Results for 'Reino dos Céus'

1000+ found
Order:
  1.  43
    A Paixão de Jesus em Marcos: em hermenêutica latino-americana.Junior Vasconcelos do Amaral - 2018 - Horizonte 16 (50):864-884.
    Este estudo visa a perceber que a hermenêutica da Paixão de Jesus no Evangelho de Marcos, em uma perspectiva latinoamericana, enriquece ainda mais a teologia bíblica acerca do evangelho marcano. Este evangelho vem sendo muito lido nos últimos dois séculos. À luz de sua leitura, somos despertados a pensar nossa fé, compreendendo a Paixão de Jesus, em sentido da compaixão para com tantos os seres humanos que sofrem as agruras da maldade do mundo. No intercâmbio de experiências entre o leitor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    “Fenômeno originário” (urphänomen) e particularidade em Goethe.Artur Bispo dos Santos Neto - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):11-21.
    O presente texto tem como corolário investigar a gênese constitutiva do “fenômeno originário”. Para isso, partimos da consideração da natureza enquanto topos fundamental para elucidação da arquitetônica estética de Goethe. Inusitadamente, a força movente do edifício teórico goethiano brota da condição singular aferida ao mundo fenomênico. É pela mediação das reflexões inventariadas na investigação da natureza que Goethe consegue esclarecer o movimento de trânsito do mundo fenomênico ao mundo das abstrações que perfazem o universo da ciência e da arte. Através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  39
    A Coroa e a Mitra no espaço público: representação de poder nas festas e cerimônias litúrgicas do século XVIII em Minas Gerais (The Crown and Miter in public space) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p64. [REVIEW]Patrícia Ferreira dos Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):64-82.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo Este estudo analisa, por meio das cartas produzidas pelos prelados do século XVIII, o emprego dos ritos litúrgicos e festas oficiais em prol da afirmação da autoridade da Igreja e do Estado na capitania de Minas Gerais. Àquela altura, a engrenagem do governo colonial, que envolveu atividades administrativas, econômicas e militares; não prescindiu de um aparato de representação pública dos poderes. Tratados sobre a doutrinação dos gentios circulavam pela Europa; os ritos e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    O Kenkon Bensetsu e a recepção da cosmologia ocidental no Japão do séc. XVII.Henrique Leitão & José Miguel Pinto Dos Santos - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (2):285 - 318.
    O Kenkon bensetsu (Tratado e Crítica sobre a Terra e os Céus) é a primeira exposição sistemática sobre os princípios astronómicos e cosmológicos ocidentais que se encontra vertida para japonês. Este texto, composto no Japão por volta de 1650, pelo ex-jesuíta Cristovão Ferreira. consiste na versão japonesa de um Tratado de Esfera ocidental. com abundantes comentários e críticas por um erudito confucionista. No Kenkon bensetsu temos. assim, a circunstância rara de poder analisar, lado a lado, alguns conceitos fundamentais do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  46
    Parábola: Um gênero literário.Koichi Sanoki - 2013 - Revista de Teologia 7 (12):102-112.
    Parable is a literary genre. The knowledge of a literary parable makes us cognizant of the use of a technique used by the great philosophers to make known or transfer new ideas by making analogies or putting on one side a known fact to communicate a new or something incomprehensible. Jesus used the parable constantly, in his preaching and in the proclamation of the Kingdom of Heaven.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  39
    Dissertações e Teses v. 4 n.7.Maria da Penha Nunes da Rocha & Suzana dos Santos Gomes - 2005 - Horizonte 4 (7):163-164.
    ROCHA, Maria da Penha Nunes da. As estratégias de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus. GOMES, Suzana dos Santos. Tessituras docentes de avaliação formativa.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    O elemento social no ideal do reino dos fins.André Klaudat - 2014 - Dissertatio 39:72-92.
    O Ideal do Reino dos Fins – apresentado por Kant com vistas à introdução de uma fórmula do Imperativo Categórico ‒ é muitas vezes interpretado como o elemento social do qual a teoria moral do autor careceria. Seres humanos seriam agentes morais concebidos como membros legisladores de uma ordem social possível. Contra essa interpretação argumentarei que a dimensão social introduzida pela concepção técnica desse Ideal é propriamente racional, apresentando uma exigência normativa genuinamente cosmopolita, que, não obstante, confere à teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    W. G. Sebald: reino dos mortos e espetáculo midiático | W. G. Sebald: realm of the dead and mediatic spectacle.Kelvin Falcão Klein - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):83-100.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Demônios E diabruras no Reino do leviatã.Wilson Alves de Paiva - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):305-330.
    The main objective of this paper – resulting from an academic speech at UFG (Universidade Federal de Goiás) -is to outline the importance of Thomas Hobbes’ most known political work: Leviathan. Taking the figure of a big marine monster, quite in the same sense of the biblical metaphor used in the dialogue between God and Job to introduce the danger or the benefit of a big power controlled by men, Hobbes’s arguments terrorized the Church but helped in creating new ways (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    A historicidade na leitura colonial dos céus dos Tupinambá no século XVII a partir da perspectiva historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio.Deyvid José Souza Santos & Thaís Cyrino De Mello Forato - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:124-135.
    Neste trabalho, argumentamos ser a proposta historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio (1932-2021), presente em seu Programa Etnomatemática, capaz de nos apoiar nos processos de valorização da historicidade e da diversidade cultural brasileiras. Partindo de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizamos alguns aspectos da perspectiva de D’Ambrosio para fazer o estudo de um episódio histórico do século XVII, baseado na tradução de um livro publicado em 1614 por um missionário francês, que participou do projeto de colonização do Brasil no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    O Estado em Schopenhauer e o reino dos fins kantiano.Vinícius Schueda Ramos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Expomos o conceito kantiano de reino dos fins como um ideal prático que estabelece um horizonte a ser buscado. Este conceito seria um ponto de referência que podemos nos utilizar para nos adequarmos e, pouco a pouco, através de uma ligação sistemática entre seres racionais, comparar ao progresso que fizemos nas tentativas consecutivas de implementá-lo no cotidiano societário. O horizonte apontado pelo conceito possui como motor e chave para sua realização a boa vontade dos indivíduos, que determinada pela razão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Schiller, Arendt e fuga do reino das necessidades: estética, formação e política.Daiane Eccel - 2018 - Educação E Filosofia 32 (66).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    As narrativas do Reino: análise narrativa de programas televisivos da Igreja Universal nas madrugadas mineiras.Marco Túlio Sousa - 2014 - Horizonte 12 (36):1415-1416.
    Dissertação: SOUSA, Marco Túlio de. As narrativas do Reino: Análise narrativa de programas televisivos da Igreja Universal nas madrugadas mineiras. 2014. 186f. Dissertação em Comunicação Social. Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais , Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    O encontro com Jesus como exigência fundamental para a realização do Reino.Viana Maria Alves - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):248-252.
    O presente estudo objetiva explicitar o conteúdo da categoria encontro com Jesus em suas diferentes vertentes e sua importância na abordagem cristológica para uma compreensão da Pessoa e Missão de Jesus na perspectiva do Reino de Deus e os desdobramentos de tal compreensão na vida e missão da Igreja hoje. Abordar a questão do encontro como pressuposto norteador da existência humana e exigência para a superação da sobrevalorização da subjetividade, individualismo, tendo como ênfase o êxodo pessoal, a importância das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  25
    Gênero e poder na Igreja Universal do Reino de Deus.Claudirene de Paula Bandini - 2015 - Horizonte 13 (39):1410-1426.
    From a doctoral research based on the theoretical and methodological construction of the Feminist Sociology of Religion, the referent text presents a discussion about power and domination of gender in the Universal Church of the Kingdom of God. The study adopts the religion as a sociological problem in order to raise some discussion points from the construction process and articulation of the relationship between power and gender resistance in religion. The doctoral thesis researched three major Pentecostal churches and found that (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  30
    Entre os ataques nobiliárquicos e a coesão do reino: a atuação de María de Molina nas minoridades régias de Fernando IV e Alfonso XI.José Carlos Gimenez & Carlos Eduardo Zlatic - 2016 - Dialogos 20 (2):82.
    Neste artigo, realiza-se uma discussão sobre as atividades políticas de María de Molina, regente do trono castelhano após a morte do esposo e rei Sancho IV, em 1295, durante a minoridade do filho Fernando IV, de 1295 a 1301, assim como no decurso da minoridade do neto Alfonso XI, de 1212 a 1325. Nesses quase vinte e seis anos na condução política do reino, María de Molina constitui-se o principal baluarte da resistência e das negociações dos assuntos do (...) diante dos interesses das principiais facções nobiliárias, que aproveitavam períodos de debilidade do poder régio para obter relevância política e dividendos. Não menos importante foi seu desempenho em relação à política externa ao celebrar diversos acordos com outros reinos e com o papado no desígnio de alcançar apoio para sequência da sua linhagem ao comando da coroa castelhana. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Contribuições da Semiótica da Cultura como abordagem de leitura de O Reino encantado dos pôneis 4D.Sandra Mina Takakura - 2024 - Bakhtiniana 19 (3):e63980p.
    ABSTRACT Recently, children’s books have used augmented reality as a resource, being called 4D books. Augmented reality allows the user to see through the world while interacting in real-time with images produced digitally, resulting in interactivity. The present study aims to introduce the results of a brief reflection on the illustrated book O reino encantado do pôneis 4D under the approach of the semiotics of culture, departing from the notion of semiosis and semiosphere. The semiosphere, drawn by Lotman (1990), (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Política, carisma, poder e mídia: lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus.Jadir Gonçalves Rodrigues - 2008 - Horizonte 7 (13):39-68.
    No presente artigo, pretendemos discutir algumas possibilidades e limites das categorias de Política, carisma, poder e mídia no conjunto de lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus. As leituras acadêmicas já concluídas sobre desenvolvimento histórico dessa Igreja trabalham com a idéia de que foi o contexto de crise política, social e econômica presente nas décadas de 1970 e 1980 que propiciaram as condições adequadas ao surgimento e expansão da IURD no Brasil. Propomos uma análise que enfatize a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    El Requerimiento En El Nuevo Reino de Granada: Dos Formas de Ser Del Mal Moral.Ángela Uribe Botero - 2011 - Praxis Filosófica 23:5-19.
    El propósito de este texto es mostrar que dos de los más conocidos paradigmasdel mal en la historia de la filosofía moral no son excluyentes. A partir deljuicio que Bartolomé de Las Casas emite sobre la institución delrequerimiento, en la primera parte del trabajo se intenta explicar el origendel mal a partir del paradigma platónico de la ignorancia. En la segundaparte, y teniendo en cuenta la descripción que hace Las Casas de la formacomo es aplicado el requerimiento, se aclara aquella (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    A trajetória da assistência na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD): configurações e significados – um olhar sobre a Associação Beneficente Cristã (ABC) do Rio de Janeiro.Raimunda Célia Torres - 2007 - Horizonte 6 (11):173-174.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  78
    A relação da comunicação integrada com O crescimento da igreja universal do Reino de deus.Me Julio Cezar Lazzari Junior - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 85.
    A Igreja Universal é um fenômeno de crescimento. Mesmo tendo apenas 34 anos, ela está entre as maiores denominações evangélicas do Brasil. Sua rápida ascensão chama a atenção de estudiosos de variadas áreas acadêmicas, que tentam achar razões para tamanha façanha. A nossa proposta é ver o papel da comunicação integrada no sucesso da Igreja Universal e como a linguagem uniforme faz toda a diferença em persuadir o seu público-alvo, fazendo da igreja uma organização do nível das multinacionais mais bem-sucedidas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    O papa Francisco na agenda do Concílio Vaticano II: por uma Igreja servidora e pobre, a serviço do Evangelho e do Reino.Pedro Rubens Ferreira Oliveira & Degislando Nóbrega de Lima - forthcoming - Horizonte:582-582.
    Postulating that Pope Francis continues the unfinished agenda of the Second Vatican Council, the authors propose, through bibliographical analysis, a re-reading of three important texts, showing their relationship with the pontificate of Francis, from the perspective of the conciliar reception: the document still little considered of the Pact of the Catacombs is rescued but inseparable from the council and its reception, especially in our continent, revealing a path of conversion and commitment of the Church of the poor and for the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Entre o contexto e as demandas cotidianas: o imaginário como subst'ncia terapêutica na Igreja Universal do Reino de Deus.Anna Carolina Lo Bianco Clementino & Paulo Passos - 2017 - Horizonte 15 (45):92-111.
    This article proposes to think about the Universal Church of the Kingdom of God religious services offerings from the merger of imaginary features representations of it time and context. While many are in charge to found new paths, Edir Macedo envisioned in already crystallized pedagogy of mental images and people representations his great discursive / theological contribution. Therefore, it was with the demonization of Umbanda and the management of sympathies, rites, blessings and exorcisms converted into sacred liturgies and confrontation with (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    Jesus, o Bom Pastor, enquanto fundamento e modelo da ação pastoral em vista da formação do Reino de Deus.Susana Aparecida da Silva - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):242-261.
    This paper develops a study on pastoral theology perspective about the Jesus pasturing. Having on sight the Good Shepherd as model of pastoral agent and based in Magisterium recent documents concerning the priest ministery, the text aims the Good Shepherd in theological and practical perspective of the evangelizing action of the Church in view of the Kingdom of God formation.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Un nuevo enfoque en la investigación de la documentación árabe granadina romanceada (ilustrado con dos traducciones inéditas de Bernardino Xarafí, escribano y romanceador del Reino de Granada).Manuel C. Feria García, Juan Pablo & Arias Torres - 2005 - Al-Qantara 26 (1):191 - 247.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  66
    INTRODUÇÃO À TEOLOGIA DA MISSÃO: CONVOCAR E ENVIAR: SERVOS E TESTEMUNHAS DO REINO. SUESS, Paulo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 ISBN 978.85.326.3420-7. [REVIEW]Nora Ney Cangussu - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 91-94.
    Falar sobre missão provoca um “interesse” sobre o tema que se mantém sempre em evidência, independentemente da época em que se esteja vivendo. O livro em questão, Introdução à teologia da missão: convocar e enviar: servos e testemunhas do Reino, é uma bela obra de pesquisa, estudo e ensino de forma didática, apresentando uma visão panorâmica sobre o que vem a ser missão. Mostra caminhos de conversão e aponta valores que podem contribuir para o conhecimento da trilogia: Jesus Cristo, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Reino animal.Carlos Almaça - 2002 - Episteme 15:97-106.
    A fauna sul-americana evolveu durante dezenas de milhões de anos em isolamento dos outros continentes. Isso conferiu-lhe um carácter muito particular, comprovado pelo enorme número de táxones endémicos da divisão biogeográfica em que se inclue o sub-continente – Região Neotropical.Quando os descobridores e colonizadores abordaram e foram penetrando no Brasil, no século XVI e seguintes, deparou-se-lhes uma fauna – abundante na época –, diversificada e estranha ao seu conhecimento da fauna europeia, quando muito também de algumas espécies asiáticas e africanas. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  22
    Dominicanos no Reino de Nápoles : conflitos e alinhamento político.Igor Salomão Teixeira - 2017 - Horizonte 15 (48):1253.
    This paper aims to present a general outline of the institution of the Order of the Preachers’ convents in the Kingdom of Naples between the 13th and 14th centuries. Our documentation is composed of: Frederick II’s Letter to the dominicans, the acts of the general and provincial Chapters, Bernard Gui’s reports on the founding and division of convents in the provinces of the Order and pontifical documents. Our method consists of three parts: characterizing the variety of documentation used; identify information (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  43
    As Casas de Deus, as igrejas de doutrina no Novo Reino de Granada, séculos XVI e XVII (The Houses of God: churches of doctrine in New Kingdom of Granada, in the 16th and 17th centuries) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p991. [REVIEW]Carlos José Suarez - 2013 - Horizonte 11 (31):991-1017.
    O papel da Igreja foi fundamental no processo de constituição do território no Novo Mundo. Neste artigo, explora-se a forma como se implementaram no Novo Reino de Granada (hoje Colômbia) as “Instruções para a fábrica e decoração das igrejas” de Carlos Borromeo de 1577, documento considerado como a consolidação arquitetônica do Concilio de Trento. A análise parte da comparação dos principais preceitos contidos nas Instruções com os contratos de fabricação das igrejas celebrados pelo Visitador Luis Henríquez entre os anos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Polémica Judeo-cristiana en los Reinos Hispánicos.Carlos Carrete Parrondo - 1996 - Revista Española de Filosofía Medieval 3:31-36.
    En los antiguos Reinos hispánicos hubo grandes controversias entre cristianos y judíos. Las dos religiones fundamentan sus creencias en el Antiguo Testamento, pero los cristianos añaden también el Nuevo Testamento. Otra diferencia estriba en la distinta manera de interpretar la tradición textual: los cristianos emplean el método alegórico y los judíos el método literal.In the old spanish Kingdoms there were big controversies between Christians and Jews. The two religions based their own credencies on the Old Testament, but the Christian one (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  17
    ¿Somos tan diferentes? El intervencionismo militar en España, en Reino Unido y Estados Unidos.Roberto Muñoz Bolaños - 2021 - Araucaria 23 (47).
    The aim of this research is to carry out a comparative study of military interventionism in Spain, the United Kingdom, and the United States. The thesis I defend is that armies intervene when the conditions are created for them to do so. There is no such thing as a dichotomy between interventionist and non-interventionist armies in the political decision-making process.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Del funduq a la alhóndiga: un espacio entre el emirato nazarí y el reino de Granada (s. XV-XVI).María del Carmen Jiménez Roldán - 2019 - Al-Qantara 40 (2):315.
    El trabajo que presentamos tiene dos objetivos principales: primeramente, conocer las principales características estructurales y funcionales del funduq; en segundo lugar, observar la evolución tanto estructural como funcional que estos espacios sufrieron dentro y fuera del territorio islámico. Para ello utilizaremos la información arqueológica disponible que se complementará con algunos datos provenientes de la documentación escrita. Así conoceremos el funduq clásico, un edificio de planta cuadrada o rectangular, con patio central y uno o varios pisos, dedicados el inferior a cuadras (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Claude Bernard and His Place in the History of Ideas.Reino Virtanen - 1961 - Science and Society 25 (3):283-285.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  34.  1
    Do não ao sim eternos ou subjetividade e vontade no Sartor Resartus de Carlyle.Gabriel Guedes Rossatti - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):63-78.
    De novembro de 1833 a agosto de 1834 foi publicado em fascículos no Reino Unido o Bildungsroman de título Sartor Resartus, o qual, escrito em 1830 pelo pensador e crítico social escocês Thomas Carlyle, profundamente influenciado pelo movimento do romantismo alemão, e mais particularmente por Goethe, do qual era correspondente, buscava atrair os leitores britânicos para a tarefa da formação subjetiva tal qual formulada a partir deste. Neste sentido, busca-se neste artigo abordar as compreensões carlyleanas tanto do processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Don Martín de Zavala y la minería en el Nuevo Reino de León.Eugenio Del Hoyo - forthcoming - Humanitas - Cadernos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    L'imagerie scientifique de Paul Valéry.Reino Virtanen - 1975 - Vrin.
    Reino Virtanen. CHAPITRE VII LA FIN D'UNE TRAJECTOIRE « Valéry est notre Lucrèce », écrivait Alain '. Mais où est La Nature des Choses de Valéry ? Il a nié en effet la possibilité d'une telle œuvre dans la France de son époque. Il disait ...
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. Entre dos expulsiones: musulmanes y moriscos en Navarra (1516-1610).Jesús María Usunáriz Garayoa - 2012 - Al-Qantara 33 (1):45-81.
    Después del decreto de expulsión o conversión forzosa de población musulmana en Navarra (1516) apenas contamos con estudios sobre la población morisca en el reino o sobre sus relaciones con otras comunidades moriscas en los territorios fronterizos de Castilla y Aragón. Este artículo se centra en tres etapas del conflicto cristiano-morisco: la primera, la de la conversión o expulsión de los mudéjares (1516), y en especial los problemas derivados de la propiedad de las tierras; la segunda relacionada con la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Claude Bernard and his place in the history of ideas.Reino Virtanen - 1960 - Lincoln,: University of Nebraska Press.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    Claude Bernard'S Prophecies And The Historical Relation Of Science To Literature.Reino Virtanen - 1986 - Journal of the History of Ideas 47 (April-June):275-286.
  40.  9
    Le colloque Claude Bernard, Paris 1965.Reino Virtanen - 1966 - Revue d'Histoire des Sciences 19 (1):55-58.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Nietzsche and the Action Francaise: Nietzsche's Significance for French Rightist Thought.Reino Virtanen - 1950 - Journal of the History of Ideas 11 (2):191.
  42. Identity Politics and Party Elites Strategic Dilemmas: Comparing Varieties of Extremism: the Vlaams Blok and Lega Nord Paper Abstract.Marga Gomez-Reino & Campus Miguel de Unamuno - 2001 - In David M. Estlund (ed.), Democracy. Blackwell.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    Concepto do Desenvolvimiento da Filosofía em Portugal (Séculos XIII-XVI) = Concepto de desarrollo de la filosofía en Portugal (siglos XIII-XVI).Mário Santiago de Carvalho - 1997 - Revista Española de Filosofía Medieval 4:131-156.
    Se expone una visión panorámica de algunos de los principales filósofos portugueses (o que trabajaron en el reino de Portugal) durante la Edad Media. Se ofrece también una hipótesis de interpretación de las líneas más fundamentales de la contribución filosófico-teológica lusitana medieval.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Ibn al-Sid al Batalyawsi (444/1052-521/1127): de los reinos de taifas a la época almorávide a través de la bibliografía de un ulema polifacético. [REVIEW]Delfina Serrano Ruano - 2002 - Al-Qantara 23 (1):53-92.
    Ibn al-Sid al-Batalyawsi ( Badajoz 444/1052- Valencia 521/1127) es conocido básicamente por su actividad en el camppo de la gramática y la lexicografía, y por sus incursiones en la filosofía. También destacó en la ciencia del hadiz, inte-resándose además por cuestiones jurídicas y teológicas. Su obra se ha conserva-do prácticamente completa. Es valorada positivamente por los biográfos y el interés que ha despertado entre los investigadores modernos ha dado lugar a un buen número de ediciones críticas y estudios. Cuando un (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    António Ribeiro dos Santos (1745-1818).António Camões Gouveia - 2017 - Cultura:17-44.
    Os tempos conjunturais de 1745 a 1818 são, tal como a vida e actuação de António Ribeiro dos Santos, diversificados e dissonantes. Qual o problema de fundo deste artigo? Tentar retraçar e compreender as linhas de um desenho, de componente biográfico-intelectual, em que as cores da paleta do barroco atlântico-joanino paulatina mas persistentemente se tornam mutáveis em luzes enciclopédicas e europeias. O Reino estendia-se em paisagens de senhorios e concelhos, pontuadas por uma rede crescente de espaços urbanos em extensões (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    A neutralidade ontológica do aspecto formal da lógica moderna de Quine.Bárbara Araldi Tortato - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):137-146.
    Pretende-se reconstruir e analisar a introdução de O sentido da nova lógica de Quine para, à luz de suas justificativas históricas para o corolário sistema lógico moderno, procurar defender a neutralidade ontológica que seu aspecto formal possibilita. A distinção entre nomear e significar, na nova lógica de Quine, ressalta o fato de que não é necessário “admitir um reino de entidades chamadas significados”, e que, portanto, a formalidade dos enunciados ontológicos não assume compromisso ontológico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  43
    A unidade do poder em Marsílio de Pádua.Sérgio Ricardo Strefling - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):165-177.
    Marsílio de Pádua foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o capítulo 17 da primeira parte do Defensor Pacis, onde se trata da unidade do governo ou do principado. Se houver muitos em número ou espécie, tal como acontece nas grandes cidades e, em particular, em um reino, aí deve haver então um supremo governante, a quem os demais estejam subordinados e por quem sejam dirigidos. Trata-se (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    A educação do homem interior.Daiane Costa & Angelo Vitório Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):273-299.
    A educação do homem interior: O cultivo da vontade em Agostinho de Hipona Resumo: O estudo aqui apresentado tem como objetivo principal a investigação da formação humana nas obras filosóficas Comentários Literal ao Gênesis, A Trindade e O livre-arbítrio, de Agostinho de Hipona. Para isso, aborda-se a noção da antropologia do referido autor; a sua compreensão de corpo e alma (dimensão humana no homem animal) e, por último, objetiva-se explicitar alguns pressupostos de uma educação do ser humano orientada a uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    A Cultura do Encontro: Palavras e Gestos em Francisco.Boris Agustin Nef Ulloa & Adriana Barbosa Guimarães - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-19.
    Este estudo pretende compreender a emblemática expressão «cultura do encontro», no marco do magistério e testemunho do Papa Francisco. Desde o início de seu pontificado, a categoria «encontro» recebe destaque em seus pronunciamentos e, principalmente, nos seus gestos. Em diversos momentos da história de Israel, as palavras e os gestos foram a forma escolhida por Deus para se revelar ao seu povo, especialmente por intermédio dos profetas. Pretende-se assim, também considerar a dimensão profética de seus ensinamentos e testemunho e, dessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  81
    Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão.José Luiz Ames - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):137-152.
    Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000