5 found
Order:
Disambiguations
Juliana Aggio [5]Juliana Ortegosa Aggio [3]
See also
Juliana Ortegosa Aggio
Universidade Federal da Bahia
  1.  8
    As Duas Definições de Prazer na Ética Nicomaqueia de Aristóteles.Juliana Ortegosa Aggio - 2018 - Journal of Ancient Philosophy 12 (2):43-73.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  23
    Hipárquia, ou o ápice da radicalidade do cinismo.Juliana Aggio - 2023 - Discurso 53 (1).
    O presente texto procura evidenciar o cunho filosófico da escolha, do modo de vida e das ideias e atitudes corajosas de Hipárquia de Maroneia em abandonar sua família e sua cidade de origem, assim como a classe social aristocrática e o papel de esposa-mãe-governanta da casa, para poder viver a filosofia canina. Tais atitudes fazem desta filósofa uma questionadora não somente dos costumes sociais juntamente com os cínicos, mas do papel da mulher, levando a filosofia cínica à prova máxima de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Os Usos da Metáfora Em Aristóteles.Juliana Aggio - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O presente ensaio tem como objetivo investigar os dois principais usos da metáfora segundo Aristóteles: o uso poético e o uso retórico. Para tanto, primeiramente, procurarei esclarecer o que é metáfora segundo as obras, Poética e Retórica, de Aristóteles. Em seguida, pretendo determinar quais são as funções, portanto os usos desta figura de linguagem na produção poética e retórica. Tendo em vista que a finalidade do discurso poético difere da do retórico, pois o primeiro pretende produzir o enunciado mais belo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Práticas críticas de si.Juliana Ortegosa Aggio - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41911.
    O texto foi dividido em quatro partes: primeiro, eu procurei expor a questão filosófica sobre a relação entre liberdade, práticas de si e crítica. Em seguida, eu respondi a duas perguntas a partir do chamado último Foucault: o que são tais práticas de si e o que é o si? Em terceiro, eu pretendi demonstrar, à luz de Foucault e Butler, o motivo pelo qual tais práticas devem ser necessariamente críticas. E, por fim, em quarto lugar, mostrar que, para Butler (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Filósofas.Marilena de Souza Chauí, Juliana Aggio, Sílvia Faustino, Carolina Araújo & Laurenio Sombra (eds.) - 2021 - Curitiba, PR: Kotter Editorial.