Results for 'relações de poder'

1000+ found
Order:
  1.  12
    Transtorno opositor desafiador: relações de poder na sociedade governamentalizadora.Vanessa Regina de Oliveira Martins, Mariana Peres Morais & Bianca Salles Conceição - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021037.
    Diagnosing Challenging Oppositional Disorder on children and young people is approached by health as a disorder that has a compilation of features that can even make the disorder easily camouflaged or confused with others, such as Attention Deficit Hyperactivity Disorder or Disorder. In addition to the discussions of a TOD’s clinical perception, it’s necessary to deconstruct some norms and look at this difference, through another perception in which it allows us to reflect TOD from a philosophical social perspective.This research sought (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    O normal e o patológico: relações de poder em Michel Foucault.Alaíde Beatriz Cabral Nunes & Maria Veralúcia Pessoa Porto - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):17.
    O presente trabalho propõe analisar, a obra base “A História da Loucura na Idade Clássica” do filósofo Michel Foucault, observando a maneira em que a loucura foi conceituada e tratada ao longo do período Clássico para compreender - por meio de uma dimensão histórica e filosófica - as formas em que se constituíram as relações de poder e silen- ciamento da loucura além da atualidade de sua problematização na sociedade contemporânea.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    LUÍS VI E SUGER As relações de poder entre a Igreja e o Estado francês no séc. XII.Maria do Carmo Parente Santos - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):391-403.
    O tema do nosso trabalho é a análise da obra Vie de Louis VI Le Gros, escrita pelo abade Suger. Esta crônica é a narrativa do reinado do monarca francês, Luís VI, feita pelo abade Suger, testemunha ocular dos acontecimentos nela narrados. No nosso entender a obra reveste-se de bastante interesse para o historiador, visto que através dela podemos tentar compreender como os intelectuais da Igreja relacionavam- se com o poder secular e os motivos que os levaram a apoiar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Entre cidades partidas e quartos de despejo: territórios, nomenclaturas e relações de poder.Joice Soares - 2024 - Odeere 9 (1):178-193.
    Em setembro de 2023, ocorreu o “I Encontro Nacional de Produção, Análise e Disseminação de Informações sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo central do evento foi discutir a nomenclatura “aglomerados subnormais”, utilizada para designar territórios periféricos como favelas, grotas, alagados etc. nas pesquisas e publicações oficiais do órgão. Neste texto, busquei relatar minha experiência no evento, a partir da descrição de alguns aspectos considerados centrais por mim, além (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Estado de Exceção e Relações Internacionais: O Refugiado e o Poder Soberano.Flávia De Ávila & Allan Wesley M. Dos Santos - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O estudo do estado de exceção, paradoxo central da política moderna, é objeto da análise de diferentes vertentes conceituais que envolvem o poder soberano e o seu exercício. Sua prática tem importantes consequências para as Relações Internacionais, como no caso de refugiados, que muitas vezes se encontram à margem do amparo legal estatal por sua singular situação, carentes do exercício da cidadania e liberdade para agirem como agentes políticos transformadores do meio social. Este artigo propõe um delineamento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Epistemologias, gênero e dogmatismo científico.Daniel Martínez-Ávila & Mariana Rodrigues Gomes de Mello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):182-194.
    Há uma filosofia da diferença que precisa ser mais considerada nos nossos tempos, visto que se opõe à tradição filosófica identitária dos pré-socráticos à atualidade, que se apegou obstinadamente à ideia de identidade, que vislumbra o real, somente através da referência ao idêntico. Nessa perspectiva, os anseios e peculiaridades dos mais diversos movimentos sociais precisam ser ouvidos de modo mais efetivo pela filosofia e pela ciência. Mesmo nas ciências exatas, a teoria não é eterna, quanto mais nas sociais aplicadas, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais.José Valdir Jesus de Santana, Vilmar Joaquim dos Santos & Maria de Fátima de Andrade Ferreira - 2022 - Odeere 7 (2):71-92.
    Todas as dimensões do ensino de geografia contribuem para a construção de referenciais de leitura do mundo, conferem poder a indivíduos e grupos em suas interações e relações, do mesmo modo que os posiciona, tanto do ponto de vista geográfico quanto social. A Geografia tem, portanto, na perspectiva de Santos (2009), relação direta com a constituição da ideia de raça e com a instauração de formas de relações raciais. Neste artigo tem-se como objetivo identificar como as dimensões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    A interseccionalidade a partir de 'Quarto de Despejo', De Carolina Maria de Jesus.Julia de Freitas Vieira & Izilda Cristina Johanson - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):244-268.
    As relações de poder em torno das questões de raça, classe e gênero dão lugar a uma combinação característica de opressões que atingem, de modo particular, as mulheres negras. A fim de refletir sobre o conceito de interseccionalidade na obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, abordaremos a questão do contexto colonial no qual se enraízam os alicerces que têm mantido praticamente intactas as estruturas sociais das desigualdades de condições em meio à diversidade de indivíduos. Visamos a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    O letramento racial entre as relações sociais de poder em Frantz Fanon e para o bem das gerações futuras de Annette Baier.Mônica Parreiras - 2024 - Aufklärung 11 (1):191-204.
    This article has, as an end in itself, the latent and pulsating objective of serving as a tool for introductory awakening to the process of racial literacy. As a further objective, I seek to point out the importance of this process in the family, institutional and social spheres, in order to minimally incite people to an anti-racist education. To this end, I start from the precision of concepts related to literacy and literacy systems, working with some concepts that are part (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Heterotopias urbanas: Espaços de poder e estratégias sócio-espaciais dos Sem-Teto no Rio de Janeiro.Tatiana Tramontani Ramos - 2010 - Polis 27.
    O artigo é uma tentativa de aproximação entre das lutas travadas pelo movimento dos sem-teto no Rio de Janeiro e a idéia de heterotopia assim como foi elaborada e (pouco) desenvolvida por Michel Foucault. As estratégias desse movimento, suas formas de reapropriação e resignifiação dos espaços urbanos, poderiam ser identificadas, nesse quadro teórico, como contribuições para a criação e manutenção de enclaves insurgentes na cidade, isto é, heterotopias urbanas. Estes seriam espaços criados, definidos, reproduzidos a partir de relações de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O professor e o aluno com altas habilidades e superdotação: relações de saber e poder que permeiam o ensino.Giovana Mattei - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (1):93-102.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Gênero e sexualidade: o poder transformador da educação.Cássia De Lourdes Batista, Camila Dos Santos Vitello & Milena Bastos Da Silva - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):137-171.
    A sociedade foi construída a partir de relações de poder que trataram de segregar e marginalizar alguns grupos. A escola, coexistindo nesse contexto, pode mover-se para a ruptura das desigualdades. Dessa maneira, viabilizar a temática de gênero e sexualidade no cotidiano escolar colabora com uma educação transformadora, voltada ao respeito, à valorização das inúmeras vivências de gênero e sexualidade e ao combate à violência. Frente à possibilidade de intervenção e sem adotar uma postura ingênua de que a instituição (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Negra e Mulher, negra mulher, mulher africana: as relações sociais, culturais e políticas de mulheres negras no Brasil e as africanas na África Austral – um olhar panor'mico.Dagoberto José Fonseca & Simone de Loiola Ferreira Fonseca - 2019 - Odeere 4 (8):154.
    O Brasil e a África Áustral compreendem muitas regionalidades e diversidades, bem como os tratamentos dados por essas sociedades e culturas às mulheres negras e africanas. Porém, uma questão salta aos olhos que é o fato delas estarem em condições de violências sociais, porém lutando e resistindo contra essas adversidades antigas, elaboradas por tradições e relações de poder formuladas por homens. Negra, mulher, pobre, periférica, marginalizada, desprotegida e ágrafa tem sido como o imaginário coletivo masculino e patriarcal tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Por uma política de leitura aberta de mundos: o buraco negro e o fim do mundo como possibilidade de nascimentos crianceiros.Alexsandro Rodrigues & Leonardo Lemos De Souza - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):103-131.
    Por uma política de leitura aberta de mundos: o buraco negro e o fim do mundo como possibilidade de nascimentos crianceiros Resumo: Este artigo é resultado de conversas afiadas e tecidas nos inconformismos e rebeldias desde as margens dos buracos negros de vidas em dissidências. O texto busca tensionar os buracos fechados pela polícia do sistema sexo-gênero na manutenção de seus privilégios e que não nos permite, via políticas públicas, acessar histórias em gêneros e sexualidades diferentes das tradicionais narrativas feitas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Uma política do corpo como alvo das tecnologias de poder em Michel Foucault: tensionamentos aos discursos que circulam na revista AnaMaria.Bárbara Hees Garré & Suélem Costa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021014.
    O presente artigo tem como objetivo problematizar o discurso de emagrecimento presente na mídia contemporânea. Para tanto, foi realizada uma discussão teórico-conceitual acerca de uma política de corpo como alvo das tecnologias de poder em Michel Foucault, tomando-se, como corpus empírico, reportagens da seção “dieta” de alguns exemplares das edições semanais da revista AnaMaria. Tal revista é uma mídia impressa e eletrônica, com periodicidade semanal. Na análise, utilizam-se ferramentas foucaultianas para tensionar e provocar fissuras em discursividades que reverberam pelos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903-1969) e a Indústria Cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    Resumo : O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram - a definição (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Lutas por reconhecimento e vontade de poder: uma afinidade entre Hegel e Nietzsche?João Constâncio - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):88-144.
    Resumo O artigo é uma tentativa de explorar a hipótese controversa de que possa haver uma profunda afinidade - até agora não identificada - entre a concepção de "luta por reconhecimento" [Kampf um Anerkennung] em Hegel e a concepção da dinâmica da "vontade de poder" [Wille zur Macht] em Nietzsche. Esta hipótese diz respeito ao modo como a luta e a dominação estão implícitas na noção hegeliana de reconhecimento, isto é: diz respeito à dinâmica intersubjetiva das formas falhadas de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Pensamento pós-colonial, gênero e poder em María Lugones: multiplicidade ontológica e multiculturalismo.Guilherme Paiva de Carvalho - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):311-338.
    Resumo: O artigo objetiva refletir sobre as concepções de gênero, poder, multiplicidade e multiculturalismo, em María Lugones, analisando o modo como sua teoria se associa ao pensamento pós-colonial. Para tanto, aborda a perspectiva do pensamento pós-colonial e a noção de colonialidade do poder, considerando o sistema moderno/colonial de gênero. As teorias pós-coloniais criticam o paradigma epistemológico do Ocidente e a hierarquização baseada na distinção entre humanos e não humanos, colonizador e colonizado. Em sua análise do sistema moderno/colonial, María (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig wiesengrund Adorno (1903-1969) E a indústria cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram – a definição da indústria (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Relações sociais entre a mulher idosa e a família em São Tomé e Príncipe: política e cultura em debate.Maria Imaculada Fernandes De Almeida & Alexandre António Timbane - 2022 - Odeere 7 (1):126-144.
    Todas as sociedades possuem uma cultura que dita as regras de ser e de estar em sociedade. A cultura é uma das práticas mais importantes da afirmação da identidade de um povo. As culturas mudam à medida que a sociedade se adapta aos novos modelos de vida. Em muitos casos, o que provoca mudanças é o contato entre povos fazendo com que um grupo assimila práticas do outro. A pesquisa visou compreender a problemática da violência contra as mulheres idosas em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    A vida religiosa feminina e as relação de poder na Ordem dos Pregadores: reflexões a partir dos epistolário de Jordão da Saxônia.Carolina Coelho Fortes & Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva - 2017 - Horizonte 15 (48):1220-1252.
    Between 1221 and 1236, Jordan of Saxony, the general master of the Order of Friars Preachers, and Diana Andaló, nun of the monastery of St. Agnes in Bologna, were frequent correspondents. From the exchange of epistles that characterized their friendship, only a few dozen letters written by the friar reached us. In them we can see the growth of the Order in those early years of its institution, its gradual organization as well as the policy of the master in relation (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Neoliberalismo como máquina de guerra (ou sobre a crise da Biopolítica): Lazzarato contra Foucault.Felipe Figueiredo De Campos Ribeiro & Bruna Martins Coelho - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):228-243.
    O objetivo deste ensaio é passar em revista a crítica que vem sendo elaborada por Lazzarato à concepção “positiva” de poder de Foucault, cuja síntese está no conceito de biopolítica. Isto, tomando como marco balizador o modelo neoliberal de governamentalidade, caro a ambos os autores. O pensamento de Lazzarato acolhe apenas parcialmente a noção foucaultiana – segundo ele demasiadamente ampla e pouco atenta às factualidades históricas (atinentes à financeirização, às relações coloniais centro-periferia, às “guerras totais”, às crises e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training.Robson Carlos Loureiro & Luciana de Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020008.
    A formação docente pode ser analisada sob várias perspectivas. Neste artigo procura-se enfocar a formação docente como um instrumento político de manipulação e de controle das racionalidades e subjetividades dos sujeitos em formação. Procura-se entender essa dominação sobre seus alunos. Trata-se de um exercício estratégico de biopoder exercido por uma governamentalidade dominante. Este papel das formações parece ser um dos principais elementos motivadores das licenciaturas e das formações continuadas de docentes no Brasil. A mobilização das racionalidades e subjetividades esperada pela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    DOSSIÊ MICHEL FOUCAULT: o pensamento de Michel Foucault em nosso tempo de agora.Cristiane Maria Marinho, Dorgival Gonçalves Fernandes, Elias Ferreira Veras & Eduardo F. Chagas - 2017 - Revista Dialectus 11.
    O que somos? Como nos tornamos o que somos? Quais relações de saber-poder atravessam nossas subjetividades? Quais dispositivos e tecnologías foram/são mobilizados em torno das urgências histórico-contemporâneas? Quais outros somos são possíveis diante das estratégias de governamentalidade disciplinares e biopolíticas que marcam a contemporaneidade? O pensamento de Michel Foucault e seu modo crítico de indagação histórica e filosófica possibilitam que interpelemos os processos que nos fizeram e nos fazem ser quem somos, seus mecanismos de assujeitamento e posibilidades de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Biopolítica Das Drogas: Racismo e Encarceramento Em Massa No Brasil Contempor'neo.André Brayner de Farias - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):47.
    O artigo propõe uma análise da política de drogas no Brasil à luz das teorias biopolíticas de Michel Foucault. A análise elege dois aspectos da genealogia foucaultiana que são centrais para entender a relação entre guerra às drogas, racismo e encarceramento em massa: a coextensividade entre guerra e política e o racismo como dispositivo de seleção da população. Entendemos, entretanto, que a perspectiva de Foucault não é sufi ciente para uma genealogia das relações de poder aplicada ao Brasil. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    Entre Silêncios e Sussurros: A Questão Do Acesso À Informação Sobre o ‘Louco’, Uma Análise Dos Prontuários Do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.Asy Pepe Sanches Neto & Marcia H. T. De Figueredo Lima - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):64-79.
    Buscando identificar os aspectos informativas de prontuários de pacientes internados por motivações sociais no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba em 1953 e de concepções foucaultianas sobre a construção da ‘loucura’ e do ‘louco’ na sua forte relação com modelo de sociedade, esta pesquisa indagou: se a loucura é uma construção social, que na modernidade implicou em segregação, qual a função do documento médico nesse processo? Espera-se que apresentem um conteúdo informativo sobre as doenças (viés informativo). Mas os prontuários daquela instituição não (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Os espaços público, privado e doméstico: algumas contribuições e problematizações dos estudos feministas a partir dos anos 1960.Vanessa Lucia de Assis Rebesco - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):531-559.
    O objetivo deste artigo é discutir as complexas e flutuantes definições sobre os espaços público e privado a partir dos anos 1960, focando especialmente nas críticas elaboradas pelas feministas, para destacar as importantes contribuições dessas teóricas tanto para o alargamento conceitual desses dois espaços quanto para a problematização da esfera doméstica. Dos anos 1960 em diante, as feministas mostram que as tradicionais e históricas polarizações dos espaços sociais legitimam estruturas e práticas de dominação masculina, assim, ficam mais evidentes as (...) de poder, presentes nessas esferas. Nesse sentido, focaremos no potencial crítico desses estudos e na importância da compreensão das dinâmicas opressivas referentes às vivências domésticas das mulheres — considerando a pluralidade de classes e raças que constituem essa categoria.Palavras-chave: Espaços público/privado. Espaço doméstico. Estudos feministas.AbstractThe objective of this article is to discuss the complex and fluctuating definitions of public and private spaces since the 1960s, focusing especially on the criticisms drawn up by feminists, to highlight the important contributions of these theorists both to the conceptual expansion of these two spaces and to the problematization of the domestic sphere. From the 1960s onwards, feminists show that the traditional and historical polarizations of social spaces legitimize structures and practices of male domination, thus, the power relations, present in these spheres, become more evident. In this sense, we will focus on the critical potential of these studies and in the importance of understanding the oppressive dynamics related to women's domestic experiences — considering the plurality of classes and races.Keywords: Public / private spaces. Domestic space. Feminist studies. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Representações sem'nticas de raça e classe da cultura popular para literatura e para televisão.Viviane Lucy Vilar de Andrade - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).
    Há um diálogo entre os estudos antropológicos e literários não só porque a literatura está dentro do âmbito da antropologia cultural, mas também porque a literatura de um povo reflete substancialmente os aspectos da sua cultura e sua visão de mundo. Este trabalho investiga as representações de classe, raça e relações raciais em “O Romance d'A Pedra e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, um romance do autor brasileiro contemporâneo, Ariano Suassuna (1927). Em primeiro lugar, pretende-se demonstrar como a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O Que É O Poder? As formas de exercício do poder na vida social e pragmática dos indivíduos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Como podemos observar na sociedade contemporânea, as relações de poder estão cada vez mais disseminadas por todos os lados, seja nas relações familiares, num grupo de amigos, numa instituição, numa empresa, em cargos públicos, etc, e essas relações podem-se caracterizar de forma simples (entre dois indivíduos) ou numa esfera mais complexa (empresa, cidade ou país). E cada uma dessas relações têm em comum o fato de servirem como meio de influência na consulta alheia. Na esfera (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    O Leviatã hobbesiano e o medo de poderes invisíveis: reflexões filosóficas durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    "Ewé Ó!": crianças de terreiro e seus etnosaberes.Hellen Mabel Santana Silva & Marise De Santana - 2021 - Odeere 6 (2):96-115.
    O artigo aborda a relação entre crianças de terreiro e os seus etnosaberes produzidos no universo dos cosmosentidos do candomblé. Enquanto religião de matriz africana onde a biointeração é um dos princípios basilares, o candomblé e seu universo apresentam uma extensa gama de saberes tradicionais que são construídos e vividos no cotidiano. Compreender como as crianças de terreiro produzem seus conhecimentos traz consigo o intento de pensar a infância e seu poder criativo através de uma afroperspectiva onde a multidimensionalidade, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  3
    Olhares, Vozes, Corpos e Ensinos de Filosofias.Flávio de Carvalho - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:190-201.
    Este artigo oferece uma discussão sobre Ensino de Filosofia, adotando a compreensão da diferença e da diversidade como elementos constitutivos do fazer Filosofia e do ensinar Filosofia. O ponto de partida que adoto são questões sobre a docência e a formação de professores, e apresento sua vinculação com questões epistêmicas, pedagógicas, políticas e éticas. Por meio da apresentação das relações entre sujeito, saber, discurso, poder e sujeição poderemos pensar a vida dinâmica e tensa no exercício de filosofar e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    Before there were clerics.José Antônio de C. R. De Souza - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):87-110.
    Neste artigo, inicialmente, discorremos sobre o contexto histórico que suscitou a 1ª fase do conflito em torno às relações de poder, entre Bonifácio VIII e Felipe IV de França, e as fundamentações teóricas em que o Papa e o Rei se apoiavam. A seguir, analisamos um dos opúsculos anónimos, escrito em defesa da política do Rei contra parte da clerezia franca, que não queria ser taxada em seus bens, e contra a bula papal Clericis laicos. Por último, apresentamos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Europeus e norte-americanos no litoral Sul da Bahia: branquitude e novas colonizações no paraíso tropical?Jaqueline Souza De Jesus & Regina Marques de Souza Oliveira - 2020 - Odeere 5 (10):257-279.
    Este texto aborda a migração para a Vila de Serra Grande, distrito do munícipio de Uruçuca, no litoral sul da Bahia, considerando a projeção do Brasil paraíso tropical, assim como a suposta cordialidade inerente ao contato com o povo brasileiro. O território da vila é também abordado a fim de enfatizarmos as relações históricas, políticas, econômicas, culturais e raciais, enfim, as relações de identificações e diferenças, que fazem do Litoral Sul da Bahia um eminente território de riquezas, poderes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    A natureza do poder E as ilusões do contrato social em Robert filmer.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    O presente artigo procura mostrar a crítica conservadora inglesa do século XVII às noções de liberdade natural e contrato originário, ao deslocar a origem do poder político para as relações afetivas estabelecidas pelos laços sentimentais de família que mantêm pais e filhos unidos. Mais exatamente, a legitimação política do poder teria como fundamento uma autoridade natural semelhante à relação verificada entre pais e filhos. Segundo essa teoria, cujo mais importante representante foi Robert Filmer, o fundamento da autoridade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade.Carlos Alberto Tolovi, João Batista de Albuquerque Figueiredo & Francione Charapa Alves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022021.
    Uma das questões que desafia educadores e educador@s [1], inserid@s no campo da relação que envolve os processos de ensino e de aprendizagem, consiste no papel da educação do ponto de vista da vida em sociedade. E uma resposta aceita de forma genérica aponta para a dimensão da humanização. Questiona-se: até que ponto a relação educativa possui a capacidade e potencialidade de humanizar? Como relacionar a construção do conhecimento à perspectiva de valoração que promova a sociabilidade humana? A partir destes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  6
    João Duns Escoto, O. Min. (1266-1308): sobre a origem da Propriedade e da Autoridade Secular.José Antônio de C. R. De Souza - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):465-481.
    Neste artigo, o autor começa por discorrer sobre os últimos anos de vida do Doutor Subtil, marcados pelo célebre conflito em torno às relações de poder, ocorrido entre Filipe IV "O Belo", rei da França, e o papa Bonifácio viu, por causa das posições que ele assumiu e de sua relação com a questão da origem da propriedade e da autoridade secular. Para o Menorita escocês tanto a propriedade ou o domínio particular sobre os bens quanto a autoridade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  3
    Vestígios, “negrofuligens” e “feitiço”: rastros de africanidade na constituição de uma filosofia negro-brasileira.Elisangela de Jesus Santos & Ludmilla Lis Andrade De Lima - 2022 - Odeere 7 (1):217-234.
    Este artigo atende às provocações dos seres encantados que atuam na construção de nossa Filosofia afro-brasileira estimulando a criação de novas epistemologias através do fazer-negro centrado no mistério, na Força Vital, no diálogo com o Tambor e o Batuque e no poder da Palavra, todos estes saberes ancestrais que preenchem e conduzem nossa formação acadêmica como mulheres e pessoas negro-periféricas. Utilizaremos os termos “Filosofia afro-brasileira” ou ainda “Filosofia negro-brasileira” para tratar desses saberes sem que haja diferenciação entre eles. Somos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    O poder na teoria feminista: visões contrapostas.Ayda Elizabeth Blanco Estupiñán - 2021 - Universitas Philosophica 38 (77):43-65.
    Este artigo investiga quais são os principais conceitos de poder propostos pela teoria feminista da segunda onda, de modo a sustentar que nessa são identificáveis dois conceitos fundamentais que são opostos mas complementários. Para tanto, propõe-se um percurso pelas principais ideias do feminismo acerca do poder surgidas a partir da década de 1960, nas quais esse aparece relacionado, principalmente, aos conceitos de dominação e opressão, mas também às visões sobre empoderamento, recurso, cuidado e liberdade. Com base no mapeamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    O Crepúsculo Da Razao: Marx, Nietzsche e Freud e o desvanecer da subjetividade iluminista.Celso Candido de Azambuja - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):507-520.
    Resumo Neste trabalho procura-se, de forma introdutória, uma via de acesso para a compreensão da condição humana a partir da leitura crítica ao iluminismo ocidental realizada por Marx, Nietzsche e Freud. Para tanto, explora-se inicialmente o problema da emergência da subjetividade iluminista no contexto da cultura grega como fenômeno agonístico e indica-se o nascimento da tradição iluminista a partir das obras de Hesíodo e Ésquilo. Em seguida, discute-se a posição da modernidade ilustrada desde a perspectiva kantiana. Desde então, elabora-se a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Foucault E a questão da expansão metodológica.Leonardo Lima Ribeiro & Janaina de Souza Monteiro - 2014 - Synesis 6 (1):149-176.
    O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o pensador francês Michel Foucault expande argumentativamente sua prática metodológica, à medida que acresce uns aos outros, e ao passo em que os descobre, métodos para pesquisas históricas. Tencionando alcançar tal intento, efetua-se estudo acerca: do modo como seus métodos se estruturam no bojo; dos objetos de estudo para os quais esses métodos se voltam ; das conclusões a que chega o autor em suas pesquisas históricas, sob a mediação dos métodos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Guerra e paz: uma abordagem jurídico-filosófica.Francisco Jozivan Guedes de Lima, Cleide Calgaro & Gabriel Dall’Agnol Debarba - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):115-129.
    O debate contemporâneo nas teoria das relações internacionais é marcado por duas perspectivas: de um lado a perspectiva do realismo político que concebe a paz como um ideal inacessível e a guerra como meio necessário para a aquisição e manutenção do poder; e de outro lado a perspectiva do normativismo ou idealismo que pensa o fim das relações internacionais para além dos conflitos de interesse e da luta por poder. A primeira perspectiva trata as relações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    O Poder Das Empresas Transnacionais e a Produção da Elisão Fiscal: O Caso Do Consumo da Coca-Cola No Mundo Contempor'neo.Isadora Lazaretti & Lucas Dalmora Bonissoni - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):125.
    Este estudo versa sobre o poder das empresas transnacionais e a produção da elisão fiscal, com base no caso da Coca-Cola no mundo contemporâneo. A pesquisa é realizada adotando-se o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica. O objetivo geral busca verificar o poder das empresas transnacionais e como elas podem produzir elisão fiscal. Considerada uma das marcas mais influentes do mundo, a Coca-Cola efetua manobras fiscais, como a elisão fiscal, consistente na redução do pagamento de tributos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Inútil resistir ao dispositivo da sexualidade? Foucault e Butler sobre corpos e prazeres.André Duarte & Maria Rita De Assis César - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):949.
    O texto discute o apelo de Foucault aos corpos e prazeres como instância de resistência aos efeitos do dispositivo da sexualidade. Primeiro, abordamos a descoberta foucaultiana do dispositivo da sexualidade. Depois, discutimos a análise de Judith Butler sobre o modo como Foucault retratou o caso de Herculine Barbin, tomando-o como estratégico para a sua própria crítica à concepção foucaultiana da resistência. Para Butler, ao recorrer aos corpos e aos prazeres Foucault entraria em contradição com sua própria análise genealógica, pois sua (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Direitos humanos e diversidade sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar // Human rights and sexual diversity at school: homophobia, teacher’s work and everyday life at school.Elizeu Clementino de Souza - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):198-220.
    Ao tomar como referência o projeto de formação Direitos Humanos e diversidade afetivo-sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar, o texto busca sistematizar aspectos relacionados ao referido projeto, tendo em vista possibilitar que os professores em processo de formação construam novos modos de intervenção e práticas no seu cotidiano, capazes de combater o preconceito e promover a igualdade, no que concerne à homofobia no cotidiano social e escolar. É importante salientar que as questões especificamente sobre orientação sexual, homossexualidade (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Language, Discourse and Humanism in Health Organizations.Clovis Ricardo Montenegro de Lima - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 1 (2):23-37.
    In this article we wish to establishthe relationshipbetween discourse, as a special formofcommunicative action, and the humanization in health care organizations. This whole discussion has strong references in Jürgen Habermas´s theories of communicative action and discourse. It starts with thecriticismof thebureaucratizationof health organizations done bymedicalrationalization, which createsa profoundasymmetry betweenhealth professionals andpatients. This inequalityimplieslossof the human dimension in health care. It focuses onthe issue of powerand the possibilityofrational reconstructionof relationsfrom adiscourse ethics. Itdiscussesthe issueof health policiesin the public sphere. We wonderhowthe average (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação.Alessandra Nunes de Oliveira & Jetur Lima de Castro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129.
    Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Poder sem solidariedade: Foucault e o Colégio Apostólico (Powers without solidarity: Foucault and the Apostolic College) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p213. [REVIEW]Luiz Alexandre Rossi - 2013 - Horizonte 11 (29):213-229.
    Poder sem solidariedade” tem como objetivo abordar um texto emblemático do Novo Testamento, isto é, Marcos 10,32-45 com as ferramentas teóricas da teologia bíblica e da teoria foucaultiana a respeito do poder. A metodologia utilizada é de ordem bibliográfica, a partir do diálogo com textos específicos que exploram o texto de Marcos, a sociedade mediterrânea do primeiro século e textos específicos de Foucault sobre o poder. Percebe-se conclusivamente que ao mesmo tempo em que os discípulos de Jesus (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    FORMAÇÃO E COMPETÊNCIA: os desafios do serviço social.Elivete Cecília de Andrade - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):235-245.
    Este texto apresenta alguns aspectos significativos que marcaram o processo de formação dos assistentes sociais do Curso de Serviço Social de Tubarão, Santa Catarina. Através da análise de sua trajetória, evidenciamos as lutas instauradas e as relações estabelecidas com o campo do poder, as quais estão associadas à trajetória do referido curso.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Soberania, poder e biopolítica: Arendt, Foucault e Negri.Mariangela Nascimento - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):152-169.
    Este artigo aponta as mudanças de paradigmas que revelam a crise da soberania, conceito central de toda a estrutura teórica e política da modernidade, que tem origem e se sustenta na ideia do poder como fenômeno que transcende a realidade objetiva dos homens. A crise da soberania coloca em evidência o poder como potência que se manifesta através das relações de forças no campo social. É essa mudança de perspectiva que atribui ao poder concretude histórica. E (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000