Results for ' o povo Mapuche'

999 found
Order:
  1.  8
    A Sabedoria do Povo Hebreu em Oposição à Sophia Grega. Uma Analise do Impacto da Cultura Helênica sobre a Cultura do Povo Hebreu.O. B. R. Costa - 2015 - Páginas de Filosofía 7 (2):99-126.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  24
    Identidades excluidas y formas de acción política. El caso de las huelgas de hambre mapuche: entre la desobediencia civil y la violencia política.Eduardo Gallegos Krause - 2011 - Polis 28.
    En el presente trabajo se analizan las reivindicaciones mapuches como parte de los movimientos sociales étnicos y su vinculación inherente al proceso general de globalización, y particularmente a la revitalización de las culturas locales. Se estudiarán las formas de acción política desde el análisis de medios escritos; analizando la forma en que son representados, y en lo posible, lo que los mismos actores (mapuches) señalan sobre sus formas de expresión; es decir, se tomarán las autoreferencias y la forma en que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Ceuta não foi conquista mas começo dela.João Marinho dos Santos - 2017 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    À medida que vamos desenhando (desde há séculos, se não milénios) o mapa-mundi da globalização, cada Povo, cada Nação também mostra interesse em ir vincando a sua carta nacional. Neste esforço de definir e reforçar cada identidade colectiva, claro está que não se esconde qualquer perigo desde que não se confunda “individualização” com “individualismo”. Ao comemorarmos uma vez mais (agora em 2015) a “Conquista de Ceuta”, nós Portugueses não pretendemos apoucar os então vencidos, já que é o “encontro” com (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Interculturalidade no Ensino Superior: ações e reflexões desde os direitos humanos // Interculturality in higher education: actions and reflections from the human rights.Guillermo Williamson & Coliñir - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):101-130.
    O artigo – desde uma perspectiva da educação como direito humano universal que reconhece a diversidade – realiza um recorrido panorâmico por uma série de dimensões da educação intercultural no ensino superior do Chile, especialmente universitária, discute criticamente a situação atual da interculturalização na universidade – entendida genericamente – e conclui com algumas perguntas que podem orientar pesquisas ou decisões que levem a que o ensino superior considere os direitos indígenas, permita a expressão de sua cultura, promova a interculturalidade, forme (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. «o Povo Não Sabe O Que Quer». Alguns Aspectos Da Crítica Hegeliana A J. J. Rousseau, A Respeito Da Ideia De Legitimidade E Da Origem Do Estado Entre 1817/18 E 1820. [REVIEW]Edmundo Pires - 1999 - Revista Filosófica de Coimbra 8 (15):65-116.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    A liberdade guiando o povo: uma aproximação a Agostinho da Silva.Pedro Martins - 2016 - [Sintra, Portugal]: Zéfiro.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro.Sidinei Pithan da Silva, Celso José Martinazzo & Hedi Maria Luft - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:180-188.
    O presente estudo configura-se como uma leitura da obra de Darcy Ribeiro, intitulada O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. É investigado, por meio dela, o tema da formação e do sentido do Brasil. O estudo é de caráter bibliográfico, com enfoque hermenêutico. Trata-se de uma abordagem que busca compreender o enfoque teórico-metodológico utilizado por Ribeiro na produção da escrita historiográfica, bem como analisar o próprio conteúdo desta produção em relação à caracterização da sociedade brasileira. Compreende-se, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  47
    Sexo, gênero e homossexualidade: o que diz o povo-de-santo paulista?Milton Silva dos Santos - 2008 - Horizonte 6 (12):145-156.
    Resumo "O candomblé aceita o homossexualismo porque é uma religião que não tem pecado. Não interessa se você seja homem, mulher ou gay. Não importa a opção sexual. (...) Você pode ver. É uma religião de homossexuais". É assim que um filho-de-santo responde a uma pergunta sobre a notável presença de homossexuais iniciados na religião dos orixás. Se comparadas a outras denominações hostis e indiferentes às orientações não-heterossexuais, o candomblé e outras devoções afro-brasileiras são, de fato, mais tolerantes à participação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Política, Democracia e Justiça: o que pode o povo com uma Justiça que se assemelha à Artêmis? // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.7. [REVIEW]Ester Maria Heuser - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):517-535.
    A partir de algumas considerações a respeito do estado da arte da política, da democracia e da Justiça brasileira, o artigo recorre à literatura kafkiana na descrição que ela faz do funcionamento da máquina judiciária e de como a lei opera atingindo todos, para, então, desmontar os procedimentos jurídicos e, com humor, exibir o ímpeto e a vaidade dos magistrados. Tais aspectos provocam uma metamorfose da própria Justiça, que acaba por se transformar em “Deusa da Caça”, e daí advém a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Um dilema latino-americano : ciência e tecnologia para a sociedade ou adequação sócio-técnica com o povo?Renato Dagnino - 2010 - In Renato Dagnino & Rafael de Brito Dias (eds.), Estudos sociais da ciência e tecnologia & política de ciência e tecnologia: alternativas para uma nova América Latina. [Campinas, Brazil]: GAPI Unicamp.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  17
    O poder do povo no Federalista: virtude e vontade na República Federativa dos Estados Unidos da América de acordo com Hamilton, Madison e Jay.Felipe Augusto Mariano Pires - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):55.
    Com este trabalho, buscamos verificar o quanto de poder o povo possui na forma de governo defendida no _Federalista_ em relação ao direcionamento do governo para os seus fins. Para isso, buscamos entender o papel dos conceitos de virtude e vontade na referida forma de governo e a relação de tais conceitos com o poder. Utilizamos como pano de fundo as ideias de Locke, Montesquieu e Rousseau sobre representação. Concluímos que o _Federalista_ se contrapõe a Rousseau e segue Montesquieu, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    O direito frente ao mal radical: A hipérbole Kantiana do povo de demónios.Adelino Braz - 2008 - Philosophica 31:65-76.
    Através da hipérbole do povo de demônios, Kant mostra como o direito tem o poder de neutralizar o egoísmo desde o ponto de vista da ação exterior e constituir assim um estado civil. No entanto, este corresponde a um estado de natureza ética, revelando assim que a comunidade jurídica pode ser constituída sem que seja eliminado o mal radical.Dessa forma, o direito é moral sem no entanto ser ético.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O que é um povo?Giorgio Agamben - 2010 - In Bruno Pexe Dias & José Neves (eds.), A política dos muitos: povo, classes e multidão. Lisboa: Ediçoes Tinta-da-China.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    O “direito dos povos”: um ideal de justiça para ser aspirado por todas as sociedades.Guilherme de Oliveira Feldens - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):82-94.
    A obra O direito dos povos fecha a trilogia de reflexões de Rawls sobre a justiça, sustentando que povos razoáveis podem conviver de maneira pacífica em um mundo justo. Seu objetivo fundamental é estudar as possibilidades de estender o conceito de justiça como eqüidade para o âmbito externo denominado de Sociedade dos Povos. Elabora ideais e princípios para a política exterior de povos razoavelmente justos,instaurando um programa de direito internacional público. O presente artigo visa apresentar a importância de sua teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O cinema do povo: um projeto de educação anarquista (1901-1921).Cristina Aparecida Reis Figueira - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    O engano do povo inglês.Luiz Roberto Salinas Fortes - 1978 - Discurso 8:117-136.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA.Telma Gonçalves Santos & Valdineia Oliveira Dos Santos - 2016 - Odeere 1 (1).
    O presente artigo aborda a produção audiovisual da Rede Anísio Teixeira, em especial os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas, que fazem parte do programa Intervalo. A Rede Anísio Teixeira é um ambiente de produção e compartilhamento de mídias de licença livre, possíveis de serem acessadas através do Ambiente Educacional Web. Este repositório de conteúdos digitais educativos tem como público alvo a comunidade escolar da rede pública. Os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas fazem parte de um acervo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Ditadura militar e o genocídio indígena: caso do Povo Waimiri Atroari e a construção da estrada BR 174.Nathanael Pereira - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230115.
    O genocídio indígena esteve presente na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), assim como em todos os períodos após as invasões portuguesas de 1500. A partir do uso dos ideais coloniais e da estrutura capitalista, as políticas de desenvolvimentismo com as invasões às terras indígenas culminaram no genocídio que foi protagonizado pelo Exército Brasileiro. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, mais de 8.350 indígenas foram mortos durante o período de 1946 a 1988, número este que pode ser bem maior, dado que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Um Inimigo do Povo: o Livre-Pensador e o Suicídio.Ulisses Razzante Vaccari - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):173-190.
    RESUMO: Partindo de uma leitura da peça Um inimigo do povo, de Ibsen, o presente texto procurará definir o livre-pensador como aquele que se opõe ao pensamento ou aos pensamentos dominantes, ousando pensar por si próprio. Ao fazê-lo, o livre-pensador se sacrifica, cometendo uma espécie de suicídio, proveniente de seu amor incondicional pela sua comunidade. A partir da definição de Ibsen, o artigo procurará alguns exemplos na história do pensamento que a corroborem, como Sócrates, Galileu e Espinosa. No caso (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Neopentecostalismo na mentalidade do povo brasileiro: um deslocamento da fé para o mercado.Paulo Passos - 2009 - Horizonte 7 (15):167-177.
    A ascensão das denominações pentecostais no mercado formal da religiosidade brasileira simboliza uma verdadeira quebra de paradigmas. Da marginalidade, do estigma de “seita” que caracteriza este segmento, passaram a ocupar um plano privilegiado no campo econômico e espiritual. Essa exponencial visibilidade social em detrimento de outras denominações religiosas, sobretudo da católica, baliza o marco contextual dessa pesquisa. Entremeio a uma inusitada percepção espiritual da pós-modernidade, ou simplesmente um mega projeto de marketing, o fato é que os neopentecostais ocupam uma posição (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Nos Processos Formativos da Cibercultura, o Encontro com as Matemáticas dos Povos Tradicionais.Inara Borges Da Silva José - 2018 - Odeere 3 (5):186.
    O presente relato nasce da participação no curso de extensão “Educação e Diversidade: dialogando com os saberes dos povos tradicionais”, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, oferecido pelo grupo interinstitucional África. O relato tem como objetivo refletir sobre o encontro com as matemáticas dos povos tradicionais, proporcionado pelo curso, e como essas matemáticas podem colaborar na formação de licenciandos em matemática dentro de uma matriz étnico-racial.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    A Democracia e a Soberania do Povo Sob o Olhar da Hermenêutica Constitucional.Marcelo Serrano Souza - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):01.
    O presente artigo analisa os sentidos abstratos para a soberania do povo como pressuposto para a fixação de sentidos concretos para a democracia participativa em um Estado de Direito. A temática é abordada pelo método dedutivo, por meio de pesquisa doutrinária e de diplomas normativos. O artigo pretende responder em que medida se afigura possível estabelecer bases de racionalidade para a construção de um discurso compatível com os direitos de participação política em um Estado Democrático de Direito.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Sociedad mapuche y sociedad chilena: la deuda histórica.Rolf Foerster - 2002 - Polis 2.
    El artículo presenta una visión histórica de la sociedad mapuche y del vínculo “interétnico”; y por otro lado se refiere a los diversos modos de comprensión de “Chile”, para examinar el tema de la existencia o no de una “deuda histórica” con la sociedad mapuche. Remarca que con el advenimiento de la República, los mapuche dejaron de ser vistos como un pueblo o nación y comienzan a ser tratados como chilenos, con lo que se puso fin a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  22
    Povo E governo: Sobre a questão da participação popular em maquiavel.José Luiz Ames - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    A tradição interpretativa de Maquiavel reconhece a centralidade do povo como ator político. No entanto, sobre a função que desempenha existe um amplo espectro de interpretações. Em um extremo estão aquelas que o concebem como ente passivo, sem iniciativa política autônoma. No outro, as que lhe conferem um papel ativo no governo da cidade. Muito embora o próprio Maquiavel fale do povo como animado por um “desejo negativo”, disso não resulta uma passividade popular. Neste trabalho mostraremos que o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Limites políticos de um projeto intelectual para a integração dos povos do Novo Mundo: o Primeiro Congresso Internacional de História da América (1922).Lúcia Maria Paschoal Guimarães - 2005 - Topoi 6 (10):192-212.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    As etnogêneses, os índios do Nordeste e a territorialidade dos povos Jê dos Sertões do Leste: o caso Pataxó do Extremo Sul da Bahia.Tamires Santos Pereira - 2018 - Odeere 3 (5):120.
    No texto ora apresentado, procuramos para além da discussão sobre o território e a territorialidade Pataxó, desenvolver uma contextualização breve sobre os povos Jê dos Sertões e como estes grupos foram categorizados ao longo da história, um esforço que contribui para entendermos a dinâmica da conquista da região aqui estudada e de como os grupos indígenas, dentre eles os Pataxó, foram ao longo da história da colonização sendo representados, categorizados e submetidos à situação de territorialização, ao ponto de se organizarem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  40
    Igreja, Povo de Deus, sujeito da comunhão eclesial (Church, the People of God, subject of ecclesial communion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1047. [REVIEW]Cleto Caliman - 2011 - Horizonte 9 (24):1047-1071.
    Aos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o artigo pretende articular a chave eclesiológica de sua compreensão da Igreja como povo de Deus (cap II da Lumen Gentium), com o processo de sua recepção no pós-concílio. O Sínodo Extraordinário de 1985 - aos 20 anos do término do Concílio - privilegiou a categoria “comunhão” como chave da eclesiologia conciliar. O Sínodo de 1987 sobre a Vocação e Missão do Leigo na Igreja e no Mundo expressou o desejo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    A ideia de povo E a miséria dos intelectuais.Júlio Canhada - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:219-234.
    Considerações sobre o povo ou o nacional-popular parecem ter servido como uma espécie de outro da filosofia e do filósofo. Neste texto acompanhamos as análises de Marilena Chaui a respeito da função atribuída ao popular. Dela fazem parte, segundo a autora, mecanismos ideológicos e, a fim de se escapar deles, exploraremos sua ideia de contradiscurso. Ao final, procuramos examinar tais categorias tendo em vista a própria maneira como Marilena Chaui se refere a sua prática filosófica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  40
    Saberes educativos mapuches: un análisis desde la perspectiva de los kimches.Daniel Quilaqueo & Segundo Quintriqueo - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 26 (26):337-360.
    Este artículo aborda la acción educativa mapuche kimeltuwün como aporte a la solución del problema que implica la contextualización de los contenidos que se enseñan en la escuela a niños y niñas de origen mapuche que inician su proceso de escolarización. Se trata de saberes vernáculos que se centran principalmente en contenidos actitudinales relacionados con la memoria social mapuche. Se revelan conceptos y métodos educativos que utilizan los kimches (sabios portadores del conocimiento social y cultural) para formar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  10
    Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos.Iris Verena Oliveira - 2017 - Odeere 2 (3).
    Esse texto preocupa-se com universo religioso afro-brasileiro, em Salvador, no período que compreende as décadas de 1930 e 1960. A partir dos indícios de práticas religiosas identificadas em processos criminais e jornais que envolveram supostos curandeiros, adeptos do candomblé e feiticeiros. Buscando diversificar as práticas religiosas analisadas, o estudo contemplou casos e que evidenciam o cotidiano religioso baiano com características que destoam da propalada “baianidade nagô”. O debate sobre pureza iniciado pelos pesquisadores na década de 1980 abriu espaço para 926 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  26
    Renato CÁRDENAS ÁLVAREZ y Jorge O. VÁSQUEZ V. Collags, poesía mapuche de Chiloé. Aproximaciones socioculturales a una compilación de poesía veliche hecha por Elias Necul de Caguach en 1887. [REVIEW]Constantino Contreras Oyarzún - 2009 - Alpha (Osorno) 29.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    A política dos muitos: povo, classes e multidão.Bruno Pexe Dias & José Neves (eds.) - 2010 - Lisboa: Ediçoes Tinta-da-China.
  33.  7
    Miguel de Unamuno e Teixeira de Pascoaes: compromissos plenos para a educação dos povos peninsulares.José Manuel de Barros Dias - 2002 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
  34.  2
    El latir de los archivos: Reflexiones sobre memorias mapuches, tempos y temporalidades en los archivos estatales de Chubut.Carolina Crespo - forthcoming - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana.
    Este artículo parte de mi propio archivo de investigación para revisar ‒desde una perspectiva etnográfica‒ experiencias en y con archivos estatales locales y memorias mapuches vinculadas con políticas de forestación implementados durante el siglo XX en El Hoyo ‒Comarca Andina del Paralelo 42°, Chubut, Patagonia Argentina‒. Me interesa discutir no tanto el contenido referencial de los documentos, sino ciertos lenguajes del archivo que considero que son pistas claves para comprender cómo operan lógicas de poder y entramados de funcionamiento de las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  3
    El latir de los archivos: Reflexiones sobre memorias mapuches, tempos y temporalidades en los archivos estatales de Chubut.Carolina Crespo - forthcoming - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana.
    Este artículo parte de mi propio archivo de investigación para revisar ‒desde una perspectiva etnográfica‒ experiencias en y con archivos estatales locales y memorias mapuches vinculadas con políticas de forestación implementados durante el siglo XX en El Hoyo ‒Comarca Andina del Paralelo 42°, Chubut, Patagonia Argentina‒. Me interesa discutir no tanto el contenido referencial de los documentos, sino ciertos lenguajes del archivo que considero que son pistas claves para comprender cómo operan lógicas de poder y entramados de funcionamiento de las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Systematization of the mapuche religious context to the light of the thought of Rudolf Otto.Guillermo Tobar Loyola - 2019 - Alpha (Osorno) 49:352-367.
    Resumen: El artículo busca observar el hecho religioso mapuche, a partir de la reflexión de Rudolf Otto respecto de lo numinoso y lo santo. Para ello se utiliza su metodología de análisis fenomenológico aplicada a los conceptos de mysterium, tremendum y fascinans o las dimensiones del temor, incorporadas en la cultura mapuche. Se concluye que el análisis de estos diversos momentos de la experiencia santo-numinoso en la vida religiosa del mapuche, permite constatar el dinamismo existente en la (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  46
    A simbologia de Nossa Senhora de Guadalupe: uma análise dos símbolos presentes na imagem da Virgem de Guadalupe e sua relação com o processo de cristianização dos povos astecas no México, na perspectiva do diálogo inter-religioso.Alex Kiefer da Silva - 2017 - Horizonte 15 (47):1078-1080.
    This study analyzes the symbols present in the sacred image of Our Lady of Guadalupe, contextualizing their meanings in the context of catholic christian symbology and nahuatl symbology, and seeks to relate this symbolic identification of the Virgin with the process of christianization of the indigenous peoples of Mexico, mediated by the theoretical and critical assumptions of interreligious dialogue. The methodology adopted consisted of a bibliographical revision of primary and secondary sources, in order to understand how the socio-cultural construction of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    “Eu ouvi os clamores do meu povo": o episcopado profético do Nordeste brasileiro (I have heard the cries of my people”: prophetic bishops of Brazilian northeast) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1461. [REVIEW]Iraneidson Santos Costa - 2013 - Horizonte 11 (32):1461-1484.
    O artigo se insere no debate acerca do caráter político-ideológico da atuação da Igreja Católica brasileira na segunda metade do século XX, elegendo como foco de estudo a parcela mais combativa do episcopado brasileiro, a Igreja nordestina, mais especificamente um grupo de treze bispos que, por sua intensa participação política, foi objeto central de fervorosas polêmicas, sendo igualmente classificados das mais díspares formas, de comunistas a santos, de pastores a políticos, de verdadeiros a falsos profetas. Signatários do documento “Eu ouvi (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais - Dossiê.Natalino Perovano Filho, Emilia Afonso Nhalevilo, Geilsa Santos Costa Baptista & Hilbert Blanco-Álvarez - 2021 - Odeere 6 (2):01-06.
    Apresentação dos artigos que compõe o Dossiê "Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais".
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Territories and carvings. Narratives of cultural and national identity of the mapuche people.Mabel García Barrera - 2021 - Alpha (Osorno) 53:191-208.
    Resumen: La impronta colonial en el pueblo mapuche llevó a gran parte de sus producciones culturales al borde de la extinción; una de ellas es el tallado monumental en madera, vinculado a procesos ceremoniales en la cultura ancestral. No obstante, desde la década de los noventa, este reaparece junto con los procesos de recuperación y fortalecimiento de la identidad cultural, y adquiere una rápida expansión en el antiguo territorio mapuche dinamizando la frontera política y cultural de este pueblo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Territorios y tallados. Narrativas de identidad cultural y nacional del pueblo mapuche.Mabel García Barrera - 2021 - Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofia 2 (53):191-208.
    La impronta colonial en el pueblo mapuche llevó a gran parte de sus producciones culturales al borde de la extinción; una de ellas es el tallado monumental en madera, vinculado a procesos ceremoniales en la cultura ancestral. No obstante, desde la década de los noventa, este reaparece junto con los procesos de recuperación y fortalecimiento de la identidad cultural, y adquiere una rápida expansión en el antiguo territorio mapuche dinamizando la frontera política y cultural de este pueblo bajo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  33
    La decolonización del saber y el ser mapuche: un caso de estudio al celebrarse el bicentenario de la construcción de la República de Chile.Jorge Calbucura - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    En el marco de la conmemoración del bicentenario se destaca una tendencia generalizada por la exaltación del bolivarismo, el nacionalismo y el indigenismo. Los tres temas evidencian una conmemoración que se caracteriza por la necesidad de recuperar la identidad o nacionalidad como instrumento de pertenencia y cohesión social. En particular en el marco de la llamada “exaltación del indigenismo” emerge la confrontación histórica entre pueblos originarios y el Estado republicano en América; esto a la luz de tres nociones, la identidad (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    O monumental prédio do Jardim da Inf'ncia anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem. [REVIEW]Mirian Jorge Warde & Sandra Aparecida Melro Salim - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:111-134.
    Este artigo analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas que tinha como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e econômicas, e foi demolido em 1939. As razões da demolição deste prédio que pôs por terra a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais.Jéssica Gaudêncio, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Décio Ruivo Martins & Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira - 2021 - Odeere 6 (2):35-53.
    O povo Kaingang é o mais populoso do Sul do Brasil e está entre os mais numerosos povos indígenas do país. Neste trabalho faz-se uma relação entre as informações encontradas na literatura e a atualidade na Terra Indígena Kaingang em relação ao conhecimento que possuem sobre o uso de plantas para a cura de doenças e como interpretam a ação da erva no organismo. Para isto, realizou-se uma pesquisa de campo em uma Terra Indígena Kaingang no Paraná, cujo entrevistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  25
    A Religiosidade Trinitária do Povo Goiano (The Religious Faith on Trinity of people from Goiás, Brazil) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p763. [REVIEW]Irene Dias Oliveira & Rafael Lino Rosa - 2011 - Horizonte 9 (23):763-781.
    Pretende-se, neste artigo, inserir o leitor no universo do catolicismo popular do povo goiano a partir de suas três dimensões: o culto popular à figura de Deus Pai, que em Goiás ganha o nome de Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade; a devoção popular à figura de Deus Filho, no culto ao Senhor Bom Jesus dos Passos, na Cidade de Goiás; e por último, no culto ao Espírito Santo, na Festa das Cavalhadas, na cidade de Pirenópolis. Na religiosidade (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Biopolítica Na Perspectiva de Giorgio Agamben: Dispositivos e a Vida Nua Dos Povos Indígenas Brasileiros.Thayse Edith Coimbra Sampaio & Flávia de Ávila - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):97.
    O presente artigo busca compreender as manifestações de poder que conduzem o indígena à vida sacra. Todo o aprofundamento acerca da política moderna parte de fragmentos do pensamento agambiano: dispositivo, força-de-lei, iustitium; vida nua e Povopovo. A análise se inicia com a “suspensão de segurança”. Esta escolha se explica pelo papel paradigmático que desempenha na temática indigenista, conduzindo os autóctones a um vazio normativo. Indaga-se: a aplicação do instituto da suspensão de segurança, pelos tribunais de justiça (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. La Etnia Y El Género En Relatos De Mujeres Profesionales E Intelectuales Mapuche: Tradición Y Emancipación.Angela Boitano - 2017 - Latin American Research Review 5 (52):735-748.
    En torno a estas tres interrogantes se estructura este texto: ¿Potenciar una agenda de género es contraproducente cuando un sujeto político es marcado por la categoría “etnia”? Cuando las demandas son étnicas, culturalistas, o identitarias ¿implican siempre una revalorización de la tradición que sitúa a las mujeres en lugares desaventajados o subordinados? ¿La agenda autonomista recoge la diversidad del mundo indígena? También se hace una breve referencia a los aspectos metodológicos de la investigación que inspira este texto. Finalmente se deja (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    Visões críticas sobre gênero: vozes femininas na escrita de duas poetas mapuche.Valentina Paz Bascur Molina - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):504-530.
    O presente artigo propõe uma discussão sobre gênero como uma categoria para analisar relações de poder na sociedade mapuche, apresentando linhas interpretativas atuais, assim como antecedentes presentes nos registros históricos. A partir do desenvolvimento de diversas perspectivas, aponta-se que o gênero, como categoria de análise estabelecida por meio de visões eurocêntricas, contribui com interpretações que reproduzem as lógicas coloniais. Em seguida, convida-se a participar desta discussão as perspectivas que duas escritoras mapuche, Maribel Mora Curriao e Graciela Huinao apresentam (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  65
    Maquiavel, a república e o desejo de liberdade.Helton Adverse - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):33-52.
    O objetivo do artigo é compreender alguns aspectos do republicanismo de Maquiavel concedendo atenção à sua teoria dos humores. Mais especificamente, trata-se de entender qual a natureza do desejo do povo e seu papel na vida política. A principal hipótese deste trabalho é a de que a função que Maquiavel atribui ao povo, o guardião da liberdade, exige, para seu cumprimento, a participação ativa do cidadão nos afazeres cívicos, isto é, sua inscrição no espaço público como agente político. (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  50.  6
    Maquiavel leitor de Políbio: os povos.Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):46-58.
    A primeira parte do artigo trata das discussões sobre a possibilidade de leitura de Políbio por parte de Maquiavel. Na segunda, aponta-se o limite epistemológico exposto pela teoria política do historiador grego, que coloca as causas externas de corrupção da cidade no lugar de ininteligível. Assinala-se, ainda, a centralidade da ideia de equilíbrio e concórdia entre as partes da cidade. Na última seção, indica-se como Maquiavel insere as relações internacionais na equação política da cidade, ponto em que entra em discussão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999