Results for 'paralelos antigos'

470 found
Order:
  1.  15
    Teologia e Mercado, paralelos presentes entre o falso profetismo no livro de Miqueias e o movimento neopentecostal brasileiro.Élcio Bernardino Correia - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):64-93.
    O artigo visa abordar fatores religiosos e sociológicos que favorecem o crescimento do neopentecostalismo no Brasil. Também tem o propósito de verificar certos elementos presentes no neopentecostalismo que são paralelos às práticas do falso profetismo descritas no Antigo Testamento. Este breve estudo se concentrará mais especificamente no livro de Miqueias.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    A literatura apocalíptica: o gênero como expressão.Dionísio Oliveira Soares - 2008 - Horizonte 7 (13):99-113.
    A literatura chamada de “apocalíptica” tem recebido uma renovada apreciação nos últimos anos. Entretanto, percebe-se certa confusão terminológica que, por fim, leva a uma classificação equivocada do gênero de certos escritos. O presente artigo tem por finalidade analisar as conceituações e as expressões literárias da apocalíptica, com o intuito de se chegar a uma definição mais clara do tema, distinguindo apocalipse enquanto gênero literário e apocalíptica enquanto mentalidade , com as formas básicas de expressão literária do gênero e seus (...) antigos. Assim sendo, o artigo é dividido em duas partes: primeiramente, verificam-se as definições e características atribuídas ao gênero apocalíptico pelos principais autores do tema, especialmente no que se refere aos escritos judaico-cristãos produzidos entre 250 a.C. e 100 d.C.; em seguida, verificam-se os paralelos antigos presentes na literatura de outros povos, como os sumérios, os persas e os gregos. Por fim, faz-se uma breve análise da ocorrência dessa literatura nos Manuscritos do Mar Morto. Isto posto, chega-se à conclusão de que é possível fazer a distinção acima proposta, a qual traz maior clareza na definição e classificação dos escritos ao gênero atribuídos. (shrink)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Ican 2008-nas encruzilhadas do romance antigo espaços, fronteiras, intersecções.Nas Encruzilhadas do Romance Antigo Espaços - 2008 - Humanitas 60:380.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    A política no fim da idade média e sua influência no renascimento: entre o “De regno – ad regem cypri”, de São Tomás, e “Il principe”, de Maquiavel.José Arlindo Aguiar - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):265-283.
    O presente artigo pretende esboçar um paralelo entre duas obras da filosofia política: o opúsculo inacabado “Do reino ou do governo dos príncipes ao Rei de Chipre” de São Tomás de Aquino, e o conhecido “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel. O cotejo dos textos permite aproximações diretas entre dois momentos filosóficos distantes através da temática similar, pelo tratamento filosófico da tradição clássica, e pela sutileza do argumento que relaciona o bem comum com o privado, nas relações políticas. A análise divide-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Alma e política: um regime para seu partidarismo.Nilton Bonder - 2018 - Rio de Janeiro, RJ: Rocco.
    Autor de mais de uma vintena de livros, entre eles o bestseller A alma imoral, o rabino Nilton Bonder reflete, no inédito Alma & política, sobre o lugar da política na evolução humana e o sectarismo presente no cenário político atual, no Brasil e no mundo, a partir da sabedoria judaica. Traçando um paralelo entre dois antigos conceitos da tradição judaica – Mekil, mais brando e flexível, e Machmir, mais intransigente – e as duas linhas preponderantes de pensamento político (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Democracias, lideranças e igualdades. Duas sugestões de Heródoto e Tucídides.Breno Battistin Sebastiani - 2022 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e03217.
    Este texto investiga o problema da decisão majoritária numa democracia a partir de três passos paradigmáticos dos historiadores mencionados no título, examinando suas implicações para a forja de lideranças, para a promoção de crises e, principalmente, para a identificação de diferentes modos de igualdade. A partir do exame de passos de Heródoto (6.109.5 e 8.79.3) e Tucídides (3.35-50), são elaborados paralelos que, partindo de problemas antigos, talvez lancem luz sobre seus análogos contemporâneos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    De Paisagens Escritas e Paisagens Pintadas: vínculos conceituais entre a pintura de Hipólito Caron e o romance Inocência de Alfredo Taunay.Ana Carla de Brito - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):42-67.
    Neste artigo esboçaremos alguns vínculos conceituais entre palavra e imagem, que se evidenciam em uma obra literária de Alfredo Taunay e na produção pictórica de Hipólito Caron. Evidenciamos tais ligações recuperando um antigo paralelo entre a pintura e a literatura, cuja origem remonta à doutrina ut pictura poesis de Horácio no século I, que coloca a poesia em relação à pintura. Em seguida, demonstramos que o paralelo das artes está implicado na criação das Academias de Belas Artes e na valorização (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Racismo de estado e tanatopolítica: Sobre o paradoxo do nazismo em Michel Foucault e Giorgio Agamben.Francisco Bruno Pereira Diógenes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):155-193.
    Este artigo propõe-se a expor as reflexões de dois filósofos contemporâneos, quais sejam, Michel Foucault e Giorgio Agamben, de modo a promover um paralelo,ou mesmo uma analogia, entre duas noções que permeiam as obras dos respectivos autores. Estas noções consistem no que Foucault chamou de Racismo de Estado, e no que Agamben nomeou de Tanatopolítica. O contexto, e tambémo objeto, no qual se efetiva este intento é, em uma palavra, a política totalitária do Estado nazista.Ambos os autores compreendem os fenômenos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Paralelo de dos agonistas cristianos: Agustín de Hipona y Miguel de Unamuno.José Oroz Reta - 1986 - Salamanca, España: Ediciones Universidad de Salamanca.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  25
    O Antigo Testamento explicado aos que conhecem pouco ou nada a respeito dele. São Paulo: Paulus, 2015. 163 p.Vicente Artuso - 2018 - Horizonte 16 (50):952-967.
    Resenha: SKA, Jean-Louis. O Antigo Testamento explicado aos que conhecem pouco ou nada a respeito dele. São Paulo: Paulus, 2015. 163p. ISBN: 978-85-349-4182-2.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Entre antigos e modernos: notas sobre a história em Maquiavel.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):20-32.
    Em seus Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel discorre sobre as histórias de Roma na busca do sentido da ação, do saber da política entremeado à prática dos antigos. No proêmio ao primeiro livro e no proêmio ao segundo, o florentino tece algumas considerações a respeito das histórias e de como os modernos as apreendem, o que, para ele, se configura como um problema. Com efeito, para Maquiavel, o acesso ao passado não é imediato, seja pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    O Antigo Regime e a Revolução de Alexis de Tocqueville.Helena Reis - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (3):348-349.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Algunas consideraciones acerca del paralelo ético-jurídico en Religión de Kant.Noelia Eva Quiroga - 2021 - Areté. Revista de Filosofía 33 (2):315-336.
    En este trabajo me propongo contribuir a comprender el paralelo ético-jurídico trazado en Religión dentro de los límites de la mera razón. Analizaré las semejanzas, las diferencias y la analogía entre el estado de naturaleza, el exeundum y la comunidad éticos, por un lado, y el estado de naturaleza, el exeundum y la comunidad jurídico-políticos, por el otro. Argumentaré que el progreso moral, entendido como superación del mal radical, requiere un complemento entre el dominio ético y el jurídico-político, dado que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  30
    O mais antigo programa de sistema do idealismo alemão.Joãosinho Beckenkamp - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (2):211-237.
    Neste artigo, o autor apresenta a tradução e comentário do escrito "O mais antigo programa de sistema do idealismo alemão", texto muito importante para a investigação da gênese do idealismo alemão. O autor defende a posição de que o texto poderia ter sido escrito tanto por Hegel quanto por Schelling, apesar de haver indícios suficientes para se considerar Hegel como o autor.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Os ciclos de tempo no México Antigo.Miguel Conde - 2006 - Cultura:221-231.
    A Mesoamérica, área cultural onde surgiu uma das poucas civilizações prístinas, tem como um dos elementos mais idiossincráticos a forma particular como lê o tempo. A face mais visível dessa realidade é a existência de um calendário de 260 dias e o modo como este se articula com os demais calendários. Esse processo contribui para conformar a sociedade enquanto tal e articulá-la com a visão que esta tem de si própria e do papel que desempenha num cosmos que a transcende. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    A Trindade no mais antigo escrito cristão. Elementos trinitários da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses.Diones Rafael Paganotto - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):197-215.
    A Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses tem como tema principal a escatologia, a parusia do Senhor. Paulo para esclarecer as dúvidas da comunidade acerca do destino dos mortos e da realização do encontro definitivo com Cristo, evidencia também alguns aspectos trinitários da pregação primitiva da comunidade cristã, pois toda obra de salvação, desde a criação até a escatologia, é trinitária. O presente artigo parte de uma análise dos termos relacionados às três pessoas da Trindade em 1Ts para enfatizar, assim, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O Mundo Antigo, o Livre Falar e o Livre Pensar.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio & Rogério de Almeida (eds.) - 2020 - São Paulo: FEUSP - Coleção GALATEA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Relações e paralelos entre Rousseau e a ecologia radical contempor'nea.Eduardo Cardoso Braga - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):201-225.
    Verificou-se que, embora haja uma série de publicações contextualizando o pensamento de Rousseau no debate contemporâneo sobre a filosofia ambiental, a participação de seu pensamento é ainda diminuta. Relacionaram-se então alguns conceitos fundamentais da ecologia radical contemporânea com a filosofia rousseauniana. Constatou-se que ambos procedem a uma crítica radical do antropocentrismo, propondo, como alternativa, um ecocentrismo. Concentrou-se no conceito de “valor intrínseco” da natureza e suas implicações éticas no relacionamento entre homem e ambiente. No caso de Rousseau essa relação se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O romance antigo E sua proposta de pedagogia erótica.Ana Paula Cardoso Vasconcelos - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):75-82.
    Pretendemos, com este trabalho, apresentar a prática de uma pedagogia erótica, sob a forma de uma questionável libertinagem, observada mediante um cotejo entre os romances Satíricon, de Petrônio (I séc. d.C) e Dáfnis e Cloé, de Longo ( II-III séc. d.C). Dentro dessa perspectiva, tentaremos enfatizar as inquietações que os indivíduos da sociedade greco-romana, representados em ambos os romances, sofriam frente às normas de conduta sexual que permeavam a sociedade da época. Do mesmo modo, refletiremos acerca de questões como: escravidão, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Práticas políticas de Antigo Regime: redes governativas e centralidade régia na capitania de Minas Gerais (1720-1725).Claudia Cristina Azeredo Atallah - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):24-43.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Sistema, estrutura, significação. Alguns paralelos filosóficos nas teorias neokantiana e estruturalista da linguagem.Christian Möckel - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):38-61.
    No presente artigo serão discutidas algumas abordagens e explicações comparativas dedicadas à moderna teoria da linguagem, que podem ser encontradas tanto no filósofo neokantiano do símbolo Ernst Cassirer como nos linguistas estruturalistas Nikolaj Trubetzkoj e Roman Jakobson, que frequentemente se referem a Ferdinand de Saussure. Com esta finalidade, recorreremos a conceitualizações inovadoras usadas em comum no pensamento filosófico da primeira metade do século XX, tais como forma, estrutura, sistema, sinal, sentido ou significação e expressão, que determinam as respectivas teorias da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    Ensino de História: antigos e novos desafios.Jean Carlos Moreno - 2018 - Dialogos 22 (3):55.
    Partindo de um contexto desafiador, marcado pela pós-verdade e por investidas conscientes de revisionismo histórico e negação da ciência, o presente artigo analisa três abordagens que constatam a instrumentalização política do discurso histórico ao longo do tempo e fazem proposições com vistas à superação dos impasses interpostos ao ensino e à aprendizagem da História. Junto com os autores, o texto procura contribuir para o entendimento histórico, sociológico e cultural dos dilemas que o ensino de História enfrenta contemporaneamente.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    A ética dos estoicos antigos e o estereótipo estoico na modernidade.Drayfine Teixeira Moura - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:111.
    Tendo em vista que o estoicismo é a corrente helenística que mais influenciou a Filosofia ocidental, a intenção deste artigo é apresentar e esclarecer alguns dos mais comuns estereótipos que a modernidade cunhou acerca da teoria estoica. Para tanto, fazemos uma apresentação dos principais aspectos da ética estoica e analisamos alguns conceitos que, mais tarde, serão os principais alvos de crítica à escola do pórtico. Acusada de ser uma corrente filosófica que prega o comodismo, a aniquilação dos sentimentos e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    Direito, política e tradição: paralelos entre Edmund Burke e Schopenhauer.Rogério Moreira Orrutea Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):510-528.
    Inicialmente examina-se a filosofia política de Schopenhauer tal como registrada no Mundo como vontade e representação. Neste ponto, há fortes diferenças em relação a Burke, em especial naquilo que diz respeito à finalidade que legitima o Estado. Porém, veremos que na obra Parerga e Paralipomena, Schopenhauer assume posições extremamente similares àquelas que Burke defendeu nas Reflexões sobre a revolução na França. Em razão da enorme semelhança entre suas concepções, concluímos que o pensamento político mais tardio de Schopenhauer acrescenta pouco àquele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Teoria Dos Incorporais No Antigo Estoicismo.Emile Brehier - 2011 - Ethic@ 18 (1):151-162.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Kant e o Cepticismo Antigo.António Pedro Mesquita - 2014 - In António Pedro Mesquita, Cristina Beckert, José Luís Perez & Maria Leonor Xavier (eds.), A Paixão da Razão. Homenagem a Luísa Ribeiro Ferreira. pp. 325-339.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Bayle e o ceticismo antigo.Plínio Junqueira Smith - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):249-271.
  28.  20
    Bayle e o ceticismo antigo.Plínio Junqueira Smith - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):249-271.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    A Ética dos Antigos e a Ética dos Modernos.Enrico Berti - 2006 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 14 (28):5-14.
    The aim of this essay is to critically compare ancient ethics with modern ethics, considering them both under one particular aspect, namely, the relationship between ethics and intelligence. In fact, one of the most significant differences between ancient and modern ethics is precisely the divergence in how this relationship is conceived. With this in mind, an appendix is added, dedicated to the philosophy of the 20th Century, the time when the modern conception reaches a crisis point. In the conclusion, I (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A ética dos antigos E a ética dos modernos.Enrico Berti - 2006 - Philosophica 28:5-14.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. 'A sabedoria dos antigos e'a arte de fortificar': modelos culturais e fontes para os textos portugueses modernos sobre edificaçao.Manuel Fs Do Patrocínio - 2012 - Humanitas 64:171-190.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  23
    A igreja no período antigo. O catecumenato na evangelização.Marcos Venício de Oliveira Miranda - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p - 70.
    O objetivo deste artigo é compreender como a Igreja evangelizou no Período Antigo. Jesus Cristo reuniu um grupo de homens e os instruiu na Fé revelando a presença do Reino de Deus. O Cristianismo nasceu dentro do Judaísmo. Inicialmente contém características dos rituais judaicos que ao longo do tempo vão se adequando e se transformando em ritos mais aprofundados. O método eficaz da evangelização usado pelos Apóstolos era o mesmo ensinado pelo Mestre. O Catecumenato sempre exerceu papel preponderante na Evangelização. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Visões da Liberdade: Entre Antigos e Modernos.Ana Guerra Ribeiro de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    A experiência da liberdade permeou todo o desenvolvimento da formação cultural e ética da Antiguidade, sobretudo, como ensina Lima Vaz, no enfrentamento da contradição entre o agir humano e o destino. A preocupação com a ideia de liberdade atravessou o pensamento Sócrates, Platão, Aristóteles e Cícero. Ao voltar os olhos para o passado, Benjamin Constant percebeu um outro aspecto da liberdade antiga que talvez não tenha sido compreendido pelos próprios antigos como liberdade, que é a capacidade de de participar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Colombia y Guatemala: Paralelos de una violencia sin tregua, de memorias que comienzan.Marda Zuluaga Aristizábal - 2012 - Aletheia: Anuario de Filosofía 3 (5):8 - 12.
    Este artículo propone analizar comparativamente la guerra, el conflicto y la violencia, en Colombia y Guatemala, ya que han tomado formas específicas y el papel que el Estado ha jugado en ellos ha tenido también sus matices. También tratará sobre las diversas versiones del conflicto y las maneras de recordarlo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    A sabedoria dos antigos e 'a arte de fortificar': modelos culturais e fontes para os textos portugueses modernos sobre edificaçao.Manuel F. S. Do Patrocínio - 2012 - Humanitas 64:171-190.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Os salesianos e o processo civilizador por meio da educação no antigo sul de mato grosso.Alana de Oliveira Barbosa, Elizandro Chaves de Oliveira & William Robson Cazavechia - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):73-90.
    O presente artigo analisa o crescimento das instituições escolares salesianas no Antigo Sul de Mato Grosso no final do século XIX e início do XX e o ideal de um processo civilizador educacional, empreendido pela Igreja Católica, protagonizado pela congregação salesiana a qual atuou para assegurar prerrogativa educacionais ao passo que o Estado brasileiro laicizava-se. Essa análise terá como suporte bibliográfico a obra de Riolando Azzi (1982) que em sua obra Os salesianos no Brasil à luz da História, destaca o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. A responsabilidade do estado na terceirização: Um paralelo entre O direito à verba alimentar do trabalhador E a promoção do estado segurador do segmento privado.Paulo Vitor Avelino Silva Barros - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA TERCEIRIZAÇÃO: UM PARALELO ENTRE O DIREITO À VERBA ALIMENTAR DO TRABALHADOR E A PROMOÇÃO DO ESTADO SEGURADOR DO SEGMENTO PRIVADO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    ΕΛΛΗΝΙΚΑ. Introducão ao Grego Antigo.María del Pilar Fernández Deagustini - 2010 - Synthesis (la Plata) 17:117-119.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  97
    Acadêmicos versus Pirrônicos: Ceticismo Antigo e Filosofia Moderna.Roberto Bolzani Filho - 1998 - Discurso 29:57-110.
    Trata-se de considerar o tema das semelhanças e diferenças entre ceticismo acadêmico e ceticismo pirrônico, para mostrar que as semelhanças, diferentemente do que sustenta parte importante da tradição historiográfica e filosófica, permitem encontrar nos acadêmicos um ceticsmo legítimo. Ao mesmo tempo, busca-se sugerir que as diferenças autorizam uma aproximação entre os acadêmicos e a filosofia moderna, pela via de ua de suas ideias fundamentais: a de subjetividade.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  18
    John rawls: a liberdade dos antigos ea liberdade dos modernos-pressupostos da justificação coerentista.Elnora Gondim - 2010 - Discusiones Filosóficas 11 (17):151-165.
    A ênfase na liberdade individual e nai gual dade de todos os ci dadãos vi stanos dois princípios de justiça rawlsianosfaz com que a j ustiça como eqüidadeefetue uma articulação entre a liberdadeindividual e a coletiva explicitamente vistanas duas faculdades morais contidas naconcepção de pessoa da teoria rawlsiana,isto é, na idéia de racionalidade e naconcepção de razoabilidade. Portanto,de s t a ma n e i r a , Ra wl s e l a b o r a u maarticulação entre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A Jangada do Self: Usos Soteriológicos do Eu e do Não-Eu no Buddhismo Antigo.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Paralellus 10 (24):279-294.
    O objetivo deste artigo é sugerir que os ensinamentos Buddhistas sobreanattā(não-eu) não devem ser entendidos como uma negação categórica do eu, mas fazem parte de uma estratégia soteriológica comumente empregada pelo Buddha, de utilizar algo como ferramenta para o seu próprio fim. Tomando o kamma(ação) como o elemento central que estrutura todos os ensinamentos, podemos pensar na identificação do eu como um tipo de ação. Algumas instâncias desta ação serão hábeis e condutoras à libertação, e outras inábeis e condutoras ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  41
    Estratégias modernas de abordagem crítica do ceticismo antigo.Roberto Bolzani - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):89-104.
    Este texto pretende apresentar, de forma sucinta, um conjunto de estratégias de ?folósofos modernos para a retomada e crítica do ceticismo antigo, procurando destacar algumas semelhanças e diferenças.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Sobre a recepção de O Antigo Regime e a Revolução pela historiografia da Revolução Francesa: da publicação da obra ao contexto do Bicentenário de 1789.José Miguel Nanni Soares - 2019 - Araucaria 21 (42):319-349.
    O presente artigo pretende oferecer uma visão geral -embora sumária- da recepção de O Antigo Regime e a Revolução pela historiografia da Revolução Francesa, desde sua publicação até o contexto da celebração do Bicentenário de 1789. Procurou-se demonstrar como, a despeito de relevantes opiniões elogiosas e favoráveis da parte de eminentes historiadores e críticos literários, a célebre obra tocquevilliana enfrentou sérios desafios editoriais e ideológicos entre o momento de sua publicação, em junho de 1856, e o primeiro centenário de sua (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Estudo do sufixo -il no galego-português antigo.Xoán López-Viñas - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 20 (4):1-9.
    Este trabalho analisa a forma, a função e o significado do sufixo -il formador de adjetivos deverbais, e por vezes desubstantivais, no galego-português medieval, com a finalidade de observar a sua produtividade na formação de vozes sufixadas, e a sua comparança com o sufixo latino -ilis de que deriva (e proveniente de diferentes origens). Para levar a cabo este estudo partimos do Corpus do Galego-Portugués Antigo, que nos permitirá verificar o grau de produtividade ou de rentabilidade deste sufixo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  27
    Religião e cultura: um breve itinerário do fim do mundo antigo aos dias de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):191.
    Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua sobrevivência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. «Άλήθεια»algumas 'influências' Greco-helenísticas na construção de um antigo conceito nas tradições literárias do cristianismo primitivo.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):27-44.
    Este artigo disserta, sob o ponto de vista dos estudos de ‘exegese bíblica’, sobre um antigo e intrincado conceito que foi transmitido ao Cristianismo Primitivo, no primeiro século cristão, pela tradição hebraica, através da famosa tradução da “Septuaginta”, no IV século a.C. no Egito Ptolomaico, onde vivia e rezava uma grande Comunidade Judaico-Helenista. A Verdade’ constituiu-se um conceito-chave para as experiências religiosas desde o Mito até as mais sofisticadas pretensões de revelação divina, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Física e Metafísica no Estoicismo Antigo.Guy Hamelin - 2022 - Journal of Ancient Philosophy 16 (2):149-181.
    The Stoic School takes up the tripartite division of philosophy of the post-Platonic Academy, in which physics occupies, alongside dialectics and ethics, a prominent place. In this tripartition, there is no metaphysics, nor in the two subdivisions of Stoic physics. For the thinkers of the Stoa, there is nothing beyond physics. In spite of this statement, we try to discover, in this article, the presence of a study devoted to first philosophy among the various topics investigated by the Stoics in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    Concepção e percepção de tempo e de temporalidade no Egipto Antigo.José das Candeias Sales - 2006 - Cultura:19-37.
    Nesta reflexão sobre a concepção e a percepção de tempo e de temporalidade no antigo Egipto enfatizam-se as várias formas de encarar o tempo existentes entre os antigos Egípcios, as suas diferentes e operantes marcas, regulares e cadenciadas, aplicáveis ao Cosmos e ao indivíduo e o modo como afectavam, directa ou indirectamente, os comportamentos das diferentes camadas da sociedade egípcia.Além de, obviamente, conhecer os efeitos e a influência da passagem do(s) tempo(s), a sociedade egípcia destacou-se pela sua particular ânsia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contempor'neos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p. [REVIEW]Regiane Lorenzetti Collares - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):164-174.
    O livro Amor pelo avesso: de Afrodite a Medusa. Estética da Existência entre antigos e contemporâneos, de autoria de Cassiana Lopes Stephan, fruto de sua tese em Filosofia apresentada na Universidade Federal do Paraná, é tecido por uma espécie de escrita realizada com o próprio sangue, como diria Nietzsche; em um texto filosófico visceral, de crise e agonia, a autora nos convida a participar de uma discussão sobre as perspectivas ético-políticas das relações amorosas. Tal incursão filosófica se dá desde (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contempor'neos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p. [REVIEW]Regiane Lorenzetti Collares - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):164-174.
    O livro Amor pelo avesso: de Afrodite a Medusa. Estética da Existência entre antigos e contemporâneos, de autoria de Cassiana Lopes Stephan, fruto de sua tese em Filosofia apresentada na Universidade Federal do Paraná, é tecido por uma espécie de escrita realizada com o próprio sangue, como diria Nietzsche; em um texto filosófico visceral, de crise e agonia, a autora nos convida a participar de uma discussão sobre as perspectivas ético-políticas das relações amorosas. Tal incursão filosófica se dá desde (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 470