10 found
Order:
Disambiguations
Ericson Sávio Falabretti [8]Ericson Falabretti [7]Ericson S. Falabretti [4]
  1.  24
    "Gestão de Uma Herança": A História Genética Dos Objetos Técnicos Na Filosofia de Gilbert Simondon.Ericson S. Falabretti & Jelson R. De Oliveira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):177-196.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Merleau-Ponty: o sentido e o uso da noção de estrutura.Ericson Savio Falabretti - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo Este trabalho discute o alcance das considerações de Merleau-Ponty para a formulação de uma teoria do comportamento. Procuramos, antes de tudo, mostrar em que sentido Merleau- Ponty recusa as int e r p retações das escolas intelectualista e empirista sobre o comportamento. Depois, num segundo mo mento, tendo em vista os problemas decorrentes dessas teorias clássicas, apont a mos os funda me ntos para uma descrição feno menológica do comportamento: princ i p a l mente a partir da noção (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Nietzsche, a Vida Como Exigência da Obra.Jelson R. De Oliveira & Ericson S. Falabretti - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (3):175-198.
    Resumo O presente trabalho explora o expediente metodológico aplicado por Merleau-Ponty sobre a obra e a vida de Cézanne: a vida como exigência de uma obra. Discutimos como esse expediente oferece uma chave de leitura para as polêmicas relações entre a vida e a obra nietzschiana, tanto no sentido de verificar como Nietzsche se apresenta internamente à sua obra, quanto para analisar como as circunstâncias de sua vida podem ser interpretadas como exigências do tipo de obra que ele se propôs (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    A Presença Do Outro: Intersubjetividade No Pensamento de Descartes E de Merleau-Ponty.Ericson Falabretti - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (31):515.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Sociedade civil: O Lugar E as faces do conflito.Ericson Sávio Falabretti - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):27.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    “Management of an Inheritance”: The Genetic History of Technical Objects in the Philosophy of Gilbert Simondon.Ericson S. Falabretti & Jelson R. De Oliveira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):177-196.
    Resumo: Pretende-se, com este artigo, analisar o conceito de história genética no pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon. Para isso, faz-se necessário analisar a proposta de uma filosofia a qual pretende romper com as barreiras que separam técnica e cultura, a fim de, a partir daí, examinar o modo próprio de existência dos objetos técnicos. Nessa perspectiva, analisa-se a tecnicidade da técnica, utilizando-se do conceito de invenção, com vistas a formular uma história genética da técnica que recolhe, ao mesmo tempo, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    A pintura como paradigma da percepção.Ericson Sávio Falabretti - 2012 - Doispontos 9 (1).
    The reflections on the paint across the whole itinerary of the work of Merleau-Ponty and seem to indicate the reasons for the movement and the unity of his thought, especially when we seek to understand the scope of perception as a significant pre-reflective event. The experience of perception is radicalized on painting that express a "primordial level" - "leads to their last power is a delusion that same vision" - with all the characters that phenomenology sought to achieve in describing (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Liberdade E Democracia Em Conflito.Ericson Sávio Falabretti - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    A experiência democrática moderna indica que o nosso sistema político mantém uma relação de sobredeterminação com a liberdade. Toda forma de sistema político determina o alcance e o sentido da nossa liberdade, ao mesmo tempo em que a experiência concreta de liberdade modifica o sistema político. Sustentamos neste trabalho que a liberdade individual elevada ao princípio máximo de realização existencial e à consagração ideal de vida política é, ao mesmo tempo, o registro jurídico-político de que realmente vivemos em uma democracia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Desejo, Corpo E Intencionalidade Na Fenomenologia.Ericson Sávio Falabretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):196.
    Esse trabalho discute a noção de desejo a partir da obra de Merleau-Ponty. Sustenta a ideia de que para a fenomenologia merleau-pontyana o desejo remonta a três pontos fundamentais: a sua expressão inicial se dá na forma da intencionalidade operante, vivida na experiência do corpo próprio, como está descrita no prefácio da Fenomenologia da Percepção; o desejo, nesse caso, não pode ser compreendido como falta, ou carência de mundo, mas como transbordamento; finalmente, o desejo tem uma significação ontológica na medida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Estrutura E Ontologia Na Obra de Merleau-Ponty.Ericson Falabretti - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):305.
    Esse trabalho discute a renovação e a centralidade do conceito de estrutura no projeto ontológico de Merleau-Ponty. Estabelece, primeiro, a ideia de que na obra de Merleau-Ponty não existe um sentido unívoco para a noção de estrutura, mas uma polissemia de usos e sentidos que acompanham o desenvolvimento do seu pensamento. Merleau-Ponty, sobretudo no momento da elaboração d’O visivel e o invisivel, não objetivava apenas se apropriar da noção de estrutura – gestalt – já em uso na psicologia, na linguística (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark