Results for 'Facticidade e validade'

975 found
Order:
  1.  6
    Reconstrução para além do Estado constitucional: a recepção de Facticidade e Validade na obra de Axel Honneth.Felipe Chieregato Gretschischkin & Ricardo Juozepavicius Gonçalves - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O presente trabalho visa apresentar a recepção que Axel Honneth faz da obra de Facticidade e Validade de Jürgen Habermas. Argumenta-se que, por mais que Honneth não explicite isso em seus escritos posteriores a publicação do livro de Habermas, a obra exerce influência determinante em suas produções que culminam em O direito da liberdade. Assim, apresenta-se tanto a primeira crítica a de Honneth a Habermas, quanto os momentos posteriores de diálogo com a Facticidade e Validade. Ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Habermas e a tensão entre facticidade e validade imanente à linguagem.Antonio Ianni Segatto - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Pretende-se é elucidar alguns aspectos da teoria pragmática da linguagem de Habermas tal como apresentada no primeiro capítulo de Facticidade e validade relacionando as teses apresentadas nessa parte do livro a teses apresentadas sobretudo na segunda parte de Pensamento pós-metafísico a fim de elucidar com como a teoria discursiva do direito e da democracia apresentada em 1992 tem seu ponto de apoio em uma concepção específica da linguagem. Essa estratégia permite examinar os pressupostos normalmente deixados à sombra nas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Habermas sobre a forma-direito: quatro comentários e uma crítica.Ivan Rodriges - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Em Facticidade e Validade, a forma-direito é um conceito central que possibilita a Habermas: enfocar a dimensão institucional do direito; elucidar a problemática da legitimação do direito; realizar uma abordagem funcionalista do direito propícia a reconstrui-lo racionalmente; e explicitar o sistema dos direitos fundamentais. Entretanto, Habermas não procede a uma análise sistemática do nexo funcional entre a forma-direito e o modo de produção de mercadorias. Por isso, ele deixa de prover uma compreensão mais abrangente e mais crítica da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Monismo e dualismo entre estado e direito: breves considerações acerca do conceito de estado de direito em Habermas.Rubin Souza - 2017 - Revista INQUIETUDE, GOIÂNIA 8 (2):34-50.
    Habermas frequentemente adota o termo Estado de direito na sua obra Direito e democracia: entre facticidade e validade. O objetivo deste artigo, então, consiste na investigação da possibilidade desse conceito, no seu fundamento e na apresentação dos problemas dele decorrentes, contrapondo-o especificamente a sua antítese, isto é, ao monismo entre Estado e direito de Kelsen. Ocorre que a filosofia habermasiana, conforme entendimento do artigo, implica a adoção de uma teoria dualista entre os conceitos de Estado e de direito. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    Hermenéutica de la facticidad y fenómeno narrativo.José E. Zapardiel Arteaga - 2000 - Revista de Filosofía (Madrid) 24 (2):65.
    Heidegger no advirtió la función del fenómeno narrativo en su proyecto de la «hermenéutica de la facticidad» (1923). Una investigación sobre este fenómeno profundiza en el significado de la comprensión del sí, pero plantea problemas metodológicos en la orientación ontológica del proyecto, lo que repercutirá en la lógica de Ser y tiempo.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Forma e matéria: a autorreflexão do direito entre Habermas e Menke.Gabriel Rezende - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo propõe uma leitura conjunta de Facticidade e validade, de Jürgen Habermas, e Crítica dos direitos, de Christoph Menke. Mais do que identificar os regimes de continuidade e ruptura que este texto estabelece em relação àquele, trata-se de compreender o modo como Menke pensa poder corrigir a teria do discurso introduzindo, a um só tempo, uma ontologia do direito e dos direitos subjetivos modernos, e uma reflexão materialista sobre o não-direito. Para tanto, é preciso elucidar duas questões (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  29
    Privacidade e patologias democráticas: Habermas e os desafios da democracia radical.Felipe Gonçalves Silva - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O artigo explora diferentes sentidos da privacidade e sua relação com o modelo discursivo de democracia radical desenvolvido por Jürgen Habermas em Facticidade e validade (1992), dedicando-se a pensá-la não apenas como componente normativo de uma concepção exigente de Estado democrático de direito, mas também como instrumento voltado à identificação e crítica de patologias democráticas contemporâneas.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Esfera Pública e Interseccionalidade Em Habermas.Charles Feldhaus - forthcoming - Dissertatio:152-166.
    Este estudo busca elucidar de maneira geral o conceito de interseccionalidade e examinar como o paradigma discursivo de Jürgen Habermas desenvolvido em obras como Teoria da ação comunicativa e Facticidade e validade enfrenta a questão das demandas interseccionais por igualdade de tratamento nas sociedades democráticas contemporâneas. O conceito de interseccionalidade chama a atenção para as interrelações e os efeitos colaterais da pertença à diferentes tipos de discriminação social como sexo, raça, gênero, classe social, etnia,entre outros. Habermas reconhece a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  7
    A tensão indissolúvel: Habermas e a tese da neutralidade sistêmica do capitalismo.Luiz Repa - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O artigo pretende discutir o conceito de capitalismo tardio em Habermas tendo em vista a questão sobre seu lugar em Facticidade e validade. Procura-se defender que um dos principais traços do conceito habermasiano de capitalismo, denominado de tese da neutralidade sistêmica, enfraquece-se nessa obra em função da análise da esfera pública como arena de disputa entre diferentes formas de poder. Em primeiro lugar, o artigo pretende delinear o sentido da tese da neutralidade sistêmica a partir de certas contraposições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Democracia, Direitos Humanos, Justiça e Imperativos Globais no Pensamento de Habermas.José Marcos Miné Vanzella & Zeima da Costa Satim Mori - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):247.
    O presente ensaio com metodologia de pesquisa reconstrutiva questiona como a interação entre democracia, direitos humanos, justiça e imperativos globais é disposta no pensamento de Habermas. Seu objetivo é a explicitação racional de seus nexos internos. Expõe como Habermas, a partir da reconstrução da esfera pública e agir comunicativo aborda a justiça e o direito. A dialética entre facticidade e validade, entrelaça filosofia e sociologia para desenvolver sua abordagem normativa do direito e do Estado, conectando direito e democracia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Conceito de Violência Numa Perspectiva Decolonial e o Modelo Discursivo de Democracia.Charles Feldhaus - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:143-156.
    Este estudo pretende reconstruir alguns traços gerais da concepção de feminismo decolonial de Françoise Vergès na obra Feminismo decolonial e na obra Uma teoria feminista da violência buscando enfatizar de que maneira a teoria discursiva de Jurgen Habermas em sua obra Facticidade e validade enfrenta a questão das demandas sociais por igualdade entre homens e mulheres ao tratar da dialética entre igualdade de direito e igualdade fato no mercado de trabalho. Vergès sustenta que é necessário um tipo de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Os direitos humanos e o mundo multipolar: entre o universalismo e o pluralismo.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):288-299.
    O presente artigo examina a relação entre as noções de direitos humanos e a política democrática em face de sua fundamentação filosófica, tendo em vista a noção do que se convencionou chamar de Nova Ordem Mundial. Nesta perspectiva, apresenta-se, pelas lentes da teoria da Democracia radical e plural, postulada por Chantal Mouffe, as condições para se pensar uma ordem baseada na concepção chave do pluralismo. Para tanto, problematiza-se os principais argumentos da versão cosmopolita diante do pressuposto de pretensões de (...) universal, marcadamente presentes no pensamento de Jürgen Habermas enquanto obstáculo a uma política legítima dos direitos humanos. Esta leitura contribui para compreender as possibilidades dos avanços teóricos proporcionados pelo projeto multipolar proposto por Chantal Mouffe e identifica os principais obstáculos e meios possíveis para pensar uma política dos direitos humanos. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    A Informação Entre Sentido e Validade: Glosas Reconstrutivas.Vinícios Souza de Menezes - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):8-39.
    Trata-se de um encontro dialogal da virada pragmático-linguística filosofia com a informação e a teoria crítica da sociedade. O escopo de tal encontro é a busca pelas possibilidades férteis que a teoria crítica da sociedade pós-virada linguística oferece para os estudos sociais da informação, em especial, o método da reconstrução racional, cujo propósito reconstrutivo traz consigo dois conceitos fundamentais que se assemelham e coexistem com as ações prático-cognitivas da informação: sentido e validade. Versa acerca de um encontro público entre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Distinção do conceito de poder na obra de Jürgen Habermas.Rafael Augusto Palazi & Pedro Pacheco Zan - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo apresenta a diferenciação do conceito de poder no pensamento de Jürgen Habermas em duas obras. Na primeira, a Teoria da ação comunicativa, o autor introduz uma concepção de poder reduzida à ação racional com respeito a fins, enquanto, na segunda, Facticidade e Validade, Habermas introduz um conceito de poder comunicativo, em oposição ao poder administrativo.A apresentação dessa diferenciação indica uma abertura da própria ideia de ação comunicativa para a política e para os princípios do Estado de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  25
    Boa-fé E validade dos contratos em Hobbes: Uma interpretação a partir de Rawls.Delamar José Volpato Dutra - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):385-408.
    RESUMO O texto acalenta a hipótese de que as razões pelas quais Hobbes justifica a desobediência e mesmo a resistência ao soberano possam ser compreendidas a partir da teoria da boa-fé contratual, tal qual apresentada por Rawls em Uma teoria da justiça. ABSTRACT The text raises the hypothesis that the reasons why Hobbes justifies disobedience and even resistance to the sovereign can be understood from the contractual good-faith theory, as presented by Rawls in A Theory of Justice.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    princípio de universalização na teoria discursiva de Jürgen Habermas.André Guimarães Borges Brandão - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:6-30.
    O presente artigo científico é parte de pesquisa destinada a investigar as implicações e interpretações advindas da transformação do posicionamento do princípio de universalização (U) operada na teoria do discurso do filósofo alemão Jürgen Habermas, sobretudo a partir de algumas de suas obras das décadas de 80 e 90. A pretensão cognitivista da ética do discurso fundamenta a moral diante da possibilidade de reconstrução racional discursiva das justificativas das normas. O teste de universalização faz parte da fundamentação, mas em que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    JÜRGEN HABERMAS : o direto como linguagem.Marcelo Pereira de Mello - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):61-83.
    Este artigo tem como objetivo analisar a Sociologia do Direito de Jürgen Habermas, mostrando a centralidade do direito na sua teoria da ordem social. Como sociólogo formado na tradição alemã de grandes sínteses filosóficas, Habermas, em seu livro " Direito e Democracia – Entre facticidade e validade ", que nos guiará neste artigo, descreve o objetivo ambicioso de produzir uma teoria geral da ação social à maneira de Parsons. Em sua explicação sobre a natureza das sociedades, o direito (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  44
    Validades Existenciais e Enigmas Relacionados.Paulo A. S. Veloso, Luiz Carlos Pereira & Edward H. Haeusler - 2009 - Dois Pontos 6 (2).
    A lógica não contém teoremas puramente existenciais: as únicas sentenças existenciaisválidas são aquelas com análogas universais válidas. Aqui, mostramos que istorealmente é assim quando corretamente interpretado: toda validade ex- istencial possuiuma análoga universal simples, que também é válida. Também caracterizamos validadesuniversais e existenciais em termos de tautologias.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  19.  12
    Adaptação e evidências de validade da versão brasileira do Questionário Revisado de Controle da Ansiedade.Luanna dos Santos Silva & André Faro - 2022 - Aletheia 55 (2):100-115.
    O Questionário de Controle de Ansiedade-Revisado ( QCA-R ) foi desenvolvido para avaliar a percepção do indivíduo quanto a sua habilidade de controle diante de reações relacionadas à ansiedade. Objetivo. Adaptar o QCA-R para o português brasileiro e reunir evidências iniciais de validade de conteúdo, estrutura interna e relação com variáveis externas. Método. Participaram 293 indivíduos,com idade superior a 18 anos. Utilizou-se o QCA-R, o Patient Health Questionnaire -4 (PHQ-4) e um questionário sociodemográfico. Resultados. A partir de análise fatorial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  26
    Habermas E a questão da validade cognitiva dos enunciados teóricos E morais.Antonio Saturnino Braga - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):11-44.
    A cognitivist and discursive ethics must distinguish itself from two other metaethical positions: on one side, a cognitivist but non-discursive ethics; on the other side, a noncognitivist but communicative, argumentative and procedural ethics. The aim of the present work is to use Habermas’ reflections on the topic of truth to develop an ideal-typical scheme which could be helpful in explaining those distinctions. This scheme will contain three typical conceptions about the truth of theoretical statements: realist-intuitionist conception, objectivist-semantic conception and discursive-consensual (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  59
    Suporte laboral e identificação organizacional: um estudo de validade.Makilim Nunes Baptista, Fabián Javier Marin Rueda, Daniel Bartholomeu, Sanyo Drummond Pires & Fernando Rochael - 2010 - Revista Aletheia 32:53-69.
    Este trabalho teve como objetivo buscar evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a Escala de Suporte Laboral (ESUL). Participaram 175 universitários trabalhadores de ambos os sexos. Para a coleta de dados, além da ESUL, foi utilizada a Escala de Identificação Organizacio..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    O Resgate da Validade como Elemento Estruturante das Ações Estatais: O Pós-Positivismo e o Direito Discursivo em Habermas.Renato Horta Rezende & Edimur Ferreira De Faria - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):164.
    Admitindo o pós-positivismo jurídico como a teoria que pretende reconciliar o Direito, moral e política em uma sociedade complexa e plural, foi identificado que a legalidade, isoladamente, não poderia mais sustentar a legitimidade das ações estatais, sendo necessário investigar qual o elemento estrutural concede validade aos atos estatais. Utilizando dométodo hipotético-dedutivo, partiu-se das seguintes hipóteses: a lei isoladamente não compreende o elemento estrutural da validade dos atos; e, a participação dos destinatários danorma em sua formação constitui o elemento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Inteligência emocional e desempenho em policiais militares: validade de critério do MSCEIT.Monalisa Muniz & Ricardo Primi - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:66-81.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Constituição do Sentido e justificação da validade. Heidegger e o problema da filosofia transcendental.Karl-Otto Apel & Jorge Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):413 - 461.
    O artigo interpreta o pensamento de Heidegger como transformação da filosofia transcendental que conduz à sua radicalização e, ultimamente, destruição. A este projecto contrapõe Apel a sua tentativa de estabelecer uma filosofia transcendental linguístico-pragmática que procura estabelecer um compromisso entre as temáticas da constituição antepredicativa do sentido e da exigência de validade intersubjectiva. /// L'article interprète la pensée de Heidegger comme transformation de la philosophie transcendantale qui conduit à sa radicalisation et, en dernier lieu, à sa destruction. A ce (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  40
    Características de validade convergente e divergente de instrumentos de avaliação da personalidade com o Inventário de Estilos de Personalidade de Millon.João Carlos Alchieri, Janaína Castro Núñez, Clarissa Socal Cervo & Cláudio Simon Hutz - 2008 - Revista Aletheia 28:119-134.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  41
    Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis.Mayra Silva de Souza, Makilim Nunes Baptista & Gisele Aparecida da Silva Alves - 2008 - Revista Aletheia 28:32-44.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Da hermenêutica da facticidade.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):71-81.
    O artigo se ocupa da Hermenêutica da facticidade, do filósofo alemão contemporâneo Martin Heidegger (1889-1976). Nosso propósito inicial é apresentar, sumariamente, os termos do referido projeto filosófico e como este pretende uma abordagem do fenômeno humano enfocado como “vida fática” (faktische Leben). Neste modo de visar, importa para Heidegger a determinação dessa vida, a qual ele denomina de “facticidade” (Faktizität), conceito que, ao longo de sua investigação, vai, progressivamente, ganhando importância e centralidade. Tratado no seio de Ontologia: Hermenêutica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  48
    Facticidad, apropiación y destino. Infancia de J. M. Coetzee bajo la mirada de la analítica existencial heideggeriana.Germán Darío Vélez López - 2015 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 25 (2):114-124.
    El propósito del presente artículo es proponer un diálogo entre la novela autobiográfica Infancia del autor sudafricano J. M. Coetzee, y la transformación existencial del ser-ahí heideggeriano, tal como esta es analizada e interpretada en Ser y tiempo. El camino que seguiremos consistirá en desarrollar un procedimiento hermenéutico de carácter especular, mediante el cual podamos articular el sentido de la obra literaria con el relato formal, ontológico, de la existencia del Dasein en Ser y tiempo de Heidegger. A través de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Constituiçao do Sentido e justificaçao da validade. Heidegger eo problem da filosofia transcendental in Martin Heidegger no Centena'rio do seu Nascimento 1889-1989. [REVIEW]K. -O. Apel & Jorge Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):413-461.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Dis(ex)torsionar al Otro: Variaciones e involuciones sobre la posibilidad y la facticidad.Francisco José Pérez Fernández - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 17:125.
    La tecnificación y las grandes catástrofes militares y sociales del siglo XX condujeron a un autor como Husserl a reivindicar un concepto como el de Lebenswelt. Tras este acercamiento hay una reflexión sobre el yo y el otro que se ha querido poner de manifiesto en este artículo a fin de destacar dos conceptos como el de posibilidad y facticidad. Las variaciones imaginarias husserlianas y los testimonios de los supervivientes de los campos de exterminio han servido para destacar y definir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    O debate sobre a gênese e a validade dos direitos naturais subjetivos: Michel Villey e Brian Tierney.Giuseppe Tosi - 2019 - Revista Portuguesa de Filosofia 75 (2):1067-1102.
    In the debate on the origin of modern natural rights, the French philosopher Michel Villey became famous for his counter current theses: that the origin of modern subjective rights was a “deformation” or “degeneration” of the ancient and medieval concept of law; that those responsible for this rupture were Ockham and his nominalist disciples, as well as the Scholastics of Salamanca; that these last ones betrayed the thought of Aquinas on the right adhering to the nominalist. These theses serve the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    La facticidad de la filosofía política de Francisco Suárez: un camino hacia otra Modernidad.Pablo Font Oporto - 2018 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 74 (279):179-200.
    Es posible defender que el pensamiento político de Suárez se halla en tránsito desde lo medieval a una Modernidad diferente. El núcleo de dicha interpretación es la tesis de que la consecución del bien común inserto en la facticidad de la realidad humana concreta es el motor de la teoría política suareciana. Desde ahí se analizan sus elementos fundamentales: primero, el origen comunitario del poder político a partir de la naturaleza social de la persona, creada así por Dios. Segundo, la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    La perspectiva antropológica en Michel Foucault y Ludwing Binswanger. Existencia, imaginación y facticidad.Matias Abeijon - 2019 - Claridades. Revista de Filosofía 11 (1):79-106.
    El presente trabajo tiene como objetivo investigar el fundamento existencialista de la introducción escrita por Michel Foucault a “Traum und Existenz” de Ludwing Binswanger. Sostenemos que Foucault, partiendo de la antropología binswangeriana, desarrolla el esbozo de una antropología de la imaginación. Esta antropología se centra en una serie de conceptos: sueño, existencia, libertad, imagen e imaginación. Sin embargo, a diferencia del Daseinsanalyse, Foucault pone el acento en la facticidad y en la expresión histórica de la libertad. En este punto se (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    A hermenêutica da facticidade no jovem Heidegger/ The Hermeneutics of Facticity in the Young Heidegger.Alexandre Rubenich - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    Na preleção de verão de 1923, intitulada “Ontologia: hermenêutica da facticidade”, Martin Heidegger estabelece seu programa filosófico em termos de uma investigação fundamental, nomeada por ele como hermenêutica fenomenológica da facticidade. De acordo com esta, a interpretação da vida fática não se realiza sem que se tome o ser e o falar como fenômenos privilegiados, ou seja, sem que se recupere o vínculo essencial em que nós, seres humanos existentes, já nos descobrimos sendo no mundo como seres capazes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    “Kierkegaard Não SE Desprendeu De Hegel”: Notas Sobre O Juízo De Heidegger Sobre Kierkegaard Em A Hermenêutica Da Facticidade.Gabriel Ferreira da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):51-76.
    Resumo O curso proferido por Heidegger, no semestre de verão de 1923, e publicado posteriormente, sob o título de Ontologia: a hermenêutica da facticidade, é um dos importantes loci nos quais Heidegger deixa entrever tanto a influência e importância de Kierkegaard quanto algumas de suas avaliações acerca do pensamento do filósofo dinamarquês. Uma delas, em especial, não obstante formule um interessante juízo sobre a relação entre Kierkegaard e Hegel - a partir da figura de F. A. Trendelenburg -, um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    Escala de Altruísmo Autoinformado: evidências de validade de construto.Valdiney V. Gouveia, Rebecca Alves Aguiar Athayde, Rildésia S. V. Gouveia, Ana Isabel Araújo Silva de Brito Gomes & Roosevelt Vilar Lobo de Souza - 2010 - Revista Aletheia 33:30-44.
    Este artigo objetivou adaptar a Escala de Altruismo Autoinformado (EAA), reunindo evidencias de sua validade de construto. Realizaram-se dois estudos em Joao Pessoa (PB), nos quais os participantes responderam a EAA e perguntas demograficas. No Estudo 1 participaram 331estudantes universitarios com ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  79
    Motivação para aprender: evidência de validade convergente entre duas medidas.Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Jocemara Ferrreira Mognon, Adriana Rosecler Alcará & Thalyta Hulsen Lemos - 2011 - Revista Aletheia 35 (35-36):36-50.
    Este trabalho teve como objetivo buscar evidência de validade convergente entre a Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários (EMAPRE-U) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos Universitários (EMA-U) e, também, verificar possíveis diferenças entre as variáveis sexo,..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Hermenêutica da facticidade: contraprojeto à fenomenologia transcendental?Roberto S. Kahlmeyer-Mertens - 2015 - In Diogo Ferrer & Luciano Utteich (eds.), A Filosofia Transcendental E a Sua Crítica: Idealismo - Fenomenologia - Hermenêutica. Imprensa da Universidade de Coimbra.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Um círculo virtuoso: Uma chave para a validade indutiva no "Velho" problema da indução.Renata Maria Santos Arruda - 2009 - Prometeus: Filosofia em Revista 2 (3).
    O objetivo desse trabalho é apresentar a proposta do filósofo Nelson Goodman para adeterminação da relação de confirmação válida entre hipóteses e enunciados de prova a partir dotratamento de David Hume para seu problema da indução. Goodman reconhece, no que ele chama de“velho” problema de Hume, uma possibilidade de se superar um grande desafio enfrentado pela filosofiada ciência: o de distinguir as inferências indutivas válidas das inválidas. Com a indicação do hábitocomo o responsável pela nossa confiança em certas inferências indutivas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    O Rosto Do Outro Como Facticidade Humana: Da Lebenswelt Husserliana À Alteridade Levinasiana.Grasiela Cristine Celich - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):25-35.
    Este artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de conexão entre fenomenologia, facticidade humana e ética. A possibilidade de conexão entre os conceitos torna-se pertinente a partir da filosofia de Husserl e da filosofia de Levinas, pois ambos se inserem na temática fenomenológica. Desde a descoberta de Husserl, de que a ciência, ao se fundamentar nos conceitos, na razão, desvinculou-se do mundo concreto e das vivências dos sujeitos, perdeu sua dimensão ética. Portanto, Husserl, ao formular o método fenomenológico procurou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  32
    Os tesouros de Crateto: sobre a validade do estudo histórico da filosofia.Gregorio Piaia - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):19-28.
    Em relação ao nosso presente, o passado é ao mesmo tempo próximo e distante, semelhante e distinto. Geralmente estudamos a história da filosofia para encontrar semelhanças ou afinidades com nossa atitude filosófica.Mas o pensamento do passado é freqüentemente diferente do nosso e nos leva a rever nossas respeitáveis opiniões. A abertura ao “outro”, em sentido diacrônico, é hoje o valor formativo essencial (e não só informativo!) da história da filosofia.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Heidegger e Agostinho: o fenômeno da Tentatio e a historicidade do si (Selbst) na apropriação fenomenológica do livro X das Confissões.Bento Silva Santos - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):135-158.
    Resumo: O artigo trata do fenômeno da cura segundo a apropriação fenomenológica do livro X feita por Martin Heidegger no curso friburgense intitulado Augustinus und der Neuplatonismus. Pretendemos apresentar o fenômeno da tentação e a historicidade do si: segundo a apropriação genuína do ser da vida de Agostinho, a “tentatio” se torna expressão da mobilidade da existência histórico-atuativa, que jamais pode ser compreendida como “quietude”. É a vida mesma que, assumida em sua totalidade, representa uma “tentação”, uma provação - entendida (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  5
    Heidegger e Paulo. Contração da temporalidade e religiosidade “escatológica” na situação do hos me paulino.Bento Silva Santos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34367.
    O artigo destaca a noção de temporalidade com base na interpretação fenomenológica do texto paulino de 1 Cor 7,29-31 na segunda parte da preleção friburgense do semestre de inverno de 1920/1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião. Heidegger volta-se para o que unicamente faz do cristianismo um evento originariamente histórico, a saber: a fé cristã. Dentre os três fenômenos temporalmente eminentes presentes na segunda parte do curso destacamos a partícula grega hōs mē de 1 Cor 7,29-31 como atuação autêntica do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Ciéncia e poder.Marcos Antonio da Silva - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (6).
    Neste artigo, discuto o processo de constituição e as implicações – epistêmicas e sociais –da ciência, enquanto conhecimento que apresenta pretensões de verdade e validade que determinamuma forma de poder específico que se exerce na sociedade. No âmbito desta problemática assumeimportância a consideração da historicidade, na medida em que esta é determinante para acompreensão da ciência como uma atividade prática que, reflexivamente, provoca e sofre “efeitos”da sociedade. Dito de outra forma isso implica afirmar que a análise da prática científica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Lebenswelt, filosofía del derecho y ciudadanía cosmopolita en facticidad y validez de Habermas.Iván Raimundo Canales Valenzuela - 2017 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 72 (272):715.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Diagramas e visualizaÇÃo.Sérgio Schultz - 2010 - Manuscrito 33 (2):445-465.
    No presente trabalho discutiremos a tese segundo a qual provas com diagramas são heterogêneas, i. e., envolvem casos de raciocínio visual. Em uma primeira seção, examinaremos o uso informal de diagramas de Venn em provas conjuntistas, procurando determinar em que sentido provas com diagramas seriam heterogêneas. Tais provas su-postamente envolveriam raciocínio visual no sentido em que a validade das inferências dependeria de características visualizáveis dos diagramas e não de regras de derivação. Em uma segunda seção, investigaremos quais seriam os (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  12
    Historicidade e hermenêutica, condições para o diálogo entre a ciência e a ética.Castor Bartolomé Ruiz - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):19-31.
    Na modernidade, ciência e ética raramente conviveram em harmonia. Sua relação conflitante sempre demarca sobre os tipos de verdade de ambos discursos. A construção de qualquer consenso entre os discursos científico e ético se mantém sobre uma base instável de mútua desconfiança. Essa instabilidade implica, comumente, um confronto permanente entre as verdades e os critérios de ambos discursos. O conflito entre ciência e ética se dá, essencialmente, no campo da teoria da linguagem, ou seja, na análise do discurso. As pretensões (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Bondades E Infortunios De La Democracia Deliberativa: Michael Walzer Crítico De Habermas.D. Jesus & A. Ojeda - 2011 - Episteme NS: Revista Del Instituto de Filosofía de la Universidad Central de Venezuela 31 (2):79-94.
    Este artículo tiene como objetivo principal contrastar las teorías deJürgen Habermas y Michael Walzer en relación con las bondades e infortuniosde la ‘democracia deliberativa’, modelo que, en el caso habermasiano, se encauzaa superar al liberalismo clásico y al republicanismo cívico, dos concepcionestradicionales y con gran influencia en el pensamiento político actual. Elautor de Facticidad y validez le objetará al primer modelo que restringe el espaciopúblico a una racionalidad instrumental y a un Estado neutro encaminados asalvaguardar los intereses privados y los (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  29
    Verdade E indicação formal: A hermenêutica dialógica do primeiro Heidegger.Róbson Ramos Dos Reis - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):607-620.
    No presente artigo, é apresentado um aspecto central da concepção heideggeriana da fenomenologia nos escritos posteriores a 1919, que, à luz dos textos disponíveis na Gesamtausgabe de Martin Heidegger, revela um componente dialógico específico do método filosófico. A tese de que os conceitos e enunciados próprios da filosofia têm um caráter indicativo-formal conduz a uma noção de verdade filosófica, que tem na recepção produtiva e conversacional das sinalizações formais o seu traço definitório. Associada com a noção especulativa de jogo, apresentada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Conhecimento e virtude no Mênon de Platão.Franco Ferrari - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:77-84.
    O tema da natureza da virtude e de sua transmissibilidade atravessa quase todos os diálogos da juventude de Platão, isto é, os considerados “diálogos socráticos”. Este adquire uma relevância central no Protágoras e no Mênon, o qual se abre exatamente com a interrogação acerca da maneira de adquirir a virtude. No curso do diálogo, a arete assume um significado eminentemente político: Mênon pergunta a Sócrates como se pode obter sucesso no campo político, como se pode adquirir reconhecimento social. A tese (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 975