Results for ' Arte de Viver'

1000+ found
Order:
  1. Wilhelm Schmid - Dar forma a nós mesmos: Sobre a filosofia da arte de viver em Nietzsche (translation).Alexandre Alves - 2007 - Verve 12:44-65.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Um café com Sêneca: um guia estoica para a arte do viver, de David Fideler.Aldo Dinucci - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):134-136.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Pensando as figurações feministas e o devir-mulher a partir da arte.Jacqueline Amadio de Abreu & Roberta Stubs - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):269-301.
    Este artigo tem como objetivo pensar as figurações feministas e o devir-mulher a partir da arte para refletir sobre subjetividades inventivas. Em seu conteúdo, aborda-se o contexto do lugar da mulher na arte, desde o apagamento das mulheres até a reapropriação desse espaço pelos movimentos feministas. Para refletir sobre a arte, são apresentados os conceitos de devir e de figuração, bem como artistas que dialogam com esses conceitos. Sob o aporte teórico feminista, o trabalho aponta a (...) como um meio de resistência na produção de novas narrativas pelas figurações, além de um estado de devir como resistência, desconstrução e reconstrução, e um modo de viver mais libertário por parte das mulheres.Palavras-chave: Estética feminista. Arte. Devir-mulher. Subjetivação. AbstractThis article aims to think over the feminist figurations and the becoming-woman through art, in order to reflect on inventive subjectivities. In its content, women's place in art's context is addressed, from their erasure until their reappropriation by feminist movements. The concepts of becoming and figurations are presented to think over art, as well as artists that dialogue with those concepts. Under the feminist theoretical contribution, the present work features art as a way of resistance in the production of new narratives through figurations, while also recognizing the state of becoming as a means of resistance, a deconstruction and reconstruction process, and ultimately a more liberating way of life by women.Keywords: Feminist Aesthetics. Art. Becoming-woman. Subjectification. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    leitura neopragmatista de Rorty sobre Foucault.Edna Magalhães do Nascimento & Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cognitio 25 (1):e64392.
    O objetivo deste artigo foi investigar a leitura neopragmatista de Richard Rorty (1931-2007) sobre a concepção de subjetividade em Michel Foucault (1926-1984). Rorty ficou conhecido como um celebre filósofo que se opôs à concepção moderna de sujeito, sobretudo, o excesso de antropocentrismo e cientificismo. Quanto ao filósofo francês Michel Foucault, pode-se constatar no terceiro domínio de sua produção teórica, a presença de uma investigação vigorosa sobre a constituição do sujeito. Inicialmente, percebe-se desde seus primeiros escritos, o papel que exerce o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Por uma semiologia prazerosa de A Hermenêutica do Sujeito.Alexandre Freitas & Adalgisa Ferreira - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1519-1551.
    O presente ensaio inspirado na semiologia barthesiana tem por objetivo tematizar alguns desafios implicados no gesto aparentemente extemporâneo de escutar a escrita materializada no curso foucaultiano A Hermenêutica do sujeito. Trata-se de um exercício especulativo que, situando a educação no contexto das artes de viver, aborda o interesse crescente nas aulas ministradas por Foucault dedicadas à genealogia do sujeito implicada nas técnicas de si. Nesse percurso, defendemos que a atenção à escuta da voz que vem da escrita dessas aulas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Arte, Educação, Cultura: Uma reflexão a partir de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser/Art, Education, Culture: a reflection inspired by Friedrich Nietzsche and Vilém Flusser.Debora Pazetto Ferreira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):110.
    Este artigo propõe uma reflexão sobre arte, filosofia, cultura e educação balizada pelos pensamentos de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser. Avesso à erudição acadêmica e profissionalizante, o jovem professor Nietzsche criticava a cultura histórica que segregou o pensamento e a maneira de viver. A essa tendência, o autor opunha uma educação artística, ou seja, uma formação para o pensamento livre e para a criatividade. Este conceito é basilar no pensamento de Flusser e deve ser entendido em consonância com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    A epiderme do pensamento.Marcelo de Andrade Pereira - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 12:89-103.
    O presente estudo pretende investigar a concepção nietzscheana da Tragédia Clássica. Intui, portanto, apresentar as formas de experiências por ela engendradas, assim como as formas que ela engendra de pensamento e experiência. Essas formas remetem, por certo, a um universo de pensamento e experimentação (ética e estética) qualitativamente distinto do nosso. Servem-nos, entretanto, como fonte para se problematizar a prática educativa contemporânea em face da dimensão estética do viver e do próprio pensar. Partiremos assim, da hipótese de que Nietzsche (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Viver, a que se destina?Mario Sergio Cortella - 2020 - [Campinas, SP]: Papirus 7 Mares. Edited by Leandro Karnal.
    Qual o sentido da vida? Por que aqui estamos? Será destino? Será escolha? Neste livro, Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal, dois dos maiores pensadores contemporâneos no Brasil, se encontram para refletir sobre essas questões que há séculos fascinam e intrigam a humanidade. A ciência, a filosofia, a religião e a arte têm oferecido algumas possibilidades de resposta que os autores discutem aqui. Afinal, pode ser aterrador imaginar que não há um destino, algo que explique a nossa existência. Por (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Bergson's reformation of philosophy.Keith Ansell-Pearson - 2016 - Dissertatio 43 (S4):51-62.
    Neste artigo sigo uma sugestão de Pierre Hadot pela qual ele, desde que era um jovem estudante, entendia que “o bergsonismo não era uma filosofia abstrata e conceptual, mas uma nova maneira de ver a si e ao mundo”. A Filosofia para Bergson possui assim dois objetivos principais: ampliar a percepção humana; aprimorar a capacidade humana de agir e de viver. Examino alguns aspectos centrais da reforma bergsoniana da Filosofia, cuja ambição é levar a Filosofia além da academia, inclusive (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  41
    A ironia na teoria do romance: da exigência normativo-composicional do romance em Goethe ao viver a arte em Novalis.Antonio Vieira da Silva Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):51-67.
    O presente artigo busca explicitar o conceito de ironia na Teoria do romance. A explicitação do conceito de ironia se desdobrará num desenvolvimento duplo: como exigência normativo composicional e como radicalização subjetiva que excede a normatividade. No primeiro sentido, a ironia configura subjetivamente uma totalidade na obra épica, partindo da sua fragmentação objetiva nas relações sociais modernas. Nessa acepção, a ironia se apresenta como uma manobra subjetiva a serviço da normatividade épica do romance, pois sua finalidade é harmonizar o ideal (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.9. [REVIEW]Maria Verónica Pascucci - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):561-575.
    Em meio ao tempo e ao ritmo estabelecidos pela dinâmica social da atualidade, caracterizada por uma paisagem sonora que conduz ao desapego e ao distanciamento afetivo nas relações, exaurindo os próprios sentidos da vida humana, este trabalho pretende retomar o sentido ético da escuta como condição primordial de acesso à verdade, uma escuta que, para além do simples ouvir, permita espreitar os sons que constituem a singularidade dos sujeitos e do mundo e dão a tônica da sua existência. Estabelece relações (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    A interatividade no ciberespaço.Walter Zanini & A. Arte de Comunicação Telemática - forthcoming - Hermes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Atitude crítica, luta política e vida democrática: uma análise para além do pensamento de Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    No presente artigo pretendo apontar, primeiramente, a relação entre diagnóstico do presente e atitude crítica a partir do pensamento de Michel Foucault. Na sequência, indicarei que a noção de atitude crítica é ao mesmo tempo parceira e adversária da governamentalidade, no sentido de que ela designa uma arte plural de não ser governado de determinada maneira e pelos mesmos agentes, sem, contudo, se posicionar fora do jogo governamental. Mostrarei ainda que as lutas políticas contra a saturação do jogo governamental (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Notas Y comentarios.Arte de Los Contractos & Frías de Bartolomede Albornoz - 1974 - Salmanticensis 21 (21):457.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    A (não) questão do tempo na tradição chinesa.Maria Trigoso - 2006 - Cultura:209-219.
    A filosofia chinesa, tal como de resto a língua (em que ela é elaborada), sugerem que o Tempo, desde sempre no centro do debate filosófico ocidental, não é uma questão colocada na e pela tradição chinesa. Livre da categoria linguística da flexão verbal, que obriga a opor/separar os tempos (presente, passado e futuro) entre si e a escolher, necessária e exclusivamente, uma modalidade temporal, a língua chinesa presta-se melhor a dar conta do processo contínuo das coisas. Não será, portanto, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Arte e cultura em Herbert Marcuse: a fruição estética na cultura afirmativa.Elemar Kleber Favreto & Cristiane Bade Favreto - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):140-150.
    Este artigo tem como objetivo trazer uma análise da noção de "cultura afirmativa" em Herbert Marcuse, estabelecendo algumas aproximações de sua teoria crítica com as reflexões a respeito da técnica empreendidas por Martin Heidegger. O que temos em mente é que a cultura forma a sociedade, constituindo a civilização. Mas será que podemos dizer que civilização e sociedade são a mesma coisa? Será que a cultura realmente é aquilo que forma a sociedade e a civilização? A preocupação que devemos ter, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Experiences of Clinical Clerkship Students With Mindfulness-Based Stress Reduction: A Qualitative Study on Long-Term Effects.Inge van Dijk, Maria H. C. T. van Beek, Marieke Arts-de Jong, Peter L. B. J. Lucassen, Chris van Weel & Anne E. M. Speckens - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    PurposeTo explore the mindfulness practice, its long-term effects, facilitators and barriers, in clinical clerkship students 2 years after participation in an 8-week mindfulness-based stress reduction training.MethodA qualitative study was performed by semi-structured in-depth interviews with 16 clinical clerkship students selected by purposive sampling. Students had participated in a MBSR training 2 years before and were asked about their current mindfulness practice, and the long-term effects of the MBSR training. Thematic analysis was conducted using the constant comparison method. Data saturation was (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    The Analysis of Art.De Witt H. Parker & N. Metropolitan Museum of Art York - 1926 - Yale University Press H. Milford, Oxford University Press.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Commentarij Collegij Conimbricensis Societatis Iesu, in Libros de Generatione Et Corruptione Aristotelis Stagiritae Hac Secunda Editione Graeci Contextus Latino È Regione Respondentis Accessione Auctiores.Colégio das Artes, Manuel de Goes, Franciscus Vatablus, Joannes Albinus & Aristotle - 1599 - In Officina Typographica Ioannis Albini.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. La restauración de la naturaleza en relación a las obras de la tierra (earthworks) y el arte de los jardines japoneses.Thomas Heyd - 2004 - Estudios Filosóficos 53 (152):77-86.
    Parece contradictorio que los seres humanos intentemos restaurar la naturaleza, ya que el término "naturaleza" parece significar la antítesis de lo creado por nosotros. En este ensayo propongo elucidar la problemática de la restauración de la naturaleza a base de la consideración de los jardines japoneses formales y de las obras de la tierra (earthworks), en cuanto que ambas formas de arte constituyen formas de aculturar la tierra de tal manera que la relación del artefacto entra en relación directa (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Semiotics of art literature• painting• film.Sémiotique des Arts - 1971 - In Julia Kristeva, Josette Rey-Debove & Donna Jean Umike-Sebeok (eds.), Essays in semiotics. The Hague,: Mouton. pp. 397.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    L'art de sentir et de juger en matière de goût.Seran de La Tour - 1970 - Genève,: Slatkine Reprints.
    Excerpt from L'Art de Sentir Et de Juger en Matière de Goût Nous 'zivons' employé trois especes de papier _à la réimpres'sion de ce livre; ce qui forme trois éditions. La premiere, de luxe et tirée àtrès petit nombre sur du papier Velin.' About the Publisher Forgotten Books publishes hundreds of thousands of rare and classic books. Find more at www.forgottenbooks.com This book is a reproduction of an important historical work. Forgotten Books uses state-of-the-art technology to digitally reconstruct the work, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  21
    A arte de crer na contemporaneidade: possibilidades e limites do cristianismo segundo Gianni Vattimo. 2012.Marcos Paulo de Oliveira Bueno - 2013 - Horizonte 11 (29):417-418.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO BUENO, Marcos Paulo de Oliveira. A arte de crer na contemporaneidade : possibilidades e limites do cristianismo segundo Gianni Vattimo. 2012. 127 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    El académico y pragmático Carnéades: el arte de tomar decisiones probables sin asentir a ellas.Ramón Román Alcalá - 2023 - Pensamiento 79 (303):371-386.
    Carnéades es un escéptico académico y un pragmático que quiere fundamentar la ética no en la idea de Bien o Valor, sino en la noción de bien útil, convincente y conveniente. Una noción basada no tanto en hacer algo grande que merezca la admiración o el elogio de las personas, sino en no hacer mal a nadie y extender el bienestar personal a la mayoría. Para ello creó una norma o guía, una regla de conducta probable o persuasiva que invitaba (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Psicanálise e Lógica - a Letra e o Litoral.Maria Cristina de Távora Sparano - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):3-8.
    Qual é o objeto da lógica? Seria a arte de bem conduzir o discurso? Mas conduzí-lo para onde, com que finalidade? Haveria uma normatividade independente, que definisse o racional independente do real? É Lacan que pergunta e nos responde no sem. XIX: “eu proponho definir o objeto da lógica como aquilo que produz a necessidade de um discurso. E afirmo que o simbólico, o imaginário e o real se afirmam nos impasses da lógica. ” (LACAN, 2011, p. 40). Muitos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  30
    A desrepresentação do "outro" nos trabalhos de vídeo-arte de Maurício Dias e Walter Riedweg.Fernando Do Nascimento Gonçalves, Andre Gomes & Ana Paula Santos - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Nietzsche: ética y arte de la transfiguración.Raúl Esteban de Pablos Escalante - 2021 - Revista de Filosofía 46 (2):373-385.
    Nietzsche identificó la filosofía como _arte de la transfiguración _en la edición de _La gaya ciencia_ de 1887. Esta expresión tiene un fuerte vínculo con la última obra de Rafael Sanzio, _La trasfigurazione_, comentada en _El nacimiento de la tragedia_, en donde el arte es considerado como transfigurador. Tanto la filosofía como el arte se relacionan con el acto de transfigurar y ambas deben ponerse en relación con la vida; la cual ha de ser transfigurada por el amor.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  11
    El arte de gobernar: antología de textos filosóficos-políticos: siglos XVI-XVII.Francisco de Quevedo, Diego de Saavedra Fajardo, Antonio Pérez, Santos Herrán, A. J. & Modesto Santos (eds.) - 2008 - México [D.F.]: Anthropos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. en el Origen de la obra de arte de Heidegger.Jesús Adrián Escudero - 1996 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 25:121-126.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Viver bem: a ética de Aristóteles.Christopher Shields - 2010 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Philosophy with Children: Learning to live well.Claire Cassidy - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):243-264.
    A filosofia com crianças, em todas as suas guisas, visa engendrar o pensamento filosófico e o raciocínio nas crianças. Muito é escrito sobre o que a participação na filosofia poderia fazer para a criança academicamente e emocionalmente. O que propomos aqui é que permitindo às crianças participar de diálogos filosóficos elas aprenderão uma abordagem que poderia dar suporte a sua participação na sociedade e que poderia envolvê-las na consideração e no arejamento de suas vistas, tomando decisões em suas interações e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  7
    L'art de la conjecture.Bertrand de Jouvenel - 1972 - Paris: Hachette.
  33. Libertad negativa y moral práctica en El arte de la prudencia de Baltasar Gracián.Domingo Fernández Agis - 2007 - A Parte Rei 51:3.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    El arte de predicación medieval: Estudio del manuscrito «uniuscuiusque sermocinantis initium sit tale si placet» quedam doctrina ad formam praedicandi brevis.Alberto Descalzo de Blas - 2003 - Salmanticensis 50 (2):257-277.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    A arte de ter razão.Sílvia Faustino de Assis Saes - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):122-135.
    This paper intends to show how Schopenhauer‟s „eristic dialectics‟, defined by him as „the art of being right‟, arise from the combination of two lines of thought on dialectics: the Aristotelian tradition, in which dialects are understood as an argumentative discourse based on generally accepted notions; and the tradition set in motion by Kant, which understands dialectics as a logic of appearances or of illusion. The interpretation we favor, and which we intend to argue in this work, is the following: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Apresentação do Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação.Pedro Angelo Pagni & Divino José da Silva - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):23-30.
    1 Os artigos reunidos em torno deste título, retratam a segunda parte das discussões ocorridas nas mesas redondas do VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, ocorrido de 27 a 29 de agosto de 2019, na UNESP, Campus de Marília/SP. Agradecemos a FAPESP, CAPES pelo apoio financeiro que nos possibilitou a apresentação dos resultados da proposta. O presente Dossiê tem como tema o governo das diferenças empreendidos pelas políticas estatais no neoliberalismo, as quais têm repercussão na educação. As reflexões aqui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  25
    Verecundia, risa y decoro: Cicerón y el arte de insultar.Salvador Mas - 2015 - Isegoría 53:445-473.
    Sobre la risa puede hablarse de muchas maneras; cabe, por ejemplo, una aproximación fisiológica, otra psicológica o una tercera sociológica, que los antiguos no desatendieron por completo, si bien Cicerón prefirió investigar sus posibilidades retóricas. A nadie se le oculta la relevancia de chanzas y chistes para disponer a la audiencia de manera favorable o para ridiculizar al adversario; tampoco que esta estrategia, a despecho de su efectividad y por la misma, puede sobrepasar los límites de lo aceptable o de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  28
    El Hip Hop: ¿Arte popular de lo cotidiano o resistencia táctica a la marginación?María Emilia Tijoux, Marisol Facuse & Miguel Urrutia - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 33.
    El siguiente artículo propone una presentación del Hip Hop en Chile, comprendido como un movimiento plural que puede ser pensado en términos de tácticas y estrategias de resistencia. Para ello se comienza por una caracterización general de esta práctica considerando sus diversos componentes -música, danza y grafiti- seguida de una descripción de sus orígenes históricos y de su contexto social de emergencia asociado a la segregación y a la estigmatización urbanas. Luego, a partir de la revisión de diversas investigaciones provenientes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    Acerca de los espacios novelares marginales en La comedia del arte de Adolfo Couve.Juan Cid Hidalgo & Monserrat Grandón - 2020 - Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofia 1 (50):145-161.
    El presente trabajo busca reflexionar, desde la perspectiva de los estudios interartísticos, sobre la práctica narrativa de Adolfo Couve, escritor y pintor chileno que tematiza el mundo plástico en toda su producción narrativa. A partir de una concepción desprejuiciada respecto de lo marginal, de la fealdad y la miseria, el autor despliega una mirada alterna sobre los espacios de borde en busca de la reivindicación de la miseria, a la vez que relativizar el canon estético que prestigia temas y motivos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Plutarco - Da virtude e do vício.Maria Aparecida de Oliveira Silva - 2018 - Perspectivas 1 (2):101-109.
    Περὶ ἀρετῆς καὶ κακίας, ou De virtute et vitio, é o primeiro tratado listado no Catálogo de Máximo Planudes, sem qualquer referência no de Lâmprias. Tal como é característico ao corpo de tratados plutarquianos intitulado Moralia, nosso autor faz uso de narrativa pedagógica e moralizante. Em Da virtude e do vício, Plutarco exorta seu leitor/ouvinte a cultivar a virtude por meio do estudo da filosofia, instrumento necessário ao desenvolvimento do caráter. O estilo de Plutarco é de uma grande riqueza de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Aristóteles y los límites de la dialéctica: notas sobre el arte de la crítica (peirastikê).Paolo Fait - 2002 - Anuario Filosófico 35 (73):435-462.
    The paper deals with the art of cross-examination or probe (peirastiké) wich is, according to Aristotle, a part of dialectic and aims at revealing falle pretensions to knowledge. A detailed discussion of the relevant passages from the Sophistical Refutations shows that "peirastic" argumenta were not easily distinguishablc forro the arguments used by the sophists against the scientists in order to undermine their reputation. It is also shows that the difficulty of telling dialectic from sophistry is a theme Aristotle inherits frorn (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  42.  19
    Entremundos y posibilidades. Un acercamiento a la teoría del arte de Paul Klee.Lucía Bodas Fernández & Beatriz Pichel Pérez - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 49:101-118.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    O lugar da obra de arte na filosofia do sublime do século XVIII.Renata Covali Cairolli Achlei - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):257-273.
    A relação entre o sublime e a arte, a princípio, soa natural e certa, mas ao longo do século XVIII algumas teorias afastaram essa categoria da produção artística. Foram décadas notadamente frutíferas nas questões sobre o sublime, período em que não só o sublime recebe seu título de categoria estética como destacadamente participa das questões epistemológicas da recém cunhada disciplina Estética. Nesse cenário, alguns pensadores se voltam exclusivamente para o sublime natural. Esse artigo procurará mostrar o caminho percorrido por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    [Recensão a] PEREIRA, R. H. S. - Averróis: a arte de governar.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:157-158.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. L'art de compiler à byzance: La lettre γ du florilège coislin.Iise de Vos, Erika Gielen, Caroline Mace & Péter van Deun - 2008 - Byzantion 78:159-223.
    The Florilegium Coislinianum, from which we are editing the chapter dealing with words beginning with the letter ?, is a large Byzantine anthology, dating back to the 9th-10th cent. Its manuscript tradition has been exhaustively explored for the first time in this article and our edition is based on 11 manuscripts, dated from the 10th to the 14th cent. We also compared the Florilegium Coislinianum with the Sacra Parallela and the Loci Communes.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A arte de narrar ou as relações perigosas entre a Philosophí­a e a Tékhne.Maria das Graças de Moraes Augusto - 2004 - Princípios 11 (15):07-28.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Arte de bien morir y La contienda del cuerpo y alma: un incunable toledano de 1500.Blanca López de Mariscal, Guadalupe Rodríguez Domínguez & Anton López de Meta (eds.) - 2019 - Frankfurt am Main: Vervuert.
    El presente volumen incluye la edición crítica, acompañada de un completo estudio introductorio, del Arte de bien morir, texto en prosa sin autor declarado, y de La contienda del cuerpo y alma, una composición en verso firmada por Antón López de Meta. Ambas obras integraban un mismo libro destinado a preparar al hombre para enfrentar su tránsito final hacia la vida eterna y forman parte de la tradición del Memento mori.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Arte como “formelle Bildung” en el mundo moderno en la estética de Hegel.Javier Domínguez Hernández - 2008 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 37:201-221.
    Formelle Bildung es el concepto de Hegel para determinar la función histórica del arte en el mundo moderno. Esta función contrasta con la inhaltliche o la substantielle Bildung que proporcionó el arte en el mundo oriental y el mundo clásico griego, y en general, con la función decisiva que desempeña el arte en el ethos de culturas donde el arte es inseparable de la religión, donde según Hegel, el arte opera según su determinación suprema. Pero (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    El Arte Global Entre la Crisis de Sentido y El Giro Teórico.José Fernández Vega - 2011 - Praxis Filosófica 29:101-112.
    Una crisis de sentido parece estar afectando importantes instituciones artísticascomo las bienales (empezando por las más emblemáticas, la de Veneciay la de San Pablo), después de haber impactado en las propias obras de artea lo largo del siglo XX y en especial en los años 1960. Explorando estastransformaciones, este artículo advierte una especie de “giro teórico” queemerge en el mundo del arte como respuesta a la crisis y busca caracterizarloa partir de una comparación con algunas tendencias de la tradición (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000