Results for 'Psique. Inconsciente. Fenômeno religioso. Complexo de Édipo. Natureza religiosa'

1000+ found
Order:
  1.  23
    Psique e religião: análise do fenômeno religioso a partir da psicologia profunda de Freud e Jung. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Soraya Cristina Dias Ferreira - 2012 - Horizonte 10 (28):1480-1482.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    Combustível da fé: mudança socioeconômica e rearranjo religioso em Macaé – RJ.Leonardo Gonçalves de Alvarenga & Fabio Py Murta de Almeida - 2019 - Horizonte 17 (52):389-413.
    Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças socioeconômicas ocorridas na cidade de Macaé a partir de 1980 e seus efeitos sobre o campo religioso, com foco nos evangélicos e nos sem-religião. A metodologia lança mão de dados quantitativos do IBGE e procura analisar esses dados para ultrapassar uma leitura superficial e avançar na análise desse campo religioso complexo, que está diretamente relacionada à chegada da Petrobras na cidade de Macaé, inaugurando uma nova era na região, com a injeção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Entre discursos intolerantes e privilégios religiosos: práticas discursivas sobre religiões de matrizes africanas no cárcere baiano.Djean Ribeiro Gomes & Monica Lima De Jesus - 2019 - Odeere 4 (8):260.
    Nesta comunicação, discutimos os discursos intolerantes e privilégios religiosos que circulam no contexto prisional baiano, que por um lado afeta a presença e expressão de religiosidades de matriz africana através de processos de demonização, desqualificação e desautorização religiosa, por outro, produz privilégios direcionados a cristãos, em especial, vinculados as vertentes evangélicas/protestantes. Os dados apresentados são oriundos de parte da dissertação intitulada “nome suprimido”, desenvolvida no Programa. Adotamos a perspectiva da psicologia social, sustentada teórico-metodologicamente no movimento do Construcionismo Social. Além (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    A psique como eixo intermediário e criativo do fenômeno religioso cristão: uma análise a partir da teoria de Carl Gustav Jung focada na experiência de Paulo em 2 Cor 12.Olinta Fraga - forthcoming - Horizonte:866.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Uivando exigências: o papel das emoções nos comportamentos de aprovação e censura em alcateias.Matheus de Mesquita Silveira & Joanna Maria Sulich - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 1:021001.
    O ponto central deste artigo é explicar como as emoções desempenham um papel fundamental no comportamento moral dos mamíferos sociais. Entendida como um fenômeno natural, a moralidade é caracterizada como um sistema de exigências recíprocas, em que os lobos estão envolvidos desde o nascimento, e o vínculo emocional entre os membros da matilha desempenha um papel fundamental. O argumento é empiricamente informado para apresentar uma possível relação entre emoções e instintos sociais com relação à aptidão dos lobos para comportamentos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    La complejidad de las sociedades contemporáneas y el fenómeno religioso: la necesidad de garantizar la libertad religiosa de los individuos y colectivos.Jaime Magallón Salegui - 2024 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 58.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    La promoción del fenómeno religioso y el derecho a la libertad de conciencia en Colombia = The promotion of the religious phenomenon and the right to freedom of conscience in Colombia.Sergio Alejandro Fernández Parra - 2018 - UNIVERSITAS Revista de Filosofía Derecho y Política 29:101-124.
    RESUMEN: En el presente artículo se intentará demostrar que la libertad de conciencia y religiosa conforman un único derecho que tienen como fin proteger las creencias e ideologías de las personas, independientemente de su carácter religioso o secular. Por ende, se sostendrá que la fórmula adoptada por el sistema jurídico colombiano de promover el fenómeno religioso es contraria al principio de igualdad porque privilegia una visión del mundo teísta frente a otras visiones, también válidas en un Estado constitucional y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade pode ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. Hume e as teorias morais vulgares.Marco Antonio Oliveira de Azevedo - 2011 - Princípios 18 (29):321-338.
    Quais sáo as teorias vulgares da moralidade criticadas por Hume na famosa passagem is-ought ? Quais eram seus defensores? Neste ensaio, trato de algumas diferenças entre Hume e Hutcheson que podem iluminar algumas respostas. Hume, ao contrário de Hutcheson, combateu toda forma de separaçáo da natureza humana em componentes naturais e divinos. O conceito de simpatia cumpre uma funçáo essencial nesse aspecto. Há bons indícios de que o jovem Hume adotou no Tratado uma estratégia abertamente crítica a todas as (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Uso político da religião e uso religioso da política: uma análise a partir de duas interpretações exemplares - Marsílio e Maquiavel.José Luiz Ames - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):220-239.
    We are presently confronted with an impressive growth of the religious phenomenon. This can be observed not only related to both the outbreak of new religions and the increasing attendance to worship services, but also for the presence of the religious language in the political discourse. We can see nowadays a political use of religion and a religious use of politics. When we approach the religions in a large scale perspective is possible to verify that in all of them both (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso. [REVIEW]Evaldo Luís Pauly & Cristine Gabriela de Campos Flores - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):118-135.
    Existem diversos estudos que indicam os fatores de risco relacionados ao uso de drogas, entre eles, está a adolescência, considerada um período de maior vulnerabilidade. No entanto, pesquisas atuais estão interessadas em conhecer os fatores promotores de saúde e proteção, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de comportamentos de risco, mesmo em situações de vulnerabilidade. Nessa perspectiva, a religiosidade vem sendo identificada como fator protetor ao uso de drogas; mas, apesar disso, pouco se sabe sobre os mecanismos causais desse (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    Para una desconstrucción del (complejo de) Edipo y su emplazamiento en el psicoanálisis tradicional.Ricardo Rodulfo - 2001 - Natureza Humana 3 (2):215-231.
    Em termos das proposições desenvolvidas por Jacques Derrida, introduz-se a deconstrução, no campo psicanalítico, de um de seus núcleos conceituais mais estabilizados, o complexo de Édipo. Revisa-se a contaminação mito-política desse conceito e os impasses que ele provoca na psicanálise tradicional. Colateralmente, consideram-se algumas implicações clínicas.En términos de las proposiciones largamente desarrolladas por Jacques Derrida, se introduce la desconstrucción en el campo psicoanalítico, a propósito y con objeto de uno de sus núcleos conceptuales más estabilizados, el de complejo de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Repensando la relación entre lo secular y lo religioso. Análisis de dos puntos ciegos asociados a la teoría de la secularización.Javier Gil-Gimeno - 2022 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 25:57-76.
    El objetivo de este artículo es analizar dos confusiones o puntos ciegos asociados a la teoría de la secularización, fundamentalmente en lo que respecta a la relación que establece entre lo secular y lo religioso. Para ello tomamos como punto de partida el trabajo de José Casanova titulado Genealogías de la secularización, en el que estudia las tres sub-tesis a partir de las que se articula dicha teoría: diferenciación entre esferas seculares y religiosas, declive generalizado de la creencia y de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Releituras feministas do complexo de Édipo: entre o modelo pré-edípico de Whitebook e a subversão edípica de Butler.Virginia Ferreira da Costa - 2023 - Discurso 53 (1).
    Dentre as releituras de Freud, Jessica Benjamin e Whitebook voltam-se ao domínio materno pré-edípico como salvaguarda de uma psicanálise feminista. Mas tal interpretação não mostra ser suficientemente crítica, pois transfere a preponderância do pai para a mãe, desconsiderando teorias não-binárias cujas fontes psicanalíticas se encontrariam em outras leituras não-oficiais de Freud. Tais seriam as visões de Loewald, Chodorow e Butler, que se concentram na complementaridade entre os desenvolvimentos pré-edípico e edípico ou na subversão interna do complexo de Édipo. Desse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Intelección, intención y sentido de la educación religiosa en la escuela.José Orlando Reyes Fonseca & José Luis Meza Rueda - 2020 - Franciscanum 62 (174):1-26.
    La educación religiosa ha estado presente en la historia de Colombia desde el patronato español hasta nuestros días bajo distintas denominaciones. Sin embargo, en estos tiempos de pluralidad, secularización y laicismos, se encuentran diversas actitudes frente a la religión en la escuela. Seguros de su necesidad e importancia, resulta pertinente pensar en las características de una educación religiosa escolar que resulte más pertinente para los tiempos actuales. Por tal razón, este artículo ahonda en su naturaleza, propósito y legitimación (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Consciência e fenômenos mentais inconscientes: as visões de David Armstrong e John Searle.Tárik De Athayde Prata - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O artigo examina as concepções de consciência, bem como as concepções de fenômenos mentais inconscientes, de David Armstrong e John Searle. Enquanto Armstrong entende a consciência como decorrente de uma percepção de segunda ordem, de modo que um fenômeno inconsciente é apenas um fenômeno mental que não é percebido, Searle entende a consciência como um estado global, o que torna sua visão do inconsciente mais complicada. Estados mentais inconscientes não passam de padrões de atividade neuronal, padrões que são (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Natureza como "espírito nascente".Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Tendo, pois, como pano de fundo o horizonte de uma fenomenologia da natureza, o texto, a seguir, explora uma proposição emblemática enunciada por Gabriel Marcel: a ideia da “natureza como espírito nascente”. Para tanto, a fim de melhor compreender o sentido e alcance dessa tese, a exposição se divide em duas partes correlatas: a primeira, retrospectivamente negativa, reconstitui a crítica marceliana ao naturalismo e ao idealismo vistos como dois gestos concêntricos à medida que não atribuem qualquer estatuto ou (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  9
    A teoria disposicional de Searle sobre os fenômenos inconscientes e o problema da eficácia causal.Tárik De Athayde Prata - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):11.
    Searle defende a perspectiva – historicamente associada a Descartes – segundo a qual a consciência é a essência da mente. Isso gera complicações para que ele possa explicar a existência de fenômenos mentais inconscientes – existência que o próprio Searle aceita. Sua estratégia para conciliar a essencialidade da consciência com a existência de fenômenos mentais inconscientes é recorrer a uma teoria disposicional: estados inconscientes existem na forma de disposições para a causação de estados conscientes. O presente artigo se concentra em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  89
    Identidad religiosa y existencia. Libro de las memorias de las cosas, de Jesús Fernández Santos.José Paulino Ayuso - 2005 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 10:107-126.
    Jesús Fernández Santos (1926-1988) es un escritor que atiende al fenómeno religioso como determinante de la vida íntima de los individuos y de sus relaciones sociales. Este trabajo analiza una de sus novelas más significativas que tiene como referencia a un grupo cristiano evangelista, ajeno a la tradición católica española, del cual se relaciona su historia y la evolución de algunos personajes individualizados. Incluye el autor una parte de su experiencia personal y una mirada a la historia de España como (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Fenômeno Saturado e Experiência Do Sagrado: Revendo Uma Noção de Jean-Luc Marion.Marco Heleno Barreto - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):265.
    Neste trabalho a noção de fenômeno saturado, proposta por Jean-Luc Marion, é apresentada criticamente e revista. Apoiando-se nas objeções levantadas por L.B. Puntel, que têm um impacto considerável sobre o projeto de Marion de pensar Deus exclusivamente de um ponto de vista fenomenológico, o autor revê o fenômeno saturado através de um retorno à sua fonte primeira: a terceira Crítica de Kant. Desta forma, a natureza simbólica desse fenômeno fica enfatizada, assim como sua constituição estrutural pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Teoria disposicional de Searle e o problema da causação mental inconsciente.Tárik De Athayde Prata - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):75-96.
    Exatamente como Descartes, Searle concebe a consciência como essencial aos fenômenos mentais. Para compatibilizar essa concepção cartesiana da consciência com a aceitação da existência do inconsciente, ele defende uma teoria disposicional: estados inconscientes existem como disposições para a produção de estados conscientes. Entretanto, seu argumento para a conexão entre o mental e a consciência se baseia na tese de que a forma aspectual não existe em fenômenos objetivos, o que é incompatível com a causação mental inconsciente. Para ser causalmente eficaz, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    El cuerpo, las cosas y el otro como sistemas de equivalencias: una lectura desde la interpretación del inconsciente.Graciela Ralón de Walton - 2014 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 21:181-199.
    La noción de sistema de equivalencias adquiere en la fenomenología merleaupon-tyana un lugar central, puesto que allí subyace una función general de transposición tácita. Se trata de un principio de comprensión sin explicación analógica, una síntesis sin análisis, tal como puede observarse, por ejemplo, en la plasticidad, la transferi-bilidad y la analogicidad que caracteriza a los hábitos. Sobre esta base, este artículo seguirá un camino regresivo a fin de desvelar que el sentido de las equivalencias y transposiciones está latente en (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique.André Raúl Sibinde - 2018 - Horizonte 16 (49):413-414.
    Esta dissertação, apoiada na análise bibliográfica, descreve a Religião Tradicional Tsonga-Changana e o Cristianismo Católico no Sul de Moçambique, território acentuadamente marcado pela injustiça social contra a mulher e a criança. No passado, a afiliação religiosa servia para estimular e justificar guerras, homicídios e crueldades. Para erradicar essa atitude desumana no âmbito do fenômeno religioso, na segunda metade do século XX, alguns autores cristãos passaram a ponderar sobre a cultura do diálogo inter-religioso. Neste contexto, em face da convivência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  30
    As lendas e a imaginação simbólica: uma metodologia para a sala de aula (The legends and symbolic imagination: a methodology for the classroom). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p538. [REVIEW]Eunice Simões Lins Gomes, Pierre Normando Gomes-da-Silva & Claudiana Soares da Costa - 2012 - Horizonte 10 (26):538-551.
    Entendemos que nenhuma sociedade constrói o presente e alicerça o futuro sem compreender sua cultura e sem conhecer o significado de sua história. O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma metodologia aplicada na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental, cujo propósito foi despertar a imaginação simbólica dos alunos através do uso das lendas presentes nos livros didáticos do ensino religioso ministradas pelos docentes. Os temas estudados têm como base teórica a fenomenologia da religião, a antropologia e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Uma objeção à concepção disposicional dos fenômenos mentais inconscientes.Tárik De Athayde Prata - 2018 - Principia: An International Journal of Epistemology 22 (3):507-526.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  7
    Religiosos y religiosas en la comunidad eclesial.Antonio Mª Calero de los Ríos - 2024 - Isidorianum 4 (8):67-97.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Formação de professores para a diversidade religiosa: qual apropriação?Claricia Otto, Fabiano Batista Rodrigues & Irma Iaczinski - 2018 - Horizonte 16 (50):885-899.
    Este texto é resultado de entrevistas e pesquisa com professores recém-formados em Ciências da Religião e com professores da disciplina de Ensino Religioso. Os aportes teóricos são de autores como Bourdieu com a noção de campo; Chartier com as categorias de apropriação e de representação; e, Foucault com a noção de discurso. Além de entrevistas, houve participação e observação de aulas de Ensino Religioso em uma escola estadual e no Curso semipresencial de formação continuada para professores. Nesses eventos foram produzidos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Lgbtfobia na tradição religiosa Iorubá do Ifá: especulações e práticas da heteronormatividade.Miguel Angelo Silva de Melo - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo está inserido na área de concentração de educação intercultural, etnofilosofia e estudos de gênero, com ênfase nas pressuposições teóricas pós-identitárias advindas com os estudos queer. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral promover um estudo histórico-descritivo sobre a efabulação e o enclausuramento do espírito “queer” na comunidade religiosa yorùbá em territorialidades nigerianas, bem como, se propõem a revistar as representações sociais dos modelos heteronormativos de depredação, de submissão e de abjeção de indivíduos de orientação sexual ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A consciência como uma percepção do mental e o estatuto dos fenômenos mentais inconscientes na perspectiva de David Armstrong.Tárik de Athayde Prata - 2019 - Sofia 8 (1):199-220.
    O artigo examina a teoria de David Armstrong sobre a consciência e sua concepção do inconsciente. Após uma discussão do caráter anti-cartesiano dessa teoria, são discutidas as noções de consciência mínima e consciência perceptiva, bem como o conceito de consciência introspectiva, que é o mais importante para Armstrong. A conclusão é que, apesar do valor explicativo dos seus conceitos de consciência, Armstrong defende uma perspectiva insatisfatória a respeito do inconsciente, pois essa perspectiva não dá conta da real influência do inconsciente (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    De progresso a evolução espiritual: uma contribuição da codificação espírita para o diálogo inter-religioso.Antônio Carlos Coelho - 2019 - Horizonte 16 (51):1433.
    A Doutrina Espírita, codificada na França no século XIX, tem entre seus principais postulados a crença em um Deus único, na imortalidade da alma, na pluralidade dos mundos habitados, na comunicabilidade entre espíritos e na reencarnação. De leves pancadas a mesas girantes, nos salões parisienses, o fenômeno, nos primeiros momentos, era recebido com incredulidade ou frivolidade por aqueles que participavam das reuniões. Até o estudo realizado pelo pedagogo Hippolyte-Léon Denizard Rivail, não se imaginava que tais eventos sofressem ação direta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Experiência religiosa na pós-modernidade. O evento da subjetividade como caminho de nossa humanização.Cleusa Caldeira - 2020 - Franciscanum 62 (173):1-21.
    Descreve-se a ruptura epistemológica entre a racionalidade moderna e a racionalidade pós-moderna, no que tange à experiência religiosa e o evento da subjetividade a partir do pensamento teológico de Carlos Mendoza Álvarez. Se a concepção do sujeito autônomo implicou a negação da alteridade e o abandono das metáforas de transcendência para a salvação, a irrupção da subjetividade pós-moderna marca a impossibilidade de conceber a humanidade fora da religação com o outro e com a transcendência. Nesse novo contexto, o (...) do retorno do religioso surge como sinal dos tempos pós-modernos: sinal de reencantamento da cultura e abertura à outra ordem da existência. É a oportunidade de reabilitar a experiência com o Mistério transcendente do real, cultivado por todas as tradições religiosas, que em linguagem monoteísta chamamos Deus. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O problema religioso como pre'mbulo do idealismo italiano: das teses de Maurizio Viroli à religião da liberdade em Croce.Márcio Gimenes de Paula - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):85-115.
    O objetivo do presente artigo é analisar o quanto o chamado idealismo italiano de Croce e Gentile são, em verdade, dependentes da concepção religiosa italiana. Para tanto, nos deteremos, na primeira parte do nosso trabalho, principalmente numa análise das teses de Maurizio Viroli. Já no segundo parte do nosso artigo nos deteremos na análise dessa temática dentro do conceito de religião da liberdade em Croce. Assim, após tal inventário, teceremos nossas conclusões.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Religião e educação no Brasil: o programa “Escola sem Partido” como um obstáculo ao Ensino Religioso e à formação cidadã.Andréa Silveira de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):122-122.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do projeto de lei que institui o programa Escola sem Partido, no intuito de indicar como e porque tal projeto se constitui um obstáculo para a ação pedagógica no âmbito do componente curricular Ensino Religioso na escola básica, consolidando-se assim um entrave para a formação integral conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para tal análise, mobilizamos categorias do campo do direito internacional, como decisões da Corte Interamericana de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    Trânsito religioso e reinvenções femininas do sagrado na modernidade.Sandra Duarte de Souza - 2006 - Horizonte 5 (9):21-29.
    O trânsito religioso é indicador de que os “modelos oficiais e religião” têm sido substituídos, ou coexistem com oferenciais religiosos cambiantes, respondendo à demanda dos sujeitos de fé. Os anseios de significação imediata dos sujeitos de fé encontram na “vagabundagem religiosa” sua atitude mais coerente. A vagabundagem semântica dos crentes infiéis é o elemento dinamizador do campo religioso moderno. No presente texto nos propomos a discutir o trânsito religioso de mulheres, suas motivações e as implicações dessa “andança religiosa (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    La experiencia religiosa en la modernidad avanzada: análisis comparado de dos películas chilenas.Sophie Dufays & Geneviève Fabry - 2021 - Aisthesis 69.
    Este artículo indaga en la naturaleza de la experiencia religiosa tal y como está plasmada en la cultura latinoamericana contemporánea. En esta perspectiva, presenta el estudio de dos películas chilenas recientes protagonizadas por dos personajes dotados de características crísticas. Ambas películas son ambivalentes frente al fenómeno religioso: por un lado invalidan la posibilidad del milagro y por ende de la fe; por otro lado, mantienen abierta la posibilidad de una irrupción de lo “divino” en la vida de personajes que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  47
    Popper e o "efeito Édipo".Marcos Barbosa de Oliveira - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):33-42.
    O tópico do trabalho é o fenômeno denominado por Popper “efeito Édipo”, e suas implicações para a epistemologia analítico-positivista, em particular para o Princípio de Unidade da Ciência. Com referência a Popper, a tese defendida é a de que ele não teve sucesso na tentativa de resolver as inconsistências geradas em sua obra pelo reconhecimento da possibilidade do “efeito Édipo” nas ciências humanas.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Consciência, subjetividade e o problema do inconsciente na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):6-26.
    Resumo: John R. Searle articulou uma filosofia da mente de acordo com a qual a consciência é o mais importante dos fenômenos mentais, sendo essencialmente caracterizada por uma subjetividade de seu modo de existência. O problema é que a existência de fenômenos mentais inconscientes coloca essa concepção em dificuldades, pois fenômenos inconscientes existem sem serem vivenciados, ou seja, existem de forma objetiva. Para escapar desse problema, Searle propõe uma teoria disposicional do inconsciente, mas a tese do presente trabalho é que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  33
    Jung, Schopenhauer y el problema del mal.Alejandra Garralaga de Foronda - 2023 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 56 (2):363-382.
    Mucho se ha escrito sobre la influencia de las sabidurías orientales en la filosofía de Arthur Schopenhauer, y muy poco sobre la impronta de éste en uno de los pensadores peor reconocidos en el ámbito de la filosofía académica como es Carl Gustav Jung. El presente artículo trata de dar con algunos puntos de encuentro en la obra de los dos autores, estrechando paralelismos y matizando distancias entre la «voluntad» schopenhaueriana y el «inconsciente» de Jung, a la par que ahonda (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Para Uma Compreensão Do Retorno Do Religioso a Partir da Teoria Marxiana Do Estranhamento.Renato Almeida de Oliveira & Antônia Juliete Pereira Pinto - forthcoming - Revista Dialectus.
    O presente texto objetiva investigar o retorno do fenômeno religioso por meio da teoria de Karl Marx sobre o estranhamento, em obras como A questão Judaica, Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução, Manuscritos Econômicos-filosóficos e a Ideologia Alemã, obras nas quais Marx discute as condições materiais de existência para explicar a sociedade moderna (a política, a religião etc.), o que possibilita uma discussão sobre as estruturas concretas e sociais do sistema capitalista. Essas análises permitem entender como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    El largo presente del dolor físico. Cinco leyes de la temporalidad adolorida.Agustín Serrano De Haro - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):153-168.
    O artigo pretende formular cinco leis essenciais que possam servir para caracterizar a temporalidade imanente peculiar da dor física. As três primeiras leis são comuns a inúmeras experiências de consciência: natureza cursiva da dor, ou não instantaneidade do fenómeno; natureza atual da dor, no sentido em que o decurso anterior de retenção não é adicionado de forma cumulativa à impressão de sofrimento; caráter mutável de todo processo doloroso, que nunca pára. A quarta lei refere-‑se a como o presente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. ¿Un Wittgenstein? ¿dos Wittgenstein? La concepción religiosa como elemento unificador de su filosofía.Nancy Núñez de Morillo - 2011 - Apuntes Filosóficos 20 (38):239-258.
    Por tradición, cuando hablamos de Wittgenstein, es casi inevitable especificar a cuál Wittgenstein nos estamos refiriendo. Así, pareciera menester aclarar si estamos hablando del Wittgenstein del Tractatus,1 que tradicionalmente ha sido llamado el primer Wittgenstein, quien se esforzó por diferenciar entre lo que se puede decir con lógica y sentido y lo que no se puede decir porque son sinsentidos (más no carentes de sentido) donde encajan los juicios éticos, estéticos y religiosos, o del segundo Wittgenstein, el de las Investigaciones (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    De que e de quem nós falamos quando falamos dos animais?Thiago Vinicius Rodrigues de Vasconcelos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):333-341.
    Este trabalho tem como objetivo analisar a reflexão de Hans Jonas acerca do estatuto ontológico do animal que está inserida, neste contexto, em uma análise mais geral sobre o fenômeno da vida e se apresenta como um momento importante na ontologia que pretende combater o dualismo e a ruptura entre animais humanos e não humanos. Ao reconhecer graus diferenciados de atividade espiritual entre os seres vivos, o autor, contudo, não partilha a ideia de uma igualdade plena entre os animais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Antonio Glaudenir Brasil Maia & Renato Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050.
    O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada pela pluralidade cultural e religiosa, exige (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    A maturidade simbólica.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e35275.
    O presente estudo tem por objetivo demonstrar que o mito, não a ciência, expressa a mais elevada aplicação e atividade da mente humana. Para tanto, é preciso compreender a natureza da razão científica em sua delimitação/limitação conceitual dos fenômenos, o que impossibilita à ciência uma descrição científica da realidade em sua concretude. As contribuições da moderna epistemologia servem-nos aqui de base para uma compreensão da natureza das investigações científicas. Diante de tais contribuições, a ciência se apresenta como dependente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  31
    A doutrina das causas finais na Antiguidade. 1. A teleologia na natureza, dos pré-socráticos a Platão.Roberto de Andrade Martins - 2013 - Filosofia E Hist’Oria da Biologia 8 (1):107-132.
    From Antiquity to the 19th century it was very common to explain natural phenomena (especially biological ones) through final causes. This paper analyses one of the periods of development of this concept, in Antiquity, with special emphasis upon the contributions of Socrates and Plato. They introduced the idea of an intelligent and beneficial god, who plans the structure of the universe and of all beings in the best possible way. This concept was strongly influential in later periods. RESUMO: Da Antiguidade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  20
    A libertação desdobra-se em diálogo?! Teologia da Libertação e diálogo inter-religioso.Gilbraz de Souza Aragão - 2013 - Horizonte 11 (32).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    Lições de anatomia ciborgue: coexistência entre máquinas e organismos?Débora De Sá Ribeiro Aymoré - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    A metáfora do ciborgue é um constructo epistêmico relativamente recente. Publicado em 1985, o Cyborg Manifesto, de Donna Haraway, mobilizou o imaginário acadêmico-cultural apontando para a emergência do híbrido de máquina e organismo, indicando o nó produzido nas linhas de sentido históricas, vivenciadas na fusão entre técnicas (bio-info-cogno) e nós, os organismos vivos; tornando-se, assim, matriz da filosofia ciborgue. Academicamente, coube a Thierry Hoquet anatomizar o ciborgue na obra Filosofia Ciborgue: pensar contra dualismos (publicada em Português no ano de 2019 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Ritos E crenças religiosos nas guerras antigas dos hebreus.Luciene de Lima Oliveira - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):49-60.
    Tendo por base alguns relatos apresentados no Antigo Testamento da Bíblia Cristã, será abordado, neste artigo, a respeito das práticas religiosas que antecediam as pugnas antigas dos hebreus. Percebe-se que o esforço humano e a vitória, em uma peleja, dependiam da Divindade, todavia, eram necessários alguns rituais essenciais como, por exemplo, os sacrifícios de animais, a purificação pessoal, o jejum, o louvor, o clamor e a obediência a Deus, para se alcançar a tão desejada vitória sobre os inimigos em uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    O contributo Das congregações religiosas para a educação tradicional da mulher em portugal.Justino Pereira de Magalhães - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):151-157.
    O fator religioso foi uma componente fundamental da educação tradicional. Nas sociedades tradicionais, a mulher assumiu a delicada função de preservar as memórias e as práticas tradicionais de educação das gerações jovens. Assim, a vigilância do comportamento religioso da mulher foi muito rigorosa. As congregações religiosas, designadamente a Congregação das Ursulinas, assumiram a partir do Concilio de Trento a principal função de ensinar e educar as mulheres. Com efeito, quando se instalaram em Portugal no século XVIII, as Ursulinas tinham já (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    El fenómeno religioso entendido desde la apertura a la trascendencia: ¿posibilidad o límite? Una mirada crítica desde el pensamiento de Charles Taylor.Ignacio Sepúlveda del Río - 2016 - Pensamiento 72 (271):335-353.
    Hay diversas maneras de entender y definir la religión. El filósofo canadiense Charles Taylor —quien se ha ocupado del fenómeno religioso en los últimos años— la ha intentado definir desde la trascendencia. El problema de esta definición es que no está exenta de críticas: la primera de ellas plantea que la religión propone ideales humanos demasiado altos, tales como el ascetismo, la mortificación o la renuncia a los fines humanos ordinarios. La segunda crítica, por su parte, pone el acento en (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000