Results for 'Cosmovisão'

25 found
Order:
  1.  6
    Presença da cosmovisão religiosa na construção discursiva de mundo.Pedro Farias Francelino, Beth Brait, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes-Dugnani, Paulo Rogério Stella & Carlos Gontijo Rosa - 2024 - Bakhtiniana 19 (1):e64327p.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    O sagrado, o profano e Frida Kahlo: uma cosmovisão religiosa no corpo grotesco.William Brenno dos Santos Oliveira, Maria da Penha Casado Alves, Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Matheus Silva de Souza, Renata Karolyne Gomes Coutinho & Júlia Dayane Ribeiro da Costa - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63572p.
    ABSTRACT This article aims to analyze, from a Bakhtinian perspective, the grotesque construction of Mexican artist Frida Kahlo’s body through a religious worldview. Therefore, we analyze two of her self-portraits, taking into account the dialogic relations constructed between the grotesque representations and Catholic symbology. The analyzed utterances, in which the specificities of the creative competence of the author-creator in her aesthetic activity are inferred, showed that a dialogue is established between the painting El venado herido and Catholic Saint Sebastian and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    “Metamorfoses decoloniais”: o inconsciente animista e transmutações como cosmovisão nas Literaturas Africanas.Silvio Ruiz Paradiso - 2024 - Bakhtiniana 19 (1):e62376p.
    ABSTRACT Metamorphosis is a term inherent to colonial reality in which ontological and identity paradigms and conceptions reveal a recurring question in African literature: Who am I? Based on this, this article aims to analyze the phenomenon of metamorphosis/transmutation as a characteristic of real-animist texts, which is an aesthetic consequence arising from the animistic conception of perceiving the world. We will discuss how the presence of the imaginary of traditional African religiosity translates into recurrent unusual episodes, such as transmutations, through (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    A atuação de forças centrípetas e centrífugas no discurso religioso sobre a pessoa com deficiência: reflexões a partir de Bakhtin e o Círculo.Dennis Souza da Costa & Ivana Siqueira Teixeira - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63573p.
    ABSTRACT This article analyzes the action of centripetal and centrifugal forces in utterances from the religious sphere, which reveal worldviews of the evangelical Christian segment regarding disability. For that, we selected a video available on YouTube, containing utterances by the hosts Tito Rocha and Leandro Quadros regarding disabilities, as well as the response of an internet user about the positioning of these individuals. The theoretical and methodological reflection is based on the dialogical orientation of language, considering dialogic relations, voices, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Do Cosmos ao Caos: Uma Forma de Pensar o Ensino Jurídico a Partir da Leitura de Warat.Ana Flávia Costa Eccard & Leonardo Rabelo de Matos Silva - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):01.
    O presente trabalho visa compreender as contribuições de Warat para uma visão nãoengessada do ensino jurídico. Trata-se de analisar a dogmática jurídica a partir de uma desconstrução que se dá no entrelaçamento entre Direito e Arte, perpassando pelo amor. Há ainda uma necessidade de ter uma cosmovisão para transformar a dogmática jurídica em um ensino jurídico plural, para isso é necessário sair da ordem (cosmos) e encontrar a desordem (caos) e o professor tem papel fundamental nessa transformação, pois este (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  35
    CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma entrevista com Eduardo Oliveira.Alexandre De Oliveira Fernandes, Adson Rodrigues de Oliveira & Serinaldo Oliveira Araújo - 2020 - Odeere 5 (9):07.
    Eduardo Davi Oliveira, autor de livros como “Cosmovisão Africana no Brasil” e “Filosofia da Ancestralidade, é professor do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Ele nos concedeu a presente entrevista durante evento da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, intitulado “Corpo, Poética e Ancestralidade”, o qual ocorreu de 11 a 17 de Março de 2019, na cidade de Porto Seguro, Bahia. Nossa conversa foi atravessada por temas como epistemologia negra, saberes milenares do povo Bakongo, mitologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    A herança Greco-árabe na filosofia de maimônides: Profecia E imaginação.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):107-128.
    Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação significa, portanto, compreendê-la a partir do homem, uma vez que o profeta, apesar de se tratar de alguém que se destaca do conjunto da humanidade, é sempre um ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Os limites da percepção interna e a idolatria do autoconhecimento em Scheler.Daniel Rodrigues Ramos - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O artigo pretende discutir a possiblidade da percepção interna, delimitando-a do compreender da pessoa, que pode ser tanto compreensão do próximo como autocompreensão. Do mesmo modo, a percepção interna poder ser a percepção de si mesmo como percepção do outro. Parte-se, portanto, de uma indicação recorrente na fenomenologia de Scheler, de acordo com a qual a percepção interna não pode ser reduzida à autopercepção, entendida, sobretudo, no sentido de autoconsciência. Nesta direção, primeiramente, tenta-se uma definição fenomenológica do ato em questão, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Trágico nos trópicos. Trabalhando Nietzsche no Brasil.Rodrigo dos Santos - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):72-84.
    Este trabalho é uma exposição dos primeiros resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo principal é estabelecer uma reflexão sobre a constituição de uma filosofia do trágico no Brasil. A filosofia do trágico nasce na modernidade sob a influência do idealismo alemão e se intensifica, com Nietzsche, como alternativa à racionalidade conceitual da ciência moderna e à hierarquia dos valores proposta pela moral judaico-cristã. Assim como o jovem Nietzsche encontra na Grécia Antiga o fundamento para a elaboração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Lgbtfobia na tradição religiosa Iorubá do Ifá: especulações e práticas da heteronormatividade.Miguel Angelo Silva de Melo - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo está inserido na área de concentração de educação intercultural, etnofilosofia e estudos de gênero, com ênfase nas pressuposições teóricas pós-identitárias advindas com os estudos queer. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral promover um estudo histórico-descritivo sobre a efabulação e o enclausuramento do espírito “queer” na comunidade religiosa yorùbá em territorialidades nigerianas, bem como, se propõem a revistar as representações sociais dos modelos heteronormativos de depredação, de submissão e de abjeção de indivíduos de orientação sexual ou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Nietzsche na pesquisa brasileira em educação: relativista conservador ou perspectivista crítico?Robson Loureiro & Adolfo Miranda Oleare - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023002.
    Era Nietzsche um relativista conservador ou, pelo contrário, seria possível alocar o filósofo no sítio teórico do pensamento crítico? Tal pergunta-problema delimita o presente artigo. Ela se refere a uma conhecida querela entre modelos interpretativos (SEBOLD, [20--?]) pós-modernos e naturalistas e, especificamente, deriva da revisão de literatura de uma pesquisa em andamento, realizada no âmbito do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, a partir da qual observamos uma ausência, talvez um esquecimento (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Notas wittgensteinianas sobre O conceito de milagre.Alison Vander Mandeli - 2013 - Fundamento 7.
    Muitos teístas argumentam que a ocorrência de milagres é prova cabal da existência de Deus. Partindo de algumas ideias de Wittgenstein, pretendo mostrar que essa postura teísta é equivocada, dado que a essência do fato milagroso seria o deslumbramento e posterior mudança de vida que ele pode ocasionar no observador e não um fenômeno inexplicável, sendo mais compreensível ao postularmos a existência de um autor divino para ele. O milagre não prova a existência de Deus, mas proporciona uma possibilidade para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  7
    A maturidade simbólica.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e35275.
    O presente estudo tem por objetivo demonstrar que o mito, não a ciência, expressa a mais elevada aplicação e atividade da mente humana. Para tanto, é preciso compreender a natureza da razão científica em sua delimitação/limitação conceitual dos fenômenos, o que impossibilita à ciência uma descrição científica da realidade em sua concretude. As contribuições da moderna epistemologia servem-nos aqui de base para uma compreensão da natureza das investigações científicas. Diante de tais contribuições, a ciência se apresenta como dependente de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    The Action of Centripetal and Centrifugal Forces in Religious Discourse about People with Disabilities: Reflections Based on Bakhtin and the Circle.Dennis Souza da Costa & Ivana Siqueira Teixeira - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63573p.
    RESUMO Este artigo analisa a atuação das forças centrípetas e centrífugas em enunciados da esfera religiosa que evidenciam cosmovisões do segmento cristão evangélico acerca da deficiência. Para tanto, selecionamos um vídeo disponível na plataforma YouTube contendo enunciados dos apresentadores Tito Rocha e Leandro Quadros relativos à temática da deficiência, bem como a resposta de uma internauta acerca do posicionamento desses sujeitos. A reflexão teórico-metodológica fundamenta-se na orientação dialógica da linguagem, sobretudo nas considerações acerca das relações dialógicas, vozes e forças centrípetas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Ancestor Christology: Re-assessing Bénézet Bujo’s contribution to African theology.Cleusa Caldeira & Ikenna Paschal Okpaleke - 2023 - Horizonte 20 (63):e206314.
    As tentativas de desenvolver uma cristologia a partir de uma perspectiva exclusivamente africana podem ser consideradas uma das expressões contextuais do empreendimento teológico cristão. É claro que, no contexto do Cristianismo mundial, toda teologia é contextual. Este artigo, explora criticamente as ideias cristológicas de um dos principais teólogos africanos, Bénézet Bujo, situa as muitas reflexões sobre Cristo no contexto africano. O artigo argumenta consistentemente a favor da necessidade da cristologia africana e de uma compreensão aprofundada do argumento de Bujo, para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Ancestor Christology.Cleusa Caldeira & Ikenna Paschal Okpaleke - 2023 - Horizonte 21 (64):206314-206314.
    As tentativas de desenvolver uma cristologia a partir de uma perspectiva exclusivamente africana podem ser consideradas uma das expressões contextuais do empreendimento teológico cristão. É claro que, no contexto do Cristianismo mundial, toda teologia é contextual. Este artigo, explora criticamente as ideias cristológicas de um dos principais teólogos africanos, Bénézet Bujo, situa as muitas reflexões sobre Cristo no contexto africano. O artigo argumenta consistentemente a favor da necessidade da cristologia africana e de uma compreensão aprofundada do argumento de Bujo, para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Ancestor Christology: Re-assessing Bénézet Bujo’s contribution to African theology.Cleusa Caldeira & Ikenna Paschal Okpaleke - 2023 - Horizonte 21 (64):e206314.
    As tentativas de desenvolver uma cristologia a partir de uma perspectiva exclusivamente africana podem ser consideradas uma das expressões contextuais do empreendimento teológico cristão. É claro que, no contexto do Cristianismo mundial, toda teologia é contextual. Este artigo, explora criticamente as ideias cristológicas de um dos principais teólogos africanos, Bénézet Bujo, situa as muitas reflexões sobre Cristo no contexto africano. O artigo argumenta consistentemente a favor da necessidade da cristologia africana e de uma compreensão aprofundada do argumento de Bujo, para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Considerações Sobre a Religião Segundo a Ecosofia.Eduardo Ferreira Chagas & Antônio Adriano de Meneses Bittencourt - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):57-72.
    O termo Ecosofia evoca a necessidade de se pensar uma nova relação entre o homem e o meio ambiente a partir de um paradigma pós-cartesiano, uma vez que sob a égide do cartesianismo subscreveu-se uma forma de dominação sobre a natureza onde a última se apresenta como “serva” do homem. Tal expressão remonta ao pensamento do ambientalista norueguês Arne Naess, fundador do movimento conhecido como Deep Ecology, o qual, entre outras características, estabelece que o problema da ecologia está além de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    O mundo dos antepassados e o mundo dos vivos - ritual de ukanyi na mediação: um ensaio sobre ancestralidade no Sul de Moçambique.Dulcídio Manuel Albuquerque Cossa - 2019 - Odeere 4 (7):221.
    O objetivo deste artigo é pensar como a relação entre o mundo dos antepassados e o mundo dos vivos se estabelece e se estrutura por intermédio do ritual de ukanyi. Proposta esta que remete ao estudo e compreensão da religiosidade tradicional africana, na qual se assenta a cosmovisão dos africanos perpassada por um sistema de valores, crenças e práticas bantu. Assim, o método etnográfico e a análise situacional aparecem como alicerces para compreender o fenômeno em causa. Considero o pressuposto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Roupnel e Bachelard: devaneios e espacialidades geopoéticas.Gabriel Kafure Da Rocha - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    A presente investigação pretende defender a ideia, como homenagem após os 60 anos da morte de Gaston Roupnel, de que há uma influência que vai além da noção de Instante como descontinuidade sobre Bachelard. Por essa via, a virada da filosofia bachelardiana para a crítica literária e poética perpassa uma cosmovisão influênciada por Roupnel em Siloë. Ao ter acesso direto a esse texto percebe-se que ali se dá um recomeço, uma nova ontogênese da vida para a ideia de devaneios (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  36
    Paradigma para a defesa da descrença: Crítica de Friedrich Nietzsche à religião cristã.Me José Moacir de Aquino, Rogério Santos Dos Prazeres & Leandro Elias Marques Vieira - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 55.
    O texto apresenta o pensamento de Friedrich Nietzsche sobre os fundamentos da religião cristã. Trata-se de uma abordagem em que se traz à tona criticas, entendidas como posicionamento filosófico do autor de O Anticristo. Considerando-se que a fé e a verdade são temáticas que estão indissociáveis na Crítica de Nietzsche à religião cristã, buscou-se denotar a importância destes assuntos atrelados à convicção religiosa no cristianismo. Isso porque, em conformidade com a perspectiva de Nietzsche, é um posicionamento que desafiou a (...) de seu tempo, e perdura ainda até hoje. Isto é, a respeito da conjuntura religiosa do contexto social e religioso do século XIX, mas que hodierno instiga apreciação investigativa. (shrink)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Religiões da Terra e ética ecológica (Earth religions and ecological ethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p26.Rosalira dos Santos Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (17):26-44.
    Na atual discussão sobre a importância de equilibrar a necessidade humana de intervir sobre a natureza com a nossa responsabilidade na preservação da vida no planeta, as chamadas religiões da terra ou religiões da natureza aportam uma contribuição fundamental. Visando explorar essas relações, este artigo discute o impacto causado pelo processo de dessacralização do mundo na percepção do homem em relação ao mundo natural. Nesta linha, contrapõe a atitude teísta (característica das chamadas "religiões do livro") à perspectiva cosmobiológica presente nas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Breaking the chains: Decolonizing the language of Nursology.Daniel Felipe Martín Suárez-Baquero - 2023 - Nursing Philosophy 24 (2):e12422.
    ResumoNeste artigo discuto o conceito de “A descolonização da enfermagem”, respondendo que é este processo, como e quando deve ser levado a cabo. Introduzo a ideia de domínio epistemológico e os conceitos de colonização e descolonização do conhecimentos na enfermagem. Descrevo as minhas experiências desde minha origem na América Latina e me confrontar com a academia anglo‐saxónica para discutir conhecimentos disciplinares de enfermagem e forneço reflexões sobre a descolonização da língua de enfermagem.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  65
    Espiritualidade Umbandista: recriando espaços de inclusão (Umbanda Spirituality: recreating spaces of inclusion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p29. [REVIEW]Irene Dias Oliveira & Érica Ferreira da Cunha Jorge - 2013 - Horizonte 11 (29):29-52.
    O artigo se propõe apresentar alguns elementos da cosmovisão umbandista para que possamos entender de que maneira esta legitima e ressignifica os espaços de inclusão social de parte da população brasileira. Esta cosmovisão recria e dá sentido às vidas e identidades das pessoas e, ao mesmo tempo, evidencia as exclusões sofridas ao longo das décadas. O texto busca uma compreensão dessas dinâmicas antropológicas e sociológicas baseado em algumas teorias que se debruçaram sobre a umbanda. Desde cedo afrodescendentes transitam (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark