Order:
  1.  4
    Franz Kafka lido por Hannah Arendt: cultura, formação e política.Daiane Eccel - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  4
    Um Bildungsroman fora do c'none? Rahel Varnhagen, A Vida De Uma Judia Alemã Na Época Do Romantismo, de Hannah Arendt.Daiane Eccel - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-25.
    Resumo: A principal biógrafa de Hannah Arendt, Elisabeth Young-Bruehl indaga se a obra de Arendt a respeito de Rahel Varnhagen não seria um tipo sui generis de Bildungsroman. Nossa proposta é investigar o livro de Arendt sob este questionamento: há elementos formativos neste trabalho de Arendt? Para enfrentar tal tema, nos propomos a discutir a relação entre o contexto histórico de Rahel, associado às suas experiências individuais segundo a leitura da própria Arendt. Nossa hipótese é que esta hibridez presente no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Da Revolução: Arendt, uma moderna?Daiane Eccel - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):109-128.
    Em Da Revolução, Arendt aponta para o vigor da política que renasce por meio das iniciativas revolucionárias. Por outro lado, é preciso atentar para o fato de que várias outras características presentes em Da Revolução apontam para aspectos críticos e negativos da modernidade que estão presentes dentro do âmago das próprias revoluções. O objetivo deste texto consiste em analisar os elementos modernos presentes nas revoluções que são admirados por Arendt, bem como os retornos que ela faz à antiguidade, de modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    (1 other version)Hannah Arendt and the problem of secularization in the founding of new political bodies.Daiane Eccel - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):119-136.
    Resumo: A questão da secularização também tem espaço no pensamento de Hannah Arendt. A autora sempre procurou um conceito puro de política, que fosse independente de qualquer raiz religiosa ou que estivesse desvinculado de toda fonte metafísica e transcendente. No entanto, desde Platão, a tradição do pensamento político ocidental não encontra tal autonomia e esse problema se repete nos tempos modernos, sobretudo no momento da fundação de corpos políticos, como é o caso das revoluções, por exemplo. Além disso, Arendt também (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. (1 other version)O Sócrates de Hannah Arendt: as considerações arendtianas sobre Sócrates.Daiane Eccel - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):50-71.
    O nome de Sócrates aparece com certa freqüência na obra de Arendt. Tanto em seus escritos da década de 50 quanto nos escritos póstumos, Arendt volta até Sócrates para investigar a relação que ele mantinha com a política e com o pensamento. Ela tece elogios para Sócrates na medida em que ele valorizava a esfera pública e participava dos encontros na àgora e nos ginásios, bem como percebia os homens no plural e vivia entre eles. A idéia da pluralidade aparece (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem.Daiane Eccel & Marlene de Souza Dozol - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):1227-1248.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Schiller, Arendt e fuga do reino das necessidades: estética, formação e política.Daiane Eccel - 2018 - Educação E Filosofia 32 (66).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    Entre a conservação da memória e a possibilidade de novas fundações: o que permanece da tradição em Hannah Arendt? // DOI: 10.18226/21784612.v23.n2.3. [REVIEW]Daiane Eccel - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):267-286.
    Já é lugar comum entre os comentadores e estudiosos de Hannah Arendt enfatizar que ela diagnosticou o ocaso da tradição do pensamento ocidental, cujo limiar é encontrado nas teses de pensadores como Kierkegaard, Nietzsche e Marx. O que nos importa nesta breve investigação é, no entanto averiguar no que realmente consiste tal ocaso e o quanto ainda permanece ou necessita permanecer daquilo que ela chama de main tradition? O que, no final das contas, se conserva? É possível pensar em uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark