Results for 'Princípio da Unidade'

1000+ found
Order:
  1.  3
    Consequências Metafísicas e Físicas da Teoria Qu'ntica: a revisão do princípio da unidade das leis naturais e as teorias físicas parciais.Hippolyto Ribeiro - 2022 - Aufklärung 9 (3):143-160.
    Investigo as consequências metafísicas da teoria e do fenômeno quântico. Delineando alguns dos principais aspectos do debate filosófico contemporâneo acerca da interpretação da teoria quântica. Analisando três importantes obras recentes: Quantum Ontology: A Guide for the Metaphysics of Quantum Mechanics (2016) de Lewis; Philosophy of Physics (2019) de Maudlin; e The Conceptual Foundations of Quantum Mechanics (2019) de Barrett. Reivindicando, a partir de The Grand Design de Hawking e Mlodinow (2010), que uma interpretação realista da teoria quântica, e de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar.Tomaz Martins da Silva Filho - 2024 - Aufklärung 10 (3):151-160.
    Nos escritos kantianos sobre o tema da educação (Erziehung), podemos perceber que o filósofo refere-se ao processo educativo de diversos modos, seja como sendo uma arte de educar (Erziehungskunst), como formação (Bildung), como doutrina da educação (Erziehungslehre) ou como sendo uma ideia (Idee). Essa multiplicidade de noções não é de modo algum arbitrária, mas cada uma se relaciona entre si e tem como ponto fulcral o conceito de educação como uma ideia, isto é, um conceito da razão que seja a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A razão em Feuerbach como base da unidade do homem e da natureza.Eduardo Ferreira Chagas - 2007 - Princípios 14 (21):215-232.
    Feuerbach trata a natureza, na sua primeira obra, A Razáo Una, Universal e Infinita , desde a perspectiva do panteísmo, no qual ele vê a superaçáo do dualismo entre o espírito e a natureza, ou seja, a reconciliaçáo entre eles, que vale simultaneamente como negaçáo da subjetividade individual, abstrata, e da personalidade como determinaçáo de Deus. Trata-se aqui de um direcionamento de Feuerbach para a natureza, em clara oposiçáo à teologia cristá-monoteísta, que manifesta um abandono completo à natureza (ao “náo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  14
    Natureza Humana e Projeto: O Pseudodilema Kantiano e a Originalidade Tomista.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Sergio de Souza Salles - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):391-410.
    Resumo A natureza humana é fundamento e não meramente projeto regulador das ações. Ao se considerar Kant o divisor de águas para uma nova concepção do homem, na medida em que ele distingue o homem numênico do homem fenomênico, reconhece-se que a tradição filosófica pós-kantiana passou a considerar a natureza humana não como fundamento mas projeto do ser humano. Por outro lado, pretende-se mostrar aqui que a distinção kantiana é devedora não somente do seu princípio transcendental, mas também de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    À sombra de Weimar: Sobre o conceito de Estado Total em Carl Schmitt.Felipe Alves da Silva - 2022 - Princípios 29 (60):64-83.
    O artigo examina o conceito schmittiano de Estado total, usado para descrever o Estado social weimariano que intervém em todas as esferas da vida humana, superando a divisão entre Estado e sociedade. Trata-se para Schmitt de um Estado total por fraqueza – pois não consegue frear as demandas sociais e fazer frente ao pluralismo de interesses partidários –, daí sua aposta em um Estado total de qualidade e energia, capaz de despolitizar a sociedade e de sobrepor-se aos interesses de grupos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Do indivíduo agente à unidade do múltiplo: A substância em Leibniz.Vítor Beghini - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:373-390.
    Este artigo busca mapear as diferenças e transformações que marcam a trajetória da noção leibniziana de substância ao longo dos quase trinta anos que separam suas primeiras e últimas sínteses de ar sistemático; percurso que vai do _Discurso de Metafísica_ à _Monadologia_ e aos _Princípios da Natureza e da Graça _. Poderemos, deste modo, fornecer um quadro de mecanismos conceituais e doutrinários que nos permita melhor compreender o estatuto coesivo de sua obra filosófica, donde encontraremos uma noção ampla mas singular (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Mais do que a união das partes: a unidade do Estado e o problema do pluralismo em Carl Schmitt.Eduardo Passos & Cássio Benjamin - 2022 - Princípios 29 (60):148-162.
    Este artigo tem como objetivo explicitar a complexa relação entre unidade e pluralismo no pensamento político de Carl Schmitt. Tal discussão será feita a partir dos textos O Conceito do Político (Der Begriff des Politischen) e Staatsethik und pluralistischer Staat. Se por um lado, Schmitt confronta-se com a realidade pluralista das sociedades contemporâneas e com o perigo do deslocamento do político para fora da dimensão do Estado, por outro lado, o jurista insiste na procura por uma unidade substancial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  45
    Unidades del dolor del siglo XXI. ¿Protocolos de consenso o medicina basada en la evidencia?José Correa & Patricia Abella Palacios - 2018 - Persona y Bioética 22 (1):29-38.
    La investigación en medicina tiene por objetivo generar nuevos conocimientos que ayuden al diagnóstico, el tratamiento y la prevención de enfermedades. Pero la medicina no es una ciencia exacta, sino una actividad humana heterogénea que se basa solo parcialmente en la ciencia, con varios factores no científicos que influyen en la forma de desarrollar esta actividad. El dolor, como síntoma o como enfermedad, es probablemente el trastorno que más afecta y preocupa a las personas y el que con mayor frecuencia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    O drama da existência: a ontologia de Sartre.Marcelo Prates - 2023 - Griot 23 (1):307-327.
    Este artigo tem por objetivo analisar os princípios da ontologia de Sartre. Partindo da discussão acerca do fundamento e da separação entre ser e nada, e ser e fenômeno, procuramos ressaltar a unidade sintética de tais princípios a partir da finitude e do indivíduo. Este movimento permite compreender o caráter prático desta filosofia e a forma própria da ontologia de Sartre, a saber, como uma antropologia existencial.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Justiça, caridade e compaixão na Metafísica da Ética de Schopenhauer.Renato Nunes Bittencourt - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):49-70.
    Neste artigo analisamos o estatuto da compaixão na filosofia de Schopenhauer, e de que modo tal experiência ocorre na ação prática humana desembocando em ações justas e caritativas, mediante a compreensão da unidade metafísica que perpassa todos os seres humanos, para além das limitações fenomênicas próprias do princípio de individuação. Veremos ainda implicações de tal perspectiva na relação do ser humano com o mundo circundante, especificamente no trato aos animais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    O conceito de metamorfose e a fenomenologia da natureza de Goethe.Jonas Bach Junior - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):173-188.
    Este artigo apresenta o conceito de metamorfose de acordo com a fenomenologia de Goethe. O aprimoramento da percepção fenomenológica da natureza é o fundamento para o desenvolvimento do processo de interação entre o sujeito e o objeto. O objeto orgânico requer modos de intencionalidade adequados às suas modalidades de presentação. A versatilidade de representações é um prerrequisito para o desenvolvimento do juízo fenomenológico, que almeja deixar o ser se manifestar. A linguagem torna-se instrumento de aproximação ao objeto. Os conceitos são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  41
    Linguagem natural e música em Rousseau: a busca da expressividade.Jacira de Freitas - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (1):53-72.
    As análises de Rousseau indicam que o ingresso no universo simbólico traz consigo a possibilidade da perda da unidade do indivíduo e com ela a possibilidade de ruptura do vínculo social. Partindo da demonstração que a mediação dos signos representativos dá-se em três instâncias distintas, procurou-se detectar se a mesma lógica que comanda o sistema como um todo subjaz às suas teorias musicais. A idéia de que uma seqüência hierarquizada de valores, que vão do mínimo ao máximo de inserção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    Linguagem natural e música em Rousseaus: a busca da expressividade.Jacira de Freitas - 2007 - Discurso 37:113-148.
    As análises de Rousseaus indicam que o ingresso no universo simbólico traz consigo a possibilidade da perda da unidade do indivíduo e, com ela, a possibilidade de ruptura do vínculo social. Partindo da demonstração de que a mediaão dos signos representativos se dá em três instâncias distintas, procurou-se detectar se a mesma lógica que comanda o sistema como um todo subjaz às suas teorias musicais. Demonstra-se aqui a ideia de que uma sequência hierarquizada de valores, que vão do mínimo (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  28
    A identidade do Ensino Religioso no contexto da laicidade (The identity of Religious Education in the context of secularism) - DOI: 10.5752/ P.2175-5841.2010v8n19p101. [REVIEW]Sergio Rogerio Junqueira & Edile Fracaro Rodrigues - 2010 - Horizonte 8 (19):101-113.
    A discussão sobre o Ensino Religioso na escola pública das diferentes unidades da Federação é uma polêmica constante ao longo da história da República brasileira. A imposição legal do Ensino Religioso no âmbito escolar pode remeter à ideia de um Estado não laico e acarretar mais preocupações e discussões do que propriamente promover uma formação integral que favoreça os estudantes. No Estado laico, as religiões são livres contanto que respeitem a neutralidade confessional da esfera pública e a garantia de cuidar (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    Heidegger E os limites da matematização no conhecimento dos organismos vivos.Róbson Ramos dos Reis - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):691-710.
    RESUMO No Curso de Inverno de 1928/29, Heidegger afirmou que a matematização irrestrita no conhecimento dos seres vivos resultaria numa falha no propósito de elaborar a ontologia da vida orgânica. No presente artigo, examino as razões que justificam essa concepção. Com base em interpretações das investigações de biólogos como Hans Driesch J. v. Uexküll e Hans Spemann, o argumento de Heidegger integra quatro passos: 1) uma abordagem mereológica do corpo orgânico, concebido como uma unidade funcional de aptidões e intrinsecamente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  3
    Al-Kindi leitor da "teologia de Aristóteles".Arthur Klik - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):178-201.
    Este artigo procura investigar um encontro bastante curioso de tradições. Neste caso em particular, sobre como uma paráfrase da obra de Plotino, de autoria atribuída a Aristóteles, poderia ter influenciado na elaboração de um esquema argumentativo que, aparentemente, visava utilizar a Herança grega recebida pelos árabes no século VI, em questões inerentes ao contexto de disputa intelectual do Islã nascente. Mais especificamente, nosso trabalho se aprofunda em algumas relações que se pode levantar entre a obra Teologia de Aristóteles, uma paráfrase (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Farias Brito e a crise da modernidade.Francisco José Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):40-51.
    O presente artigo parte da discussão sobre a questão da Modernidade, tendo como referência a crítica do filósofo Raimundo Farias Brito (1862-1917) que aponta a crise moderna e a incapacidade das correntes filosóficas europeias do Positivismo (Comte), do Evolucionismo (Spencer) e do Socialismo (Marx) em dar uma resposta satisfatória a tal situação de relativismo, ceticismo e ausência de um princípio unificador. A proposta britiana passa pela retomada da Metafísica, numa abordagem naturalista, em vista de uma nova concepção de Religião (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. O princípio da moralidade na administração pública E a matização da distinção entre direito E moral.Lucas Cabral da Silveira & Manoel Nicolau da Silva Júnior - 2013 - Revista Fides 4 (1):129-146.
    O PRINCÍPIO DA MORALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A MATIZAÇÃO DA DISTINÇÃO ENTRE DIREITO E MORAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    Resumo : O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O vocabulário filosófico-teológico de Nicolau de Cusa: indicações para se pensar a relação entre o uno e o múltiplo.José Teixeira Neto - 2011 - Princípios 18 (30):53-83.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} Neste trabalho interessa-nos pensar a relaçáo entre unidade e multiplicidade, um problema fundamental tanto filosófico quanto teológico como lembra Beierwaltes (1989, p. 179), a partir do vocabulário filosófico-teológico cusano. Na primeira parte do texto fazemos uma leitura às avessas da obra cusana. Partimos da suposiçáo de que no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    O princípio das possibilidades alternativas.Tania Schneider Da Fonseca - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):230-249.
    Com o seu artigo de 1969, “Alternate Possibilities and Moral Responsibility”, Harry Frankfurt mudou o curso do debate sobre o problema da vontade livre. Ele forneceu exemplos hipotéticos, por meio de experimentos de pensamento, de agentes que, conforme ele argumentou, embora não pudessem ter agido de outro modo, ainda assim seriam moralmente responsáveis pelas suas ações. O artigo de Frankfurt entusiasmou muitos filósofos, destacadamente John Fischer, a repensar o problema da responsabilidade moral. Para Fischer, Frankfurt teria mostrado que o debate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Professores em formação E formação de professores: Repensando os termos da oração nas aulas de sintaxe.André Luiz Faria - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):39-64.
    Este trabalho é uma proposta de ensino de sintaxe para os cursos de Licenciatura em Letras. Os objetivos que me levaram a escrever este texto foram os seguintes: reabrir a discussão acerca da necessidade de revisar o que sugere a Nomenclatura Gramatical Brasileira no âmbito da análise sintática; reinvindicar o reconhecimento da noção de sintagma como unidade sintática construída hierarquicamente e localizada entre o vocábulo e a sentença; e reconhecer dois níveis de estruturação sintática – oracional e suboracional –, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    McDowell e a virtude Rodrigo.Rodrigo Jungmann - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (5).
    Neste trabalho, pretendemos avaliar criticamente algumas das teses de John McDowellsobre a natureza da virtude, tal como expostas em seu artigo “Virtue and Reason” e, ao fazê-lo,expor algumas de suas limitações. Mais especificamente, tratarei o que vejo como problemas emsua apresentação da virtude como uma forma de conhecimento, e sua proposta – corporificada natese da unidade das virtudes – de que as virtudes comumente reconhecidas deveriam ser vistascomo manifestações parciais da virtude enquanto tal. Também enfocarei a assertiva de McDowellde (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. "Espinosa não sabia lógica". Liberdade sem contingência?Lia Levy - 2011 - In Luiz Carlos Pereira, Marco A. Zingano & Lia Levy (eds.), Metafísica, lógica e outras coisas mais. Rio de Janeiro: Nau Editora. pp. 190-216.
    Luiz Henrique Lopes dos Santos, em seu texto sobre "Leibniz e a questão dos futuros contingentes”, argumenta em favor de seu diagnóstico segundo o qual, no fundo, a principal diferença entre as doutrinas de Espinosa e Leibniz reside no fato de que o primeiro, diferentemente do segundo, não sabia lógica. Este texto procura objetar à sua posição, respondendo às críticas do autor à posição de Espinosa quanto à liberdade divina. Procurarei mostrar que, sob o aspecto preciso da articulação aí estabelecida (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    A recusa da unidade pura do eu e a possibilidade de compreensão da personalidade humana como superposição complexa de estados: a proposta fisiopsicológica de Théodule Ribot.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):167-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  22
    Popper and the Oedipus effect.Marcos Barbosa de Oliveira - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):33-42.
    The theme of the paper is the phenomenon which Popper labelled `Oedipus effect', and its implications for the anlytical-positivist epistemology, especially for the Principle of the Unity of Science. As far as Popper is concerned, it is claimed that he was unsuccessful in his attempt to overcome the inconsistencies generated in his work by the acknowledgement of the possibility of the Oedipus effect in the human sciences.O tópico do trabalho é o fenômeno denominado por Popper "efeito Édipo", e suas implicações (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  47
    Popper e o "efeito Édipo".Marcos Barbosa de Oliveira - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):33-42.
    O tópico do trabalho é o fenômeno denominado por Popper “efeito Édipo”, e suas implicações para a epistemologia analítico-positivista, em particular para o Princípio de Unidade da Ciência. Com referência a Popper, a tese defendida é a de que ele não teve sucesso na tentativa de resolver as inconsistências geradas em sua obra pelo reconhecimento da possibilidade do “efeito Édipo” nas ciências humanas.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  54
    O princípio da cognoscibilidade e os qualia.Cícero Antônio Cavalcante Barroso - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):91-109.
    O princípio da cognoscibilidade, formulado sem restrições, diz que todos os enunciados verdadeiros são cognoscíveis. O problema é que, com essa formulação, ele está sujeito a muitas objeções, pelo que é necessário restringir o princípio. Com tais restrições, ele diz apenas que todos os enunciados verdadeiros interessantes em certo sentido são cognoscíveis. Não obstante, este artigo mostra que alguns desses enunciados também são incognoscíveis e, desse modo, evidencia que o princípio da cognoscibilidade, mesmo na sua forma mais (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  41
    Lacan x Buber/Paz: between contingent and the eternal.Sílvia Simone Anspach - 1987 - Trans/Form/Ação 9:51-56.
    A comparison between Lacan's ideas on the one hand, and Buber's and Paz's on the other reveals an absolute incompatibility of positions. According to Lacan, an original unity cannot be recuperated and has never actually existed. Birth imposes a condition of incompleteness upon human beings, bringing about desire and a nostalgic search for a lost object. All human actions are reduced to a search for objects that produce a false satisfaction and joy and replace a basic emptiness with their presence. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    The productivity of language:response to Paul Gochet.O. Chateaubriand - 2008 - Manuscrito 31 (1):463-466.
    Paul Gochet raises several interesting issues about my Chapter 13 discussion of productivity, compositionality, the context principle, meaning, and formalization. In my response I concentrate on the question of units of meaning in relation to the context principle, and on the question of infinity and formalization.Paul Gochet levanta várias questões interessantes sobre minhas considerações, no capítulo 13, sobre produtividade, composicionalidade, o princípio do contexto e formalização. Concentro minha réplica na relação das unidades de significação em relação ao principio do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Princípio da Não-Contradição e Semântica da Predicação em Aristóteles.Lucas Angioni - 1999 - Analytica. Revista de Filosofia 4 (2):121-158.
    My object is Aristotle's discussion of principle of non-contradiction in the first stretch of Metaphysics IV.4. My main focus rests on the connections between Aristotle's discussion of the principle and some key notions of his (explicit or implied) semantics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   26 citations  
  32. Princípio da complementaridade recursal após decisão dos embargos de declaração: Garantia do contraditório em oposição à preclusão consumativa.Illana Cristina Dantas Gomes & Wherlla Raissa Pereira do Amaral - 2013 - Revista Fides 4 (2):281-295.
    PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE RECURSAL APÓS DECISÃO DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO: GARANTIA DO CONTRADITÓRIO EM OPOSIÇÃO À PRECLUSÃO CONSUMATIVA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    O princípio da proliferação contra o argumento da eliminação. o caso das ciências sociais.Alberto Oliva - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e352-61. Translated by Albe Ol.
    Com o objetivo de criticar a defesa do Princípio da Proliferação feita por Feyerabend, avaliaremos em que medida as ciências sociais se beneficiam do fato de abrigarem uma considerável diversidade de teorias e metodologias. A despeito de ser uma realidade nas disciplinas sociais, a proliferação nunca é vista como capaz de incrementar a testagemde uma teoria contrastando-a com alternativas. Os cientistas sociais descreem que existam falsificadores potenciais de uma teoria que só teorias diferentes se revelam aptas a localizar. Tendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  26
    Da unidade/diferença à modalidade: A arqueologia da ontologia no pensamento de Giorgio Agamben.Ana Suelen Tossige Gomes & Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):651-670.
    RESUMO Um retorno ao ser aparece na contemporaneidade como uma via teórica importante para se pensar as possibilidades de uma política e de uma ética livres das conformações legadas pela história do Ocidente. É nesse sentido que Giorgio Agamben desenvolve em "O uso dos corpos" o que chamará de uma arqueologia da ontologia, buscando verificar se o acesso a uma ontologia ainda é possível nos dias de hoje. Partindo de Aristóteles, passando pela escolástica, até chegar a Heidegger, Agamben evidencia como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    El logos como principio de unidad del ser. Una consideración ontológica a partir de la perspectiva de Eduardo Nicol.Roberto Andrés González Hinojosa - 2020 - Agora 39 (2):107-125.
    La presente investigación gira en tono al ser a partir de la perspectiva de Eduardo Nicol. Se ha intentado tematizar la nota de la unidad ontológica precisamente desde la distinción entre el logos y lo ajeno. Esta distinción posee una doble importancia, pues, por un lado, puede hablarse del inicio de esta forma de ser caracterizada por el simbolismo y el sentido; mientras que, por otro, esa misma distinción nos abrirá el camino hacia la eminencia de la unidad del ser.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    Princípios da pedagogia problematizadora de Paulo Freire.André Chirindza & Alberto Constâncio Langa - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:272-287.
    O objetivo do trabalho é apresentar a compreensão de docentes do ensino superior sobre a importância da pedagogia problematizadora. O estudo apresenta uma abordagem quali-quantitativa realizada com 27 docentes de uma instituição privada de ensino superior na província de Maputo, em Moçambique. Esse é o número de docentes que aceitou participar da pesquisa e preencheu o instrumento de avaliação autoaplicado. O estudo usou uma amostragem intencional e não probabilística, dada a impossibilidade de inquirir a todos os docentes da instituição; buscou-se, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  6
    Os princípios da Escola Fonológica de São Petersburgo para a elaboração de corpora de fala.Pavel Skrelin, Tatiana Kachkovskaia, Daniil Kocharov, Vera Evdokimova & Uliana Kochetkova - 2023 - Bakhtiniana 18 (2):205-226.
    ABSTRACT The paper discusses the main principles in designing and annotating speech corpora within the framework of the Saint Petersburg phonological school, and provides examples of using corpus data in phonetic research. One of the major principles that we follow is to analyse the speech material at all levels: from segmental to intonational, including speech disfluencies. During segmental phonetic annotation, we suggest listening to each speech sound in isolation (without knowing its context) and relying on spectrographic data. At the syllabic (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    A experiência da unidade espaço-tempo na literatura e na psicologia.Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo & Nadja Maria Vieira - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):119-136.
    RESUMONeste ensaio defende-se o argumento de que a configuração cronotópica potencializa a obra literária como forma metafórica para experimentar a vida cotidiana. Esse argumento apoia-se nas declarações em que Bakhtin destacou que a organização de processos psicológicos de personagens no enredo está relacionada com a experiência da unidade tempo-espaço, conceitualmente denominada de cronotopo. Para exemplificar essas questões desenvolveu-se aqui uma análise da configuração cronotópica do autor-personagem no Livro do desassossego de Fernando Pessoa. A dificuldade do autor-personagem para negociar as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    Os princípios da arte.R. G. Collingwood - 2009 - Critica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Da forma e dos principios do mundo sensivel e do mundo inteligivel.Emmanuel Kant & Francisco Paulo Mendes da Luz - 1945 - Revista Portuguesa de Filosofia 1 (2):221-221.
  41.  6
    Leibniz: razón, principios y unidad = Razão, princípios e unidade.Vivianne de Castilho Moreira & Juan Antonio Nicolás (eds.) - 2020 - Granada: Comares.
  42.  5
    Uma defesa do princípio da maioria no contexto dos debates sobre a legitimidade democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis.Martônio Mont'Alverne Barreto Lima & Paulo de Tarso Fernandes Souza - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):184-195.
    O principal objetivo deste artigo é realizar uma crítica ao argumento segundo o qual o princípio majoritário apresenta riscos à democracia, usualmente empregado pelos defensores da legitimidade democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis. Em uma sociedade democrática, onde os princípios da liberdade e da igualdade são adotados, o princípio majoritário fornece um critério justo para identificar os pontos de vista que devem prevalecer ao final de processos coletivos de tomada de decisão. As regras da unanimidade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    O Princípio da Precaução Sob a Perspectiva da Judicialização Dos Direitos Fundamentais: Riscos Do Ativismo Judicial Para a Harmonia Entre Poderes.Narciso Ferreira de Menezes & André Studart Leitão - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):176.
    O presente estudo propõe-se a analisar as medidas e os limites de precaução adotados pelos Poderes da República. Pretendem-se investigar as premissas em que estão fundamentadas as ações do Poder Judiciário, resultando no ativismo judicial. Ponderam-se, ainda, os limites do ativismo judicial e a harmonia entre Poderes. Ressaltam-se a importância atual da temática e a necessidade de exploração de suas repercussões para a construção social. A pesquisa, de viés qualitativo e de cunho exploratório, será lastreada em levantamento bibliográfico e dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    A unidade ética em "O mundo como vontade e como representação" de Schopenhauer.Luan Corrêa da Silva - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):4.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  17
    Ontologia E conhecimento nos princípios da filosofia do futuro de Ludwig Feuerbach.José Edmar Lima Filho - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):153.
    Neste artigo pretendo discutir o tema do conhecimento como um problema filosófico no pensamento de Ludwig Feuerbach, tomando por fundamento as formulações desenvolvidas pelo pensador no escrito Princípios da filosofia do futuro. Nele comparece o interesse de Feuerbach por estabelecer a importância de uma filosofia cuja base é a realidade concreta e o reconhecimento da sensibilidade, a que nomeia “nova filosofia”. Por discutir a importância da concretude material para tematização do conhecimento, Feuerbach pressupõe a admissão de certa concepção ontológica, de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. Princípio da legalidade.Diogo Freitas Do Amaral - 1986 - Polis 3.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana.Eduardo Antônio Pitt - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1339-1377.
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana Resumo: No presente artigo, objetiva-se apresentar as principais características da metafísica do realismo lógico, desenvolvido por Russell em Os Princípios da Matemática, de 1903, e, principalmente, analisar a controvérsia sobre se os princípios dessa metafísica podem realmente ser interpretados como semelhantes aos princípios da ontologia meinongiana. São comparados os pontos de vista opostos dessa controvérsia à luz (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Princípios da gestão estratégica empresarial.António Silva Ribeiro - forthcoming - Princípios.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Inferência da melhor explicação: Peter Lipton e o debate realismo/anti-realismo.Marcos Rodrigues da Silva - 2010 - Princípios 17 (27):303-312.
    Apresentaçáo da traduçáo do artigo der Peter Lipton: "Is the Best Good Enough?" (publicado em 1993 no Proceedings of the Aristotelian Society , vol. XCIII, parte 2, pp. 89-104).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    "O que nosso tempo mais precisa": Kierkegaard E o problema Das categorias na filosofia do século XIX.Silva Gabriel Ferreira da - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):333-350.
    Resumo: Nos últimos anos, a literatura acerca da filosofia do século XIX tem apresentado uma reavaliação, tanto no que diz respeito a seus problemas e movimentos, quanto ao papel de determinados filósofos no interior daquele panorama. Com o objetivo de evidenciar a contribuição empreendida pelo filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard ao contexto geral da virada anti-Hegel em meados daquele século, este artigo analisa os problemas referentes às categorias como loci da tese idealista da unidade entre lógica e ontologia a partir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000