Results for ' movimento estudantil'

1000+ found
Order:
  1.  16
    O movimento estudantil na Guanabara de 1964 a 1968: contexto, objetivos, estratégias e consequências.Marcelo Nogueira de Siqueira - 2011 - Dialogos 15 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    O intelectual org'nico e a formação política do movimento estudantil.Gabriela Teixeira de Freitas Ribeiro Vilhagra - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 348.
    Este trabalho constata a necessidade de uma formação de professores emancipada do sistema capitalista e discute a possibilidade de o movimento estudantil proporcionar uma formação política aos estudantes e futuros profissionais. A formação de professoras e professores é cada vez mais influenciada pelas determinações dos organismos internacionais, e mais difícil fica organizar a resistência ao capitalismo. As atividades das entidades do movimento estudantil, seu histórico de ação e questionamentos das condições do ensino e da sociedade brasileira (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    Sem lenço, sem documento e com uma Bíblia nas mãos: o movimento estudantil evangélico nos anos sessenta (Without handerchief, without document and a Bible in hands: the evangelical student movement in the sixties). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p385. [REVIEW]Eduardo Gusmão de Quadros - 2012 - Horizonte 10 (26):385-398.
    Os movimentos juvenis tiveram papel destacado nas transformações do campo protestante no Brasil durante as décadas de cinquenta e sessenta. Neste artigo, enfocamos especialmente a história dos grupos evangélicos que exerceram o trabalho religioso dentro das universidades: a Associação Cristã Acadêmica e a Aliança Bíblica Universitária do Brasil. Para compreender melhor as inovações que trouxeram, traçamos primeiramente um quadro do protestantismo brasileiro após a Segunda Guerra Mundial. Em segundo lugar, fazemos uma história das organizações estudantis de tradição evangélica, enfatizando suas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Tentando Decifrar Um Enigma: Por Que Certa Apatia Estudantil Diante da Ascensão Do Neonazismo No Brasil?Virginia Figueiredo - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    Por que muitos estudantes aderiram com tanto entusiasmo às jornadas de 2013, ocupando as ruas pelo país afora, e agora, diante da perigosíssima, dangerosíssima ascensão do neonazismo no Brasil, mantêm-se apáticos, indiferentes e até, ousaria dizer, passivos? Talvez, possamos comparar as Jornadas de 2013 com o Maio 68 na França. Aventei a possibilidade de os/as jovens estarem à procura de novos modos de existência, tentando “aplicar” esse conceito deleuziano (com uma admirável posteridade) ao movimento cuja característica mais notável e, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    A “União dos Estudantes Secundaristas do Amapá” e apoio ao golpe militar de 1964 / The “Amapá Union of Secondary Students” and their support for the military coup of 1964.Marcella Vieira Viana - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):61-68.
    O presente artigo visa analisar a atuação da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, durante a ditadura civil-militar no Brasil, em específico, como se deu a deliberação de apoio da entidade ao golpe. Para tanto, foi necessário analisar as peculiaridades da recepção do regime autoritário no então Território Federal do Amapá, o Movimento Estudantil de forma ampla, os aspectos constitutivos da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, suas divisões e seu desenvolvimento diante do golpe. O objetivo com isso, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    O Sujeito Desaparecido Na Teoria Marxiana.Hans-Georg Flickinger - forthcoming - Revista Dialectus.
    “Marx na Universidade!” Esta palavra de ordem sinalizou as reivindicações do Movimento Estudantil, que agitou as universidades alemãs há mais do que cinco décadas, refletindo sobre a missão político-social da formação universitária. O fato de, naquele tempo, a indicação de uma aula sobre a teoria de Karl Marx ter sido sacrificada pela censura dos órgãos políticos da universidade tornou-se incompreensível em nossos dias.[1] Pelo contrário, depois da preocupação intensa com a teoria marxiana nas décadas passadas, o interesse nela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  22
    Condiciones culturales en la constitución de identidades políticas en el Chile actual. Algunas reflexiones a partir del caso del movimiento estudiantil secundario de 2006.Naim Bro Khomasi - 2011 - Polis 28.
    En base a una investigación empírica del Movimiento de Estudiantes Secundarios de 2006, este artículo desarrolla algunas consecuencias teóricas que apuntan a explorar en los aspectos culturales que condicionan la constitución de identidades políticas en el Chile actual. En un nivel de mayor abstracción, se plantea la existencia de cuatro transformaciones socioculturales propias de nuestros tiempos, que cambian radicalmente la perspectiva de creación de identidades políticas como se entendieron en el pasado. Ellas son: la reducción de espacios de formación de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    Movimiento social, nuevas formas de hacer política y enclaves autoritarios. Los debates del Consejo Asesor para la Educación en el gobierno de Michelle Bachelet en Chile.Manuel Antonio Garretón, María Angélica Cruz, Félix Aguirre, Naim Bro, Elías Farías, Pierina Ferreti & Tamara Ramos - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 30.
    A partir de una investigación sobre los Consejos Asesores Presidenciales en el Gobierno de Michelle Bachelet, se desarrolla un marco teórico sobre movimientos sociales y las llamadas formas subpolíticas, que permite ver cómo el movimiento estudiantil secundario de 2006 desafió el enclave educacional y el tipo de respuesta que un gobierno que buscaba un sello ciudadano, dio a través de la formación de un Consejo Asesor con participación de diversos sectores. El análisis de los debates en el seno de ese (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  22
    Movimiento estudiantil y transformaciones sociales en Chile: una perspectiva sociológica.Nicolas Fleet - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 30.
    Se propone una lectura sociológica de las recientes movilizaciones estudiantiles en Chile, considerando sus demandas en función de las orientaciones e intereses correspondientes a la base social de nueva clase media. Se discuten cuatro hipótesis: primero, la reivindicación de la educación pública puede expresar una crisis de legitimidad; segundo, tal crisis se corresponde con la ampliación y diferenciación de los grupos constitutivos de la nueva clase media (incluyendo la masificación de estudiantes, profesionales e intelectuales en general) en el contexto de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro.Andréa Lúcia da Silva de Paiva - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66.
    Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  56
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano.Fernanda de Castro Modl, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caires & Marina Santos Soares Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar modos de axiologizar o bem-estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental e o que isso nos informa sobre os valores ali mobilizados relativos ao papel social e institucional da escola e(m) suas modalidades de convivência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Teatro Estudantil: As Tecnologias do Eu ea Constituição Ética de Si.Tânia Cristina dos Santos Boy - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino.Anderson Frezzato - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):81-93.
    Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta certeza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada.Tatiane Silva & Nathan Crick - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):891-922.
    O movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada 1 Resumo: A partir das proposições de Arendt delineamos o momento sofístico como um instante no qual a intersecção entre os termos riqueza, liberdade e poder possibilita aos indivíduos se engajarem na esfera política permitindo assim que influenciem nas decisões. O objetivo deste trabalho é argumentar que o momento orquestrado pelos estudantes brasileiros pode ser considerado também um momento sofístico tal qual o vimos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Movimentos sociais E cidadania no brasil hoje.Emil A. Sobottka - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):193-203.
    O texto parte da pergunta sobre como enfocar a problemática da cidadania e sua relação com a atuação dos movimentos sociais nas sociedades atuais. Frente à diversidade de definições de cidadania e a pluralidade morfológica dos movimentos, a proposição é mudar o enfoque, centrando-o em modelos de análise global da sociedade, no marco de propostas contratualistas. Reformas recentes no Brasil, com a descentralização ainda em curso, oferecem a oportunidade de visualizar o enfoque e mostrar por que ONGs e novas formas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    O movimento de expansão E a generalização do interesse E da vontade.Marisa Vento - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:233-243.
    O estudo aqui apresentado propõe uma interpretação do amor de si como o pathos primordial, da forma como Rousseau o pressentiu.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Movimentos de resistência ao poder pastoral na Idade Média.Maurino Marques Nascimento Junior - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):260-266.
    The called Middle Ages was a time marked by the outbreak of resistance movements which had as main and common characteristic the opposition to the stance adopted by the Roman Catholic Church during this period of history. The target of this research is to identify the main features of the clergy in this period, as well as identify what were these resistance movements and their theological basis. The method adopted here is to search for bibliographical material, establishing as the main (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  32
    Movimento sofístico da Grécia : o trabalho de ensinar.José Sílvio Oliveira - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):513-540.
    Investigar a natureza do trabalho de ensinar dos sofistas na Grécia é o objetivo deste artigo. É amplamente reconhecido o preconceito histórico-ideológico que a própria palavra sofista carrega ao longo da história da educação. Afirmamos, preliminarmente, que não vamos arrancar essa marca intrincada que, em certo sentido, assinalou o caráter dos primeiros trabalhadores do ensino na civilização ocidental. No horizonte histórico-filosófico, quando a visão cosmológica é substituída pela antropológica, são os sofistas responsáveis pelo nascimento de nova profissão: a do trabalho (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Movimentos sociais e educação popular no contexto das sociedades complexas: desafios políticos e epistemológicos // Social movements and popular education in the context of complex societies: political and epistemological chalenges.Telmo Marcon - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):53-76.
    O presente artigo, de natureza bibliográfica, objetiva discutir alguns desafios políticos e epistemológicos postos aos movimentos sociais e à educação popular no contexto das sociedades complexas. Parte-se do reconhecimento que estamos vivendo, nas últimas décadas, transformações profundas que impactam em todas as dimensões da vida tanto individual quanto social. Esses processos ocorrem em espaços locais, mas impactam globalmente, assim como existem tendências globalizantes que impactam nos espaços locais, na subjetividade e nas relações intersubjetivas. O incremento de tecnologias acelera esses processos, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Movimento Funk carioca, cultura popular E Mercado: Limites da consciência de gênero à emancipaçâo da mulher trabalhadora.Cláudia Toffano Benevento & Luci Faria Pinheiro - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):7-28.
    O funk é hoje considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda de favelas, portanto ele reflete a vida cotidiana em comunidades do Rio de Janeiro. Este artigo consiste em uma análise crítica construída em torno das mulheres Mc’s do Movimento Funk Carioca e, tem como objetivo analisar por meio do cotidiano da mulher trabalhadora as contradições da cultura popular expressas nas músicas que alimentam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    O movimento Hare Krishna: algo novo ou uma antiga “tradição”?Leon Adan Gutierrez de Carvalho - 2019 - Dialogos 23 (1):193.
    O movimento Hare Krishna se tornou bastante popular no Ocidente, principalmente entre os anos 1960 e 1980 intrigando aqueles que esperavam por um campo religioso ocidental constituído somente pelas manifestações de cunho judaico-cristão. No entanto, em torno do tema, estudiosos e praticantes têm pensado sobre o que constituiria o movimento, deixando uma questão que parece não estar respondida claramente: seria o Hare Krishna um “novo” movimento religioso ou uma “antiga” tradição hindu? Para tentar responder a essa problemática, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Pedagogas/profesoras E seus movimentos de professoralizaçâo com a matemática.Jussara Almeida Midlej Silva & Isabela Benevides de Melo - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):27-33.
    Este texto apresenta uma investigação/formação em estágio inicial de recolha de informações, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vincula-se à seguinte questão: Como as experiências vividas com a Matemática, nos percursos de formação, se expressam na professoralidade de pedagogos/professores? Tem como objetivos analisar experiências e percursos de formação de pedagogos/professores e as possibilidades destas terem resvalado para os modos de composição da professoralidade; compreender como se evidenciam, na professoralidade de pedagogos/professores, em denominados (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    O Movimento de Jovens Pobres a Instituições Renomadas de Ensino Superior: Motivações e Contradições.Felipe Salvador Grisolia & Lucia Rabello de Castro - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-25.
    Children and youth are typically positioned as passive subjects in learning, and when talking about working class children in particular, the common belief is that attendance at school institutions will translate into social displacement; that is, that children and young people from this economic segment who invest in the study will be able rise economically. It is in this context that recent public policies aimed at maintaining and extending the presence of children and young people in educational institutions can be (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Liberdade, movimento vital E paixões: Os impasses do materialismo hobbesiano.José Nicolau Heck - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (1).
    For Hobbes, men are free as beings with a body. According to the English political theorist, there are no voluntary acts against reason. Just like irrationals and unanimated things, human beings have within themselves the principle of movement and this is the reason why they move in this or that direction, unless blocked by an obstacle. The concept of conservation , that at first sight is static and reductionist, acquires the dynamic of a civilizer self-increment involving all the varieties of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  70
    Movimento Lógico da Figura Hegeliana do Senhor e do Servo.André Oliveira Costa & Agemir Bavaresco - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):37-60.
    O presente artigo objetiva discutir a lógica subjacente ao movimento dialético da figura do Senhor e do Servo. Jean-Pierre Labarrière é quem afirma categoricamente a tese segundo a qual há uma Lógica por trás do movimento da Consciência. Ora, a questão fundamental que se coloca, nesse caso,é: qual a lógica que preside o movimento da consciência para a consciência de si, culminado em sua unidade no momento da Razão? A hipótese aqui perseguida, situando-se na esteira da interpretação (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas.Darlan Silvestrin - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):185-191.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    O Movimento de Gallarate.D. M. - 1956 - Revista Portuguesa de Filosofia 12 (2):181 - 183.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    O movimento dialético do conceito em Hegel: Uma reflexão sobre a ciência da lógica.Sofia Inês Albornoz Stein - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (2).
    Este trabalho visa analisar criticamente as posições epistemológicas hegelianas apresentadas no seu livro Ciência da Lógica, posições essas que dependem primordialmente da aceitação da validade do método dialético.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Il movimento femminile nella Coldiretti.Fiorenza Taricone - 2007 - Studium 103 (3):417-458.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  48
    O movimento de João de Santo Cristo no mundo: a via-crúcis de uma identidade.Andresa Jaqueline Toassi, Michele Caroline Stolf, Maria Chalfin Coutinho & Dulce Helena Penna Soares - 2008 - Revista Aletheia 27:139-156.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    O movimento popular por moradia e a questão urbana em Curitiba.Celene Tonella - 2005 - Diálogos (Maringa) 9 (3).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Fundamentos E dificuldades de concretização do direito à meia-entrada estudantil.Fabrício Germano Alves & Victor Scarpa de Albuquerque Maranhão - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    FUNDAMENTOS E DIFICULDADES DE CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À MEIA-ENTRADA ESTUDANTIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Movimento circolare ed esperienza della concretezza tra Platone e Hegel.Eugenio Buriano-Aimonetto - 2017 - Milano: Mimesis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado.Márcio Danelon - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):509-553.
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Os Movimentos Sociais e as Políticas Educacionais diante da Questão da Emancipação Humana: As Tendências Reais e as Novas Ilusões Repostas.César Nunes & Ronney Feitoza - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  37
    Movimento e corporeità in Patočka. Le origini aristoteliche del concetto di movimento ontologico.Elena Pagni - 2012 - Chiasmi International 14:501-518.
    Mouvement et corporéité chez Patočka.Les origines aristotéliciennes du concept de mouvement ontologiquePatočka reconnaît dans le mouvement vital de l’existence humaine le fondement ontolotique de l’ouverture-au-monde et à l’Être entier comme totalité de ce qui est: par rapport à Heidegger par contre, Patočka entrevoit dans la corporéité une dimension ontologique fondamentale pour la donation même de l’existence actuelle. C’est dans ce sens que le mouvement de l’existence prend chez Patočka une dimension ontologique fondamentale: il représente, en dernière instance, un facteur déterminant (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Movimento della relazione e Schweben nelle Fichte Studien di Novalis.Giovanni Panno - 2007 - Padova: Imprimitur.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Como usar a linguagem para precisar o movimento: uma disputa entre Platão e Heráclito.Celso Oliveira Vieira - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:97-104.
    A proposta do texto é delinear como Heráclito e Platão lidaram com o problema de usar a linguagem para falar do movimento. A perspectiva ontológica de que eles partem é quase oposta. Heráclito vê o mundo como movimento contínuo enquanto, para Platão, o que está em movimento participa, em alguma medida, das Ideias estáticas. É deste ponto de vista que no Teeteto Sócrates encarrega os Heraclitianos de criarem um novo discurso caso queiram falar da sua concepção de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  40. O corpo do movimento aproximações fenomenológicas.Luís António Umbelino - 2007 - Phainomenon 14 (1):195-208.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Sostanza, movimento, analogia: Plotino critico di Aristotele.Riccardo Chiaradonna - 2002
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  42. Il movimento filosofico neoscolastico ed il pensiero contemporaneo anglo-americano.Francesco Olgiati - 1926 - Rivista di Filosofia Neo-Scolastica 18:363.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    Il movimento delle leggi: l'ordine dei costumi in Montesquieu.Paolo Slongo - 2015 - Milano, Italy: FrancoAngeli.
  44.  29
    Ação, Comportamento e Movimento.Luiz Dutra - 2006 - Manuscrito 29 (2):637-675.
    Este artigo procura interpretar as noções de movimento, com-portamento e ação em relação umas com as outras. Primeiro, argumenta-se que o movimento é um evento nomologicamente descrito por meio de uma teoria mecânica, e seus conceitos e modelos. Igualmente, o com-portamento é o tipo de evento humano funcionalmente des-crito por meio de modelos probabilísticos que relacionam o que fazem diferentes indivíduos em circunstâncias nas quais uma descrição mecâni-ca não é explicativa de forma relevante. Assim compreendido, o compor-tamento é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Movimento da razão especulativa à razão prática em Kant: contribuições de Wilhelm Windelband para interpretação do método crítico / Movements from speculative reason to practical reason in Kant’s system: Contributions from Wilhelm Windelband to the critical method.Luis Roselino - 2008 - Kant E-Prints 3:67-87.
    This article intend to elucidate how Wilhelm Windelband employed the Kantian critic method without devoid its typical features, going through this, what is fundamental for the approach from speculative reason to practical reason would be identified. We understand that practical reason, as a theoretical interest, is prefigured on the first critic, and that the Kantian system suffers mutations until his second critic formulation. Windelband’s critical view, can offer the tips of how to interpreter Kant’s passage from speculative to practical reason, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  24
    Movimento e educação popular em Gramsci.Ronney da Silva Feitoza - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 254.
    A atualidade das teses marxistas, em questões contemporâneas, é o eixo de abordagem, em uma dimensão revolucionária, pautada na interlocução com Gramsci e marxistas contemporâneos. Traz à cena a concepção praxiológica da História, criticando os determinismos econômicos, como única fonte explicativa, partindo da práxis como ação coletiva dos seres humanos. Investiga as possibilidades de emancipação humana, através do movimento e da educação popular, partindo de ideias que se inscrevem na perspectiva do materialismo histórico e dialético, na luta pela humanização (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Occupy: Movimentos de protesto que tomaram as ruas.Mari Cecília Pereira de Almeida - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:267-270.
    Resenha sobre o livro Occupy : Movimentos de protesto que tomaram as rua.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Il movimento neotomista piacentino iniziato al Collegio Alberoni da Francesco Grassi nel 1751 e la formazione di Vincenzo Buzzetti.Giovanni Felice Rossi - 1974 - Città del Vaticano: Pontificia Accademia teologica romana : Libreria editrice vaticana.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Il movimento antibayliano nel Mezzogiorno d'Italia dal Piro al Genovesi.Pietro Addante - 1982 - Bari: Edizioni Levante.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Movimentos feministas e ressignificações linguísticas.Celia Amorós - 2008 - In Marcia Tiburi & Bárbara Valle (eds.), Mulheres, filosofia ou coisas do gênero. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. pp. 12--39.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000