Results for 'Enunciação'

63 found
Order:
  1.  7
    A enunciação em Michel Pêcheux: uma questão inquietante.Giovane Fernandes Oliveira - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):267-296.
    RESUMO O presente estudo propõe-se a responder às seguintes questões: 1ª) Que noções de enunciação podem ser derivadas da reflexão discursiva de Michel Pêcheux nos anos iniciais de sua produção? 2ª) Qual é o estatuto que assume a enunciação no escopo da AD nesse período? Para tanto, procede a um exame de textos do filósofo francês publicados entre 1969 e 1975, a fim de investigar a problematização da enunciação nesses escritos. A análise do corpus teórico permite dele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Freud sobre a enunciação.Tzvetan Todorov & Pedro Fernandez de Souza - 2022 - Discurso 52 (1):16-26.
    Eu me proponho resumir aqui, para o uso daqueles que estudam a linguagem, algumas observações de Freud, dispersas em diversos escritos, e consagradas aos problemas da enunciação (termo do qual Freud não se serve).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Enunciação e discurso: tramas de sentidos.Ana Raquel Motta - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):281 - 286.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  43
    Da enunciação da verdade ao enunciado do gozo: o mito.Cláudio Oliveira - 2007 - Discurso 36:273-286.
    The aim of the paper is to discuss the compatibility of Lacan’s propositions concerning myth posed in Séminaire XVII , as “knowledge of the truth” and as “enunciation of the impossible”, so as to show that they are connected in the sense that myth is the exposition of a process that links enunciation of the truth with a state of rejoice. Elements of Hegel philosophy play an important role in this intricate arrangement.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    A constituição prosódica da enunciação na relação mãe-bebê.Angelina Nunes de Vasconcelos, Nadja Vieira & Ester Mirian Scarpa - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):39-60.
    RESUMO No presente estudo de casos, discutimos a produção de sentidos carregados com elementos prosódicos no começo da vida. Alinhamos essa discussão com observações de Bakhtin acerca de características da enunciação. Com esse alinhamento investimos em explicações sobre o status linguístico da prosódia nos diálogos entre adulto e bebês em situação de aquisição de linguagem. Os dados foram registros videográficos da interação de duas díades adulto-criança, uma francesa e uma brasileira, durante atividades cotidianas1. Nas análises, comparamos variações da curva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Entre a testemunha e a palavra, o dever falar: o testemunho como objeto de uma Antropologia da Enunciação.Santiago Bretanha - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):9-28.
    RESUMO Este trabalho versa sobre a imbricação entre escrita e testemunho a partir da obra Retrato Calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes. Embora “evidente”, trata-se de uma relação que carrega uma particularidade: aquele que escreve o faz questionando-se sobre o papel de sua enunciação, sobre as significações que a língua inscreve sobre si mesma e sobre a violência. Pautado nos princípios da Antropologia da Enunciação, tal como Flores1 a propõe, o gesto analítico levado a efeito assume a linguística (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    A semiosfera colocada à prova pela enunciação antropossemiótica.Jacques Fontanille - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):62-84.
    RESUMO A confrontação entre o modelo da semiosfera, a teoria greimasiana e a antropologia contemporânea coloca em evidência a dificuldade de se implementar uma epistemologia da diversidade a partir da obra de Lotman. Essa dificuldade leva a questionar sistematicamente as condições necessárias para uma enunciação antropológica, convocando em particular as posições de Descola, Latour e Viveiros de Castro. Esta confrontação busca atualizar o modelo de semiosfera. ABSTRACT The confrontation between the model of semiosphere, the Greimassian theory and contemporary anthropology (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    As astúcias d'As astúcias da enunciação.Oriana de Nadai Fulaneti - 2015 - Bakhtiniana 10 (3):46-62.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Entre a invisibilidade, o branqueamento discursivo e a hipersexualização: imagens de controle sobre o termo negro e o seu lugar na enunciação.Narjara Oliveira Reis - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):157-182.
    RESUMO Partindo das premissas de que a palavra em interação manifesta-se enquanto signo ideológico orientado a um auditório social preciso, circunscrito a um dado tempo histórico; de que raça é uma linguagem e de que o deslocamento geográfico envolve um choque entre diferentes sistemas de significação, interpreto dados do processo de tradução cultural para o termo negro, a partir de enunciações de duas aprendizes de língua portuguesa de um curso para mães imigrantes realizado no sul do Brasil. Os dados apresentados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação: introdução ao problema da poética sociológica.Gilberto de Castro - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):270-275.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    O eu e o outro na enunciação de Jorge Luis Borges.Juciane dos Santos Cavalheiro - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):75-86.
    RESUMOO presente estudo aborda a questão da heterogeneidade decorrente do desdobramento do eu, tal como compreendido por Bakhtin mediante a ideia de autoconsciência, aquela que gera sempre um outro para garantir sua própria subjetividade, através do contato com possíveis alteridades: outros gerados como alteridade a partir do mesmo. De acordo com o conjunto ternário e trinitário, teorizado por Benveniste e analisado por Dufour, nossa análise circunscreve-se à abordagem de três contos de Jorge Luis Borges, a saber: O outro, 25 de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Liberdade e conflito: o confronto dos desejos como fundamento da ideia de liberdade em Maquiavel.José Luiz Ames - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):179-196.
    O artigo parte da enunciação da tese de que ao desejo desmesurado dos grandes pela apropriação/dominação absoluta opõe-se um desejo não menos desmesurado e absoluto do povo de não sê-lo: dois desejos de natureza diferente que não são nem o desejo das mesmas coisas nem desejo de coisas diferentes, mas desejos cujo ato de desejar é diferente. Considerando que cada desejo visa sua efetividade absoluta, cada um tenta impor-se universalmente tornando-se duplamente absoluto: por um lado tende à dominação total (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13. Freedom and conflict-confrontation of desires as background of the idea of freedom in Machiavelli.Jose Luiz Ames - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):179-196.
    The article works out the thesis that to the excessive desire of the powerful for the absolute appropriation/domination it is opposed a not less excessive and absolute desire from people in order not to be appropriated/dominated: two desires of a distinct nature which are neither the desire for the same things nor the desire for different things, but desires in which the act of desiring is different. Taking into account that each desire aims at its absolute effectiveness, each one of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    A animália na narrativa poética de Guimarães Rosa comparada a Les chants de maldoror, sob o olhar de Gaston Bachelard.Elvira Livonete Costa - 2018 - Perspectivas 1 (2):1-14.
    A imaginação poética roseana garante e norteia os fluxos de uma arte literária geradora de um universo consubstanciado pela figura animal. Rosa deposita em sua tessitura, de forma sui generis, o intenso lirismo da palavra essencial para descrever delicadamente sua animália, porquanto o brilho celestial de seu bestiário reverbera de sua poesia primeira. Partindo da concepção filosófica de Gaston Bachelard acerca da essência poética de Lautréamont, lançamos um olhar sobre alguns possíveis aspectos que seriam destacados pelo filósofo francês no interior (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Literatura, educação E alteridade - a escritura como experiência de formação.Tatielle Rita Souza da Silva - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (19):155-178.
    RESUMO O presente artigo toma como objeto de investigação a relação entre literatura e educação. Nossa posição hiante de professor-pesquisador é aquela que nos autoriza a recolher testemunhos de experiência docente, bem como extrair elementos interrogantes de ambas as margens, arriscando pensar a respeito da potência deste encontro entre “experiência estética da literatura” e “discurso pedagógico”. Alguns estudos tem nos apontado que a relação intrigante entre literatura e educação convida os protagonistas e espectadores da cena escolar cotidiana a inaugurarem outros (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    The teaching of philosophy: the reading, the interpretation and the event.Ricardo Nascimento Fabbrini - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):7-27.
    The Philosophy Course must develop in the student a technical ability for the interpretation of different discursive modalities - analogue to the "suspended atention", in the psychoanalytical sense - which will provide the student with the experience of "intelectual mastering", of ownership, however provisional, of a "language of safety", which holds in "suspension" the "places of conversation". By breaking the barrier between genres of discourses, between different subjects and between the various interlocutors, the course of philosophy - whether it is (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  7
    Política e polícia literárias em Rousseau.Lívia Cristina Gomes - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Este artigo analisa a questão da enunciação literária em alguns dos escritos teóricos de Rousseau, em particular a Carta a D’Alembert, Do contrato social e o Ensaio sobre a origem das línguas, além do prefácio da Nova Heloísa. Neles, atenta-se ao modo como a literatura está intimamente relacionada à problemática da voz e do ordenamento das enunciações e dos corpos no pensamento político do autor, configurando assim uma política / polícia da literatura, conforme a distinção feita por Jacques Rancière.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Performatividade translocutória.Marcos Paulo Santa Rosa Matos - 2023 - Eikasia Revista de Filosofía 118:27-86.
    O presente estudo revisa o conceito de performatividade desenvolvido nos estudos de Austin e Benveniste, e está dividido em três partes: a primeira é uma síntese crítica das contribuições desses autores, em que se enfatiza os pontos de concordância e discordância entre eles, e os aspectos problemáticos de seus respectivos pontos de vista; a segunda é uma releitura das conceituações, estruturações e problematizações apresentadas pelos autores, e uma proposta própria de compreensão da enunciação e da performance a partir das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.10.William de Goes Ribeiro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):576-597.
    As chamadas políticas de identidade estão hoje enfatizadas entre os debates educacionais em esfera global-local, reiterando, na luta discursiva, significantes como currículo, cultura, alteridade e diferença. A aposta em termos como diálogo e tolerância não tem sido casual. No Brasil, as demandas da diferença vêm sendo objeto de múltiplas articulações políticas, sobretudo, desde os anos pós-ditadura militar em meio a estratégias e tensões que ressignificam, segundo o contexto, acordos e dissensos. Em jogos de poder, questões circunscritas pela ênfase em raça/ (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Leo Strauss: Uma Nova figuração do maquiavelismo.André Menezes Rocha - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:117.
    Analisaremos o comentário produzido por Leo Strauss a partir dos textos de Maquiavel no livro Thoughts on Machiavelli. Com base na crítica do método de leitura e escrita dos textos filosóficos de Strauss, podemos perceber que a operação interpretativa de Strauss consiste na construção de uma nova figuração do velho maquiavelismo que assaltou a obra de Maquiavel desde que passou a ser censurada pelos padres. A enunciação da tese de que o ensinamento de Maquiavel é diabólico consiste apenas no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Estudos Culturais, Crítica Literária e Pós-colonialismo: novos Desafios.Alisson Preto Souza - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):22-41.
    Além de recuperar a trajetória inicial dos Estudos Culturais e a noção de cânone, este artigo preocupou-se com a produção do pensamento crítico nos estudos literários. A metodologia utilizada para repensar o locus do artefato literário e a enunciação na área Pós-Colonial foram os Estudos Culturais e a Semiótica. Enquanto na primeira discussão demonstrou-se a importância das esferas da cultura e das formações discursivas para o trabalho articulatório entre literatura e cânone literário, na segunda discussão, observou-se como se comporta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Produção de narrativa e autoria.Neiva Maria Tebaldi Gomes - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo Palavras-chave Keywords : Narrative production. Authorship. Language. Memory. Identity. : This article comprises a detailed report on a project of narrative production, which is being conducted, every semester, with students entering the Languages course, on the Portuguese Language subject.The project consists of a process of production, reading, and rewriting of small narratives, which, at the end of the term, are gathered and organized by each student in order to assemble their own book craftily. The proposal came forth as a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Reprendre: une condition narratologique de textualités communes.Luís Manuel A. V. Bernardo - 2013 - Cultura:301-317.
    O que é posto em comum depende, em grande parte, de processos textuais específi cos que funcionam como condições de possibilidade pragmático-narratológicas da partilha dos sentidos que circulam pelo meio da linguagem. Tal implica que o simples uso corrente da linguagem, ao contrário do que é usual supor, ainda que indispensável, não seja sufi ciente para gerar essa comunidade, pois que nem todos os dispositivos linguísticos estão vocacionados para favorecer a convergência. Neste artigo, pretendemos, por conseguinte, reflectir sobre uma dessas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Da sintomatologia à análise dos agenciamentos: a inst'ncia problemática de uma "filosofia clínica" em Deleuze.Guillaume Sibertin Blanc - 2011 - Dois Pontos 8 (2).
    A hipótese que propomos aqui defende que o dispositivo do "médico da civilização" montado em 1962 pela leitura que Deleuze faz de Nietzsche, longe de poder ser generalizado como tal (como se a sequência da obra deleuziana não fosse senão a sua aplicação diferenciada ou mesmo a sua continuação por outros meios), somente age nessa sequencia por força de um deslocamento da enunciação deleuziana em relação à instância da filosofia clínica que ele define. E que, por essa razão, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Between the Witness and the Word, the Duty to Speak: Testimony as the Object of an Anthropology of the Enunciation.Santiago Bretanha - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):9-28.
    ABSTRACT This work is about the imbrication between writing and testimony, based on the work Retrato calado [Silenced Portrait], by Luiz Roberto Salinas Fortes. Although “evident,” it is a relationship that carries a particularity: the person who writes does so, asking oneself questions about the role of enunciation, about the meanings that the language inscribes about itself and about violence. Based on the principles of the Anthropology of Enunciation, as Flores1 proposes, the analytical gesture carried out assumes linguistics as knowledge (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    A phýsis no Corpus hippocraticum: proposta de dois temas para o mesmo objeto.Henrique F. Cairus & Julieta Alsina - 2015 - Classica - Revista Brasileira De Estudos Clássicos 28 (1):73–93.
    O conceito de phýsis no Corpus hippocraticum parece ter dois níveis: um mais e outro menos específico. Nas passagens em que o termo phýsis não apresenta qualquer determinante ou adendo, o conceito é menos específico. Ele é mais específico, no entanto, quando o termo leva consigo adjuntos como “do homem”, “da criança”, “da mulher”, etc. Apesar de parecer esta uma questão dicotômica, há razões para crer que ela possui maior complexidade. Isto nos motivou a apresentar algumas questões que expõem um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Análise do discurso.Mariana Rodrigues Gomes de Mello & Marta Lígia Pomim Valentim - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):24-43.
    A linguagem é mais que a palavra escrita ou falada, é a direção do pensamento no contato com o contexto histórico-social no qual se está inserido. O discurso se apresenta enquanto mediação entre pessoas e realidades. A AD se apresenta como um constructo teórico-metodológico que possibilita averiguar construções ideológicas e efeitos de sentido do discurso em diferentes contextos, propiciando um olhar ampliado sobre a realidade. Objetiva-se inter-relacionar aspectos epistemológicos de Foucault e Heidegger, que possam servir como aportes ao método Análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    O Diário de Bordo.Maristela Barenco C. de Mello - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:192-209.
    Este artigo apresenta e aprofunda a importância do Diário de Bordo, na Academia, como ensaio estético autoral, possibilitando ao estudante fortalecer-se em seu espaço epistêmico, de enunciação e criação, através de registros provisórios de seu processo cognitivo relacional – suas interrogações, sínteses, suas questões, seus autores de referência, seu diálogo interdisciplinar.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Por uma semiologia prazerosa de A Hermenêutica do Sujeito.Alexandre Freitas & Adalgisa Ferreira - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1519-1551.
    O presente ensaio inspirado na semiologia barthesiana tem por objetivo tematizar alguns desafios implicados no gesto aparentemente extemporâneo de escutar a escrita materializada no curso foucaultiano A Hermenêutica do sujeito. Trata-se de um exercício especulativo que, situando a educação no contexto das artes de viver, aborda o interesse crescente nas aulas ministradas por Foucault dedicadas à genealogia do sujeito implicada nas técnicas de si. Nesse percurso, defendemos que a atenção à escuta da voz que vem da escrita dessas aulas interfere (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Considerações críticas sobre a abordagem quantificacional dos demonstrativos - acerca do livro de Jeffrey King.André Leclerc - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
    Os demonstrativos foram considerados tradicionalmente como expressões referenciais. É o que encontramos na história da filosofia desde o início da tradição gramatical ocidental que sempre tratou os demonstrativos como pronomes. A maior provocação no livro de King consiste precisamente em romper com essa tradição ao apresentar os demonstrativos complexos (“esta mesa”, “aquele homem” etc.) como termos quantificados (e, portanto, termos não-referenciais). King apóia seu tratamento sobre exemplos escolhidos que parecem favorecer sua tese, como “aquele arquiteto que construiu essas pirâmides era (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    Meanings, actions and agreements.André Leclerc - 2009 - Manuscrito 32 (1):249-282.
    The aim of this paper is to show that the plasticity of sense, the fact that tokens of the same type frequently express different Sinne, does not constitute a threat to human linguistic communication. The first part presents the phenomenon. I try to make clear that the appropriate notion of meaning for natural languages is not the one developed in logical semantics; meanings in natural languages are not fixed once and for all, stable. Consequently, What Is Said by an utterance (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  28
    Politics and aesthetics in Rancière and lévinas: Scene of dissensus, face and constitution of the political subject.Ângela Salgueiro Marques & Frederico Vieira - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):7-33.
    RESUMO Neste artigo pretendemos refletir acerca da constituição do sujeito político a partir de dois conceitos específicos: rosto e cena de dissenso. Nosso argumento pretende evidenciar como, ao “aparecerem”, os indivíduos produzem uma cena polêmica de enunciação na qual se desencadeia um processo de subjetivação política e de criação de formas dissensuais de comunicação e performance que inventam modos de ser, ver e dizer, configurando outras interfaces entre experiência estética e política. Tal processo potencializa a invenção de novas visualidades (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Um ecossistema desfavorável à perpetuação documental.Nuno Medeiros - 2019 - Cultura:59-69.
    Este artigo procura ser uma incursão introdutória num dos problemas mais pre­mentes para quem se propõe estudar e conhecer os processos como a cultura impressa se engendra e como, através dos seus itinerários de circulação e apropriação, ela corresponde e correspondeu a uma das fórmulas de enunciação e circunscrição do mundo na modernidade. Esse problema surge como consequência do reconhecimento da relevância dos acervos docu­mentais e materiais de editores e livreiros para o estudo e análise do processo sócio-histórico de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A inf'ncia como "dispositivo": uma abordagem Foucaultiana para pensar a educação.Moruzzi Andrea Braga - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):279-299.
    Este artigo investe na ideia de que a infância é um dispositivo histórico do poder. Tem-se como referência analítica Michel Foucault, que concebe a noção de dispositivo em suas discussões a respeito da sexualidade. A hipótese geradora é a de que, a partir do momento em que a criança se torna um dos grupos estratégicos do dispositivo da sexualidade, produz-se sobre ela um conjunto heterogêneo de regimes de verdades e práticas que configura uma maneira de ser e ter uma infância, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    A Filosofia da Educação como hermenêutica da contemporaneidade.Antonio Joaquim Severino - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):7.
    O ensaio apresenta as grandes linhas do pensamento filosófico-educacional do Pedro Goergen, defendendo a posição de que ele pratica a Filosofia, em geral, e a Filosofia da Educação, em particular, como uma hermenêutica sustentada por reflexão rigorosa e crítica sobre a dimensão sociocultural, na perspectiva longitudinal do tempo histórico, abordando os contrapontos, as rupturas e continuidades, particularmente entre a modernidade e a pós-modernidade. Procede a um diagnóstico da profunda crise, de natureza ética e política, da civilização atual, sempre seguido da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Bad education as the main cause of social disruption [TRANSLATION].Carlos Carvalhar - manuscript
    This article aims to explore the question of education in Plato from the historical context, thinking the model of Athens, Lesbos and Sparta, and from the perspective where a bad paideía, the low quality in the formation of citizens, becomes the main cause generating social disruption. Then, a reflection was made on the educational possibilities that Athenians from different social classes would have and on the Platonic proposal based on the combination of gymnastics and music, so that a citizen profile (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    O racismo de Hume por Hume.Maria Isabel Limongi - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O artigo trata da famosa nota do ensaio Dos Caracteres Nacionais, na qual Hume afirma suspeitar que os negros são inferiores aos brancos. No lugar de perguntar o quanto o racismo expresso na nota penetra na obra, como se costuma fazer, coloca-se outra questão: o que Hume tem a dizer sobre o conteúdo da nota, levando em conta seu contexto de enunciação? Como ele situa no ensaio Dos Caracteres nacionais o seu próprio racismo? A partir de uma análise do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    Letramentos bilíngues de estudantes surdos no ensino superior.Sueli de Fátima Fernandes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):217-241.
    Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar reflexões teórico-metodológicas sobre o processo de letramentos bilíngues de estudantes surdos no ensino superior. Tomamos a enunciação verbo-visual como categoria bakhtiniana que direciona as hipóteses de leitura em português pelos estudantes surdos e ocupa centralidade na produção textual sinalizada em língua brasileira de sinais. Da obra do folclorista Câmara Cascudo foram selecionadas lendas brasileiras para análise textual de elementos coesivos que operam nas estratégias de referenciação no texto narrativo em língua brasileira de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    Os Usos da Metáfora Em Aristóteles.Juliana Aggio - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O presente ensaio tem como objetivo investigar os dois principais usos da metáfora segundo Aristóteles: o uso poético e o uso retórico. Para tanto, primeiramente, procurarei esclarecer o que é metáfora segundo as obras, Poética e Retórica, de Aristóteles. Em seguida, pretendo determinar quais são as funções, portanto os usos desta figura de linguagem na produção poética e retórica. Tendo em vista que a finalidade do discurso poético difere da do retórico, pois o primeiro pretende produzir o enunciado mais belo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  37
    Uma abordagem dos direitos humanos a partir de Hume e dos sentimentos morais/A human rights approach from Hume and moral sentiments.André Luiz Olivier da Silva - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    O presente artigo propõe uma abordagem dos direitos humanos a partir da perspectiva de Hume acerca dos sentimentos morais, ao mesmo tempo em que descarta a tese dos programas racionalistas de fundamentação dos direitos que chegam ao ponto de afirmar a existência de direitos naturais que todos possuiriam em razão de sua própria natureza humana. Contra esses programas, a postura cética e naturalista de Hume pode nos auxiliar a explicar o modo como os direitos humanos são enunciados por ativistas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  18
    O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial / Michel Foucault’s archaeological thinking on materiality and referential.Evelyn Fernandes Azevedo Faheina - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020001.
    Este texto reflete sobre o modo como Foucault aborda as noções de materialidade e referencial em seu livro A arqueologia do Saber. De modo mais específico, procura-se identificar séries de signos, isto é, frases ou palavras escritas e registradas na referida obra sobre materialidade e referencial, a fim de conhecer o entendimento de Foucault sobre elas. Do ponto de vista teórico-metodológico, opera-se em uma perspectiva analítico-argumentativa que objetiva percorrer, no terreno da linguagem, o conjunto de coisas ditas por Michel Foucault (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Enunciative Postures in Deus Caritas Est (2005): An Analysis of The First Encyclical Signed by Benedict XVI According to Theoretical Formulations by Alain Rabatel.Gabriel Fernandino - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):194-222.
    RESUMO Recorrendo a reflexões de Alain Rabatel sobre pontos de vista e responsabilidade enunciativa, principalmente aquelas contidas em Homo narrans (2016; 2021), buscamos descrever e interpretar a gestão dos dialogismos interno e interdiscursivo na introdução da encíclica Deus caritas est (2005), assinada pelo então papa Bento XVI, por meio da análise de posturas enunciativas. Nossa principal conclusão é a de que o locutor primário (L1) gere o dialogismo do texto, primeiramente, a partir da subenunciação e, posteriormente, por meio da coenunciação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Sobre O anticartesianismo com relação aos primeiros princípios do conhecimento em Pascal E Hume.Dario Galvão - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    O objetivo deste trabalho é refletir acerca da perspectiva anticartesiana que se manifesta nas obras de Pascal e Hume, especificamente no que se refere à concepção filosófica dos primeiros princípios do conhecimento. Partindo da enunciação da mathesis universalis em Descartes, buscamos identificar como Pascal e Hume apresentam uma posição alternativa, assim como refletir acerca das semelhanças e divergências entre esses dois autores. As principais fontes de Pascal a serem consideradas são o opúsculo Do Espírito Geométrico e o fragmento 72 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Produção de narrativa e autoria.Neiva Maria Tebaldi Gomes - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):65-75.
    Este artigo constitui-se do relato de um projeto de produção de narrativa que vem sendo desenvolvido, semestralmente, com alunos ingressantes no curso de Letras, na disciplina de Língua Portuguesa. O projeto consiste em um processo de produção, leitura e reescritura de pequenas narrativas com as quais, ao fim do semestre, cada aluno organiza e confecciona artesanalmente o seu próprio livro. A proposta surgiu como estratégia para tentar solucionar problemas relacionados à pouca familiaridade com a escrita e à ausência de marcas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita.Cecilia M. A. Goulart & Maria Cristina Corais - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):76-97.
    RESUMO Este texto apresenta parte de pesquisa recém-concluída, que delineia dimensões e balizas para o que vem sendo denominado perspectiva discursiva de alfabetização. Princípios da teoria da enunciação e de estudos que analisam as relações entre sujeito e linguagem e o papel das interações discursivas nos processos de ensino e aprendizagem organizam a base teórico-metodológica do estudo, em que se analisam relatos escritos por cinco professoras alfabetizadoras durante 18 meses. Duas dimensões teórico-metodológicas de análise são trabalhadas: discursiva e indiciária. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  63
    Correspondência de Antônio Vieira (1646-1694): O Decoro.João Adolfo Hansen - 2000 - Discurso 31:259-284.
    Os dois subgêneros epistolares desenvolvidos por Antônio Vieira entre 1646 e 1696, a carta familiar e a carta negocial, reatualizam os preceitos das artes dictaminis antigas. Escritas como imitação verossímil e decorosa de fala de pessoa natural, as canas produzem a presença do corpo e voz do remetente, reativando neo-escolasticamente as técnicas da sermocinatio latina. A comunicação tratará de categorias retóricas e teológico-políticas das articulações dos dois subgêneros: a - a enunciação ou o contrato enunciativo, em que caracteres e (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Las ambiguidades de la negación: un análisis lógico-linguí­stico.Jorge Alberto Molina - 2009 - Princípios 16 (25):63-90.
    Este artigo tem por objetivo expor algumas ideias para elaborar uma perspectiva teórica sobre a negaçáo que permita comparar as abordagens dos filósofos, lógicos e linguistas sobre esse tema. Na introduçáo sáo apresentadas algumas das questões discutidas sobre a negaçáo. Na primeira parte é feita a distinçáo entre frase, enunciado e proposiçáo. Essa análise nos permitirá por um lado diferenciar entidades linguísticas (frases, enunciados) de entidades lógicas (proposições), e pelo outro separar três planos na abordagem das questões sobre a negaçáo: (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  82
    As respostas de Berkeley ao ceticismo.Plínio Junqueira Smith - 2004 - Doispontos 1 (2):35-55.
    O artigo compara alguns aspectos da refutação do ceticismo nos Princípios e nos Três diálogos. Embora normalmente não se veja nenhuma diferença importante entre essas obras, duas hipóteses são defendidas aqui: de um lado, Berkeley desloca o foco de sua crítica das idéias abstratas para a noção de matéria e, de outro, muda sua estratégia de combate, da enunciação imediata da verdade para a lenta elaboração das consequências céticas da noção de matéria. Berkeley’s answers to skepticismThe topic of this (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Para uma leitura (não-)realista de Michel Foucault.Fabiano de Lemos Britto - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-15.
    O estatuto do realismo em Foucault, apesar de elaborado insistentemente, permanece elíptico – em parte graças à sua associação a proposições que poderíamos denominar ficcionalistas. Através dos textos onde Foucault aborda os nexos de pertencimento entre ficção, universalidade e facticidade, o artigo propõe uma leitura não-realista de suas pesquisas, caracterizada pela recusa não do real enquanto objeto, mas de sua evidência ontológica. Inicialmente, trata da apresentação das insuficiências das interpretações que exigem uma ontologia – como a de Paul Veyne –, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  68
    O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento.Ricardo Nascimento Fabbrini - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):7-27.
    O curso de filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas – análoga ao “exercício de escuta”, no sentido psicanalítico – que lhe permita a experiência da “dominação intelectual”: da posse, ainda que provisória, de uma “língua da segurança” que coloque em “suspensão” os “lugares de conversa ção”. Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de filosofia – seja na universidade, no ensino (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 63