13 found
Order:
Disambiguations
Elnora Gondim [17]Elnora Maria Gondim [1]
See also
  1. Kant: os sonhos de um visionário e o mundo dos espíritos.Elnora Gondim, Maria das Graças Moita Raposo Pereira Raposo Pereira & Tiago Tendai Chingore - 2024 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 45 (130).
    Nos Sonhos de um Visionário explicados pela Metafísica (1766), Kant faz críticas à especulação em nome da experiência e critica o conhecimento científico em nome da moral. Ele afirma que a causa, o efeito e a substância são relações fundamentais que não se pode captar nem intuir. Não é dada à razão capacidade para conhecer tais relações fundamentais.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    A Herança Colonial Nas Políticas Governamentais e a Sua Interferência Na Protecção Dos Direitos da Inf'ncia.Antoninho Alfredo, Elnora Gondim & Eusébio Félix - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (28):37-49.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Carles Larmore: a questão do desacordo razoável.Elnora Gondim - 2020 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 25 (2):25-36.
    Resumen: El presente texto trata de la teoría de Charles Larmore, más precisamente, de las relaciones entre las concepciones de desacuerdo razonable, de pluralismo y de liberalismo. Tal teoría tiene como características el intuicionismo racional, contextualismo y defiende una posición realista de la moralidad. Palabras clave: desacuerdo razonable, pluralismo, liberalismo, intuicionismo, contextualismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Epistemic justification foundationalism and coherentism.Elnora Gondim - 2017 - Ideas Y Valores 66 (163):223-241.
    RESUMO O artigo de E. Gettier, "É Conhecimento Crença Verdadeira Justificada?" mudou o curso da epistemologia ao analisar a questão da verdade justificada pertinente ao conhecimento proposicional e detectar uma falha na definição tradicional de conhecimento, dando origem a diferentes comentários. Várias teorias sobre o assunto são discutidas, sendo as mais utilizadas aquelas que enfatizam o fundacionismo e o coerentismo em seu caráter internalista. ABSTRACT E. Gettier's article "Is Justified True Belief Knowledge?" changed the course of epistemology by analyzing the (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    John rawls: a liberdade dos antigos ea liberdade dos modernos-pressupostos da justificação coerentista.Elnora Gondim - 2010 - Discusiones Filosóficas 11 (17):151-165.
    A ênfase na liberdade individual e nai gual dade de todos os ci dadãos vi stanos dois princípios de justiça rawlsianosfaz com que a j ustiça como eqüidadeefetue uma articulação entre a liberdadeindividual e a coletiva explicitamente vistanas duas faculdades morais contidas naconcepção de pessoa da teoria rawlsiana,isto é, na idéia de racionalidade e naconcepção de razoabilidade. Portanto,de s t a ma n e i r a , Ra wl s e l a b o r a u maarticulação entre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    John Rawls: a questão da religião e da razão pratica.Elnora Maria Gondim - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):39-50.
    As questões religiosas permeiam o conjunto da obra rawlsiana. O problema é saber como pessoas com diferentes doutrinas compreensivas religiosas podem chegar a um consenso sobreposto. A solução para o problema de como a legitimidade política pode ser alcançada, apesar do conflito religioso, e de como, entre cidadãos de diferentes crenças, a justificação política pode prosseguir sem referência à convicção religiosa é relacionada com a ideia de razão pública.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. John Rawls entre Kant e Hegel: um esboço.Elnôra Gondim & Osvaldino Marra Rodrigues - 2009 - A Parte Rei 63:9.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    John Rawls: the liberty of ancients and the liberty of moderns-presuppositions of coherentist justification.Elnora Gondim - 2010 - Discusiones Filosóficas 11 (17):151-165.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    John Rawls.Elnora Gondim & Osvaldino Marra Rodrigues - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 15:31-43.
    O presente artigo pretende demonstrar o percurso nas obras rawlsianas do método do equilíbrio reflexivo e, em decorrência disso, uma forma de educação existente na teoria de Rawls. Embora este não mencione em nenhum de seus textos tal postura, no entanto é possível constatar este aspecto em sua teoria.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Karl-Otto Apel eo novo Transcendental: Um Esboço.Elnora Gondim - 2010 - A Parte Rei 67:16.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Rawls: constructivismo y justificaçao coerentista.Elnora Gondim - 2010 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 42:149-160.
    Rawls tiene una justificación coherentista de la justicia como equidad cuando afirma que el constructivismo procedimental puede ser utilizado para identificar los principios de la justicia de los ciudadanos con diversas doctrinas morales comprensivas haciendo uso de la posición original, del equilibrio reflexivo y de una razón pública.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  24
    Rawls: o problema da autonomia e o coerentismo.Elnora Gondim - 2010 - Ideas Y Valores 59 (144):69-81.
    A mudança da idéia de autonomia na justiça como eqüidade altera o conjunto da obra de Rawls. Por exemplo, em Uma Teoria da Justiça é adotado um sentido de autonomia do tipo kantiano; em O Liberalismo Político a autonomia se estende ao campo do político.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Reflexões sobre técnica: interfaces entre Karl Marx e Hans Jonas.Osvaldino Marra Rodrigues & Elnora Gondim - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):36-43.
    A técnica moderna não reconhece e não possui nenhum limite extrínseco. Dado que emerge da subjetividade desvinculada de um ethos natural, ela circunscreve o horizonte metafísico Ocidental. Por esse motivo, torna-se um imperativo buscar meios de controle sobre a técnica mesma, aquilo que Jonas denomina a busca de um poder sobre o poder; do contrário, o ser humano, objeto da razão instrumental, estaria subscrevendo sua própria extinção.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark