Results for 'Linguagem e envelhecimento'

969 found
Order:
  1.  15
    Sobre a origem da linguagem de Herder, o seu legado e a inevitável reflexão a fazer no hipotético quadro de singularidade tecnológica.Paulo Alexandre E. Castro - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):237-254.
    Johann Gottfried Herder, like his contemporaries, reflected on language and in 1772 published the Treatise on the Origin of Language, which in the previous year had earned the distinction of the Berlin Academy for best essay. However, even today, much of his thought is unknown, ignoring the fact that some of the modern approaches of contemporary philosophy, philosophical anthropology or even sociobiology are already stated there, namely in the narratives resulting from the enunciation of the four natural laws. More than (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. Filosofia da Linguagem e da Lógica (Philosophy of Language and Philosophy of Logic, in Portuguese).Marcelo Carvalho, Celso Braida, João Carlos Salles & Marcelo E. Coniglio (eds.) - 2015 - ANPOF.
  3. A Ontopotencialidade da Linguagem em Heidegger.Paulo Alexandre E. Castro - 2004 - In Isabel Matos Dias & Irene Brges Duarte (eds.), Colóquios. Centro de Filosofia Univ.Lisboa. pp. 405-416.
    Pretendemos com este ensaio fazer uma bordagem à filosofia fenomenológica da linguagem de Heidegger; abordagem que procura realizar, senão mesmo justificar, isso mesmo que subjaz a uma linguagem que é doação, que é fazer vir à presença aquilo que é nomeado. Mas linguagem tem um sentido mais lato que não apenas fala ou falado. Linguagem como ‘dizer’. Um ‘dizer’ que se escuta para lá do simples dito, para lá de qualquer modo de ser do dasein (autêntico (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Entre o pragmatismo e a animal linguístico.Robert E. Innis - 2018 - Cognitio 19 (1):133-147.
    Este artigo compara e contrapõe a abordagem naturalista pragmatista para a peculiaridade da linguagem, exemplificada, principalmente, mas, não exclusivamente, por John Dewey, com a extensa abordagem de Charles Taylor em seu O animal linguístico. Taylor, inspirado pelas obras de Hamann, Herder, e Humboldt, conta com recursos filosóficos e conceituais diferentes para o delineamento do que ele denomina de ‘a forma’ da capacidade linguística humana. Porém, Dewey e Taylor chegam a posições que se sobrepõem sem se identificar: a linguagem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Abajur Cor de Carne - Cartografia Pela Dança: Possíveis Epistemologias de Uma Arte Negro-Brasileira.Maicom Souza E. Silva & Elaine Augusta Da Silva Vieira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):79.
    Abajur Cor de Carne - Cartografia pela Dança: possíveis epistemologias de uma arte negro-brasileira é uma análise do espetáculo de dança contemporânea, homônimo, montado pelo Coletivo Emaranhado na cidade de Vitória/ES em 2019. Sinalizamos, a partir do batucar-cantar-dançar, as performances dos artistas que restauram os comportamentos do povo negro-brasileiro. O caminho metodológico seguido, por este artigo, foi o estudo de caso pautado na observação de vídeo e registros de imagens do espetáculo, acompanhado da revisão bibliográfica das obras que contemplam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Retratos sociais e de fala como um método de estudo de russo de herança: emigrantes russos idosos em Harbin e seus descendentes.Elena A. Oglezneva - 2023 - Bakhtiniana 18 (1):140-160.
    ABSTRACT This article aims to describe the Russian heritage speakers in Harbin, elderly emigrants and their descendants, using the social and speech portraiting method. The Russian diaspora in China arose in the late 19th century when the Chinese-Eastern railway was built – a joint Russian-Chinese project. After 1952, a mass exodus of the Russian population from China began: repatriation or emigration to Australia, the USA and Brazil. In the early 21st century, less than ten members of the Russian diaspora remained (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Non-deterministic algebras and algebraization of logics.Ana Claudia Golzio & Marcelo E. Coniglio - 2015 - Filosofia da Linguagem E da Lógica (Philosophy of Language and Philosophy of Logic, in Portuguese).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  7
    Linguagem e denúncia da interioridade em Nietzsche e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Saulo Krieger - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):193-214.
    Resumo: O presente artigo pretende trazer à luz a convergência entre dois modos divergentes de superação do paradigma por excelência da filosofia moderna, qual seja, o da interioridade do sujeito, como pedra de toque epistemológica. Mais precisamente, pretende-se evidenciar o rito de passagem de um filosofar moderno para o contemporâneo, segundo a vertente que se convencionou chamar de “filosofia continental”, a aqui ser visitada com Nietzsche - equacionada a uma hermenêutica -, e a “filosofia analítica” ou “anglo-saxônica”, a aqui ser (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  9.  27
    Imaginário e envelhecimento: imagens simbólicas de três nonagenários1.Walter José Martins Migliorini - 2010 - Paideia (Misc) 20 (45):83-93.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Sobre Linguagem e Ética.Camila Jourdan - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):37-49.
    O objetivo geral deste artigo é contribuir para as reflexões sobre as relações entre ética e linguagem a partir da obra de Wittgenstein, buscando compreender em que medida há uma irredutível dimensão ética envolvida nos limites da significação. Para tanto, retomamos as considerações sobre ética presentes no Tractatus, nos Notebooks 1914-1916 e na Conferência sobre Ética. A maior parte dos desenvolvimentos deste texto versa sobre a abordagem do ponto de contato entre ética, lógica e ontologia, levando em contaa influência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Linguagem e ser.José Enes - 1983 - [Lisbon, Portugal]: Impr. Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  51
    Linguagem e formação na teoria da consciência do jovem Hegel.Erick C. De Lima - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):67-86.
    O trabalho pretende expor, em suas linhas gerais, a ligação, presente na teoria da consciência desenvolvida por Hegel, na Filosofia do Espírito de Jena, entre a formação da consciência, compreendida no bojo dos processos de individualização e desenvolvimento das capacidades práticocognitivas, e a pré-articulação linguística da cognição. Para isso, o ponto de partida é a exposição dos aspectos gerais da teoria hegeliana da consciência, nessa fase. Em seguida, interpreta-se essa teoria da consciência, relacionando-a a processos societários de desenvolvimento de capacidades (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    Linguagem e Experiência em Merleau-Ponty.Alberto Alonso Muñoz - 1998 - Discurso 29:175-208.
    O objetivo deste artigo é examinar as relações entre a linguagem e a experiência (a que ela se refere) em Merleau-Ponty. Tento examinar quais as críticas de Meleau-Ponty a uma série de teorias da linguagem que ele considera "naturalizantes". Em seguida, vejo como significações ideiais são possíveis "emergindo" da experiência sensível. Creio ser possível relacionar esses dois patamares mediante o conceito husserliano de Fundierung e a estrutura temporal desse conceito.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    Linguagem e pensamento na filosofia grega clássica.José Santos - 2006 - Manuscrito 29 (2):525-550.
    O meu objectivo é apontar as mais relevantes contribuições da Filosofia Grega Clássica para o estudo das relações entre Linguagem e Pensamento. Vejo-as expressas na contínua tarefa de inovação concep-tual que acompanha a tradição grega clássica, desde as suas origens. Co-meço pela concepção de Ser, desenvolvida no Poema de Parménides, mostrando como corresponde à execução de um programa de investiga-ção do real, concebida a partir da evidência proporcionada pela lingua-gem e pensamento. Particular atenção é conferida à emergência da con-cepção (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Linguagem e poder: contribuições de Deleuze e Fairclough.Ismael Andrade Santos - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):84-105.
    O foco deste artigo é realçar as contribuições de Deleuze e Guattari sobre a linguagem, e como se articula com o legado de Canetti e as noções de palavras de ordem, discurso indireto – além dos conceitos mais conhecidos de agenciamento, imanência e a formação de saber. Além disso, explica-se a relação entre o discurso e o poder, tal como é compreendida por Fairclough e a conexão que o poder tem com as estruturas sociais. A aproximação entre a (...) e o poder foi contemplada por esses autores a partir de uma perspectiva diferente, enquanto Deleuze e Guattari voltavam-se para o poder imanente da linguagem, Fairclough focou no poder existente a partir da relação entre o discurso e a estrutura social. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Linguagem e filosofia: algumas questões para hoje.Fernando Belo - 1987 - Lisboa: Impr. Nacional-Casa da Moeda.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):24-38.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Linguagem E ensino na idade média.Airto Ceolin Montagner - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):95-102.
    O ensino na Idade Média compreendia um conjunto de disciplinas pertencentes ao Trivium e ao Quadrivium, matérias conhecidas como artes. A estes se opunham as artes mechanicae, de cunho prático. Focalizamos, neste artigo, as questões relativas ao ensino da linguagem verbal, centrando nosso interesse na ars gramatica e na ars retórica. Um texto latino exemplificará as atividades de um famoso mestre da Idade Média.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    A Linguagem e as Fronteiras da Hospitalidade.Ericson Falabretti & Nerissa Farret - 2022 - Dissertatio 53:166-185.
    Ao longo desse artigo pretende-se demonstrar de que maneira a questão da hospitalidade se apresenta nas obras políticas de Jean Jacques Rousseau e, principalmente, qual é sua relação com a linguagem. Para tanto, começa-se demonstrando como a linguagem é a essência da hospitalidade e como ela opera tanto como obstáculo ao acolhimento do outro e como obstáculo a possibilidade da hospitalidade; tanto como tentativa de aproximação e reconhecimento e, portanto, como possibilidade à hospitalidade. Dessa maneira, será apresentado também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Linguagem e Ética: juízos éticos eo sentido do mundo sub specie aeterni.Gabriel Cardoso Galli - 2011 - Revista Inquietude 2 (2):72-93.
    Busca-se neste artigo apresentar, ainda que de forma panorâmica, algumas inferências sobre o estatuto da Ética no primeiro Wittgenstein, a partir da noção de análise completa da proposição e com base na teoria pictórica exposta no Tractatus. Tais inferências terão como plano de fundo a exposição que Wittgenstein faz em sua Conferência sobre a Ética, de 1929, onde o filósofo parece sustentar uma relação intrínseca entre juízos de valor ético e a perspectiva da primeira pessoa.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Meio ambiente E envelhecimento: Desafio E alternativas para a sociedade brasileira. Uma abordagem ecológica.Alvair Silveira Torres Junior - forthcoming - Lumen: Selected Proceedings From the Canadian Society for Eighteenth-Century Studies.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Linguagem e temporalidade.Júlio Miranda Canhada - 2023 - Controvérsia 19 (2):111-131.
    O objetivo deste texto é examinar aspectos da filosofia de Merleau-Ponty considerando-a distante tanto de um subjetivismo fenomenológico, quanto de um objetivismo estruturalista, posições descritas por Michel Foucault como determinantes do debate filosófico francês dos anos 1950. Um caminho possível para descrever sua posição é investigar a maneira como trabalha o tema da linguagem, tanto a partir de sua apropriação da linguística de Saussure, quanto em interlocução com as reflexões de Bergson - ponto pouco explorado entre os intérpretes. Também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  44
    Música, linguagem e criação em Nietzsche.Anna Hartmann Cavalcanti - 2007 - Discurso 37:183-200.
    Este artigo tem como objetivo examinar o papel singular da música na reflexão de Nitzsche sobre o processo de criação poética, e analisar os efeitos de sua leitura da correspondência entre goethe e Schiller na elaboração dessa reflexão. Pretende-se mostrar, em seguida, como a análise da criação poética está associada a uma reflexão mais ampla sobre o pensamento e a linguagem.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  14
    Linguagem E verdade em Leibniz.Chaianne Maria da Silva Faria - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:251-287.
    Nos ensaios em que discute o aperfeiçoamento da língua alemã, Leibniz destaca o papel desempenhado pelos signos em geral para a construção das ciências, opondo-se aos que defendem ser preciso sempre a considerar a coisa mesma a fim de descobrir suas propriedades. Para o filósofo, se não houvesse signos capazes de substituir a coisa e a ideia que temos dela, e tivéssemos de remontar continuamente à natureza visada e refazer sua definição, não haveria escolha senão cessar o próprio diálogo com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Linguagem E interpretação: O recurso à linguagem mental em ockham.Ernesto Perini Santos - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):339-348.
    Na semântica de Guilherme de Ockhamé de fundamental importância o recurso àlinguagem mental. Examina-se no presente textoo recurso à linguagem mental para mostrar omodo como ela chega a sentenças compostas quesignificam sem qualquer comprometimento quantoà realidade psíquica dos atos a que chega.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Linguagem E política em espinosa.Rafael Dos Santos Monteiro - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:251-272.
    Mais próxima do corpo e da imaginação, a linguagem que pode ser deduzida da ontologia espinosana nos coloca frente ao problema das relações entre mente e corpo. Como pode uma palavra, modo da extensão, comunicar uma ideia, modo do pensamento, se nosso espírito não é uma replicação do corpo e não há expressão entre os atributos? Ao mesmo tempo Espinosa nos mostra como o desenvolvimento e permanência da língua de um povo ao longo dos tempos depende do uso da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Simbólico, Linguagem e Ética: Lacan, entre Psicanálise e Filosofia.Acíilio Da Sllva Estanqueiro Rocha - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):483-512.
    No intuito de dilucidar o "simbólico", "linguagem" e "ética" revelam-se instâncias incontornáveis na articulação entre filosofia e psicanálise, pelo que o autor do presente artigo recorre essencialmente aos escritos de Jacques Lacan em ordem à prossecução desse fim. Assumindo a obra de Lacan na sua condição de controversa, inovadora e dissidente, o artigo analisa até que ponto a proclamação lacaniana de um "retorno a Freud" equacionou de um modo novo o acesso ao simbólico e à questão da linguagem, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Realismo, linguagem e processos mentais: uma reconstrução crítica a partir da filosofia de G. Ryle.Léo Peruzzo Júnior - forthcoming - Filosofia Unisinos:1-12.
    Este artigo pretende mostrar que os argumentos sustentados por Ryle podem ser uma postura crítica ao problema do realismo e dos processos mentais: primeiramente, porque o realismo, diferentemente de algumas teorias da mente contemporâneas, separa a vida mental das outras propriedades que compõem o mundo e, posteriormente, porque tal argumento precisaria explicar como tais propriedades podem instanciar um conteúdo que não seria parte de um sistema físico [como o cérebro]. Deste modo, argumenta-se que, a partir de Ryle, a interação dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Linguagem e verdade em Hobbes.Olga Pombo - 1985 - Filosofia 1:45-61.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  14
    Linguagem e negação: sobre as relações entre pragmática e ontologia em Hegel.Vladimir Safatle - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Trata-se de abordar o problema da teoria hegeliana da linguagem a partir do ponto onde pragmática e ontologia se articulam. Isto exige uma reflexão sobre a maneira com que Hegel organiza as dinâmicas da pragmática da linguagem levando em conta os modos de manifestação de uma negação ontológica no interior do campo de experiências lingüísticas da consciência. palavras-chave dialética, negação, linguagem, pragmática, atos de fala, contradição.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Linguagem e Negação em Hegel.Vladimir Safatle - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    Trata-se de abordar o problema da teoria hegeliana da linguagem a partir do ponto onde pragmática e ontologia se articulam. Isto exige uma reflexão sobre a maneira com que Hegel organiza as dinâmicas da pragmática da linguagem levando em conta os modos de manifestação de uma negação ontológica no interior do campo de experiências lingüísticas da consciência.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    Linguagem e negação: sobre as relações entre pragmática e ontologia em Hegel.Vladimir Safatle - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    Trata-se de abordar o problema da teoria hegeliana da linguagem a partir do ponto onde pragmática e ontologia se articulam. Isto exige uma reflexão sobre a maneira com que Hegel organiza as dinâmicas da pragmática da linguagem levando em conta os modos de manifestação de uma negação ontológica no interior do campo de experiências lingüísticas da consciência.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    A linguagem e a experiência da experiência: Blanchot e Benjamin entre o primeiro Romantismo Alemão e o Surrealismo Francês/The language and the experience of experience: Blanchot and Benjamin between the first romanticism German and French surrealism.Anna Luiza Andrade Coli - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (9):96.
    O presente trabalho tem o objetivo de trazer para o debate filosófico aquilo que movimentos literários como o primeiro romantismo alemão e o surrealismo francês, através de seus diferentes métodos de escrita e de compreensão da realidade, tomaram como a ‘experiência’ capaz de fundar uma nova atitude literária e de levar a noção tradicional de experiência ao seu limite. Para tanto, recorremos às reflexões de Maurice Blanchot e Walter Benjamin como forma não apenas de legitimar essa aproximação mas também de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Linguagem e temporalidade na estruturação do Lebenswelt: uma proposta de investigação.Hélio Salles Gentil - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O trabalho apresenta uma perspectiva de investigação das estruturas do Lebenswelt, emparticular de suas dimensões temporal e linguística. Faz isto a partir das características dessemundo destacadas por E. Husserl em sua obra A crise das ciências europeias e a fenomenologiatranscendental e das relações essenciais estabelecidas por Paul Ricoeur entre a experiênciahumana do tempo e as narrativas em sua obra Temps et Récit. Enfatiza-se a interpretação dasnarrativas de ficção como via de acesso privilegiada à compreensão dessas relações e de seusmodos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Linguagem e Enativismo: uma resposta normativa para a objeção de escopo e o problema difícil do conteúdo.Marcos Silva, Iana Valença & H. R. Mota - 2020 - Prometeus: Filosofia em Revista 33:129-160.
    Language does not have to be held as a problem for radical enactivists. The scope objection usually presented to criticize enactivist explanations is a problem only if we have a referentialist and representationalist view of the nature of language. Here we present a normative hypothesis for the great question concerning the hard problem of content, namely, on how linguistic practices develop from minds without content. We carry representational content when we master inferential relations and we master inferential relations when we (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Oração, linguagem e pensamento: o desenvolvimento da religiosidade infantil.Vanessa Meira - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):233-247.
    This article will reflect on the practice of prayer during childhood and the relationship between this practice and child development. Through bibliographic review, the concepts about child development and prayer life as an expression of infant religiosity are briefly analyzed, from a Christian perspective. This article will reveal how the act of praying can be considered a natural practice in childhood, and beneficial to the processes like language acquisition and faith development. This discussion has some intersections with "narrative theology" and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Linguagem e Meditação: Considerações de Um Corredor de Longas Distâncias.César Fernando Meurer Meurer - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (13):55-67.
    Can a lonely long-distance run instantiate a meditation? Based on personal experience with running, I develop an affirmative answer to this question. First, I distinguish contemplation from meditation, proposing that the former is a non-reflexive activity focused on the monitoring of one’s own body, and that the latter is a reflexive activity that includes a “self” in memories of episodes from the personal past as well as in episodic counterfactual thoughts and in episodic future thinking. Next, I suggest that meditation, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  19
    Letramento, linguagem e escola.Hilda A. L. S. Micarello & Tânia Guedes Magalhães - 2014 - Bakhtiniana 9 (2):150-163.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Linguagem e filosofia.Marta Luzie, Sérgio Ricardo Neves & Roberto Charles Feitosa de Oliveira (eds.) - 2001 - [Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil]: UFOP.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Dialética, Linguagem e Genealogia: sobre o programa da Dialética Negativa de Adorno.Erick Calheiros de Lima - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):143-164.
    Gostaria aqui de formular o programa mais geral, contido na Dialética Negativa de Adorno, a partir de algumas perspectivas histórico-filosóficas. Na primeira parte, procuro desenvolver a ideia de que a crítica de Adorno a Hegel, compreendida como um novo enlace entre dialética e ontologia, beneficia-se da interpretação proposta por Adorno de temas da filosofia kantiana. Em seguida, procuro mostrar como Adorno conecta sua reformulação da dialética a uma compreensão de linguagem fortemente devedora de estratégias genealógicas de argumentação.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Realidade, linguagem e não-cognitivismo em Wittgenstein.Léo Peruzzo Júnior - 2019 - Cognitio 20 (1):123-136.
    Este artigo analisa de que modo, a partir da posição de Wittgenstein em relação à ética, não é possível derivar uma postura não-cognitivista como pretende, por exemplo, o quase-realismo de Simon Blackburn. Primeiramente, reconstruímos as consequências da interpretação a respeito da existência de proposições morais para, posteriormente, sustentar que há um equívoco no modo de compreender a dicotomia entre fatos e valores. E, por último, mostramos que o filósofo vienense recusa, por um lado, uma visão platônica sobre as regras e, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Linguagem e verdade: a relação entre Schopenhauer e Nietzsche em Sobre verdade e mentira no sentido extramoral.Fernando de Sá Moreira - 2013 - Cadernos Nietzsche 33:273-300.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  18
    Linguagem e conhecimento no Crátilo de Platão.Maria Aparecida Paiva Montenegrdeo - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):367-377.
  44.  19
    Linguagem e conhecimento no Crátilo de Platão.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 28 (116):367-377.
  45.  24
    Linguagem e conhecimento no Crátilo de Platão.Maria Aparecida de Paiva Montenegro - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (116):367-377.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Utopia, linguagem e poética no pensamento grego: Dos pré-socráticos a Platão.Filomena Vasconcelos - 2004 - E-Topia 1.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Linguagem e Valor: Entre o Tractatus e as Investigações.Nuno Venturinha (ed.) - 2011 - Lisboa: Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Filosofia, linguagem e comunicação.de Souza Filho & Danilo Marcondes - 1984 - [Brasília]: CNPq.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Alteridade, linguagem e globalização.Miguel Baptista Pereira - 2003 - Revista Filosófica de Coimbra 12 (23):3-37.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  2
    Jogos de linguagem e neodocumentalismo.Sergio de Castro Martins - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6935.
    O presente artigo visa estabelecer relações entre a teoria do Neodocumentalismo da Ciência da Informação e alguns aspectos expostos nos sistemas filosóficos da Filosofia de Ludwig Wittgenstein, sobretudo da sua segunda fase, tal como exposto em sua obra Investigações Filosóficas. Neste sentido, pretende-se estabelecer relações convergentes entre o conceito de jogos de linguagem e os aspectos relativos ao documento como instrumento de veiculação de informação, ordenação e prática social. Após uma introdução do tema, serão apresentados os conceitos e configurações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 969