Results for 'Concepção Procedimental.'

1000+ found
Order:
  1.  10
    Internismo de razões E a concepção procedimental de deliberação correta.Tiaraju Andreazza - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (2):197-225.
    The aim of this article is to discuss Bernard Williams’s theory of reasons for action. Following the introduction and analysis of its main concepts and the identification of the argument that it is offered in its favor and against alternative positions, I analyze the objection that the soundness of this argument depends on the acceptance of a procedural conception of correct deliberation that Williams would have assumed, without offering any argument, as true. I argue that this objection is false because (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  70
    Razão e democracia: uso público da razão e política deliberativa em Habermas[ign] [title language="en"]Reason and democracy[ign]: [subtitle]Public use of reason and deliberative politics in Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):149-176.
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativa do uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3. Razão e Democracia — Uso Público da Razão e Política Deliberativa em Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1).
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativado uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  53
    A controvérsia entre Apel e Habermas acerca da fundamentação e relação entre moral e direito.Luís Alexandre Dias Carmo - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):38-62.
    Neste trabalho, investiga-se a reconstrução apeliana da controvérsia, entre Habermas e o próprio Apel, acerca da fundamentação e relação entre a moral e o direito, enquanto concepção procedimental discursiva da filosofia prática. Assim, objetiva-se mostrar a relação – metodologicamente importante – do discurso filosófico no trato específico para a arquitetônica da ética do discurso. Defende-se a hipótese de que o debate e controvérsia entre ambos os programas da ética do discurso decorrem fundamentalmente do modo diferenciado de tematizar a relação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Toler'ncia, liberdade de expressão e a esfera pública em Habermas.Bárbara Batalha Silva & Marcelo Campos Galuppo - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo analisa a concepção de esfera pública segundo o paradigma procedimental, associando-a à ideia de tolerância recíproca em Habermas, com intuito de compreender como os sujeitos podem se expressar e participar da construção dos sentidos do mundo. Também explora a arquitetura comunicativa da esfera pública sob o foco da práxis argumentativa, analisando os pressupostos pragmáticos que a rege. Ao interpretar essa dinâmica em consonância com a ideia de tolerância, Habermas entende que a liberdade de expressão na esfera pública (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  65
    Teoria da justiça de John Jawls: entre o liberalismo e o comunitarismo.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):169-190.
    O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da teoria da justiça como eqüidade de John Rawls em A Theory of Justice e no Political Liberalism, destacando seu modelo de complementaridade entre o deontológico e o procedimental com o teleológico e substancial, buscando responder algumas das críticas levantadas por autores comunitaristas à teoria rawlsiana de justiça e procurando apontar para suas semelhanças. Parto das críticas dos comunitaristas à teoria da justiça como eqüidade; posteriormente, analiso os aspectos teleológicos contidos em (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  7.  14
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    Direitos culturais e toler'ncia: um diálogo entre Habermas e Forst como pressuposto para uma teoria da justiça.Marcio Renan Hamel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26419.
    Por meio de uma análise reconstrutiva da filosofia político-jurídica de Jürgen Habermas e de Rainer Forst, bem como com auxílio de literatura secundária, são analisados os conceitos de direitos culturais e tolerância. O objetivo da presente pesquisa é visualizar como Habermas e Forst desenvolvem os referidos conceitos. Para este fim, o artigo é dividido em duas seções, a partir de uma justificativa introdutória da investigação dos objetivos traçados. A primeira seção trata da questão que envolve os direitos culturais, seu significado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Crítica Multiculturalista ao Liberalismo Igualitário: Contribuição a Partir do Pensamento de Charles Taylor.Volney Campos dos Santos & Alexandre Almeida Rocha - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):94.
    Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e de caráter exploratório, que tem por finalidade, apresentar os principais pressupostos teóricos da concepção multiculturalista de Charles Taylor. Assim, o presente trabalho visa fazer uma crítica, a partir do pensamento do filósofo Charles Taylor, ao modelo de sociedade habitualmente denominado liberalismo procedimental, ou liberalismo igualitário, no sentido de que esse modelo não corresponde, dentro de suas pretensões, a um modelo possível de sociedade livre e com padrões de justiça compatíveis com o fato (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Apresentação.Nythamar de Oliveira - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1).
    Trata-se de mostrar em que sentido a concepção normativa de pessoa em John Rawls pressupõe uma transformação semântica da concepção kantiana de subjetividade transcendental, em particular do seu ideal de personalidade (Persönlichkeit). Uma reinterpretação kantiana da concepção normativa de pessoa logra explicar o dispositivo procedimental do equilíbrio reflexivo para responder a críticas comunitaristas em defesa do individualismo inerente ao liberalismo político, concebido não mais como uma doutrina abrangente da auto-identidade mas como um construtivismo, num modelo coerentista de (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  49
    Rawls’s normative conception of the person: A Kantian reinterpretation.Nythamar de Oliveira - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):171-183.
    Trata-se de mostrar em que sentido a concepção normativa de pessoa em John Rawls pressupõe uma transformação semântica da concepção kantiana de subjetividade transcendental, em particular do seu ideal de personalidade (Persönlichkeit). Uma reinterpretação kantiana da concepção normativa de pessoa logra explicar o dispositivo procedimental do equilíbrio reflexivo para responder a críticas comunitaristas em defesa do individualismo inerente ao liberalismo político, concebido não mais como uma doutrina abrangente da auto-identidade mas como um construtivismo, num modelo coerentista de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Rawls’s normative conception of the person: A Kantian reinterpretation.Nythamar de Oliveira - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1).
    Trata-se de mostrar em que sentido a concepção normativa de pessoa em John Rawls pressupõe uma transformação semântica da concepção kantiana de subjetividade transcendental, em particular do seu ideal de personalidade. Uma reinterpretação kantiana da concepção normativa de pessoa logra explicar o dispositivo procedimental do equilíbrio reflexivo para responder a críticas comunitaristas em defesa do individualismo inerente ao liberalismo político, concebido não mais como uma doutrina abrangente da auto-identidade mas como um construtivismo, num modelo coerentista de justificativa (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    ¿Justicia procedimental o sustantiva?Maria Clara Dias - 2005 - Enfoques 17 (1):55-64.
    The article presents a critical evaluation on the concept of justice as equality proposed by John Rawls. Based on the analysis of the latest book written by Rawls the article defends (1) the necessary compromise in any kind of political concept interested in the justice with real and individual f..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  57
    A concepção husserliana de corporeidade: A distinção fenomenológica entre corpo próprio E corpos inanimados.Aron Pilotto Barco - 2012 - Synesis 4 (2):1-12.
    Ao contrário do que as diversas aproximações entre Husserl e Descartes podem sugerir, Husserl foi um severo crítico do dualismo mente-corpo. Esse texto tem por objetivo explicar o conceito husserliano de corporeidade para assim expor como o autor defende uma concepção não dualista da corporeidade. Para Husserl não se trata de propor ‘eu tenho um corpo’ – o que pressupõe um componente anímico possuidor –, mas sim ‘eu sou um corpo’.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  8
    Democracia y justicia procedimental.Diego Alejandro Otero Angelini - 2020 - Revista de Filosofía 45 (1):105-119.
    En este artículo analizo el concepto de la democracia como un sistema de justicia procedimental en contraste con la democracia como mecanismo de toma de decisión y ejercicio del poder político de Schumpeter. La idea de la democracia como un sistema de justicia procedimental que expongo está vinculada al pensamiento de John Rawls. Al final del artículo muestro cómo esta conceptualización, en el contexto de las sociedades plurales, garantiza en mejor medida las libertades y la igualdad generando condiciones de estabilidad (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Uma concepção kantiana.De Igualdade - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A Concepção Física do Mundo.Adão Lincon Bezerra - 2023 - Perspectivas 7 (2):265-273.
    Com o desenvolvimento robusto da física, as fronteiras das interpretações dos fenômenos naturais foram empurradas até limites antes bem delimitados. O professor dr. Eduardo Simões explora como as intepretações da ciência física, de uma forma geral, e da mecânica quântica, em especial, está suportada sobre uma metafísica que pressupõe a criação da realidade a partir da própria teoria elaborada inicialmente para explicá-la. Abordando desde os primórdios da física, ainda na filosofia natural atomista grega, até a física moderna, Simões demonstra que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Natureza E Génese da Concepção Artística E da Concepção Poética.Mattos Romão - 1959 - Instituto de Alta Cultura, Centro de Estudos de Psicologia E de História da Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A representatividade da concepção de pluralidade em Sócrates e Platão: reflexões à luz do pensamento de Hannah Arendt.Jenerton Arlan Schütz & Odair Neitzel - 2024 - Aufklärung 11 (1):29-40.
    This article is the result of a bibliographic and hermeneutic investigation. In the light of Hannah Arendt's thought, the writing thematizes the representativeness of the conception of human plurality present in the reflections of Socrates and Plato. First, it investigates how the conception of plurality is present in the thought of Socrates, considered by Arendt, a political philosopher par excellence and the one who established plurality as the law of the Earth. Therefore, the conception of plurality manifested in Plato's reflections (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    A concepção política dos direitos humanos: algumas objeções.Nunzio Ali - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):367-378.
    In the current debate on human rights, the political conception is attractive in its ability to try to find solutions to the central questions and problems, which the orthodox conception has difficulties in solving, because of its own nature it does not need a moral foundation that is independent of the recognition established by international law and practice. On the one hand, it is necessary to recognize that the current practice and the international doctrine consider human rights as tools addressed, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    A concepção filosófica da história em ato e suas categorias fundamentais.Inácio Helfer & Polyana Tidre - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35910.
    Neste artigo propomos fazer uma breve reconstrução da concepção filosófica da história em Hegel a fim de podermos apresentar os aspectos determinantes através dos quais, para o filósofo, a história se exibiria ao pensamento, bem como expor seu entendimento da história em ato. Para além das categorias “passado”, “presente” e “futuro”, Hegel, à maneira dos Iluministas e de sua aproximação entre história e progresso ou perfectibilidade, oferece um entendimento da história como “progresso na consciência da liberdade”. Analisaremos em que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    A concepção husserliana de Mathesis Universalis a partir da noção de Mannigfaltigkeitslehre.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):119-139.
    Este artigo problematiza a concepção de mathesis universalis na filosofia de Edmund Husserl a partir de uma discussão sobre a noção de Mannigfaltigkeitslehre. Inicialmente, retoma-se a questão dos números “imaginários” e depois é repassado o contexto matemático que influenciou o desenvolvimento filosófico husserliano. Finalmente, a concepção de mathesis universalis é enquadrada nas referências históricas de Descartes e Leibniz para, finalmente, mostrar as implicações fenomenológicas próprias do pensamento de Husserl.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    A concepção kantiana de opinião pública: sua relação com a guerra e a corrupção do poder público.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2011 - Kinesis 3 (6).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    A concepção kantiana de republicanismo e suas implicações normativas para o Estado de direito.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2011 - Guairacá 27 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    A concepção da palavra em Mikhail Bakhtin no contexto da crítica literária contempor'nea.Elina Sventsitskaya - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):8-26.
    RESUMO O artigo é dedicado a um dos problemas centrais da ciência filológica moderna - o problema da palavra artística, no entendimento do qual vemos a interseção e interação frutífera da crítica literária e da linguística. O trabalho sistematiza conceitos relevantes para o estudo moderno da palavra artística, revelando sua natureza específica, bem como define as tendências gerais que são características de cada uma das abordagens existentes. A autora enfoca no conceito de palavra de Mikhail Bakhtin, que supera os extremos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    A Concepção de Inf'ncia Como Crescimento Em John Dewey.Darcisio Natal Muraro - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:24-47.
    Este artigo analisa a concepção de infância como crescimento por meio de um estudo bibliográfico das obras de John Dewey. A condição do crescimento é a potencialidade positiva da imaturidade, interdependência e plasticidade do ser humano. Assim, a vida humana é crescimento como um processo contínuo e interativo de experiência que realiza e renova o poder de pensar, de aprender, da liberdade e da democracia. Infância é este poder de crescimento ou poder da vida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    Concepção e percepção de tempo e de temporalidade no Egipto Antigo.José das Candeias Sales - 2006 - Cultura:19-37.
    Nesta reflexão sobre a concepção e a percepção de tempo e de temporalidade no antigo Egipto enfatizam-se as várias formas de encarar o tempo existentes entre os antigos Egípcios, as suas diferentes e operantes marcas, regulares e cadenciadas, aplicáveis ao Cosmos e ao indivíduo e o modo como afectavam, directa ou indirectamente, os comportamentos das diferentes camadas da sociedade egípcia.Além de, obviamente, conhecer os efeitos e a influência da passagem do(s) tempo(s), a sociedade egípcia destacou-se pela sua particular ânsia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    A concepção de dignidade humana em Ronald Dworkin: um problema de ética prática.Evandro Barbosa & Thaís Cristina Alves Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):306-316.
    Trata-se de abordar a concepção dworkiniana de dignidade humana a partir de sua obra Domínio da Vida. O intuito deste texto é delimitar conceitualmente sua concepção de dignidade humana para, posteriormente, analisar a importância dessa concepção para a solução de problemas de ordem prática, tais como o aborto e a eutanásia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    A concepção relacional do poder em Foucault e a omissão da valoração ética.Igor Corrêa de Barros - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):319-339.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns dos elementos centrais da analítica do poder proposta por Michel Foucault. Após situar e caracterizar a noção foucaultiana de poder a partir dos escritos genealógicos, examina-se como a concepção relacional de poder orienta as investigações acerca da emergência e estruturação do poder disciplinar. Por fim, recuperamos a crítica de Andrew Sayer à noção foucaultiana de poder, segundo a qual falta à concepção foucaultiana uma elaboração explícita do componente valorativo e normativo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    Competencia Intercultural Procedimental.Emilio Iriarte Romero & Estíbaliz de Miguel Vallés - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (6):1-12.
    Instituciones como el Consejo de Europa o el Instituto Cervantes y expertos como Byram o Deardorff han desarrollado modelos y bases educativas que dan luz a los docentes para ejecutar programas para el desarrollo de una ciudadanía pluricultural, que se comunica y está inmersa en la diversidad.Este estudio analiza si dichos modelos permiten establecer unos descriptores que definan la competencia intercultural desde una perspectiva procedimental. De esta manera, se pretende establecer un análisis de las bases teóricas y prácticas de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  29
    Concepção bakhtiniana de literatura ea análise de personagens nos livros didáticos de LEM/Bakhtinian concept of literature and the analysis of characters in modern foreign language textbooks.Henrique Evaldo Janzen - forthcoming - Bakhtiniana.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM.Henrique Evaldo Janzen - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):107-124.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  93
    A Concepção Estândar de Prova e o Problema de Kant.André Porto - 2021 - In Gisele Secco (ed.), De Mathematicae atque Philosophiae Elegantia. College Publications. pp. 150-168.
    The objective of this paper will be to present a critical evaluation of the so-called “standard conception of a proof”. According to this conception, a text could only be called a “demonstration of a certain mathematical proposition” if we could find a completely formalized version of that demonstration, its “corresponding formal proof”. We will compare these ideas with the treatment of the same topic within two markedly different contexts, that of contemporary Swedish intuitionism and that of modern software engineering. Finally, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    Uma concepção bidimensional de democracia como salvaguarda da liberdade/A two-dimensional design of democracy as a safeguard for freedom.Joedson De Santana Oliveira - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):164.
    Este trabalho tem o propósito de apresentar uma concepção republicana de democracia que não é uma democracia participativista nos moldes de Rousseau, que defendeu uma democracia direta, tampouco é uma democracia liberal que resume a participação ao sufrágio. Iremos argumentar que a democracia defendida dentro do republicanismo de Philip Pettit, entendida como democracia bidimensional, por ser ao mesmo tempo eleitoral e contestatória, é não só compatível com a defesa da liberdade, mas, também e, sobretudo, guardiã da mesma.: This paper (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    A concepção cartesiana da liberdade nos Princípios da Filosofia.Mariana De Almeida Campos - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:73.
    O objetivo deste artigo é apresentar uma resposta a dois problemas presentes na teoria cartesiana da liberdade tal como é desenvolvida nos Princípios da Filosofia. O primeiro refere-se às diferenças entre a versão latina e a tradução francesa dos Princípios no que concerne à definição de liberdade. O segundo refere-se à controvérsia, existente no contexto da literatura secundária, sobre se a teoria cartesiana da liberdade desenvolvida nos Princípios seria distinta daquela desenvolvida nas Meditações Metafísicas. Como pano de fundo desta discussão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Uma concepção kantiana de igualdade.John Rawls - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):108-119.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    A Concepção de Educação Emancipatória de Theodor W. Adorno.Roselaine Ripa - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 10:3-14.
    A denúncia de Theodor W. Adorno de que a formação cultural se converteu em semiformação socializada, dominando a consciência atual, desencadeia a reflexão sobre como o processo educativo tem se desenvolvido na sociedade administrada. A educação que deveria criticar a sociedade que reproduz a miséria e traz consigo o retorno à barbárie, ao invés disso, visa formar pessoas integradas a ela. À comunidade escolar cabe reconhecer o processo deformativo que a indústria cultural impõe e buscar formas de superá-lo.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  39
    Sobre a Concepção da afasia e da histeria: Notas sobre a relação entre anatomia e linguagem nos primórdios da teoria freudiana.Osmyr Faria Gabbi Júnior - 1990 - Discurso 18 (18):131-142.
    Freud, em 1891, ao estudar a afasia, vai contra a concepção dominante na época, que era anatômica. Mais tarde, em 1893, começa a pensar a histeria como um tipo de afasia. O que mostra a estreita vinculação entre a teoria freudiana sobre o aparelho psíquico e a linguagem entendida como fala.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica.Luiz Eduardo de Souza Pinto - 2013 - Horizonte 11 (31):1157-1158.
    SOUZA PINTO. L. E. A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica . Dissertação (Mestrado) 2013. 94f - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave: Antropocentrismo. Biocentrismo. Catecismo da Igreja Católica.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    A concepção de verdade na razão dos efeitos de Pascal.Rodrigo Hayasi Pinto - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:65-94.
    O objetivo desse artigo é fazer uma discussão acerca da concepção de verdade presente no método A Razão dos Efeitos do filósofo francês Blaise Pascal. No opúsculo Do Espírito Geométrico, Pascal constata a presença de limites no âmbito da racionalidade que impedem a apreensão dos princípios da geometria de modo absoluto. Segundo pensamos, o método A Razão dos Efeitos, utilizado na obra Pensamentos, também estaria estruturado a partir desse pressuposto. Nos Pensamentos Pascal, na medida em que se depara com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    A concepção maquiaveliana de necessidade política.José Luiz Ames - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):765-788.
    RESUMO Poucos conceitos na obra de Maquiavel se repetem com tanta insistência quanto o de necessità - e os termos correlatos como necessario, necessitato etc. - obrigando-nos a reconhecer nele uma categoria de especial significação. Trata-se, sem dúvida, de um conceito que, na obra do florentino, abarca um espectro muito amplo de sentidos diversos, que vão desde o mais usual ao mais teórico e político. O presente estudo procurará distinguir esses diferentes usos que Maquiavel faz do termo, particularmente nas obras (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Concepção de produção de presença em Gumbrecht.Wellington Amâncio da Silva - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (16):44-54.
    Este trabalho pretende apresentar alguns pontos do pensamento filosófico de Gumbrecht sobre a presença, especialmente, com relação às possibilidades da linguagem. A partir desse logos propõe-se uma crítica introdutória aos conceitos de coisa, de sujeito/objeto, de visão cartesiana do mundo, demonstrando, a partir do autor analisado, as possibilidades de tangibilidade por meio da linguagem e o que isso representa em face dos paradigmas vigentes das ciências instituídas. Através de pesquisa bibliográfica, viu-se que a teoria da linguagem de Gumbrecht é subsídio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    A concepção do espetáculo como supérfluo.Marcos Fernandes Gonçalves - 2011 - Synesis 3 (1):86-98.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  26
    Uma concepção dialética da arte a partir da gênese do conceito de trabalho na fenomenologia do espírito de Hegel.Márcia Gonçalves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):260-272.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Uma concepção dialética da arte a partir da gênese do conceito de trabalho na fenomenologia do espírito de Hegel.Márcia Gonçalves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  10
    A concepção nietzschiana de ceticismo em Schopenhauer como educador.Lorenzo Serini - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):115-170.
    Resumo: O objetivo do presente ensaio consiste em esclarecer a concepção nietzschiana de ceticismo presente em Schopenhauer como educador - em especial, à luz do §3 da aludida obra. Sem passar ao largo das principais preocupações de Nietzsche em sua filosofia de juventude como um todo, bem como do horizonte hermenêutico pós-kantiano que lhe é contemporâneo, o texto conta enfatizar que, na terceira Consideração extemporânea, Nietzsche está sobretudo preocupado com as consequências corrosivas do ceticismo à filosofia, e, potencialmente, à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    A concepção de sistema em Kant e Fichte.Luís Eduardo Ramos de Souza - 2015 - Studia Kantiana 18:112-133.
    Este trabalho tem por objetivo geral apresentar a concepção de sistema elaborada por Kant e Fichte, e por objetivo particular refletir sobre as suas respectivas propriedades, a saber, a completude, a unicidade e a correção. As problemáticas levantadas em torno destes objetivos dirigem-se a duas questões: 1) Os sistemas filosóficos de Kant e Fichte são abertos ou fechados? 2) Em que sentido eles concebem as propriedades do sistema? Quanto à primeira questão, o trabalho sustenta a hipótese de que ambos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    A concepção bergsoniana do tempo.Frederic Worms - 2004 - Dois Pontos 1 (1).
    resumo Trata-se aqui de mostrar como a filosofia de Bergson decorre da constatação da passagem do tempo enquanto fato primordial e originário; nessa medida, as suas obras podem ser consideradas como diferentes tentativas de esclarecer tal experiência da temporalidade que, filosoficamente considerada, consiste na intuição da duração. Para isso, examina-se a forma pela qual o tratamento dado a problemas filosóficos distintos e discutidos em cada um de suas obras efetiva-se como meditação sobre o fato primitivo e seu esclarecimento progressivo. Em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  7
    A concepção bergsoniana do tempo.Frederic Worms - 2005 - Dois Pontos 1 (1).
    Trata-se aqui de mostrar como a filosofia de Bergson decorre da constatação da passagem do tempo enquanto fato primordial e originário; nessa medida, as suas obras podem ser consideradas como diferentes tentativas de esclarecer tal experiência da temporalidade que, filosoficamente considerada, consiste na intuição da duração. Para isso, examina-se a forma pela qual o tratamento dado a problemas filosóficos distintos e discutidos em cada um de suas obras efetiva-se como meditação sobre o fato primitivo e seu esclarecimento progressivo. Em primeiro (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A concepção disjuntiva da experiência como material para um argumento transcendental.John McDowell - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000