Uma solução aristotélica para o paradoxo do mentiroso em Metafísica IV, 8

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):429-466 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

É comumente aceito, atualmente, que Aristóteles não teria enfrentado ou tentado seriamente resolver o famoso paradoxo do mentiroso, embora ele tenha sido formulado por Eubúlides de Mileto, membro da escola megárica e rival filosófico de Aristóteles. No máximo, assim reza a visão tradicional, ele parece apenas fazer uma menção desse paradoxo nas Refutações sofísticas, Capítulo 25, talvez esboçando a sua solução. O meu intento, no presente artigo, é desafiar essa opinião geral mostrando que o Estagirita fornece uma explicação implícita para duas versões do paradoxo do mentiroso, a saber, a versão autorreferencial, e a versão anafórica. A minha alegação é que a solução aristotélica para essas duas versões do paradoxo encontra-se no núcleo de sua refutação de duas teses, as quais denominei como tese da synalethia e como tese da sympseudia. Tal refutação é realizada no oitavo capítulo do quarto Livro da Metafísica, um texto até agora subestimado pelos intérpretes modernos, mesmo sendo a parte final de um dos mais importantes escritos de Aristóteles. A solução aristotélica, assim defendo, é levada a cabo por meio dos seguintes princípios: toda declaração é sempre precedida por um operador de verdade da forma ‘é verdade que...’, ou seja, toda declaração, qualquer que seja o que ela possa declarar a mais, primariamente assevera a sua própria verdade; e, em conformidade com o princípio anterior, toda declaração que assevera a sua própria falsidade ou acarreta a verdade de sua contraditória é necessariamente falsa. Através desses princípios, a refutação de Aristóteles da synalethia e da sympseudia é bem-sucedida. Mostrarei que obtemos uma boa solução para as versões do mentiroso acima mencionadas, apenas aplicando esses mesmos princípios a elas. Esse tipo de solução ao mentiroso tanto quanto para as teses antes citadas é muito parecido com aquele explicitamente encontrado nas obras de diversos filósofos, a saber, Guilherme de Sherwood, Tomás Bradwardine, João Buridano, Alberto da Saxônia, Paulo Venetus, Charles S. Peirce e Arthur Prior. Assim, também defendo que essa linhagem tem as suas raízes na solução de Aristóteles.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 90,616

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Unidade Das Subst'ncias Em Metafísica H.6.Mary Gill & Luis Fontes - 2003 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (2).
El tema de la technê a la luz de los sentidos del ser de la Metafísica de Aristóteles.Virginia Aspe - 2018 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 18 (21):123-139.
Temas em Filosofia Contemporânea.Jaimir Conte & Cezar Mortari - 2014 - Florianópolis, SC, Brasil: NEL/UFSC.
Berkeley e o Problema de Barrow.José de Almeida Marques - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (2).
Epiménides: sábio ou filósofo?Giovanni Casertano - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 26:13-35.
O Paradoxo De Moore, A Crítica À Condição Da Sinceridade E Uma Dissolução Moraniana.Eduardo Ferreira Filho - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):37-53.
Paradojas, contradicción y principios constitutivos del significado.Diego Tajer - 2013 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 14 (17):49-65.

Analytics

Added to PP
2019-04-12

Downloads
19 (#683,238)

6 months
4 (#320,252)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Outline of a theory of truth.Saul Kripke - 1975 - Journal of Philosophy 72 (19):690-716.
The logic of paradox.Graham Priest - 1979 - Journal of Philosophical Logic 8 (1):219 - 241.
Truth.J. L. Austin, P. F. Strawson & D. R. Cousin - 1950 - Aristotelian Society Supplementary Volume 24 (1):111-172.
Truth.J. L. Austin - 1950 - Aristotelian Society Supp 24 (1):111--29.

View all 30 references / Add more references