Results for 'Amputação de membros'

979 found
Order:
  1.  32
    Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação.Letícia Macedo Gabarra & Maria Aparecida Crepaldi - 2009 - Revista Aletheia 30:59-72.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    O estabelecimento do paradigma do membro articulado no De motu animalium de Aristóteles.Eraci Gonçalves de Oliveira - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02805.
    No De motu animalium, Aristóteles recorre ao método analógico na pesquisa que faz acerca da causa comum do movimento, estabelecendo o paradigma do membro articulado, modelo que ele operacionaliza tendo em vista tornar inteligível o caráter dinâmico do movimento dos animais. Contudo, o membro articulado não se apresenta como modelo de uma maneira direta, na verdade, ele é convertido em modelo. Textualmente, o estabelecimento do paradigma, ou modelização, começa em 698a17 e vai até 698b4, incluindo três etapas: a primeira referência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Mídia, violência simbólica E direitos de nacionalidade: Por que os cinco maiores campeões olímpicos são também os membros permanentes do conselho de segurança da onu?Andrei Cesário de Lima Albuquerque - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    MÍDIA, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E DIREITOS DE NACIONALIDADE: POR QUE OS CINCO MAIORES CAMPEÕES OLÍMPICOS SÃO TAMBÉM OS MEMBROS PERMANENTES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU?
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Direitos Humanos e Justiça Internacional em Dworkin: uma Comunidade de Estranhos?Aline Oliveira de Santana - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Além de suas conhecidas contribuições para a teoria do direito no âmbito doméstico, Dworkin escreveu sobre direito internacional. Sua teoria dos direitos humanos estabelece uma distinção entre justiça e legitimidade, sendo que a primeira orienta o domínio do direito doméstico e a segunda, o domínio dos direitos humanos. A distinção tem a vantagem de garantir aos membros da comunidade internacional uma autonomia política compatível com a soberania. No entanto, a concepção de direitos humanos de Dworkin não se ajusta suficientemente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    A Impossibilidade de Manutenção do Estado Mínimo de Robert Nozick.Virgílio Queiroz de Paula & Adriano Ferreira de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o Estado mínimo proposto por Robert Nozick invariavelmente tenderia a acabar, a menos que seus membros fossem coagidos pelo poder central a contribuir para sua manutenção. E, neste caso, obviamente violaria os direitos e liberdades que o mesmo Estado proposto pelo filósofo teria função de garantir. Analisaremos as falhas no modelo proposto por Nozick através de um viés econômico, demonstrando através da teoria dos jogos e da lógica da ação coletiva, como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A escola franciscana: De boaventura a ockham.Luis Alberto De Boni - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):317-338.
    Os franciscanos dos séculos XIII e XIV contaram entre seus membros com filósofos de renome. Procura-se, no presente trabalho, ver até que ponto pode-se falar de uma 'escola franciscana Para tanto é tomado o período que medeia entre Boaventura e Ockham, sendo examinados alguns dos principais temas debatidos durante a época.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  27
    Uivando exigências: o papel das emoções nos comportamentos de aprovação e censura em alcateias.Matheus de Mesquita Silveira & Joanna Maria Sulich - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 1:021001.
    O ponto central deste artigo é explicar como as emoções desempenham um papel fundamental no comportamento moral dos mamíferos sociais. Entendida como um fenômeno natural, a moralidade é caracterizada como um sistema de exigências recíprocas, em que os lobos estão envolvidos desde o nascimento, e o vínculo emocional entre os membros da matilha desempenha um papel fundamental. O argumento é empiricamente informado para apresentar uma possível relação entre emoções e instintos sociais com relação à aptidão dos lobos para comportamentos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Sobre o ceticismo moderado de Mersenne, Gassendi e Hume.Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann - 2009 - Princípios 16 (25):171-186.
    Ultimamente bastante atençáo vem sendo dispensada ao estudo do ceticismo moderado na modernidade. O famoso historiador da filosofia Richard Popkin, em sua História do Ceticismo de Erasmo a Espinosa , cunhou a denominaçáo de ceticismo epistemológico para qualificar os membros desta corrente e nela inseriu os filósofos setecentistas Gassendi e Mersenne, considerando-os seus principais representantes. Além disso, no século XVIII temos o denominado ceticismo mitigado de Hume, que chamou a atençáo dos filósofos modernos para definir os limites do ceticismo. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    Contribuições Para a Compreensão Do Negacionismo Científico a Partir da Teoria Ator-Rede: O Estudo de Uma Comunidade Antivacina No Facebook.Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo & Francisco Ângelo Coutinho - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):185-209.
    Neste artigo, apresentamos parte de um estudo realizado em um grupo aberto do Facebook de negacionistas das vacinas. Com referenciais teóricos pautados na Teoria AtorRede (ANT) e nos estudos de Bruno Latour, Anne-Marie Mol e John Law, tivemos o objetivo de mapear os processos de atuação e de construção de realidades de um grupo de negacionistas da vacina. Além da ANT, nossas orientações metodológicas estiveram pautadas também na Análise de Rede Social (ARS). Assim, investigamos posts e o conteúdo dos comentários (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Intervenção divina e a renovação de Judá-Jerusalém : estudo de Zc 12,1–13,6.Maria de Lourdes Corrêa Lima, Samuel Brandão de Oliveira, Fabio da Silveira Siqueira & Doaldo Ferreira Belem - 2024 - Franciscanum 66 (181):1-44.
    Os capítulos 9 a 14 do livro de Zacarias incluem textos dos mais difíceis de serem interpretados no Antigo Testamento, com um imaginário por vezes extremamente complexo. No contexto da temática geral do bloco – a renovação de Judá-Jerusalém, com traços escatológicos amplos –, ocupa lugar privilegiado a situação política, com foco na casa de Davi, acompanhada pela renovação espiritual dos membros do povo. Seguindo esta perspectiva mais ampla do bloco, a passagem de Zc 12,1–13,6 oferece, todavia, não poucas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Rorty, Richard. Contingência, ironia E solidariedade. São Paulo: Martins, 2007. 331p. Isbn 978-85-99102-51-0. [REVIEW]Nayara Barros de Sousa - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):128-131.
    Seria possível uma sociedade em que a crueldade provocasse uma comoção absoluta em todos os seus membros, de modo que o grande objetivo fosse a sua não realização? A solidariedade seria possível em uma perspectiva em que esta não fosse concebida como o absoluto, o universal desde sempre? Estes são alguns dos questionamentos com que Richard Rorty, filósofo pragmatista, estadunidense e liberal, ao final da década de 1980, provoca-nos nas páginas do seu livro “Contingência, ironia e solidariedade”, considerado por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Entre o conhecer e o deixar ser - uma abertura para a epistemologia do amor.Felipe Nogueira de Carvalho & Érico Andrade - 2022 - Em Construção 1 (12):137-156.
    Neste artigo propomos uma reconceitualização do amor como um modo de engajamento intersubjetivo normativamente guiado pela busca constante do equilíbrio entre a sub- e a sobredeterminação de seu objeto, que se efetiva em relações deconfiança marcadas pelo cuidado com o(a) outro(a). Esta reconceitualização permite que o amor participe da epistemologia como uma virtude intelectual responsabilista, que nos torna membros mais confiáveis de nossas comunidades epistêmicas e nos aproxima de descrições verdadeiras sobre o mundo, ao deixar que diversos pontos de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Panfletagem digital – espaço público, comunicação institucional e internet.José Aparecido de Oliveira - 2007 - Horizonte 5 (10):91-105.
    Resumo O presente artigo faz parte de uma pesquisa sobre os espaços de discussão criados, a partir da internet, entre os membros clérigos e leigos da Igreja Metodista, nos meses que antecederam o 18º Concílio Geral, realizado em 2006, conclave que resultou na saída da instituição dos organismos ecumênicos em que atua e que ajudou a fundar. O objetivo consistiu em avaliar as possibilidades e limitações da internet como emergente espaço público ampliado para as instituições. A análise teve como (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. The political Italy of the 18th century seen through Portuguese eyes.Alberto Antunes de Abreu - 2006 - Cultura:231-244.
    José de Sousa Pereira, membro do Conselho da Fazenda de D. Pedro II, foi enviado a Roma com a embaixada do Bispo de Lamego entre 1676 a 1682. Consignou as impressões da viagem A politica dos princepes de Itália em 1680, decerto com a finalidade de fornecer modelos críti­cos aos governantes portugueses. Da apreciação da política italiana ressaltam simpatias pela república veneziana, pelo Ducado de Saboia, mas também um conhecimento deficiente das políti­cas de Génova, Modena, Mântua, Parma e Lucca, tão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    Embustes fenomenológicos entre Husserl e Brentano sobre a origem do tempo.Isabela Carolina Carneiro de Oliveira - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):8-25.
    O tempo é um grande tema para a fenomenologia. O atual artigo remonta alguns dos embates teóricos entre as primeiras teorias elaboradas por Husserl e Brentano sobre esta temática. É curioso notarmos que Husserl também se deparou com muitos dos problemas epistêmicos enfrentados pelo Brentano. No entanto, Husserl não tinha o compromisso de melhorar a teoria brentaniana, uma vez que o autor não quis continuar como um membro de sua escola. Conforme veremos, Husserl elaborou desde os seus escritos iniciais sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Supercérebro flusseriano nos Alternate Reality Games.Thaiane Moreira de Oliveira - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    A proposta deste artigo é desenvolver uma reflexão acerca dos jogos de realidade alternada a partir das contribuições filosóficas de Vilém Flusser. O objetivo é elucubrar considerações sobre os argueiros (produtores e jogadores) comparando-os a geração utópica de Flusser como membros pertencentes ao supercérebro capazes de gerir novos significados e representações em um meio predominantemente tecnológico.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Membro Efetivo da SPRJ Membro fundador do Espaço Winnicott, Rio de Janeiro E-mail: edvilete@ unisys. com. br.Edna Pereira Vilete - 2004 - Natureza Humana 6 (1):135-140.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Desassistência institucional com famílias compostas de pais surdos e filhos ouvintes.Maria Carolina Abianna, Mariana Gonçalves Boeckel & Emanuelle Plotzky de Castro - 2022 - Aletheia 55 (2):116-128.
    Esta pesquisa objetivou compreender as características de vivências de situações de violência, decorrentes da relação de famílias CODA (ChildrenofDeafAdults) com instituições sociais em geral. Para isso, quatro famílias compostas por pais surdos e filhos ouvintes, CODA, foram entrevistadas. A partir dos dados coletados, foi realizada análise temática, e como resultado dessa surgiram os temas Relações Familiares e Violência Institucional e (Des)amparo à Família CODA. A violência ocorre em espaços responsáveis pela garantia de direitos, e a falta de intérprete profissional isola (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  41
    Uma solução aristotélica para o paradoxo do mentiroso em Metafísica IV, 8.Nazareno Eduardo de Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):429-466.
    É comumente aceito, atualmente, que Aristóteles não teria enfrentado ou tentado seriamente resolver o famoso paradoxo do mentiroso, embora ele tenha sido formulado por Eubúlides de Mileto, membro da escola megárica e rival filosófico de Aristóteles. No máximo, assim reza a visão tradicional, ele parece apenas fazer uma menção desse paradoxo nas Refutações sofísticas, Capítulo 25, talvez esboçando a sua solução. O meu intento, no presente artigo, é desafiar essa opinião geral mostrando que o Estagirita fornece uma explicação implícita para (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  69
    Rorty, Richard. Contingência, ironia E solidariedade. São Paulo: Martins, 2007. 331p. Isbn 978-85-99102-51-0.Nayara Barros de Sousa - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):128-131.
    Seria possível uma sociedade em que a crueldade provocasse uma comoção absoluta em todos os seus membros, de modo que o grande objetivo fosse a sua não realização? A solidariedade seria possível em uma perspectiva em que esta não fosse concebida como o absoluto, o universal desde sempre? Estes são alguns dos questionamentos com que Richard Rorty, filósofo pragmatista, estadunidense e liberal, ao final da década de 1980, provoca-nos nas páginas do seu livro “Contingência, ironia e solidariedade”, considerado por (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    O papel da empatia e das emoções nas distinções morais/The role of empathy and emotions in moral distinctions.Matheus de Mesquita Silveira & Adriano Naves de Brito - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    Este artigo tem como tema central o problema do fundamento das distinções morais, conforme proposto por David Hume na obra Investigações sobre os princípios da moral e, mais especificamente, o problema da motivação moral, tomando como foco o papel que as emoções e a empatia têm no comportamento em sociedade de animais de vida social complexa. No que tange a essa questão, a importância dada aos afetos pela tese humeana será relacionada com a teoria evolucionista. A fim de ilustrar esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  25
    Edna vilete psicanalista, membro da sociedade psicanalítica do Rio de janeiro fundadora do espaço winnicott.D. W. Winnicott - 2003 - Natureza Humana 5 (2):537-542.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  34
    Modernidade, Cultura e Religião na Ordem Política e Social do Japão (Modernity, Culture and Religion in the Political and Social Order of Japan) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p799. [REVIEW]Domingos Salgado de Sousa - 2011 - Horizonte 9 (23):799-820.
    Dificilmente se encontrará um outro país que foi tão influenciado por outras culturas e civilizações como o Japão. De fato, os grandes pontos de viragem da sua história foram marcados pelo encontro com outras civilizações e culturas. Porém, as grandes mudanças que se operaram como resultado de influências exteriores nunca conseguiram pôr em questão as premissas básicas da cultura japonesa. Prevaleceu sempre um sistema de valores que carece de uma clara orientação transcendental e universalista. Enquanto no mundo ocidental a dimensão (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    Ao professor E padre Amadeu matias bernardes filho.Dayvide Magalhães de Oliveira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):02-04.
    O primeiro contato aconteceu na sala 305 do CCHL. Era o período letivo acadêmico de 2002/01. Uns quatro ou cinco minutos depois das dezoito horas entra aquele senhor calvo e de óculos. Coloca sua pasta sobre a mesa, acomoda uns textos fotocopiados próximo à pasta; se apresenta. Depois de um sonoro “boa noite”, e de falar o nome da disciplina, diz seu nome: Amadeu Matias. Era o Padre Amadeu. Dezoito anos passaram. Mas ainda ressoa na memória o timbre grave da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    Autorreflexão e pesquisa ação-crítica.Rafael Queiroz, Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:184-196.
    O conhecimento tem sido objeto de reflexão e estudo em várias áreas do saber, bem como elemento-chave nas grandes transformações enfrentadas pela humanidade. Assim, a autorreflexão, conforme aponta Jürgen Habermas refere-se a um processo de análise crítica e autorreflexiva realizado por indivíduos e pela sociedade como um todo. A autorreflexão também está associada ao desenvolvimento do entendimento crítico, o que permite que os sujeitos, de modo coletivo avaliem constantemente suas próprias ações e instituições em relação aos padrões de justiça, igualdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  38
    Filosofia do corpo e inventário da dor: elementos para uma fenomenologia da experiência do membro‑fantasma.Luís António Umbelino - 2017 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (51):137-162.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  31
    Epistemologia Coletiva: crença, justificação e conhecimento de grupo.Luiz Cichoski & Leonardo Ruivo - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):508-539.
    Neste artigo iremos sistematizar os conceitos-chave da chamada epistemologia coletiva, apontando as diferentes teorias que explicam nossa prática de atribuição de estados cognitivos a grupos. Na introdução levantaremos o problema central que motiva a área, a saber: a atribuição de estados cognitivos a grupos tem como referente o grupo enquanto grupo ou os indivíduos que o compõe? Na primeira seção apresentaremos os melhores argumentos em favor do individualismo, aqueles que defendem que as atribuições se reduzem aos indivíduos. Na segunda, terceira (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Problemas de Metafísica Analítica / Problems in Analytical Metaphysics.Guido Imaguire & Rodrigo Reis Lastra Cid (eds.) - 2020 - Pelotas: Editora da UFPel / UFPel Publisher.
    O desenvolvimento da filosofia acadêmica no Brasil é direcionada, entre vários fatores, pelas investigações dos diversos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Esses GTs se dividem de acordo com a temática investigada. O GT de Metafísica Analítica é relativamente novo e ainda tem poucos membros, mas os temas nele trabalhados são variados e todos centrais no debate metafísico contemporâneo internacional. A sua investigação se caracteriza pelo rigor lógico e conceitual com o qual aborda (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  56
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  28
    Sociedade de São Vicente de Paulo: história e análise da sua crise de renovação institucional.Itamar Ary Sacramento Santos - 2018 - Horizonte 16 (49):405-407.
    O presente estudo teve como objeto a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, e visou analisar a crise institucional da associação, relacionando-a com a crise religiosa contemporânea, tendo em vista a dificuldade na admissão de novos quadros para a entidade, como também a complexidade da manutenção de seus membros. A motivação do trabalho foi compreender como a crise socioreligiosa contemporânea contribui para esse processo, valendo-se também da observação empírica nas reuniões, festas e eventos realizados pela instituição. Buscou-se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  25
    Turismo religioso, adventismo e lugares de memória.Rodrigo Follis - 2018 - Horizonte 16 (49):38-65.
    Halbwachs coloca três possibilidades de constituição da memória oficial de um grupo religioso, a saber 1) um evento; 2) uma pessoa; ou, 3) um local geográfico. Tal autor considera que o espaço geográfico sempre será a melhor das opções, devido a sua materialidade ao fornecer uma construção de memória menos efêmera. Assim, é possível enfatizar a importância das mais diversas denominações cristãs de focarem seus esforços em fortalecer o turismo religioso. Como estudo de caso, e a partir dessa base teórica, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  46
    Dom Francisco de Aquino Corrêa e a construção da identidade mato-grossense.Jérri Roberto Marin - 2018 - Horizonte 16 (50):780-811.
    Apresenta-se neste artigo o papel desempenhado pelo bispo e arcebispo de Cuiabá Dom Francisco de Aquino Corrêa na construção da identidade mato-grossense, entre as décadas de 1910 a 1930. Como governador de Mato Grosso, interveio na esfera cultural a fim de fortalecer as elites cuiabanas e superar as crises política, econômica e social. Para tal, arregimentou um grupo de intelectuais que se empenharam na construção da identidade regional assentada na idealização das terras e do homem mato-grossense, superando os estigmas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    Fusão de horizontes: um caminho para a universalidade?Odair Camati - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    O trabalho se propõe a analisar em que medida a fusão de horizontes desenvolvida por Charles Taylor pode abrir espaço para uma universalização de princípios normativos nos debates multiculturais. Nas sociedades contemporâneas se impõe a discussão em torno do multiculturalismo e, consequentemente, de que forma seria possível reconhecer as mais diversas culturas sem abrir mão de princípios normativos que serviriam como critério de avaliação das próprias práticas culturais. Uma resposta possível apresentada por Taylor afirma que uma verdadeira fusão de horizontes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    Estado democrático de direito, estado pós-democrático E sua relação com O neoliberalismo.Bartolomeu dos Santos Costa & Vanessa Cristina Silva Neco - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):124-128.
    Rubens Casara possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes, mestrado em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes e doutorado em direito pela UNESA/RJ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: processo penal, hermenêutica, poder judiciário e sociedade brasileira. É também juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, fundador do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia, membro da Associação Juízes para a Democracia e do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Proust à luz de Freud - uma leitura Merleau-Pontyana.Ronaldo Manzi - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:121.
    Pretendo abordar de modo breve como, diferentemente da tradição francesa, MerleauPonty leu Proust à luz freudiana, podendo, assim, insistir num problema fundamental da sua fenomenologia: a temporalidade. Para tal abordagem, realizarei um exame da possível intersecção do caso do membro fantasma com a noção de sedimentação descrita pelo filósofo. Com esse procedimento, compreenderemos o recurso de Merleau-Ponty aos escritos de Proust, notadamente, ao conceito de “tempo”. Veremos, entretanto, que este recurso está largamente em interface com noções da clínica freudiana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  33
    “Bola de Neve”: Um Fenômeno Pentecostal Contemporâneo ("SnowBall Church”: a Contemporary Pentecostal Phenomenon). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p500. [REVIEW]Lidice Meyer Pinto Ribeiro & Danilo da Silva Cunha - 2012 - Horizonte 10 (26):500-521.
    Quase que diariamente presenciamos no Brasil o aparecimento de novas alternativas religiosas, assim como uma intensa fragmentação institucional dentro das igrejas protestantes já estabelecidas. Nesse cenário, surgem igrejas autônomas, voltadas a certos públicos específicos, oferecendo produtos simbólicos mais próximos à realidade desses grupos. Enquadra-se entre as voltadas a “tribos urbanas” específicas a “Bola de Neve Church”, oficializada em 1999. Neste artigo, faz-se a análise antropológica da Igreja Evangélica Bola de Neve, situada no bairro Tatuapé, na Zona Leste da cidade de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  36
    Avós/cuidadoras e seus netos com deficiência: uma experiência em musicoterapia.Fabiana Leite Rabello Mariano & Geraldo A. Fiamenghi Jr - 2011 - Revista Aletheia 34:138-150.
    Membros da família extensa, como avós, podem auxiliar a aliviar o estresse causado pelo nascimento de uma criança com deficiência. Estudos sugerem que os avos sejam incluídos em programas de intervenção. Também foi comprovado que a musicoterapia é útil para lidar com dificuldades emocionais. O objet..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Reflexões metadialéticas sobre o élenkhos na Apologia de Sócrates e no Górgias, de Platão.Frederico Krepe da Silva - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):110-139.
    Platão, em seus diálogos de juventude, apresenta Sócrates recorrendo a uma prática de perguntas e respostas direcionada aos seus interlocutores que visa o teste das pretensões de conhecimento e de sabedoria dos membros da pólis. Essa prática é a refutação socrática, frequentemente associada ao termo grego élenkhos e seus cognatos. Embora se utilize dessa prática de forma frequente, nenhum diálogo a trata como elemento central. Entretanto, podemos encontrar comentários de Platão ao longo de sua obra que nos remetem essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Os paradigmas como léxicos e exemplares na obra de Thomas Kuhn.Ana Clarice Rodrigues Costa - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):8-28.
    No capítulo X de A Estrutura das Revoluções Científicas (1962) de Thomas Kuhn o conceito de paradigma figura como elemento filosófico central na tensão que se estabelece entre o âmbito perceptivo/cognitivo versus o âmbito ontológico do “problema da mudança de mundo”. No presente artigo, apresento alguns desdobramentos do conceito de paradigma com o objetivo de indicar dois sentidos principais para o termo subjacentes às formulações kuhnianas no capítulo X e que são desenvolvidos na obra tardia do autor, a saber: (1) (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  25
    La fiesta, grito sagrado de la tierra y del pueblo: el sentido de la fiesta a partir de un pueblo de Madrid (The feast, Sacred scream of land and people: The meaning of feast in a village of Madrid) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p83. [REVIEW]Salustiano Alvaréz Gómez - 2011 - Horizonte 9 (20):83-95.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 A partir da experiência das festividades patronais duma pequena cidade de Madri, reflete-se sobre o sentido geral da festa, seu significado humano, sua necessidade coletiva e as interpretações dos grupos humanos em sua busca de objetivos. Este estudo parte da experiência pessoal na participação ativa das festas populares, ou seja, desde o saber-se membro de um grupo humano, para passar a uma análise científica, a partir dos paradigmas de R. Caillois, G. Dumezil e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Três objeções ao uso de violência em defesa de animais não-humanos e por que elas fracassam.Gabriel Garmendia da Trindade - 2024 - Aufklärung 10 (3):123-140.
    No presente artigo analisarei as três principais objeções comumente empregadas para rejeitar o uso de violência em defesa de animais não-humanos. Existe a ideia de que a violência é inerentemente errada e sempre deveria ser repudiada – eu chamo isso de ‘Objeção do Pacifista Absoluto’. Há também a perspectiva de que a utilização de violência por ativistas interespécies acaba alienando o grande público do movimento pelos direitos dos animais não-humanos como um todo – eu me refiro a esse argumento como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Participação política no Colegiado Setorial de Culturas Populares, do Ministério da Cultura (MinC): Uma análise a partir dos canais participativos.Giordanna Santos - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):1-14.
    Os estudos sobre participação e os espaços participativos estão cada vez mais recorrentes nas diversas áreas das políticas públicas, no entanto, nas culturas populares e tradicionais tal debate ainda está incipiente; o que justifica a importância dos estudos desenvolvidos nesse segmento. Dessa maneira, este artigo visa contribuir para a ampliação das investigações e das discussões teóricas no âmbito do campo cultural brasileiro. Assim, são apresentados os resultados da pesquisa de doutorado sobre a participação política no Colegiado Setorial de Culturas Populares, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
    Pragmatismo é um movimento filosófico que inclui aqueles que afirmam que uma proposição é verdadeira se funciona de forma satisfatória, que o significado de uma proposição pode ser encontrado nas conseqüências práticas de aceitá-la, e que as idéias pouco práticas devem ser rejeitadas. O Pragmatismo começou no final do século XIX, com Charles Sanders Peirce (Como tornar nossas idéias mais claras, Fixação da Crença) e foi desenvolvido na obra de William James (Peirce e James eram membros do Clube Metafísico). (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    O modus operandi no conselho municipal de alimentação escolar em um município do noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil): reflexões sobre a sua institucionalização.David Basso, Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner, Denize Grzybovski, Indaia Dias Lopes & Roseli Fistarol Krüger - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):134-144.
    Este artigo tem como objetivo compreender a institucionalização e o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar enquanto um conselho gestor de política pública no município de Ijuí, localizado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bem como analisar sua atuação e os desafios da gestão. O referencial teórico utilizado foi de conselhos gestores de políticas públicas na perspectiva da gestão social. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja estratégia de investigação foi o estudo de caso único, com abordagem qualitativa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Sobre os papéis do homem e da mulher no conceito de família da filosofia do direito de Hegel.Marloren Lopes Miranda - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):287-305.
    Na Filosofia do Direito, a família é a instituição mais imediata da eticidade, do sistema de costumes de uma época que efetiva o conceito de liberdade dentro de seus limites espaço-temporais. Nesse sentido, a família é o momento no qual seus membros estão mais ligados à natureza, embora já estejam no âmbito do espírito. Por isso, Hegel determina, no seu conceito de família, papéis para seus membros de acordo com seus respectivos sexos, em uma tentativa de suprassumir a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    Dos parientes dentro de la familia semanticista en la filosofía de la ciencia.Leonardo Cárdenas Castañeda - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):561-576.
    Este artigo se inicia com a declaração de Díez e Moulines, segundo a qual é preferível dizer ‘família semanticista’ e não ‘concepção semanticista’, desde que, entretanto, os membros dessa família partilhem uma estratégia modal de apresentação e análise das teorias e, claro, de problemas metafóricos ligados a eles, ainda, entre eles não deve haver qualquer unanimidade em relação à natureza dos modelos. O estruturalismo, por exemplo, pensa os modelos como estruturas de conjunto teórico , enquanto para van Fraassen elas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Origem, ascensão e queda da Sociedade Húngara de Psicanálise: uma retomada histórica/ Hungarian Psychoanalytical Society birth, rise and fall: an historical recaptured.Francisco Hashimoto & Marcos Mariani Casadore - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    No início do movimento psicanalítico, a Hungria foi um dos países pioneiros dentre os que acolheram e propagaram a psicanálise. Sándor Ferenczi, figura principal de desenvolvimento da psicanálise no país, abraçou a causa psicanalítica e se tornou um dos mais importantes teóricos de sua história. Responsável pela criação da Associação Psicanalítica Internacional, fundaria também a Sociedade Húngara de Psicanálise, instituição reconhecida pela originalidade de suas propostas. Além de Ferenczi, Melanie Klein, Michael e Alice Balint, Géza Roheim, dentre outros, foram seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    L'idée de justice dans la philosophie d'Emmanuel Lévinas.Stéphane Mosès - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):379 -.
    Dans la philosophic d'Emmanuel Lévinas (Totalité et Infini, 1961; Autrement qu'être, 1974) l'idée de la priorité absolue de l'éthique sur le savoir se traduit par la place centrale accordée à la notion de justice. Dans les rapports de personne à personne, l'exigence de justice est fondée sur l'idée de la non-réciprocité de la relation éthique. La priorité de l'autre sur le Moi se traduit par une conception de la justice comme don. D'un autre côté, la réalité économique, sociale et politique (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  24
    “Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã.Valdirene Pereira Costa - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):37-57.
    O artigo busca delinear a posição da Paidéia Grega na história da Educação e evidenciar a diferença existente entre a Paidéia Grega e a Paidéia Cristã. Mostra-se que a educação é o esforço consciente do conhecimento; que esta não é uma propriedade individual, mas pertence à comunidade que imprime seu caráter em cada um de seus membros; que toda educação, portanto, é resultado da consciência viva que rege uma comunidade humana, quer se trate: de uma família, de uma classe, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Distinções Na Teoria Crítica: Marcuse e a Escola de Frankfurt.Imaculada Kangussu - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):45.
    Neste texto, vamos apresentar a passagem de Herbert Marcuse pela Escola de Frankfurt, cuja fundação completa neste ano seu primeiro centenário. Apresentaremos primeiramente o entrelaçamento da vida de Marcuse com a história do Instituto de Pesquisa Social na Universidade de Frankfurt, em seguida comentaremos a produção de Marcuse como membro do Instituto e depois sua obra quando já formalmente desligado da instituição, mas ainda fiel aos princípios norteadores da Teoria Crítica.Palavras-chave: Dimensão estética. Teoria das pulsões. Eros. Emancipação. Liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 979