Results for ' crise da civilização'

1000+ found
Order:
  1.  3
    Problema Gnosiológico da Representação.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):41-55.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre o problema gnosiológico da representação e seus impactos metafísicos, antropológico e científicos. Investiga as bases filosóficas primárias do aspecto gnosiológico da representação, enquanto modelo cognoscitivo da realidade, vislumbrando uma ruptura entre a representação e o ser ao longo de um complexo movimento de transformação nos fundamentos da vida espiritual e intelectual da civilização ocidental, operada na concepção nominalista das coordenadas do universo mental do homem antigo-medieval. Reconhece os efeitos mais notáveis da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Odor, chamas e fumaça: a Covid e a incendiosa crise da razão.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):51-63.
    O texto parte de um diagnóstico fenomenológico: o de que toda emergência pandêmica (como a da covid, por exemplo) é o sintoma fatídico de um estado de crise motivado nas entranhas mesmas ontológicas da racionalidade tal qual toma forma em nossa cultura no Ocidente. A tarefa do pensamento não consiste em destruir a razão, mas salvaguardá-la ante o perigo, sempre iminente, do irracionalismo. Assim, toda forma de obscurantismo emerge como uma figura decadente tendo como pano de fundo sintomático a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    As relações entre história e literatura no contexto da actual crise da dimensão social da narrativa historiográfica.Luis Adão da Fonseca - 2004 - História 1:265-278.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A 'crise de paradigmas' nas Ciências Sociais, uma questão relativa à teoria da história?Diogo da Silva Roiz - 2006 - Topoi 7 (12):261-266.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Antropoceno e a Contribuição da Eudemonologia Schopenhaueriana Para Pensar a Crise Ambiental.Iasmim Martins Souto & Michelle Bobsin - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85340.
    A ideia de um novo período geológico expressa pelo conceito de Antropoceno nos dá a dimensão do impacto humano sobre a Terra. Nós, os humanos contemporâneos, somos uma força geológica, ou melhor, o nosso modo de existência se tornou essa força. Relatórios do Painel do Clima da ONU, dados climatológicos, projeções, entre outras fontes científicas, tornaram-se objetos de interesse da reflexão filosófica sobre o futuro em um planeta fortemente impactado pelos excessos da civilização tecnológica. Tal situação impõe à filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    A questão sul-africana: literatura, colonialismo e masculinidades em Marie, de H. Rider Haggard.Evander Ruthieri da Silva Ruthieri da Silva - 2018 - Dialogos 22 (1):229-246.
    O escopo central do artigo converge na análise e problematização das relações entre colonialismo e masculinidade na produção literário-intelectual do romancista H. Rider Haggard, com destaque para seu romance Marie. A narrativa literária cinge elementos da ficção e realidade ao narrar eventos do passado sul-africano, em especial o Great Trek, período de migrações e deslocamentos de colonos bôeres na década de 1830. No cerne de um contexto imaginado com as marcas da violência e do martírio, Haggard retrata a formação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Introdução à problemática da fundamentação ético-política na era da ciência segundo a filosofia pragmático-transcendental de Karl-oito Apel.Regenaldo Rodrigues Da Costa - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):401-415.
    A situação atual do ser humano é deuma crise global na qual as ameaças de guerranuclear, de desastre ecológico e de colapsoeconômico apontam para o extermínio da biosferahumana. A racionalidade técnico-cientifica tornoupossível esta situação de crise, entretanto, elaprópria torna impossível a fundamentação racionalde uma ética que nos leve, em face do perigocomum, a assumir coletivamente a responsabilidade.Apel, porém, contesta a racionalidadetécnico-científica e defende a fundamentaçãoracional, intersubjetiva, de uma necessária orientaçãoético-politica capaz de lidar com os grandesdesafios que põem em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  65
    A crítica de Alasdair MacIntyre à concepção de linguagem das tradições filosóficas analítica e continental.Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):11-19.
    Em sua perspectiva filosófica, Alasdair MacIntyre, filósofo contemporâneo escocês radicado nos Estados Unidos, propõe o rompimento das fronteiras disciplinares acadêmicas convencionais, de modo a resgatar uma unidade das práticas com o auxílio da tradição, retraçando o lugar das virtudes na vida humana. Uma das etapas dessa tarefa consiste na análise da crise da linguagem da moralidade, que tem seu lugar de destaque no fracasso do projeto iluminista de justificar racionalmente a moralidade. Nesse sentido, podemos perceber a visão de MacIntyre (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    A utilidade do inútil - um manifesto.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Revisitando o passado em tempos de crise: federalismo e memória no período regencial (1831-1840).Luiz Geraldo Santos da Silva & Ariel Feldman - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):143-163.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Concílio de Trento: uma trama de crises e decretos nos passos de uma Ecclesia semper reformanda.Jamerson Marques da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):130-150.
    This article looks for scanning the History of the Council of Trent emphatically in what concerns to the antecedents that went through its path and culminate in it. Under the key of an “Ecclesia semper reformanda” we look for understanding the internal reformations in the Church of that age not as private diligences to the Council's motion, as if the Council was the great awakener of a monolithic Church to the needs of an intrareformation, but, despite this, aiming the history (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Sofrimento mental e religião no mundo contempor'neo: da crise de sentido à retomada da capacidade de transcendência e de responsabilidade em Viktor Frankl.Carmen Renata da Silva Carvalho - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Retomar a crítica interna do capitalismo? Revisitando a análise das crises em Problemas de legitimação no capitalismo tardio de Habermas.Leonardo Jorge Da Hora Pereira - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 1 (21).
  14. Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Educação civilizatória.Vagner da Silva - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    O presente artigo estabelece uma relação entre quatro elementos que não são usualmente associados no pensamento de Nietzsche: moral, democracia, educação e civilização. Buscamos mostrar que a democracia se baseia na moral e para isso cria um processo educacional que tem como objetivo manter as estruturas civilizacionais existentes. Neste percurso explicamos como os tipos humanos inferiores promovem o rebaixamento da vontade de poder dos tipos humanos superiores, criando um padrão civilizatório que valoriza acima de tudo o que é inferior (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Arendt e Foucault: Considerações Sobre Filosofia e Democracia.Anderson A. Lima Da Silva - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    A condenação legal de Sócrates pelo júri democrático ateniense no ano de 399 a. C. ofereceu copiosa matéria reflexiva no que toca às relações entre filosofia e política. Segundo Hannah Arendt, trata-se de um ponto de inflexão que viria a respaldar, a confeccionar certo estatuto e “lugar” ao filósofo – e sobretudo ao “pensador profissional” –, estabelecendo, concomitantemente, “nossa tradição do pensamento político”. Ressalta, nessa direção, a abertura do “hiato entre filosofia e política”, entre pensamento e ação, a cisão entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  45
    Aprender versus ensinar: Charles Sanders Peirce e a universidade americana do final do século XIX.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1982 - Trans/Form/Ação 5:77-84.
    For Charles Sanders Peirce, the criterion for the intellectual work and for the conduct of the life of a thinker was absolute rigor in the construction of concepts and strict experimental verification - this outlook caused a complete separation of scientific and philosophical work from any apologetic function. The view that all knowledge of the world of experience and even the knowledge elaborated by Mathematics is intrinsically probable and fallible opposed every and any dogmatism and even the "a priori" of (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    O Leviatã hobbesiano e o medo de poderes invisíveis: reflexões filosóficas durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Educação e Filosofia para além dos processos de domesticação e bestialização dos indivíduos.Davi Da Costa Almeida - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):765-787.
    Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos Resumo: O presente artigo traça um paralelo entre a educação, a ética e o ensino de filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos na contemporaneidade. Tal problemática tem seu ponto de partida com a crise do humanismo que afeta toda a estrutura educacional. Dentro deste contexto da crise do humanismo podemos nos perguntar: qual é a função da escola desde (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Isenções Tributárias Nos Municípios Brasileiros: A Iniciativa Parlamentar e a Necessidade de Estudos Prévios de Impacto Econômico-Orçamentário.Guilherme Aparecido da Rocha & José Eduardo Costa Devides - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):222.
    O presente artigo analisa a compatibilidade das leis de iniciativa parlamentar que instituem isenções tributárias em face da Constituição da República de 1988 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, no contexto de crise econômica. Em conclusão, observou-se o risco de consequências prejudiciais ao Estado se não for enfrentado o problema da legalidade das leis tributárias de iniciativa parlamentar. O método de abordagem utilizado na pesquisa foi o dialético jurídico, notadamente à confrontação dos modelos econômicos de John Maynard Keynes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    A utilidade do inútil – um manifesto.Vinicius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Contra o utilitarismo na educação e na ciência.Vinícius Carvalho Da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional, mas inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas especializadas em formar não cidadãos críticos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa biográfica. [REVIEW]Francisco das Chagas Silva Souza & Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):561-578.
    A pesquisa biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente”. Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Neologia na formação do latim.Christiane Lima da Camara Monteiro - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):51-64.
    Embora a expressão ‘neologismo’ nos dê a impressão de uma palavra exótica, que causa uma certa estranheza ao usuário da língua, ela, na verdade, refere-se a qualquer palavra recém-criada que entra em uso num idioma. Toda língua, em seu estágio inicial, é simples, rudimentar e refere-se, principalmente, ao concreto. Conforme a sociedade vai-se aprimorando e tornando-se complexa, também a língua usada por essa sociedade vai-se aprimorando, refinando, atendendo às necessidades de seus falantes. Com o latim não foi diferente. Para se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Os Moxihatëtë Thëpë e a Educação Matemática?Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo & Elizabeth Gomes Souza - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:421-442.
    A floresta amazônica é um espaço disputado por diferentes atores, que possuem distintas formas de entendimento e relações com a floresta. Essas diferenças se tensionam, pois se de um lado, a terra e seus seres naturais são entendidos como ‘recursos’ que podem ser explorados a partir de uma lógica privada, por outro lado, para o povo Moxihatëtë thëpë da amazônia - povo Yanomami-, os seres humanos são coabitantes da terra-floresta, entendida como um ser vivo composto de incontáveis seres vivos. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  25
    O corpo doente: covid-19 e a crise do contrato social.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e9.
    Na introdução de seu livro Leviathan, Thomas Hobbes elabora uma precisa analogia entre corpos, sendo o Estado um corpo político semelhante ao corpo natural. Para isso, o Estado possuiria uma vida artificial análoga à vida natural que permitiria o seu próprio movimento artificial. Com o surgimento do neoliberalismo no século XX, temos uma intensificação das regras do mercado sobre o poder político, o que levou inevitavelmente a ruptura com o contrato social que garantia direitos para toda população. Aproveitando a pandemia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A identidade mítica de Roma.Amós Coêlho da Silva - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):19-25.
    A preocupação humana com o tempo. O mito como revelação. A linguagem simbólica do homem. A identidade como tema épico. O mito grego e o latino. Quanto aos contatos históricos, o que se preservou do estoque mítico indo-europeu na civilização romana. O caldeamento social com os etruscos e os gregos e a formação da religião romana.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    O Amor de deus, a liturgia E o mundo atual.Rafael Ferreira da Silva - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):157-169.
    Uma palavra universal, existente desde a primeira forma de conscientização do homem, amor. Palavra que poeticamente, se disser que é tão antiga quanto se faz nova. A grande questão abordada sobre o amor, é se sua essência como expressão do que é, nas relações humanas e na relação com a vida, ainda possui o seu conceito original ou se perdeu ao longo dos anos? O amor de Deus não muda e perpassa a história., mesmo que no período presente, a palavra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação".Luiz Marcos da Silva Filho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  27
    Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como par'metro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis.Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa & Eduardo Oliveira Sanches - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020018.
    Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Schopenhauer em Signos: maquinismo e livre-arbítrio no magnetismo do amor.Roberto da França Neves - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):189-206.
    A publicação de Signos (1897), de Nestor Victor, é um marco na expansão conceitual do Simbolismo no Brasil e nas reflexões acerca dos problemas da civilização no fim de século. Verifica-se nos seus contos a presença do heterodiscurso, sendo fundamental a voz de Arthur Schopenhauer, tendo como referência a sua obra Metafísica do Amor. Por outro lado, o narrador desenvolverá uma voz que se oporá ao maquinismo do amor, a essa determinação dos sentimentos pelo dever biológico. No universo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Ciência e Tecnologia Na Antiguidade Africana.Nazito Pereira da Costa Júnior - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este artigo apresenta uma investigação sobre as produções científicas e tecnológicas ocorridas naantiguidade africana. Discute as várias realizações da ciência e tecnologia nas antigas civilizações doNorte da África e da África subsaariana, como também a cultura e os costumes. Desmistifica a falsaideia de que a África não teve uma história nem teria produzido conhecimento nenhum relevante, alémde ter sido injustamente considerada como civilização obscura e atrasada. Através de pesquisasrelevantes de filósofos europeus, estadunidenses e africanos como Cheikh Anta Diop, Molefi (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Sofrimento e pandemia: uma reflexão fenomenológica existencial sobre os modos de vida e sofrimento “psíquico” na pandemia de Covid-19.Samira Meletti da Silva Goulart - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):126-139.
    O presente trabalho se propõe a refletir acerca do sofrimento emergido em meio à grave crise sanitária instalada pela pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), considerando as mudanças nas dinâmicas de vida da população como a adoção de medidas de distanciamento social, quarentena, uso de máscaras, dentre outras contingências que transformaram o cotidiano e o ritmo das existências contemporâneas. O crescente número de casos e mortes, as modificações nas rotinas de casa, trabalho e relações sociais vêm repercutindo na saúde mental (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  68
    Resenhas v. 4 n. 8.Amauri Carlos Ferreira, Antônio Francisco da Silva, Ivonei Antônio de Oliveira, João Batista Libanio, Lindomar Rocha Mota & Roberlei Panasiewicz - 2006 - Horizonte 4 (8):153-171.
    SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente . (Religious teaching and teacher qualification) Amauri Carlos Ferreira SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Gênese do pensamento único em educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. (Genesis of an only thought in education: franciscanism and Jesuitism in the history of Brazilian education) Antônio Francisco da Silva TREVISAN, A. Santo Tomás de Aquino – O Credo: tradução, prefácio, introdução e notas. (Saint Thomas of Aquinas – The Creed: translation, preface, introduction and notes) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Dilemas educacionais.Floriano Euclides Gomes da Silva Silva & Mariana Pícaro Cerigatto - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    O artigo visa discutir no campo educacional a presença das tecnologias e suas influencias quanto à crise de desempenho do indivíduo dentro da sociedade, analisar como a escola e a educação passaram a lidar com a propagação de informações por parte dos alunos, e compreender os impactos advindos desse isolamento social provocado pela Pandemia da COVID-19. Com base em autores como Foucault (2009), Han (2018), França (2018) e Serres (2013). Concluindo que se deve ter criticidade ao utilizar esses recursos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    O Pensamento político de Cunha Leal nos anos 1960.Júlio Rodrigues da Silva - 2017 - Cultura:313-328.
    O pensamento político de Francisco Pinto da Cunha Leal (1880-1970) sofreu uma constante evolução ao longo da sua vida pública. A emergência do Estado Novo, nos anos 30 e 40 do século XX, tornou-o num oposicionista, levando-o a denunciar as suas violências e a desconstruir os seus mitos numa intransigente defesa da democracia. Nos inícios dos anos 60, confrontado com as novas realidades políticas, nascidas da Guerra Fria (1947-1991) e da crise do sistema colonial português (1961), aproveitando a relativa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Esclarecimento e dominação masculina.Patrícia da Silva Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):313-334.
    Resumo O objetivo deste artigo é interpretar o livro Dialética do esclarecimento e seus principais argumentos, considerando a dominação masculina que perpassa a racionalidade moderna. Para isso, sugere-se uma interpretação acerca do entrelaçamento entre mito e esclarecimento, durante o processo de civilização ocidental, indicando que os argumentos de Adorno e Horkheimer tomam a modernidade como um projeto fundamentalmente masculino.This article aims to interpret the book Dialectic of Enlightenment and its main arguments considering the masculine domination which permeates the modern (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  7
    Ética, sustentabilidade e sociedade: desafios da nossa era.Marie Agnes Chauvel, Marcos Cohen & Alessandra de Mello da Costa (eds.) - 2009 - Rio de Janeiro, RJ: Mauad X.
    'Ética, sustentabilidade e sociedade - desafios da nossa era' reúne estudos de diferentes áreas do conhecimento - Filosofia, Administração, Geografia - que tem em comum o foco nas questões éticas, como a corrupção no meio político e a crise ambiental planetária. Entre a violação à ética na política brasileira e o desafio de sobrevivência do planeta, variados temas são discutidos. Os pesquisadores também se defrontam com outras vertentes comportamentais, como as relacionadas ao ambiente e ao consumo sustentável.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Adeus, Geronimo.Daniel Afonso da Silva - 2016 - Dialogos 20 (2):193.
    “Geronimo” foi o codinome atribuído a Osama Bin Laden pelas forças especiais americanas. Muito antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, “Geronimo” já vinha sendo procurado mundo afora. O após 11 de setembro, a procura foi apenas intensificada. Com a chegada de Barack Obama, foram implantadas diversas estratégias – como ampliação das forças especiais e utilização ostensiva de drones – para efetivamente neutralizar “Geronimo” e seus seguidores. Em 2 de maio de 2011 “Geronimo” foi, enfim, eliminado. Logo em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    A peste em Atenas: lições para os tempos de pandemia de Covid-19.José Lourenço Pereira da Silva - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e40.
    O artigo apresenta e discute a descrição e a análise que Tucídides realiza da peste ocorrida em Atenas no início da guerra do Peloponeso. O objetivo é buscar lições para os tempos de pandemia de Covid-19 no exame feito pelo historiador dos impactos morais e sociais das crises.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    Progresso e não determinismo científicos a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. [REVIEW]Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva & Maria de Fátima da Silva Verdeaux - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):244-266.
    O presente texto busca na epistemologia de Thomas Kuhn aportes teóricos sobre a forma como a Ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma Ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, Ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e Ciência extraordinária, com base na obra A Estrutura das Revoluções Científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, a fundamentos que permitem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    “Não queremos ser o futuro, somos o presente”: des-outrizar as subjetividades por um processo formativo decolonial.Fábio Gonzaga Gesueli & Tamires Da Silva Oliveira - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):119-135.
    O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento desse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Segurança Alimentar e Nutricional Em Tempos de Covid-19: Impactos Na África, América Latina e Portugal.Maitu Abibo Buanango, Lilian Fernanda Galesi-Pacheco, Yudi Paulina Garcia Ramirez, Cristina Amaro da Costa, Jaqueline Sgarbi Santos, Ana Pinto de Loura & Carla Maria Vieira - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (16):100-117.
    Economic and sanitary crises have great repercussions on access to food and the health of the population. In this context, austerity policies can have devastating effects on social rights. The purpose of this essay is to reflect on the impact of various types of crises on the Human Right to Adequate Food and Nutrition (DHANA) and on Food and Nutritional Security (SAN) of vulnerable populations and to identify of public policies, programs and actions developed based on the relief of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Das epistemologias do Sul a um novo Ethos Sulista: comunidades tradicionais e responsabilidade ambiental.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):439-454.
    RESUMO: Pretende-se, com este artigo, analisar como a noção de epistemologias do Sul possibilita pensar também em um ethos sulista, no sentido de que a crise ambiental que assola a civilização tecnológica, crescida sob os auspícios do saber científico moderno, acabou por levar ao maior impasse ético da história humana, aquele que põe em xeque a própria possibilidade de sua existência no futuro. Dessa forma, almeja-se analisar como as comunidades tradicionais representam a concretização fática daquilo que o filósofo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  9
    O enigma da palavra: Levinas e a afasia do mundo contempor'neo.Marcelo Fabri - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:132-142.
    A crise do mundo contemporâneo pode ser interpretada em grande medida como uma crise da palavra. Levinas afirma que fazemos parte de uma civilização de afásicos, dominada por um silêncio desconcertante e desumanizante. Para ele, sem a palavra que vem de uma alteridade radical, o pensamento seria apenas um acúmulo de informações, sem nenhuma orientação. Tampouco conseguiríamos manter viva a busca da verdade, que é animada pelo desejo do outro. Argumentamos no sentido de mostrar que a palavra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    A morte da bailarina.Nancy Mangabeira Unger - 2009 - Horizonte 7 (15):157-166.
    A história do Ocidente pode ser lida de acordo com o sentido da palavra grega hybris : transgressão, presunção, desmesura. Hoje, vivemos o ápice de um percurso marcado pela desejo de tudo dominar. Por sua extrema gravidade, a crise contemporânea nos coloca diante da responsabilidade de questionar a própria dimensão na qual pensamos, e a maneira em que compreendemos nossa identidade enquanto humanos e nosso lugar na totalidade do real. Palavras-chave : civilização ocidental; crise; hybris ; questionamento.The (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  36
    Dissertações e Teses v. 3 n.6.Ibraim Vitor de Oliveira, Roberlei Panasiewicz, Rodrigo Coppe Caldeira & Antônio Francisco da Silva - 2005 - Horizonte 3 (6):133-138.
    OLIVEIRA, Ibraim Vitor de. Arché e Telos. Niilismo filosófico e crise da linguagem em Fr. Nietzsche e M. Heidegger. PANASIEWICZ, Roberlei. A virada hermenêutica da teologia e o pluralismo religioso: um estudo sobre a contribuição da Teologia Hermenêutica de Claude Geffré à Teologia das Religiões. CALDEIRA, Rodrigo Coppe. O influxo ultramontano no Brasil e o pensamento de Plínio Corrêa de Oliveira. SILVA, Antônio Francisco da. Álvaro Negromonte: modernidade, religião e educação. Uma tentativa de aproximação entre o público e o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    A Filosofia da Educação como hermenêutica da contemporaneidade.Antonio Joaquim Severino - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):7.
    O ensaio apresenta as grandes linhas do pensamento filosófico-educacional do Pedro Goergen, defendendo a posição de que ele pratica a Filosofia, em geral, e a Filosofia da Educação, em particular, como uma hermenêutica sustentada por reflexão rigorosa e crítica sobre a dimensão sociocultural, na perspectiva longitudinal do tempo histórico, abordando os contrapontos, as rupturas e continuidades, particularmente entre a modernidade e a pós-modernidade. Procede a um diagnóstico da profunda crise, de natureza ética e política, da civilização atual, sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A crise da universidade pública eo neoliberalismo.Ricardo Abreu - forthcoming - Princípios.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica.Edmund Husserl - 2008 - Lisbon: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
1 — 50 / 1000