Religião e cultura: um breve itinerário do fim do mundo antigo aos dias de Kierkegaard

Revista de Filosofia Aurora 26 (38):191 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua sobrevivência até a atualidade. Desse modo, a tese kierkegaardiana de recusa a uma ligação mais efetiva entre cristianismo e cultura não pode ter, em si mesma, um aspecto intolerante ou reacionário? Para investigar tal questão, almejamos analisar aspectos da obra kierkegaardiana e, a partir de um dado recorte, o contexto de implantação do cristianismo no fim do mundo antigo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,122

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Para além do etnocentrismo e da exclusão: repensando o estaturo da barbárie no mundo antigo.Caio Moura - 2009 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 23:210-225.
A Fronteira da Lua: Uma convicção cosmológica no mundo antigo.Levi António Malho - 1994 - Revista Portuguesa de Filosofia 50 (1/3):243 - 251.

Analytics

Added to PP
2015-09-04

Downloads
24 (#591,250)

6 months
1 (#1,241,711)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Márcio Paula
Universidade de Brasília

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references