Negra e Mulher, negra mulher, mulher africana: as relações sociais, culturais e políticas de mulheres negras no Brasil e as africanas na África Austral – um olhar panor'mico

Odeere 4 (8):154 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O Brasil e a África Áustral compreendem muitas regionalidades e diversidades, bem como os tratamentos dados por essas sociedades e culturas às mulheres negras e africanas. Porém, uma questão salta aos olhos que é o fato delas estarem em condições de violências sociais, porém lutando e resistindo contra essas adversidades antigas, elaboradas por tradições e relações de poder formuladas por homens. Negra, mulher, pobre, periférica, marginalizada, desprotegida e ágrafa tem sido como o imaginário coletivo masculino e patriarcal tem concebido essas mulheres. Deste modo, suprimiu-se a condição de cidadã de direitos sociais, civis, econômicos, dona e proprietária inalienável de seu corpo e sentimentos à medida que se retirou a possibilidade delas exercerem plenamente a sua humanidade. Palavras-chave: negra, mulher, Brasil, África Austral, africana-brasileira.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 74,509

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Jesus E a Samaritana.Gilvan Leite de Araújo - 2016 - Revista de Cultura Teológica 87:231-249.
A mulher negra escrava no imaginário das elites do século XIX.Marília Pessoa Monteiro - 1989 - Clio: A Journal of Literature, History, and the Philosophy of History 12.

Analytics

Added to PP
2020-09-24

Downloads
6 (#1,095,852)

6 months
1 (#417,896)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references