Results for ' História dos Conceitos'

1000+ found
Order:
  1.  9
    Considerações acerca da noção de história no conceito de genealogia nietzschiano.Fernanda dos Santos Sodré - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):215-226.
    The general objective of this article is to discuss the concept of genealogy created by Friedrich Nietzsche. Our hypothesis is that Nietzsche allies himself to a certain notion of history to create this concept. It is then a matter of investigating to what extent Nietzsche takes history as a hieroglyphic writing and how this conception of history cannot be thought of from his understanding of origins. Thus, the relationship that Nietzsche establishes with history is another, which does not belong to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    A história do conceito de história - doi: 10.4025/dialogos.v18i2.871.Flavia Renata Machado Paiani - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Descolonizando a Mente e o Olhar: “Xala” e a Impotência do Estado Pós-colonial.Jonas Do Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):163-182.
    Entre as décadas de 1960 e 1970, na esteira das lutas anti-coloniais em África, vê-se surgir através do cinema a possibilidade de construção de uma identidade africana e uma autonomia cultural e política do continente. A linguagem cinematográfica configurou-se, naquele momento, numa ferramenta de discurso diante da dificuldade de escrita da História. A câmara, assim, tornou-se uma arma para a denúncia da impotência da classe política africana e, além disso, um meio para a reivindicação de uma imagem descolonizada do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  73
    Literatura e Religião: a relação buscando um método (Literature and Religion: The search for a method - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p29. [REVIEW]Joe Marçal Gonçalves dos Santos - 2012 - Horizonte 10 (25):29-52.
    Um estudo sobre a relação entre literatura e religião tomando ambas como expressão de produtividade da interpretação no contexto da Modernidade. O artigo aborda os pressupostos filosóficos da relação entre história da salvação e história da interpretação, e suas consequências para a consciência histórico-cultural do Ocidente, tal como examinado por Gianni Vattimo. Segundo este, o legado do Cristianismo se atualiza na Modernidade tardia em termos de produtividade da interpretação, ampliando a noção de linguagem e discurso por suas implicações (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    ética e a metaética de Michael Ruse: do altruísmo à teoria do erro.Juliano Santos do Carmo & Mariana Marques Burkle - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):33-47.
    O objetivo central do trabalho é analisar a posição evolucionista proposta por Michael Ruse a respeito da ética no âmbito de primeira e de segunda ordem. Para cumprir com este objetivo, inicialmente distinguiremos a posição evolucionista de Ruse, de fundamentação darwiniana, com a posição evolucionista clássica, de fundamentação spenceriana. Mostraremos como Ruse inicialmente reformula a ética evolucionista spenceriana, tornando o âmbito da ética substantiva descritivo, e não mais prescritivo, a partir da compreensão correta do conceito de altruísmo. No âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    A estética dos extremos: notas sobre a relação entre a arte rupestre e a reprodutibilidade técnica em Theodor Adorno.Jéverton Soares dos Santos & Robson da Rosa Almeida - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):427-452.
    O artigo propõe uma aproximação entre dois campos de pesquisa distintos, mas com notórias afinidades eletivas: o campo da arqueologia e o da estética filosófica. Pretende-se saber de que modo, no interior do pensamento dialético de Adorno, articulam-se os conceitos de pré-história e proto-história, tendo como fio condutor a temática da arte rupestre e a sua contrapartida moderna, isto é, a reprodutibilidade técnica. Tal aproximação tem como ponto de partida um instigante parágrafo da obra póstuma de Adorno, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  23
    A historiografia e o tempo na Mesopot'mia.António Ramos dos Santos - 2006 - Cultura:63-76.
    Neste pequeno trabalho pretende-se estabelecer a ligação entre a noção de tempo e a ideia de historiografia e de história que possuíam os povos da antiga Mesopotâmia. A essência dos conceitos está ligada ao legado sumério, sendo os semitas seus claros seguidores apesar das especificidades introduzidas por estes últimos. Sequência temporal e dinastia são exemplos de conceitos introduzidos por esses povos.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    O lugar da filosofia na contemporaneidade.Claudecir Dos Santos & Odair Neitzel - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):66-78.
    A distinta experiência de ocupar e ser um lugar na história da humanidade pode simbolizar, ao mesmo tempo, força e fraqueza de quem vivencia esse fenômeno. Contudo, quem consegue esse feito, conquista a condição de reencontrar-se em diferentes tempos históricos, rever sua essência e avaliar sua existência. Este é o caso da filosofia. Ao longo da história, ela tanto ocupou um lugar, como também foi esse lugar. E hoje, qual é o lugar da filosofia? É em torno dessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  35
    Teologia política E utopia social: Apontamentos sobre a concepção messiânica de justiça de Walter Benjamin.Jéverton Soares dos Santos - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):45-67.
    Partindo de premissas teóricas totalmente diferentes e até incompatíveis Jacques Derrida e Axel Honneth chegam a uma conclusão bastante semelhante sobre o significado político do messianismo de Walter Benjamin: trata-se de uma tentativa de fundamentar uma forma terrorista de ação política. Não estou seguro que essa seja a melhor interpretação do significado político do messianismo de Benjamin, ainda que não negue que em diversas passagens dos escritos do autor a impressão que fica é exatamente essa. Como alternativa hermenêutica sugiro cotejar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Insturatio, revolutio: docta spes.Maria das Graças de Souza do Nascimento - 2000 - Discurso 31 (31):365-382.
    A Antiguidade não conhecia o conceito de revolução política como irrupção do absolutamente novo. A concepção histórica que foi progressivamente forjada na modernidade considera o curso dos acontecimentos como um processo sem princípio e predeterminados. E no interior desta concepção que pode nascer a idéia de revolução como irrupção do novo na história. O artigo organiza-se em torno das expressões argumenta spes, de F. Bacon, les raisons de notre espérance, de Condorcet, e docta spes, de E. Bloch.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade pode (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  6
    Narrativa e história acerca do conceito freudiano de construção.Carlota Ibertis - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):315.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  30
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Função do Conceito de Idéia Inata na Prova da Existência da Subst'ncia Infinita Apresentada na V Meditação de Descartes.Ethel Rocha - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).
    No presente artigo pretendo examinar a função do conceito de idéia inata no contexto da argumentação cartesiana da V Meditação das Meditações Metafísicas. Minha hipótese é a de que se trata de um conceito fundamental para garantir a distinção entre idéias de essências forjadas pelo pensamento de idéias de essências verdadeiras e imutáveis. Com essa análise pretendo mostrar que a V Meditação, bem como todas as outras tem um caráter fundamentalmente epistemológico: Descartes ali pretende apresentar os critérios para o reconhecimento (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Metamorfoses do conceito de literatura na arqueologia de Foucault.Caio Souto - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    A elaboração de um conceito de literatura, por Foucault, esteve atrelada às demais problematizações caras à arqueologia como as da linguagem, da vida e do estatuto filosófico do homem. Após História da loucura, Foucault publica diversos textos em que analisa o domínio literário. Nessas análises, observa-se o exercício de modificação de um conceito de literatura, o qual obteve uma primeira formulação em meados da década de 1950 nos escritos fenomenológicos de Foucault e passou a ganhar uma importância cada vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A fundamentação do conceito de possibilidade objetiva na metodologia weberiana.Henrique F. F. Custódio - 2012 - Dissertation,
    Esta dissertação investiga a fundamentação do conceito de possibilidade objetiva, elaborado por Max Weber em sua obra Estudos críticos sobre a lógica das ciências da cultura. Foi aqui examinado, particularmente, a segunda seção intitulada “Possibilidade objetiva e causação adequada na consideração causal da história”. Na primeira parte deste trabalho, procurou-se analisar a fundamentação do conceito de possibilidade objetiva na metodologia weberiana, que refere-se basicamente a um modo de imputação causal aplicado às ciências da ação. Desse modo, o propósito inicial (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo núcleo central (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Comentários sobre a perspectiva do conceito de “superação” no aforismo I Das notas heideggerianas intitulaDas superação da metafísica.Victor Hugo de Oliveira Marques - 2017 - Synesis 9 (2):78-93.
    O presente artigo é uma discussão sobre a noção heideggeriana de Überwindung. Seu objetivo é duplo: por um lado, [1] mostrar a perspectiva que tal termo deve ser compreendido; por outro, [2] aprofundar esta perspectiva à luz de comentários ao aforismo I do texto Überwindung der Metaphysik. Para tanto, duas questões são postas: em que perspectiva e que questões estão implícitas quando Heidegger propõe o projeto da Überwindung der Metaphysik?; e por que uma Überwindung contém em si tantos problemas? De (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  65
    A trajetória do conceito de genealogia em Foucault.Luiz Celso Pinho - 2014 - Philósophos - Revista de Filosofia 19 (1):171-190.
    In this paper I intend to consider the various inflexions through which passes the Nietzschean concept of genealogy in Michel Foucault’s work throughout the 1970s and 1980s. I wish to point out that the genealogical procedure is modified according to the addressed subject, i.e. it does not share the same theoretical and methodological assumptions when it is focusing the rejection of the metaphysical notion of an essential origin; the relationship of reciprocity between Knowledge and Power; the project of transforming human (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  27
    Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação.Claudia Alves - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    A crítica da violência de Walter Benjamin: implicações histórico-temporais do conceito de reine Gewalt.Jonnefer F. Barbosa - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):151.
    “ZurKritik der Gewalt”, publicado em agosto de 1921, nos ArchivfurSozialwissenschaftundSozialpolitik, tratará da tentativa de demarcação de uma violência exterior ou para além do direito: uma“violência pura”,que romperia a dialética da violência mítica que instauraria e conservaria a ordem jurídica. Este artigo pretende estabelecer algumas problematizações sobre esse conceito na filosofia de Walter Benjamin e de alguns intérpretes contemporâneos,buscando conjugar o conceito de reine Gewalt com as reflexões benjaminianas sobre o tempo e a história.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Hegel: A pertinência da arte E sua função na história do homem.Me Wagner Alves Guedes - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 75-80.
    A pesquisa procura não só conceituar e expor a estética de Hegel, mas também elucidar seu pensamento referente à questão. Em suas palavras, estética seria o belo artístico, criado pelo homem. Nesse sentido, a ascendência da arte está na precisão que o homem tem de objetivar seu espírito, morfosiando o mundo e também se transformando. Assim, nas páginas que se seguem há uma exposição do conceito vulgar de estética em contraponto a visão hegeliana, para tanto, o filósofo cita a ascensão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  24
    Hegel: A pertinência da arte E sua função na história do homem.Prof Me Wagner Alves Guedes - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):75-80.
    A pesquisa procura não só conceituar e expor a estética de Hegel, mas também elucidar seu pensamento referente à questão. Em suas palavras, estética seria o belo artístico, criado pelo homem. Nesse sentido, a ascendência da arte está na precisão que o homem tem de objetivar seu espírito, morfosiando o mundo e também se transformando. Assim, nas páginas que se seguem há uma exposição do conceito vulgar de estética em contraponto a visão hegeliana, para tanto, o filósofo cita a ascensão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    O Passado Presente, ou como se escrevia a história do tempo presente no século XIX. Gonçalves de Magalhães e a Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão.Eliete Lucia Tiburski - 2018 - Dialogos 22 (1):205.
    O artigo apresenta a questão da história do tempo presente e suas relações com o conceito de história no início do século XIX no Brasil. As reflexões serão feitas a partir do trabalho de Gonçalves de Magalhães intitulado Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicado na Revista do IHGB em 1848. Trata-se de analisar a condição do historiador enquanto sujeito que intervém em seu próprio tempo, a delimitação do campo da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    A doutrina de negação da vontade de Schopenhauer à luz do conceito kantiano de grandezas negativas.João Gabriel Coterli Hank - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    O texto parte das considerações que Schopenhauer faz acerca do princípio de razão suficiente do agir na sua dissertação Sobre a quadrúplice raiz do princípio de razão suficiente e da negação da Vontade de vida nos §68-70 de O mundo como vontade e como representação; e como a conduta relacionada a este conceito pode ser observada ao longo da história, seja no cristianismo ou nas religiões indianas, mostrando como é possível chegar à tal conhecimento. Em seguida, aliado ao texto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    A narrativa de eventos traumáticos na história do tempo presente: os desafios para o historiador.Edson José Perosa Junior - 2018 - Dialogos 22 (1):190.
    A construção de uma narrativa sobre eventos traumáticos de extrema violência e horror esbarra nas dificuldades e limites da representação de acontecimentos e fenômenos históricos com verossimilhança. A linguagem escrita impossibilita que eventos como o Holocausto sejam representados e apreendidos completamente, devido a escala de horror perpetrado que não encontra paralelo na vida cotidiana. Discute-se o conceito de História do tempo presente, o processo de produção de uma narrativa, a natureza dos eventos traumáticos e a dicotomia vítimas-perpetradores.The Narrative of (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Ensino de História da África e o conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen: um estudo de caso a partir de uma turma do 8º Ano da rede municipal de São Paulo.Helena Wakim Moreno - 2016 - Odeere 1 (1).
    Passados mais de dez anos da promulgação da lei 10.639/2003, que entre outras deliberações tornou obrigatório o ensino de história da África no Brasil, a temática paulatinamente vem ganhando espaço na sala de aula pelo crescente reconhecimento do seu papel como um agente de promoção da cidadania através do acesso à memória e à história dos afro-brasileiros e do Brasil, como nação. Este estudo se serve da noção de tipologia da consciência histórica estabelecida por Jörn Rüsen para investigar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    Morte e finitude na filosofia de Martin Heidegger: uma intuição de sein und zeit ao pensamento da história do ser.José Reinaldo F. Martins Filho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):238-256.
    Pretendemos neste trabalho sustentar a ideia de que, seguindo um percurso que vai de Sein und Zeit aos textos mais tardios, a compreensão do pensar, especialmente tendo em conta a íntima relação desta compreensão com o conceito de existência, esteve caracterizada pela concepção de finitude. Assim, segundo esta hipótese, o pensamento da história do ser teria como meta revelar ao mesmo tempo o retraimento do ser que se opera por um pensar – chamemo-lo de “expropriador” – e a necessidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação.Bruno Bontempi Júnior - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67):23-26.
    O artigo discute a potencialidade e os modos de uso da prosopografia em pesquisas sobre intelectuais na história da educação. Apresenta, em percurso bibliográfico, as principais definições, conceitos, operações metodológicas e fontes que a constituem. Sustenta que, no campo da história da educação, a metodologia prosopográfica oferece contribuições para o estudo dos intelectuais, sobretudo em investigações sobre os manifestos e seus signatários, cujos liames societários podem reafirmar ou subverter a lógica das posições individuais; os coletivos docentes, suas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Considerações Críticas sobre o papel do conceito de “coesão” na tese espécies –como–indivíduos de David Hull.Celso Neto - 2011 - Filosofia E História da Biologia 6 (2):189-209.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    O conceito de história em Karl Marx.Roberto Nunes Junior - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):277-290.
    O presente trabalho pretende discutir o conceito de história em Karl Marx a partir do confronto com a teoria do “fim da história” de Francis Fukuyama. No contexto histórico de queda do comunismo na União Soviética e no Leste Europeu, o autor americano introduz sua concepção sobre a vitória da democracia liberal como o momento culminante da história da humanidade. Pretendendo, assim, colocar-se como herdeiro de uma visão hegeliana da história. Ora, em que medida podemos considerar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O Conceito de Violência-Poder eo Caráter Paradoxal do Poder Juridico em Walter Benjamim.José Gilardo Carvalho - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):122-139.
    No presente artigo pretendemos apresentar o conceito de violência-poder em Walter Benjamin (1892 – 1940), com base no ensaio intitulado Crítica do Poder, Crítica da Violência [Zur Kritik der Gewalt] . Utilizamos como ponto de partida da crítica aqui em questão, a consideração da violência-poder no movimento próprio do texto de Walter Benjamim. Nesse sentido, esta exposição tem a seguinte seqüência: a) A recusa crítica dos pressupostos metodológicos do jusnaturalismo e do positivismo jurídico; b) A definição do procedimento da filosofia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    O conceito de "cena" na obra de Jacques Rancière: A prática do "método da igualdade".André F. Voigt - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):23-41.
    RESUMO O presente artigo pretende sistematizar os principais elementos do conceito de "cena", termo fundamental para a conexão entre teoria e método no pensamento do filósofo francês Jacques Rancière. O "método da igualdade" empregado por Rancière pretende, entre outras coisas, delimitar os diferentes momentos de conflito entre regimes de verdade e atos de tomada da palavra - independentemente de classificações feitas a priori como dados para se investigar um objeto de estudo - por meio do conceito de "literalidade", que demonstra (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  61
    Inclusão e a difícil arte de amar o que (não) se vê.Sueli Souza dos Santos - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25 (25):35-48.
    Este artigo é resultado de um pequeno recorte da investigação em andamento de minha tese de doutorado em Educação na UFRGS. Trata sobre as questões de inclusão, linguagem e subjetividade de cegos. Fundamenta-se na Psicanálise de Freud e Lacan, desenvolvendo os conceitos de narcisismo, o Outro e a pu..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    Sob o estigma do fundamentalismo: algumas reflexões sobre um conceito controverso.Daniel Rocha - 2020 - Horizonte 18 (56):455-455.
    This article seeks to discuss the current inflated use of the concept of fundamentalism and to present some reflections about the limits and controversies surrounding the notion of fundamentalism. From the perspective of the History of Concepts, especially the reflections of Reinhart Koselleck, the text seeks to reconstruct the history of the concept of fundamentalism in America, presenting some essential moments to understand the transformations in the use of the concept throughout the 20th century. The importance of differenciating between “historical (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Conceitos de filosofia na escola e no mundo e a formação do filósofo segundo I. Kant.Marcos César Seneda - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):233-249.
    Este texto pretende discutir, do ponto de vista kantiano, o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido em Filosofia. Seu objetivo é construir os argumentos hipotéticos de Kant em face do método estruturalista de leitura de textos filosóficos. Para circunscrever este tema, aparentemente muito amplo, tomaremos como fio condutor um célebre texto de aula de I. Kant, publicado por G. B. Jäsche sob o título Manual dos Cursos de Lógica Geral. Kant ministrou este curso por mais de (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    "Teologia, política E história. Por Uma interpretação da tese VI" sobre O conceito de história".Gustavo Racy - 2012 - Synesis 4 (1):38-52.
    As Teses Sobre o Conceito de História , de Walter Benjamin, compõem um dos textos mais enigmáticos e comentados até hoje. Escrito durante a tentativa de fuga de Benjamin da França para a Espanha e sob a sombra do pacto de não agressão entre URSS e Alemanha (Molotov-Ribbentrop), as teses receberam inúmeras interpretações vindas de diversas expressões intelectuais. Ainda hoje, as Teses apresentam-se como um dos textos mais utilizados por diversas áreas do pensamento, pois nelas estão contidos elementos relativos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  47
    A História estilhaçada: tradições e usos do passado no diálogo entre Zygmunt Bauman e Hannah Arendt.Eliza Bachega Casadei - 2011 - Cadernos Zygmunt Bauman - Issn 2236-4099 1 (1):3 - 19.
    Os usos do passado e da tradição em uma sociedade pós-tradicional, na perspectiva de Zygmunt Bauman, é resultado dos desdobramentos da modernidade em sua produção da ambivalência. O objetivo do presente artigo é rastrear esse pensamento na obra de Bauman a partir da suturação do conceito de tradição com a obra mais ampla do filósofo. Buscaremos, então, pontos de contato com outros autores que também trabalharam esta temática – notadamente, Hannah Arendt – a partir da ótica de que a modernidade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  84
    O conceito hegeliano de “Fenomenologia” e o problema do ceticismo.Juan Adolfo Bonaccini - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):56-68.
    A relação de Hegel com o ceticismo está longe de ser clara. A par de existirem alguns poucos trabalhos sobre o assunto, e de Hegel abordar o tema em várias obras, não está bem determinado se Hegel possui uma teoria global sobre o ceticismo ou se apenas é um mero crítico de posturas céticas clássicas na antiguidade e na modernidade. Em que pese Hegel ser um crítico ferrenho do ceticismo moderno (por ex., em textos como Sobre a relação do Ceticismo (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    O conceito de biblioteconomia em L.-A. Constantin (1779-1844) e a difusão do seu trabalho.Éderson Ferreira Crispim - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:59.
    A elaboração de um conceito em biblioteconomia encontrado no trabalho de um livreiro na primeira metade do século XIX na França deu ensejo, talvez, para que micronarrativas em torno do estabelecimento de uma disciplina e uma carreira se desenvolvessem. Carreira esta que, por assim dizer, vinha, desde os últimos quatro séculos, modificando seu conjunto de atividades. Em uma palavra, inúmeros personagens, dos mais célebres a alguns poucos lembrados, se tornaram, em maior ou menor grau, importantes operadores para a descrição de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    O conceito de romanização do catolicismo brasileiro e a abordagem histórica da Teologia da Libertação (The concept of Romanization of Brazilian Catholicism and the historical approach of the Liberation Theology) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1485. [REVIEW]Maurício de Aquino - 2013 - Horizonte 11 (32):1485-1505.
    A criação da Comisión para el Estudio de la Historia de la Iglesia en Latino América (CEHILA), no ano de 1973, na cidade de Quito, Equador, está umbilicalmente ligada ao nascimento da Teologia da Libertação em face da qual se apresenta, duplamente, como fundamento e expressão. Considerando essa premissa, este artigo apresenta, problematiza e demonstra as relações entre a Teologia da Libertação e a história renovada da Igreja produzida pelo grupo CEHILA desde a análise histórica de livros considerados referenciais (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    História da educação do tempo presente: bases teórico-metodológicas.Afonso Celso Scocuglia - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 295.
    Neste trabalho, nosso objetivo foi expor a relevância das bases teórico-metodológicas da história da educação do tempo presente e desta para a pesquisa histórico-educacional. Partimos dos alicerces da história do tempo presente, destacando alguns conceitos construtores desse campo oriundos de autores como Rémond, Bédarida e Chartier, entre outros. A seguir, trabalhamos os avanços e os desafios enfrentados pelos pesquisadores desse campo. As fontes disponíveis para as pesquisa da história da educação do tempo presente foram destacadas, argumentando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A Construção Histórica do Conceito de Hegemonia e Contra-Hegemonia no Pensamento Político de Antonio Gramsci.Jefferson Carriello do Carmo - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    A história materialista do desejo - uma leitura de 'Selvagens, Bárbaros, Civilizados', de Deleuze e Guattari.Gabriel Pereira Gioppo - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Resumo: Este artigo objetiva realizar uma interpretação do terceiro capítulo do livro O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, denominado ‘Selvagens, Bárbaros, Civilizados’. Para tanto, serão reconstituídos, de início, alguns dos conceitos fundamentais dos capítulos anteriores, tais como processo esquizofrênico, produção desejante, máquinas sociais e as três sínteses do inconsciente. Em seguida, as três máquinas sociais - a primitiva, a despótica e a capitalista - serão expostas em seu funcionamento, mostrando as configurações específicas entre desejo e socius que lhes são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A política na caserna: A formação de Uma ideologia.Intervencionista Militar Na Crise Do Império - 1990 - História 9:95-106.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Antropologia histórica como conceito de história natural em Adorno.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):25-43.
    O tema geral do presente artigo trata da antropologia histórica encontrada em “The Authoritarian Personality” e fundamentada em “Dialética do Esclarecimento”. Especificamente, abordaremos a conceituação que compreende as movimentações pulsionais enquanto natureza interna, fundamento da concepção da antropologia aqui debatida. Com isso, ao falarmos de antropologia e de natureza, não estamos nos referindo a concepções imutáveis e “biologizantes”, mas a noções históricas e contextuais. Para tanto, iremos nos voltar à “Ideia de história natural” adorniana, precisamente à dialética entre (...) e natureza. No texto, Adorno trata de dois movimentos de tal dialética: uma concepção de Lukács, para quem elementos da história se tornam naturalizados enquanto segundo natureza, o que pode ser exemplificado com o esquematismo hollywoodiano promovido pela indústria cultural; o segundo movimento, sob influência de Walter Benjamin, trata da transitoriedade histórica da natureza, quando resquícios arcaicos reprimidos pelo sentido histórico dominante ressurgem, tornando-se possibilidade de outra orientação histórica. Este debate se mostra importante justamente porque se encontra no cerne da relação entre economia-política/sociologia e psicanálise, os domínios teóricos mais relevantes para a primeira geração da Teoria Crítica. Por mais que pensemos que há uma antropologia implícita para Horkheimer e Adorno – que enxergariam o ser humano enquanto naturalmente agressivo e destruidor –, o nosso intuito é mostrar que, se a antropologia e a natureza são históricas, o ser humano age a partir da pulsão de morte justamente porque o meio social que o forma é ele mesmo dominador, violento, reificado e alienante. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações - Apresentação do Dossiê.Luzia Wilma Santana da Silva, Maria de Fátima Araújo Di Gregório, Ana Angélica Leal Barbosa & Júlio César dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O debate causalismo versus simulacionismo em filosofia da memória como negociação metalinguística.César Schirmer Dos Santos - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):143-188.
    Às vezes, o debate entre causalistas e simulacionistas em filosofia da memória é apresentado de tal modo que parece que apenas o simulacionismo é compatível com a psicologia da memória contemporânea. Contudo, ambas teorias são compatíveis com os fatos descobertos pela ciência. Mas se o debate não é sobre a adequação aos fatos, sobre o que é? Nós propomos que este debate é um caso de negociação metalinguística. Caulistas e simulacionistas aceitam o mesmo conjunto de fatos, mas disputam sobre como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  20
    A reconfiguração do empirismo: química, medicina e história natural a partir do programa baconiano de conhecimento.Luciana Zaterka - 2018 - Doispontos 15 (1).
    O conceito de empirismo evoca tanto uma tradição histórica quanto uma rede de questões filosóficas. Ambas frequentemente associadas a nomes como os de Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. Porém, lembremos que nenhum desses filósofos utilizaram o termo empirismo, e nem compartilharam de uma única escola epistemológica. Do ponto de vista histórico é comum encontrarmos estudos de História e Filosofia da Ciência que relacionam o conceito de ‘empirismo’ com a chamada Escola Empírica Médica, desenvolvida na Grécia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000