argumentación abstracta en Inteligencia Artificial: problemas de interpretación y adecuación de las semánticas para la toma de decisiones.Gustavo Adrián Bodanza - 2015 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 30 (3):395-414.
    El modelo de marcos argumentativos abstractos es actualmente la herramienta más utilizada para caracterizar la justificación de argumentos derrotables en Inteligencia Artificial. Las justificaciones se determinan en base a los ataques entre argumentos y se formalizan a través de semánticas de extensiones. Aquí sostenemos que, o bien algunos marcos argumentativos carecen de sentido bajo ciertas concepciones de ataque específicas, o bien las semánticas más usadas en la literatura, basadas en el concepto de defensa conocido como admisibilidad, no resultan adecuadas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  6
    Sobre el primer uso filosófico de "alétheia" como descubrimiento o iluminación.Enrique González Fernández - 2024 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 57 (1):187-200.
    Según Julián Marías, fue Ortega, en 1914, quien hizo el primer uso filosófico de la palabra griega _alétheia_ con el significado de descubrimiento o iluminación: se trata de una innovación significativa porque Ortega introdujo una acepción nueva, sirviéndose de esa palabra, para superar la idea, que le parecía inaceptable, de que la verdad tenga que ser adecuación. Después de Ortega, los demás filósofos, a partir de 1927 con Heidegger, no saben de dónde procede la interpretación etimológica que ellos dan (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    O cuidado de si como perspectiva ética em Machado de Assis.Fábio Júlio Fernandes & Raquel Discini de Campos - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):623-652.
    Resumo: Por intermédio da análise dos gêneros carta e conto escritos por Machado de Assis, procuramos oferecer uma resposta à questão do horizonte ético e moral que opera nos textos do autor. Trabalhamos numa perspectiva interdisciplinar, pois dialogamos com filósofos, historiadores e críticos literários procurando, num primeiro momento, demonstrar que a noção de cuidado de si se mostra na correspondência machadiana a partir da perspectiva de cura de si, isto é, um tipo de sabedoria dos antigos gregos e romanos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    O Cosmopolitismo Kantiano: Uma Análise da Figura Do Refugiado À Luz Do Direito À Hospitalidade.Gabriela dos Santos Paixão - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):17.
    O objetivo é apresentar, do ponto de vista filosófico, a relação existente entre o cosmopolitismo kantiano e a figura do refugiado à luz do Direito à Hospitalidade. Orienta-se pelo procedimento da pesquisa bibliográfica. Apresenta o ideal filosófico de Kant para a instituição da Paz Perpétua com ênfase no Direito Cosmopolita. Demonstra a correspondência entre Direito Cosmopolita, Direitos Humanos e Direito Natural. Analisa o refugiado sob a perspectiva filosófica. Viabiliza o diálogo entre o cosmopolitismo e o refugiado. Por fim, conclui que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Marx e o cardápio da taberna do futuro: sobre os caminhos para uma revolução russa no século XIX.Gabriella M. Segantini Souza - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):288-334.
    a questão russa na obra de Marx nos oferece importantes materiais para as discussões sobre as diferentes vias de entificação do capitalismo e sobre os rumos da história na obra do autor. No presente trabalho, o propósito é analisar alguns escritos do autor renano sobre a Rússia, com destaque para a correspondência com a revolucionária russa Vera Zasulitch, a fim de compreender a perspectiva do autor sobre a possibilidade de uma revolução na Rússia no século XIX.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    ¿Realismo o Pragmatismo? El debate Rorty vs Taylor sobre las implicaciones de la superación de la Epistemología.Daniel Kalpokas - 2001 - Tópicos: Revista de Filosofía 20 (1):59-106.
    Este artículo analiza la discusión entre Taylor y Rorty sobre los resultados de la superación de la epistemología. Primeramente, este artículo resume la crítica de Taylor a Rorty. En segundo lugar, considera la respuesta rortyana a Taylor y sus propios argumentos contra el realismo de Taylor. Los desacuerdos principales entre Rorty y Taylor son los siguientes: 1) Rorty dice que el pragmatismo supera la epistemología, mientras que Taylor dice que el realismo no-comprometido es el que supera la tradición epistemológica popular; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. De geido a geijutsu. O caminho da arte e a arte como caminho na Escola de Kioto.Raquel Bouso - 2018 - Modernos and Contemporaneos 3 (2):2-12.
    A palavra japonesa geidō 芸道 é formada por dois caracteres: o primeiro remete à “habilidade” ou “capacidade” de executar algo e o segundo a uma “via” ou “caminho”, de maneira que poderia ser traduzida por “via da arte”. Como observou Hisamatsu Shin’ichi em um diálogo com Martin Heidegger, “via”, aqui, não significa simplesmente “método”, mas mantém uma profunda relação com a vida. No entanto, para nomear a “arte” no sentido moderno “ocidental estético”,emprega-se, em japonês, o neologismo geijutsu 芸術. O segundo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  14
    Agostinho e o tempo da alma.Cristiane Negreiros Abbud Ayoub - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Um marco sobre a questão do tempo na História da Filosofia, o livro XI das Confissões de Agostinho de Hipona (354–430) ainda hoje recebe interpretações. O presente artigo menciona pontos que já apresentei noutro texto sobre o tempo como espelho da alma, no entanto ele recebe o acréscimo de dois pontos que mudam a ênfase de minha interpretação prévia: (1) a citação a Josué e (2) a escolha de Deus creator ominum para exemplificar a relação, via tempo, entre ser humano, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. ¿Dios en las cosas o las cosas en Dios?Martín Gelabert Ballester - 2011 - Ciencia Tomista 138 (444):133-150.
    Cuando se leen los relatos que los grandes santos hacen de su experiencia de Dios, encontramos expresiones que rompen las reglas de la lógica lingüística, prueba de que hay experiencias que no son fáciles de describir y transmitir. San Agustín, en el contexto de una de las más célebres páginas de sus Confesiones, esa en la que exclama: “Tarde te amé, hermosura tan antigua y siempre nueva”, dice, por una parte, que Dios está “dentro” de él, para añadir a renglón (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Biología Molecular: ¿Revolución o Cierre?Alberto Hidalgo Tuñón - 2012 - Eikasia Revista de Filosofía 42:193-212.
    El surgimiento de la biología molecular en la frontera que separa la teoría genética y la bioquímica constituye un buen banco de pruebas para distintas estrategias metacientíficas. El teoreticismo de las revoluciones científicas de Thomas S. Kuhn propende hacia un constructivismo social que no sirve para dar cuenta de la posible verdad y corrección del teorema de la doble hélice. El enfoque semántico (desarrollado por J. Sneed, W. Stegmüller, U Moulines, etc.), aunque pretende adecuar sus análisis a los contenidos estructurales (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  1
    O pensamento moral em Descartes: Notas sobre a inserção da reflexão moral no método e na metafísica cartesiana/The Moral Thought in Descartes: Notes about the place of moral reflection in Cartesian method and metaphysics.Alessandro Rodrigues Pimenta - 2012 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (5):156.
    Este artigo analisa alguns aspectos da moral cartesiana. Num primeiro momento, investiga-se como a expressão moral provisória é equivocada e como a moral do Discurso é retomada na Correspondência. Num segundo momento, é interessante a compreensão da nova significação que Descartes fornece ao termo paixões. Enfim, mostra-se como a moral se insere, paulatinamente, na filosofia de Descartes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. ¿ Dios en las cosas o las cosas en Dios?Martín Gelabert Ballester - 2011 - Ciencia Tomista 138 (1):133-149.
    Cuando se leen los relatos que los grandes santos hacen de su experiencia de Dios, encontramos expresiones que rompen las reglas de la lógica lingüística, prueba de que hay experiencias que no son fáciles de describir y transmitir. San Agustín, en el contexto de una de las más célebres páginas de sus Confesiones, esa en la que exclama: “Tarde te amé, hermosura tan antigua y siempre nueva”, dice, por una parte, que Dios está “dentro” de él, para añadir a renglón (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  45
    Falsificação, dedução E o desenvolvimento da ciência: Um estudo sobre Bachelard E Popper.Teresa Castelão Lawless - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):159-173.
    Uma comparação das epistemologias de Bachelard e Popper mostra pontos de contato e também divergências interessantes. Ambos os filósofos defendem o primado teórico do erro em ciência, rejeitam a correspondência entre explicações e observações, e acreditam que a ciência não começa com uma apreensão ingênua ou neutra da realidade, mas pela teoria científica aceite na altura que é preciso falsificar através da dialéctica entre racionalidade e experimentação. Divergências fundamentais incluem o papel da metafísica em ciência e aquele da psicanálise na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Um lugar de memória: as tropas na correspondência de Simón Bolívar.Fabiana de Sousa Fredrigo - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
  50.  14
    Entre a tradição humanista e o neopragmatismo: Richard Rorty e a virada literária da filosofia.Eduardo Cesar Maia Ferreira Filho - 2017 - Hybris, Revista de Filosofí­A 8 (S1):109-128.
    Este ensaio defende que o pensamento pós-analítico e pós-filosófico de Richard Rorty pode assumir uma função – de caráter profilático – muito interessante no âmbito dos estudos literários acadêmicos e na crítica literária em geral: suas reflexões críticas funcionam como uma advertência contra certas pretensões cientificistas da filosofia e, por consequência, das teorias literárias em geral. Os variados usos e objetivos da linguagemhumana em atos interpretativos – como na crítica literária – extrapolam a noção moderna de verdade como correspondência; o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999