Results for 'Espinosismo'

21 found
Order:
  1.  21
    Espinosismo da Física de Schelling.Mariana Alkimin Rincon - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:181-207.
    O seguinte texto analisa uma passagem da _Introdução ao esboço do sistema da filosofia da natureza _ de 1799 escrito por Schelling, em que este equipara o projeto de sua filosofia da natureza à realização de um “espinosismo da física”. A compreensão de tal designação passa por, pelo menos, dois momentos. O primeiro se refere à sistematicidade pressuposta da forma de sua filosofia, que, por sua vez, se propõe rigorosamente científica. O segundo apresenta sua oposição à compreensão materialista e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Schopenhauer E o espinosismo do idealismo alemão.Helio Lopes da Silva - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:37-73.
    Neste artigo vou avaliar a opinião a respeito das semelhanças entre a filosofia de Schopenhauer e aquela dos Idealistas Alemães. Recorrendo principalmente aos manuscritos de Schopenhauer anteriores à fase madura de sua filosofia, vou tentar mostrar que, apesar do arcabouço idealista-espinosista no qual ele teve que se acomodar, a filosofia de Schopenhauer difere radicalmente daquela dos Idealistas Alemães.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    La polémica sobre el espinosismo de Lessing.Manuel Angel Fernández Lorenzo - 1989 - El Basilisco 1:65-74.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  40
    Será o Hegelianismo uma Forma de Espinosismo?Maria de Lourdes Borges - 1999 - Discurso 30:63-86.
    Nosso propósito aqui não é traçar um quadro comparativo exaustivo entre a filosofia hegeliana e a filosofia de Espinosa (1). Pretendemos apenas esclarecer, pela indagação sobre uma possível matriz panteísta do pensamento de Hegel, a compreensão hegeliana sobre a relação entre Absoluto e mundo finito. Mostraremos que Espinosa influencia Hegel desde os tempos de Tübingen e que o hegelianismo passará sucessivamente por três fases distintas: uma primeira fase de entusiasmo peIo panteísmo, entusiasmo esse partilhado com Schelling; uma segunda fase de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    La operatividad de una teología política en el marco del espinosismo a partir del uso del milagro en el análisis del Estado hebreo.Mario Donoso Gómez - 2021 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 38 (3):495-504.
    As a narrative-imaginary dispositive, the miracle creates a new configuration of power by restoring a polarization between sovereign desire to dominate and a certain voluntary desire for submission. The critique of miracles, on the theoretical level, does not prevent Spinozism from developing, on the practical level, an imaginary reconstruction of power based on the analogy between theology and politics, as can be seen in Spinoza’s analysis of the Hebrew State. Based on the two explanations Spinoza gives regarding the formation of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Comentários sobre Diderot e o espinosismo.Jordão Orta Nunes - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (1):29-56.
    Este artículo pretente estabelecer possível correlação entre os princípios do "sistema epistemológico e metafísico"de Espinosa e as diretrizes da filosofia de Diderot.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Relação dos trabalhos de Marilena Chaui sobre Espinosa (1970-2021).Homero Santiago - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:291-304.
    Apresentamos uma bibliografia dos trabalhos da filósofa brasileira Marilena Chaui dedicados ao espinosismo e publicados entre 1970 e 2021.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Resenha do livro When Spinoza Met Marx: Experiments in Nonhumanist Activity, de Tracie Matysik.Pedro Henrique Almeida Cabrera - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:285-297.
    Nesta resenha são apresentados alguns pontos fundamentais do livro de Tracie Matysik When Spinoza Met Marx: Experiments in Nonhumanist Activity. Na obra, a autora analisa detidamente alguns pensadores ligados à tradição alemã pós-Hegel: Heinrich Heine, Berthlod Auerbach, Moses Hess, Karl Marx, Johann Jacoby, Jakob Stern e Gueorgui Plekhanov. Seu foco é o modo como todos esses utilizaram o pensamento de Espinosa para compreender a noção de atividade e a possibilidade de transformação social. Espinosa era fundamental para o tema, pois seu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Os Modelos de formação desejados e a variação da potência de agir em Espinosa.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Na _Ética_, Espinosa afirma que “desejamos formar uma ideia de homem que seja visto como um modelo da natureza humana” (Spinoza, 2008, p. 267). Em três seções, este trabalho discute o desejo de atingir modelos de formação humana, articulando os domínios ontológico, afetivo e gnosiológico do espinosismo. A primeira apresenta a ontologia de Espinosa, segundo a qual o ser humano não é um ser extraordinário, mas uma coisa finita vulnerável e com uma potência de agir limitada. Na segunda, os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Notícias.Cadernos Espinosanos - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:339-339.
    Notícias referentes ao segundo semestre de 2022 sobre os estudos sobre o século XVII e sobre o espinosismo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Intersubjetividade e transindividualidade a partir de Leibniz e Espinosa.Vittorio Morfino & Herivelto Pereira de Souza - 2007 - Cadernos Espinosanos 17:11.
    Um dos mal-entendidos mais persistentes que cercam a filosofia leibniziana consiste, sem dúvida, em querer ver nela uma forma de espinosismo. Por outro lado, toda oposição que se faz entre Leibniz e Espinosa no plano teórico aparentemente não ultrapassa a visão hegeliana da relação entre os dois filósofos como oposição entre universalidade e individualidade. Pretende-se aqui, diferentemente, confrontar os dois filósofos em relação à questão da individualidade confrontando os seus prolongamentos teóricos do século XX. De um lado, a intersubjetividade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  25
    Da física do intensivo a uma estética do intensivo: Deleuze e a essência singular em Espinosa.Cíntia Vieira da Silva - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:37.
    A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2019 - Sofia 7 (2):322-342.
    Esse artigo abordará o conceito de experimentação presente no pensamento de Gilles Deleuze, mormente em suas obras escritas em parceria com Félix Guattari. Defendemos que, ao longo de Capitalismo & Esquizofrenia, o termo experimentação aparecerá de maneiras distintas nos dois tomos constitutivos da coleção. Em O Anti-Édipo, tal conceito restaria refém de certas discussões deleuzianas sobre arte, tal qual aquelas que tomaram corpo no livro Proust e os signos, de 1964. Ao longo da década de 1970, porém, após as leituras (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Benedictus de Spinoza e o método geométrico.Emanuel Angelo Fragoso - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):47-59.
    A partir de uma análise da obra de Francis Kaplan L'Étique de Spinoza et Ia méthode Géométrique, complementada com análises de comentadores clássicos do Espinosismo, como por exemplo, Victor Delbos e Harry Austryn Wolfson, entre outros, o autor procura traçar um historial da utilização do método ou da ordem geométrica, por parte de diversos pensadores, visando apontar, reconhecer ou apenas supor, uma possível influência sobre Bento de Espinosa. /// Starting from Francis Kaplan's analysis in his work L'Étique de Spinoza (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    Filósofo e operário: o soneto “Spinoza” de Machado de Assis.Fernando Bonadia de Oliveira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):31-52.
    Resumo: Machado de Assis, um dos mais famosos escritores brasileiros, oferece um retrato de Bento de Espinosa em um soneto de 1880. Em seus versos, o poeta combina, do início ao fim, a imagem do pensador como operário e como filósofo. Apesar de certa imprecisão nos traços estampados no retrato, o artigo pretende mostrar que o soneto pode, tanto quanto o poema “Spinoza”, de Jorge Luis Borges, operar como um primeiro convite ao estudo do espinosismo. Embora não haja qualquer (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Espinosa e a diversidade entre estudantes do Ensino Médio.Benito Maeso - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:129-153.
    Dentro do programa curricular da Base Nacional Comum para o Ensino Médio, a promoção da ética e dos direitos humanos é uma categoria constitutiva do programa das Ciências Humanas, no geral, e da Filosofia, em particular. Com base neste pressuposto, o artigo relata uma experiência de abordagem sobre questões de etnia, gênero e sexualidade em turmas do 2º ano do Ensino Médio do IFPR, campus Colombo, a partir de uma leitura de elementos selecionados da Ética e do Tratado Teológico-Político de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    O conceito de justiça de Marilena chaui.Fernando Dias Andrade - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:65-106.
    Marilena Chauí, entre 1977 e 1982, produziu uma série de textos de Filosofia Política que podem ser considerados marco inicial para uma longa e ainda ativa carreira de investigações socialistas acerca da democracia, da liberdade e, não menos importante, da justiça. Sua filosofia promove uma crítica às teorias liberais do Estado, ao nosso autoritarismo genuinamente brasileiro, aos inimigos da classe trabalhadora então dedicada a se auto-afirmar politicamente. Ao lado da crítica chauiana à justiça liberal, porém, penso ser o caso de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  84
    Espinosa e Merleau-Ponty: convergências?Homero Santiago - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):19-26.
    A partir das reflexões do último Merleau-Ponty sobre a ontologia clássica e sua compreensão do ser, particularmente n? O visível e o invisível , podemos descobrir certas questões que aproximam sua filosofia da de Espinosa. Ao repassar algumas delas, esperamos mostrar ao menos a pertinência de uma investigação acerca das relações entre espinosismo e merleau-pontysmo.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  6
    Entre servidão e liberdade.Homero Santiago - 2021 - São Paulo: Edítora Politeia.
    Nos textos aqui reunidos, o professor de filosofia da USP Homero Santiago explora um campo situado entre servidão e liberdade. A partir da pergunta de Espinosa retomada por Deleuze e Guattari - por que lutamos por nossa servidão como se lutássemos por nossa liberdade? -, o livro compreende servidão e liberdade como essencialmente correlativos e avessos a qualquer sentido absoluto: servidão remete a impotência, liberdade remete a potência; ora uma predomina, ora outra. Aqui aparece o problema ético fundamental: como passar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  39
    O filósofo espinosista precisa criar valores?Homero Santiago - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):127-149.
    Tanto Espinosa quanto Nietzsche promoveram uma análise crítica da moral vigente; ambos terminam por descobrir a falsidade da concepção de valores transcendentes. No caso específico de Nietzsche, tal operação o conduz a determinar a criação de valores como uma tarefa imperativa aos novos filósofos. O mesmo poderia ser dito de Espinosa? Não encontraríamos no espinosismo algo que se aproximasse de uma necessidade de criar valores? Buscamos responder a tais questões mediante uma análise do início do Tratado da emenda do (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  59
    Spinoza and Merleau-Ponty: convergences?Homero Santiago - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):19-26.
    In Merleau-Ponty’s reflections on classical ontology and his understanding of being one can discern some issues which approximate his philosophy to that of Spinoza’s. By showing that, I hope to establish at least the convenience of an investigation about the relationship between the ideas of the two philosophers.A partir das reflexões do último Merleau-Ponty sobre a ontologia clássica e sua compreensão do ser, particularmente n’O visível e o invisível, podemos descobrir certas questões que aproximam sua filosofia da de Espinosa. Ao (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark