10 found
Order:
  1.  6
    A atuação do Profissional de Educação Física e as novas din'micas das atividades físicas escolares e extraescolares.Cesar Adriano Ribeiro Nunes - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Analisa a conjuntura da disseminação da COVID 19, os impactos na prática profissional do professor de Educação Física com a impossibilidade ou a redução de atuação em espaços fechados e de convivência como academias e meios coletivos, e a urgente necessidade de assimilar novos protocolos de saúde pública na oferta de qualidade de vida, de promoção de bem-estar e de práticas de Educação e de Desenvolvimento de Atividades física sistematizadas. Estuda as possibilidades de compreensão da atuação do Profissional de Educação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego.Rosane Wandscheer Bortolini & César Nunes - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):21-36.
    A compreensão originária da paidéia grega sempre acompanha a formação de educadores e de pesquisadores em Educação. Trata-se de um tema que nos remete às origens da Educação e da compreensão do discurso filosófico e político sobre a Educação e suas dimensões. Apresenta-se a paidéia como princípio fundante voltado para o entendimento da formação social, política e cultural do povo grego a partir da problemática em torno da constituição histórica e filosófica dessa matriz Educacional. O objetivo foi abordar sobre os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Educação em direitos humanos no Brasil e em Portugal.César Augusto Ribeiro Nunes & Rafael Mário Iorio Filho - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Estudo histórico-crítico sobre a relação entre Direito, Educação e Política, desenvolvido a partir de fontes teóricas do Brasil e de Portugal sobre o tema da Educação em Direitos Humanos. Investiga as origens econômicas, políticas e sociais identitárias dos Estados brasileiro e português, a partir da intrínseca relação existente entre o processo de colonização e a contraditória transformação das sociedades nos respectivos períodos de redemocratização, alcançados no final do século XX. Apresenta a luta pelos Direitos Humanos, no Brasil e em Portugal, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Homenagem a Carlos Paiva.César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 260.
    Homenagem a Carlos Paiva, acadêmico e doutorando do Grupo PAIDEIA, por ocasião de seu falecimento.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Os Movimentos Sociais e as Políticas Educacionais diante da Questão da Emancipação Humana: As Tendências Reais e as Novas Ilusões Repostas.César Nunes & Ronney Feitoza - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  38
    O novo plano de direitos humanos e a questão do trabalho no Brasil.César Augusto Ribeiro Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 203.
    Pesquisa acerca das mudanças das relações de trabalho no cenário mundial da economia neoliberal atual, marcada pelos passos e descompassos entre a matriz legal advinda da Direito do Trabalho e a flexibilização dos direitos laborais da atualidade. Pretende-se, a partir da compreensão da denominada “crise do trabalho”, definir argumentos que permitam responder a questão central: qual o futuro das relações de trabalho e, principalmente, do direito do trabalho nas sociedades modernas. Na seqüência, reflete-se sobre o Novo Plano Nacional de Direitos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  28
    Política, sexualidade e educação.César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 4.
    Apresenta a natureza e identidade filosófica e política dos estudos sobre Sexualidade e Educação Sexual. Apresenta as definições sobre Sexo e Sexualidade a partir de matrizes epistemológicas e políticas: a dimensão procriativa mais próxima do conceito de sexo e a significação cultural, subjetiva e civilizatória ligada à conceituação de Sexualidade. Destaca a concepção emancipatória de pesquisa e educação sexual. Aponta elementos para uma política de formação de educadores no campo da Sexualidade e Educação Sexual. Fundamenta-se numa abordagem histórica e culturalista (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Gramsci ea educação.Carlos Roberto Paiva, César Apareciddo Nunes & Régis Henrique dos Reis Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Os pressupostos filosóficos do cooperativismo educacional no estado de São Paulo.Maria Cristiani Gonçalves Silva & César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 244.
    O presente ensaio pretende analisar o Cooperativismo Educacional no estado de São Paulo, em suas formas institucionais, agora voltados para a organização escolar a partir de 1980. O cooperativismo educacional ocupou um lugar de destaque, com um discurso aparentemente renovador, pois tanto pretendia formar o indivíduo integralmente, afirmando superar a ética da competição pela ética da cooperação, de modo a superar a tradição administrativa hierárquica da escola pública e privada e, apresentar, inclusive, supondo desencadear disposições políticas emancipatórias para todos os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  19
    Política, Educação e a Realidade Educacional e Escolar.Gustavo Bolliger Simões & César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 1.
    Apresentamos o segundo volume da produção de textos e artigos derivados do I Simpósio Nacional sobre Política, Ética e Educação, ocorrido em junho de 2008 na Universidade Estadual de Campinas. A proposição e realização deste evento fora efetivada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, mais precisamente sob a responsabilidade de uma de suas linhas de pesquisas, denominada Política, Ética e Educação. O volume I foi publicado no primeiro semestre desse ano e esse segundo volume versou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark