“Não queremos ser o futuro, somos o presente”: des-outrizar as subjetividades por um processo formativo decolonial

Páginas de Filosofía 10 (1):119-135 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento desse pensamento na filosofia liberal europeia, no século XVIII. Assim, queremos produzir uma discussão acerca dos dispositivos coloniais de poder e a violência operada por eles na construção das subjetividades, propagando discursos assimilacionistas e outrificadores em relação às diferenças culturais, naturalizando e imputando, via discursos racistas, determinadas características de cunho ontológico. Com isso, visamos enunciar que é possível a elaboração de uma prática decolonial libertária, pautada na construção de categorias éticas e políticas permeadas pela luta antiracista.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,164

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Nosotros, los de entonces.Pelayo Pérez García - 2003 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
El concepto de espera en Dos discursos edificantes de 1843.Leticia Valadez - 1993 - Tópicos: Revista de Filosofía 5 (1):201-215.
Tiempo, ciudades y trabajos para un planeta en crisis.Encina Villanueva - 2012 - Critica: La Reflexion Calmada Desenreda Nudos 62 (980):8-10.
La esperanza del futuro.José San Miguel Hevia - 2006 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
É possível sair do presente? Uma teoria prospetiva.Eduardo Duque - 2014 - In Emília Araújo, Eduardo Duque, Mónica Franch & José Durán (eds.), Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo - As crises, As Fases e as Ruturas. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / Centro de Investigação em Ciências Sociais - UMinho. pp. 154-169.
Presente y futuro de la ética.Fernando Rodríguez Genovés - 2012 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
La bioética hace futuro.Alfredo Marcos - 2019 - Arbor 195 (792):506.
El dolor futuro como preocupación presente.Adaora Onaga - 2022 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 65:133-152.

Analytics

Added to PP
2022-04-08

Downloads
7 (#1,305,092)

6 months
7 (#328,545)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references