Results for 'Ensino da filosofia'

999 found
Order:
  1.  8
    O ensino de filosofia no Brasil e o contexto da reforma do ensino médio brasileiro em 2016.Regis Clemente da Costa - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Esse artigo tem como objetivo investigar o ensino de filosofia e sua inserção e retirada do currículo da educação ao longo da história da educação no Brasil. A pesquisa é documental e bibliográfica e tem como referência teórica o método materialista histórico e dialético. Para a discussão a história da educação utilizamos as obras de Saviani (2007), para a discussão sobre ensino de filosofia no Brasil, utilizamos as obras de Ceppas (2010), Fávero (2004), Jaime (1997), Belieri (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Ensino de Filosofia. Questões Didáticas Na Prática Docente Do Ensino Médio.Wanderley da Silva - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:172-187.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    O Ensino de Filosofia Ainda É Relevante?Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19 (19):41-59.
    Há duas maneiras principais pelas quais os filósofos justificaram a importância de sua atividade. A primeira foi entender a Filosofia como responsável pela legitimação de outras formas de conhecimento. A segunda foi entendê-la como a parte mais importante do processo de educação do homem. Entretanto, os valores vigentes na cultura contemporânea privaram essas justificativas do seu sentido e apresentam novos desafios para a relevância da Filosofia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Sobre Os Lugares da Filosofia.Ronai Pires da Rocha - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):01-22.
    Introdução Nos dias 4 e 5 de novembro de 2019 realizou-se, na Universidade Federal de Santa Maria, um “Encontro Regional da Residência Pedagógica em Filosofia”, sobre o tema dos “lugares da Filosofia”. A primeira parte da minha fala no evento foi dedicada à discussão de aspectos particulares do currículo local, em especial a questão dos critérios de decisão que levamos em conta nas reformas curriculares. Fiz uma breve revisão da história do Curso de Licenciatura em Filosofia da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  8
    Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo): a mensageira santa-mariense da educação filosófica no Brasil.Anderson Luis da Paixão Café, Adelmária Ione dos Santos & Isna Gabriel Sia - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    É bastante conhecida a interrogação do filósofo Immanuel Kant a respeito da possibilidade ou não de se ensinar filosofia. Partindo-se da premissa de que não é possível dissociar a filosofia de seu ensino, este artigo se propôs a responder a seguinte questão: de que maneira a Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo) contribui para o debate e o fortalecimento da educação filosófica no Brasil? Para responder a esta pergunta, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    A Vocação Conceitual da Filosofia e o Ensino de Filosofia Através de Problemas: Uma Reflexão a Partir de Silvio Gallo.Robert Brenner Barreto da Silva - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):41-59.
    O objetivo desse trabalho é refletir sobre a prática do Ensino de Filosofia levando em conta a chave metodológica sugerida por Silvio Gallo em “Metodologia do ensino da filosofia: uma didática para o ensino médio”, a partir da qual se estimula a experiência de ensino-aprendizagem centrada sobre a dinâmica entre conceitos e problemas. A proposta consiste em enfatizar que a pergunta conceitual “o que é?”, característica da filosofia, é movida, em geral, por problemas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    O ensino de filosofia para/com crianças.Williams Nunes da Cunha Junior, Isabel Ferreira Freitas & Vanessa Do Rêgo Ferreira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):719-755.
    O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    O desenvolvimento do ensino de filosofia em relação com O poder disciplinar: Apontes do pensamento de Michel Foucault.Tales Macêdo da Silva & José Gabriel Rolim Freitas - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):09-16.
    O presente artigo tem como ponto central analisar, com base nos trabalhos de Michel Foucault, a respeito do Poder Disciplinar em sua atuação na área educacional, especificamente, no Ensino de Filosofia, cujo objetivo é especular sobre o referido poder, presente nas instituições de ensino. Para tratar dessa questão, que envolve o Poder Disciplinador no desenvolvimento no Ensino de Filosofia, será utilizada a metodologia da pesquisa direta bibliográfica. Nossa trabalho será desenvolvido em dois momento singulares a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Uso de Memes No Ensino de Filosofia No Ensino Superior: Um Relato de Experiência e Uma Reflexão Sobre o Processo de Ensino Aprendizagem.Felipe Gustavo Soares da Silva - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    O presente trabalho trata de relatar uma experiência positiva no ensino superior na disciplina Estudos dos saberes Filosóficos a partir do uso de memes como ferramenta útil e como metodologia ativa em sala de aula e, de modo especial, para a avaliação da aprendizagem. Faremos aqui uma análise do surgimento e evolução do termo meme, sua caracterização como gênero textual e, por fim, descrevemos a nossa prática em sala de aula destacando importantes aspectos observados. O uso dos memes em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Padre Amadeu: A empatia no ensino de filosofia.Alexandrina Paiva da Rocha - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):25.
    Eu assim, como muitos educandos, compartilho a ideia de que deve acontecer um vínculo entre professor e estudante para que o processo de ensino e aprendizado seja bemsucedido. Quando criamos um vínculo com um professor, nos afeiçoamos mais à disciplina. O Padre Amadeu foi uma exceção à minha pretensa regra juvenil: embora eu tenha sido sua aluna em única disciplina, História da Filosofia do Medievo,, foi o suficiente para estabelecer um elo que se mantém. Isso porque o Padre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    O Ensino da Filosofia.Osvaldo Dalberio - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:163-175.
    Esta proposta de discussão aborda o ensino da filosofia. Os objetivos da pesquisa: identificar aspectos teóricos e práticos no trabalho dos professores na disciplina de filosofia na educação básica; descrever e avaliar os temas filosóficos que são trabalhados na disciplina filosofia na educação básica; comparar a formação daqueles que têm formação em filosofia e daqueles que não a tem. Com esses objetivos pudemos verificar quais universidades brasileiras oferecem curso de filosofia. Obtivemos os dados: no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    O ensino de filosofia nas perspectivas inter e transdisciplinar: a problemática do conhecimento.Gilson Malta da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):398-422.
    Este artigo tem por objetivo divulgar parte dos resultados de uma investigação sobre a organização de um ensino de filosofia proposto nas perspectivas inter e transdisciplinar. Tratou-se de averiguar como esse ensino estava sendo organizado numa determinada unidade educacional. Sendo assim, para investigar esse problema, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. O percurso metodológico foi composto por investigação teórica e incursão a campo. A primeira etapa constituiu-se de pesquisa bibliográfica e análise documental. A segunda consistiu em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Educação e Filosofia para além dos processos de domesticação e bestialização dos indivíduos.Davi Da Costa Almeida - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):765-787.
    Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos Resumo: O presente artigo traça um paralelo entre a educação, a ética e o ensino de filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos na contemporaneidade. Tal problemática tem seu ponto de partida com a crise do humanismo que afeta toda a estrutura educacional. Dentro deste contexto da crise do humanismo podemos nos perguntar: qual é a função da escola (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Epistemologia e Currículo: registro do II Workshop de Filosofia e Ensino da UFRGS.Gisele Dalva Secco, Ronai Pires da Rocha, Daniel Simão Nascimento, Nastassja Pugliese, Frank Thoma Sautter, Marta Vitória de Alencar & Renato Matoso Brandão - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Federal University of Rio Grande do Sul.
    O livro reúne textos apresentados no II Workshop de Filosofia e Ensino, realizado na UFRGS em 2015, com a temática "Epistemologia e Currículo" -/- .
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018).Andréia Ferreira da Silva & Nadia Pedrotti Drabach - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):115-144.
    Resumo: O artigo integra pesquisa nacional coordenada por (ADRIÃO, 2018), que realizou um mapeamento das formas de privatização da educação básica pública no país. O presente trabalho tem por objetivo analisar os princípios gerencialistas (LIMA, 2011) identificados no Programa de Ensino Médio Integral implantado em Pernambuco. O Programa é analisado entre 2008 a 2018 a partir de estudos de documentos oficiais do estado com foco nas orientações para a gestão educacional e escolar relacionadas à avaliação da educação e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade.Marta Nunes da Costa - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):88.
    Neste artigo, parto de um desafio concreto, a saber, o desafio de lecionar uma disciplina dirigida a alunos de terceiro semestre, e que tem uma sequência desde o primeiro até ao sexto semestre do curso de licenciatura em Filosofia. O objetivo geral da disciplina, repartida em seis semestres, é propiciar as bases e fundamentos filosóficos, metodológicos e formais para que no final cada aluno seja capaz de cumprir três tarefas: 1) ler um texto filosófico, de forma autónoma e crítica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  43
    Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia.Luis Carlos Lemos da Silva & Amarildo Menezes Gonzaga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 439.
    Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensinoaprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Filosofia, tragédia e ensino do homem grego.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes & Maria Elizabeth Bueno de Godoy - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019014.
    O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  5
    Políticas Educacionais e Ensino Híbrido Em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia: Ressignificando a Docência No Contexto Pandêmico.Adriana Carvalho da Silva - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Estratégias pedagógicas adotadas pela professora de uma escola pública em Recifemostram como é possível enfrentar os desafios advindos com a pandemia do COVID-19 emprol de uma educação de qualidade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e as filosofias esc(r)utáveis da cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubás.Aline Matos da Rocha - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Este artigo busca esc(r)utar o pensamento da filósofa iorubá Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, que modifica nossa compreensão das culturas africanas, notadamente em relação à raça e ao gênero. Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí ao nos chamar a atenção que antes da colonização britânica a sociedade Oyó-Iorubá do sudoeste da Nigéria não se organizava em torno de hierarquias decorrentes da di-visão por corpo generificado, mas da senioridade, nos apresenta cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubás assentadas na cosmopercepção de quem não é permanentemente e indefinidamente mais velho ou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Múltiplas Facetas de Espiritualidade e Religiosidade Na Pandemia da Covid-19 No Brasil.José Aparecido Da Silva, Rosemary Conceição dos Santos, Luis Antonio Monteiro Campos & Raphaela Schiassi Hernandes - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:252-266.
    O presente manuscrito apresenta relações de religiosidade e espiritualidade (R∕E) com diferentes indicadores sociais, educacionais e de saúde durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil Particularmente, mostra que R∕E tem efeitos positivos nos indicadores de felicidade, bem-estar subjetivo, percepção de dor e nos diferentes índices de saúde mental. Conclui afirmando que a dimensão religiosidade e espiritualidade tem múltiplas facetas, embora seja ainda negligenciada no ensino e na pesquisa em saúde pública, especialmente em saúde mental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman.Edson Ferreira da Costa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021026.
    O presente trabalho faz uma análise comparativa entre o pensamento dialético de Sócrates e a proposta pedagógica do filósofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras A Filosofia vai à escola e O pensar na Educação. Para tanto, identificamos que o pensamento dialético como método aparece em Sócrates através da maiêutica, em que, por meio do diálogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercício conceitual acompanha a história da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexões epistemológicas sobre (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  47
    O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel.Rodrigo Pelloso Gelamo - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):153-166.
    : Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Da Educação enquanto Afirmação da Vida entre a Arte e a Filosofia segundo Nietzsche no Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.Luiz Carlos Mariano Da Rosa - 2022 - Griot 22 (2):121-138.
    Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), o artigo assinala o caos instaurado no âmbito da escola tradicional norte-americana Welton através do trabalho do professor John Keating na instauração de novos métodos de ensino e aprendizagem para a literatura, na medida em que tende a fomentar o questionamento acerca do sentido e do valor da vida e o cultivo de si como possibilidade de produção de um conteúdo novo e extemporâneo e o conhecimento enquanto afirmação das forças da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    Sentido e possibilidades da aula de filosofia no ensino médio.Karen Giovana Videla da Cunha Naidon - 2012 - Filosofia E Educação 4 (2):265-284.
    Quais são o sentido e as possibilidades da aula de Filosofia no Ensino Médio? Se uma aula de Filosofia deve ensinar os alunos a filosofar, tendo em conta os desenvolvimentos procedidos por diferentes filósofos ao longo da história, podem ser detectados alguns entraves cuja neutralização é possível pelo recurso à metodologia desenvolvida por Silvio Gallo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Algumas Abordagens Sobre Educação Infantil e Bncc (Base Nacional Comum Curricular) Na Educação Remota.Wilma Amâncio da Silva, Giselle dos Santos Ventura, Pedro Paulo Farias de Oliveira & Wellington Amâncio da Silva - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Esta investigação apresenta algumas abordagens acerca da Educação Infantil, acrescentando um debate sobre Educação remota que foi proposta em 2020 até 2021 devido aos problemas sanitários da pandemia global do vírus covid-19. Além disso, trata de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar as principais teorias para fundamentar a prática pedagógica na Educação Infantil, que promovam variadas possibilidades de aprendizagem do educando, refletindo sobre a aplicabilidade da BNCC.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    A institucionalização do ensino universitário de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná.Diogo da Silva Roiz - 2020 - Dialogos 24 (3):305-330.
    O principal objetivo deste texto será o de procurar reconstituir o processo de institucionalização do ensino universitário de História na Universidade do Paraná entre 1938 e 1971, dando ênfase ao processo de mudança curricular que o curso de Geografia e História passou até se tornarem autônomos no início dos anos 1960. Entre 1938 e 1961 o curso de História esteve unificado ao de Geografia, processo similar ao que ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Hegel e o Ensino da Filosofia Nos Liceus.José Barata-Moura - forthcoming - Revista Dialectus.
    O texto que ora apresentamos é o conteúdo de uma Palestra proferida em Agosto de 2011, em Lisboa, e discute alguns pareceres de Hegel sobre o ensino da filosofia na Universidade, e especilamente nos Liceus. Nosso objetivo é discorrer sobre as três fundamentais “lições” que se pode inferir das meditações hegelianas acerca do ensino da filosofia, a saber: 1) o professor tem que pensar; 2) a filosofia (e o filosofar) não é tão-somente um mero formalismo; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Ensino da filosofia.Leandro Cisneros - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:19-30.
    No presente trabalho propõe-se continuar o diálogo sugerido por Alejandro Cerletti (2008), frisando o eixo kantiano e salientando suas implicações políticas. O Sapere aude (KANT, 1999) aparece como proposta para a irrupção do pensamento do outro, o que não se limita ao mero conhecimento, pois a Aufklärung é também um projeto filosófico-político (Kant, 1989). Esse é o primeiro ponto de discussão, pois entendo que esse singular projeto é o modo proposto por Kant tanto para o exercício do pensar como para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Considerações Sobre Filosofia e Ensino.Alex Sander da Silva - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:3-16.
    Este artigo pretende pensar o problema do ensino de filosofia na relação entre a teoria e da prática pedagógica. Pretende-se, pois, apontar um ensino de filosofia, que vá para além das simplificações do processo educativo. Isso exige um nível elevado de articulação e tensão dialética entre a teoria e a prática pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Aspectos educacionais do ensino da Filosofia.Peter Büttner - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    O texto discute algumas perspectivas educacionais em torno do ensino da filosofia, partindo do caráter eminentemente pedagógico da filosofia e filosófico da educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Os Moxihatëtë Thëpë e a Educação Matemática?Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo & Elizabeth Gomes Souza - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:421-442.
    A floresta amazônica é um espaço disputado por diferentes atores, que possuem distintas formas de entendimento e relações com a floresta. Essas diferenças se tensionam, pois se de um lado, a terra e seus seres naturais são entendidos como ‘recursos’ que podem ser explorados a partir de uma lógica privada, por outro lado, para o povo Moxihatëtë thëpë da amazônia - povo Yanomami-, os seres humanos são coabitantes da terra-floresta, entendida como um ser vivo composto de incontáveis seres vivos. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    O Sentido da Vida Na Educação Básica e Os Desafios da Pandemia: Uma Abordagem Fundamentada Na Logoteoria.Silvano Andresso Guedes da Silva & Miquéias Moreira de Araújo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Diante de inúmeras consequências que a Covid-19 trouxe sobre a educação básica, destaca-se a desigualdade social e educacional, especialmente para populações que não têm acesso ao ensino remoto. Diante de inseguranças e incertezas que as novas configurações de ensino estão passando, a logoteoria pode ser pensada como uma possibilidade de enfrentamento de realidades adversas pela busca do sentido, auxiliando na busca de fatores de proteção e resiliência. A Partir de um estudo bibliográfico filiados ao estudo qualitativo conseguimos ir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Documentação narrativa de experiências pedagógicas na docência universitária: profissão docente em questão.Fabricio Oliveira da Silva & Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (2):1-20.
    Este artigo traz para a cena reflexiva da docência universitária, os saberes, as práticas e as narrativas de si que professores, de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil, produzem ao documentarem suas experiências no Ensino Superior, numa interface com a formação de professores para atuação na escola básica. O objetivo do estudo foi compreender a profissão docente tecida por professores do Ensino Superior no cotidiano de práticas educativas desenvolvidas na universidade e sua relação no processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    Trabalho como unidade estruturante de educação matemática de alunos do campo.Simone Ferreira da Silva & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:689-698.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma aluna de graduação durante a realização de seu estágio docência. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre trabalho e ensino de matemática em uma escola do campo na região sudeste do estado do Pará, na região norte do Brasil. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica e os dados foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. Também constitui material de análise as produções dos alunos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Ensino da Filosofia no Brasil.Gonzalo Armijos Palácios - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Gostaria de discutir algumas idéias de um filósofo brasileiro que muito admiro e sobre quem já escrevi anteriormente. Trata-se de Oswaldo Porchat Pereira, professor do Departamento de Filosofia da USP e criador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp. Recebi de um estudante de pós-graduação em Sociologia Política da UFSC a cópia de uma conferência que Oswaldo Porchat ministrara em maio de 1998 sob o título “Discurso aos estudantes de Filosofia da USP sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  6
    Uma concepção de modelo no ideário educativo: — Implicação para o ensino cristão.Manuel Alte Da Veiga - 1986 - Revista Portuguesa de Filosofia 42 (3/4):425 - 431.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Colégio estadual Pedro Carli ensino fundamental E médio.O. Progresso da Ciência - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Avaliação da educação: o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto escolar.Sandra Lúcia Ferreira & Luiz Dalmacir da Silveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021039.
    A proposta que se insere neste artigo é a de ampliar a discussão sobre a presença da Filosofia na Educação Básica, a partir das formulações propostas pela Base Nacional Comum Curricular, instituídas a partir do Parecer CNE n. 15/2017 e da Resolução CNE n. 2/2017 e suas relações com o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação e aplicado a estudantes e egressos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Um olhar sobre o trabalho com textos a partir do pensar filosófico.Rejane Lúcia Garcia da Silva, Renata Teles Moreira, Simone Moreira de Oliveira & Simone Pereira da Costa - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A proposição deste trabalho é relatar uma vivência de reflexão filosófica, em específico na perspectiva de um olhar sobre o trabalho com textos, em particular nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na escola campo Centro de Ensino Fundamental 06 de Sobradinho-DF.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. O ensino da filosofia na Universidade Nova de Lisboa.Michel Renaud - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (2):295-312.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  70
    O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade.Pedro Geraldo Aparecido Novelli - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):129-148.
    É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770- 1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. O ensino da filosofia nas universidades brasileiras.José Antônio Tobias - 1968 - Washington,: União Pan-Americana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. DENIS, Leon Educação Vegana: Perspectivas no Ensino de Direitos Animais. São Paulo: FiloCzar, 2017.Gabriel Garmendia da Trindade - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):637-642.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Romantismo", o "Enciclopedismo" e o "Criticismo.Sérgio Pereira da Silva - 2008 - Educação E Filosofia 10 (19):181-188.
    Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre o magistério da Filosofia, no Ensino Médio, em Uberlândia. Revela metodologias espontaneístas e conteudistas, no bojo das concepções aqui denominadas de "romântica", "enciclopédica" e "crítica''. Palavras-chave: Educação no ensino médio; Filosofia; Uberlândia. Abstract: This article is product of a research about the teaching of Philosophy, at high school, in Uberlândia. lt tries to show some methodologies, associated to conceptions called here "romantic", "encyclopaedic" and "critic". Keywords: teaching at high (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Ao professor José iran: Uma saudação à docência.Alexandrina Paiva da Rocha - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):26.
    A formação de professores é um tema que deve ser mais discutido. Esse processo formativo não se dá apenas no âmbito teórico, com a discussão sobre o ensino de filosofia. Acredito que um dos processos importantes para tal formação é compreender nosso histórico como estudantes durante a trajetória acadêmica para decidirmos que tipos de professores queremos nos tornar quando nossa formação estiver institucionalmente finalizada. Tal não corresponde de fato a nossa realidade, uma vez que a formação de professores (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Educação pela Experiência.Luciana Leal da Silva Barbosa & Marcus Vinicius Maltempi - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:783-792.
    Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a filosofia da experiência de John Dewey, enfatizando suas concepções sobre experiência, experiência educativa e propósito. Além disso, apresentar e discutir como os projetos de programação desenvolvidos por crianças no Scratch podem ser entendidos como um propósito no contexto de sua filosofia, o que nos levou a relacionar o conceito de propósito construído por Dewey à ideia de projeto pessoal desenvolvida por Papert, no âmbito do construcionismo. Tal relação se torna (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999