Racismo de estado e tanatopolítica: Sobre o paradoxo do nazismo em Michel Foucault e Giorgio Agamben

Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):155-193 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo propõe-se a expor as reflexões de dois filósofos contemporâneos, quais sejam, Michel Foucault e Giorgio Agamben, de modo a promover um paralelo,ou mesmo uma analogia, entre duas noções que permeiam as obras dos respectivos autores. Estas noções consistem no que Foucault chamou de Racismo de Estado, e no que Agamben nomeou de Tanatopolítica. O contexto, e tambémo objeto, no qual se efetiva este intento é, em uma palavra, a política totalitária do Estado nazista.Ambos os autores compreendem os fenômenos totalitários a partir do ponto de vista da biopolítica, entretanto, ao tratar do Estado Nacional-socialista, Foucault identifica nele um paradoxo, sem, contudo desenvolver com maior profundidade a imbricação que ali se deu. Agamben, por sua vez, concebe semelhante paradoxo como pertencendo a uma forma de fazer política que já traz, desde a sua origem, os fundamentos que permitiram a emergência do fenômeno da forma como surgiu e que fora identificada pelos ditos autores, ou seja, trazendo em si tanto elementos antigos, como a glória e os ideais de sangue, quanto modernos, como a eugenia. A pesquisa bibliográfica que aqui se desenvolveu deu-se na leitura de, basicamente, três obras dos supraditos autores, quais sejam, Em defesa da sociedade, História da sexualidade I – A vontade de saber, de um lado, e Homo sacer – O poder soberano e a vida nua I, de outro

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,672

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La imbricación vida-poder en las filosofías de Michel Foucault y Giogio Agamben.Marcelo Raffin - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 50:961-967.
Política do messianismo: algumas reflexões sobre Agamben e Derrida.(In).Miroslau Milovic - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14 (1):103-121.
Ética e política em Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):157-175.
La biopolítica en Italia.Alejandro Lax - 2009 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 48:233-243.
Agamben's Foucault: An overview.Anke Snoek - 2010 - Foucault Studies 10:44-67.
La nuda vida: entre el poder soberano y una analítica del biopoder.Adriana María Ruiz Gutiérrez - 2012 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 22:55-73.

Analytics

Added to PP
2016-02-23

Downloads
17 (#864,542)

6 months
1 (#1,462,504)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references