Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro

Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz questionamentos sobre os desafios e perspectivas da formação docente nos voltando, novamente, para a discussão entre ciência, religião e política. Sendo assim, o presente trabalho nos traz muitas interrogações sobre algumas questões que perpassam a questão religiosa e são pertinentes ao debate educacional. Diante da organização e expressões de fé demarcados por discursos e ações de estudantes visamos trazer breves reflexões sobre o ensino de Sociologia no cotidiano escolar e despertar atenção para a presença de movimentos religiosos no espaço universitário.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,475

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Import'ncia Do Ensino de Filosofia Em Uma Escola Do Campo Fruto Do Processo de Reforma Agrária.Michele Barcelos Corrêa - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):113.
Ensino Religioso Para a Autonomia: Notas Sobre Religiosidade, Educação e Diversidade.Elisa Rodrigues & Giovanna Sarto - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:27-46.
Ciência, religião e escola.Saulo Quintana Gomes & Silvia Fernanda de Mendonça Figueiroa - 2022 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 25:66-82.

Analytics

Added to PP
2023-07-06

Downloads
10 (#1,183,881)

6 months
8 (#350,876)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references